Sem Comentários

O ano de 2019 foi maravilhoso e, certamente, ficará marcado na minha memória de viajante desassossegada e com rodinhas nos pés! Acompanhe os melhores momentos do blog Turista FullTime nesta alegre e completa Retrospectiva de 2019.

Venha conferir quantos lugares de sonhos eu tirei da minha Wish-list em 2019 e que, de repente, ainda podem estar na sua. Quem sabe eles não entram nos seus projetos para 2020?!

 

Créditos da foto: Pixabay.

Retrospectiva 2019

Quando escrevi a minha Retrospectiva de 2018, comentei que eu tinha vários projetos engatilhados para 2019.

Alguns deles se concretizaram, enquanto que outros ficaram meio engavetados, seja por falta de planejamento ou de oportunidade. Entretanto, alguns foram muito além do que eu imaginava.

Fiquei muito contente que o meu projeto de me dedicar ao nicho enogastronômico tenha me proporcionado visitar algumas vinícolas chilenas.

 

Vinícola Concha y Toro.

 

O projeto de explorar destinos brasileiros também foi adiante. Pude, finalmente, conhecer a tão sonhada Amazônia! Assim como revisitar Foz do Iguaçu.

Agora, meu projeto mais bem desenvolvido e que muita alegria e conhecimento me trouxe, foi o de divulgar as belezas e os atrativos da cidade que eu chamo de lar: o meu lindo Rio de Janeiro .

Explorando a Cidade Maravilhosa, fiz incontáveis passeios, visitei inúmeros pontos turísticos e vivi experiências incríveis.

 

 

Em resumo, estes últimos doze meses foram altamente produtivos e a Retrospectiva de 2019 precisa fazer jus a tudo de bom que me aconteceu. Que venha 2020 e que ele traga muitos outros momentos inesquecíveis!

 

Janeiro e Fevereiro curtindo o verão carioca

 

O verão é uma época vibrante para explorar a capital fluminense. De maneira que aproveitei para conhecer várias atrações turísticas, mas que carioca nenhum bota defeito!

Teve de tudo: tour guiado pelo Maracanã, tour ecológico de bike tuk na Barra da Tijuca, tours pelos barracões das escolas de samba do Grupo Especial, passeios de barco, de veleiro, mergulho nas Ilhas Cagarras e muitos outros eventos.

 

Março aproveitando o fim do inverno europeu

 

Todo ano, quando o meu marido tira férias, a programação já está meio definida: matar saudades da nossa Holanda e visitar algum outro país europeu.

Na nossa Eurotrip de 2019, visitamos a Terra da Noviça Rebelde, a linda Salzburgo, e aproveitamos para visitar Viena , que é sempre culta e bela.

Foram 15 dias tomando bons vinhos, visitando lugares de sonho e aproveitando o finalzinho do inverno europeu.

 

Árvores sem folhas… típicas de final de inverno!

 

Abril de cultura e conhecimento

 

O mês de abril foi muito produtivo para o desenvolvimento do blog, pois participei de diversos eventos voltados à parte conceitual da arte de blogar.

Estive na edição brasileira da WTM (World Travel Market) em São Paulo, participei da Travel Talks no emblemático Copacabana Palace, entre outros seminários voltados ao Turismo.

Além disso, visitei o Parque de São João Marcos, do qual pouca gente tem ciência, mas que é um parque ecológico e ambiental de uma enorme importância histórica e que, indiscutivelmente, merece uma visita.

 

Maio na Amazônia

 

Conhecer Manaus e navegar o Rio Negro a bordo do navio Iberostar Grand Amazon foi um dos pontos altos de 2019.

Visitar aldeias indígenas, ver o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, assistir ao nascer do sol no meio da Amazônia, pescar piranha, ver botos-cor-de-rosa e até comer formigas foram experiências que levarei pra vida toda!

 

 

Junho no Rio de Janeiro

 

Apesar de não ter viajado, vivi alguns momentos inesquecíveis aqui no Rio. Entre eles, conhecer por dentro o Palácio da Guanabara e fazer um voo panorâmico de helicóptero, passando bem pertinho do Cristo Redentor. Foi, simplesmente, surreal!

Julho em família

 

Mês de lamber as crias, já que os filhotes estudam no exterior e vem passar as férias em casa. É um mês mais sossegado: a blogueira dá lugar à mãe “chocadeira”.

Ainda assim, fiz uns passeios muitos maneiros! Entre eles, um tour ecológico pelo Morro da Urca, um passeio de barco ao pôr do sol na Baía de Guanabara e um workshop de samba com a tradicional feijoada da Portela no barracão da Azul e Branco.

 

Sunset tour pela Baía da Guanabara

Agosto explorando a região Sul do Brasil

 

Foz do Iguaçu foi o destino escolhido para uma viagem em família. Eu e meu marido já havíamos visitado a região em 2017, mas foi muito agradável retornar com um dos meus filhos e a namorada.

Afinal, as Cataratas são sempre um show, seja do lado brasileiro, ou do argentino das estonteantes quedas d’água.

 

Além disso, participei de minha primeira Press Trip. Na companhia de outras blogueiras cariocas, e integrando o projeto Mulheres Mundo Afora, visitei as cidades de Gramado e Canela.

 

Setembro explorando o Sul da Espanha

 

Inspirada em um episódio do programa Globo Repórter, a viagem anual do meu grupo de amigas foi toda baseada na Andaluzia, uma região espanhola que há muito eu desejava conhecer.

Foi um roteiro de 7 dias com amigas queridas, com as quais eu já havia visitado vários destinos.

Foi uma delícia estar com elas e fazer um “vale a pena ver de novo” na linda capital da Espanha. Afinal, uma viagem com amigas é a melhor das terapias, já que risadas e tagarelices são as palavras de ordem.

 

 

Outubro no Caminho de Santiago

 

Na sequência de uma viagem com amigas… outra viagem com amigas! Sim, foram 35 dias fora de casa e na companhia de outras mulheres que, como eu, vez ou outra deixam marido, filhos, casa, cachorro etc. a fim de realizar um projeto próprio.

Na companhia de 5 amigas, coloquei em prática um sonho antigo, que era percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.

Honestamente, foi uma das viagens mais gratificantes da minha vida. Tanto é que um dos meus projetos para 2020 é escrever um e-book sobre esta maravilhosa experiência.

 

Novembro no Chile

 

Depois de 12 anos, voltei a Santiago do Chile. A ideia era focar em dois nichos: Ecoturismo e Enoturismo, colocada em prática com o apoio da empresa brasileira de turismo receptivo Destino Chile.

Em um intenso roteiro de 5 dias, consegui visitar várias atrações na capital chilena, assim como a região de Cajón del Maipo, o Valle de Casablanca e a emblemática vinícola Concha y Toro, que há tempos fazia parte da minha lista de desejos.

 

 

Dezembro no Rio de Janeiro

 

Sei que já falei sobre isso na Retrospectiva de 2018, mas é fato que eu tenho a felicidade de morar em uma cidade que é o destino de férias de muitas pessoas. Daí que o ano inteiro, eu consigo aproveitar a Cidade Maravilhosa.

Então, entre os passeios por aqui, três receberam destaque. Fui à quadra da Portela, em Madureira, para conferir a tradicional feijoada que acontece todo primeiro sábado do mês.

Participei da inauguração da Rio Star, a imponente roda-gigante instalada na região portuária da cidade.

Visitei a Ilha de Paquetá, uma parte bucólica e tranquila do Rio de Janeiro, que parece ter parado no tempo (no bom sentido).

Imagine um lugar em que os moradores se cumprimentam nas ruas e em que carros não são permitidos?!

E como dezembro é mês de preparar a casa (e a despensa!) para a chegada dos filhos, viagens ficam em último plano.

Ainda assim, eu consegui dar uma fugidinha até Petrópolis, a fim de conferir a decoração de Natal e participar de um tour na Cervejaria Bohemia.

 

O que vem por aí…

 

Para o ano de 2020, o Turista FullTime tem vários projetos. O primeiro e mais importante deles, é resgatar o projeto (engavetado) de dar continuidade ao posts em Inglês, destinados aos turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

O segundo, é o de investir no nicho de Ecoturismo na América Latina. De modo que o Deserto do Atacama e Machu Pichu estão no topo da lista!

O terceiro, é percorrer trilhas e realizar caminhadas pelo Brasil.

E, por último, concentrar esforços para continuar divulgando as belezas e os atrativos do Rio de Janeiro.

O que você acha das metas do Turista FullTime? Você incluiria mais alguma? Conta pra mim, afinal, o sucesso do blog depende, também, do seu engajamento e participação.

Um feliz 2020 com muitas viagens para todos nós!

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Vida no Rio

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.