Participar de um voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro foi uma das experiências mais marcantes que eu já tive na Cidade Maravilhosa.

Sério, quem me conhece bem está careca de saber que eu amo voar! Não é à toa que meu lema é “rodinhas nos pés e cabeça nas nuvens”. A bordo de uma aeronave, estou no meu elemento.

Entretanto, apesar de ter “trocentas” horas de voo no meu currículo, eu nunca tinha entrado em um helicóptero. Uma “falha no motor” devidamente corrigida, depois do convite irrecusável da empresa Helisight.

Juntamente com outras três amigas blogueiras, fui conferir o novo voo oferecido por uma das empresas mais respeitáveis no ramo e com uma tradição de mais de 27 anos aqui no Rio de Janeiro.

Da esquerda para a direita: Olívia, Lilian, Euzinha e Ana.

A ideia era que experimentássemos esta nova modalidade, mais acessível ao público em geral. Pois muita gente sonhar em sobrevoar o Rio de Janeiro, mas às vezes acaba desistindo por conta do custo elevado.

Duas novas opções de voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro

Além de todos os outros voos que a Helisight já oferecia, agora os clientes têm outras duas novas opções.

São voos panorâmicos mais curtos, cerca de 43% mais baratos do que os voos atuais do tarifário da empresa mas, ao mesmo tempo, emblemáticos e abrangentes.

Ambos têm como destino o Cristo Redentor, sendo o primeiro partindo da Lagoa Rodrigo de Freitas e o segundo, do heliponto do Pão de Açúcar (localizado no Morro da Urca).

O itinerário do voo panorâmico

Nosso itinerário teve início no heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas. Assim, pudemos observar o Jardim de Alah, com vista para o Jardim Botânico e as praias do Leblon e Ipanema.

Depois, seguindo no sentido Jardim Botânico, pudemos contemplar a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Floresta da Tijuca.

Créditos da foto: Lilian Azevedo.

Na sequência, iniciamos nossa aproximação à estátua do Cristo Redentor no sentido anti-horário. Desta forma, pudemos conferir o Maracanã e, também, o Centro do Rio.

Primeiro, contemplamos a parte de trás da estátua.

Créditos da foto: Lilian Azevedo.

Então, fizemos a volta completa e pudemos ver o Cristo Redentor de braços abertos para nós. O que é muito diferente de vê-lo acima de nós, como acontece durante uma visita regular ao monumento.

Créditos da foto: Lilian Azevedo.

É impossível descrever o turbilhão de emoções dessa experiência! Ver o Cristo do alto era um sonho muito antigo. Eu me senti, praticamente, um drone! Hahaha…

Foi incrível ver aquele povo pequenininho lá embaixo, como se fosse um monte de formiguinhas coloridas!

No caminho de volta (snif, snif!), tivemos a visão inversa à da ida.

O que esperar do voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro

Honestamente, qualquer que seja o itinerário escolhido, você pode esperar uma experiência COM-PLE-TA-MEN-TE diferente de todas as que você já teve na vida!

Não importa se você já tenha voado de helicóptero. Não fará diferença alguma que você já tenha visitado o Cristo Redentor inúmeras vezes.

Estar a bordo de uma aeronave pequena, sobrevoando uma das cidades mais lindas e icônicas do mundo, certamente valerá cada centavinho investido.

Sim, porque vamos combinar que um voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro é uma experiência única!

Afinal, onde no mundo você encontrará um cenário que inclui uma gigantesca floresta urbana + praias + lagoa + um estádio de futebol emblemático + inúmeros morros… tudo junto e misturado?!

Outra coisa que você pode esperar: a certeza de que achará que o voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro foi curto demais!

Sem sombra de dúvida, o conceito de tempo é uma coisa muito relativa. De modo que sete minutos de dor intensa podem significar uma eternidade. Enquanto que sete minutos de deslumbramento passarão em um piscar de olhos.

Juro, quando acabou eu estava tão perplexa com o que tinha visto que a única coisa que pensei quando o helicóptero pousava no heliponto foi “NÃOOOOOO”…

Mais ainda: tenho que confessar que fiquei tão aturdida com a visão do Cristo Redentor que meio que apaguei da memória o caminho de volta.

Fiquei num transe que só passou quando vi que estava tocando o solo de novo. Aliás, estou aqui rindo sozinha enquanto organizo a sequência dos fatos!

Dicas práticas para fazer o voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro

Se você é do tipo meio medroso, que pensa mil vezes antes de entrar em uma aeronave, esforce-se para desafiar este medo e vá em frente.

Uma das blogueiras do grupo, por exemplo, tem pavor de altura e achava que não seria capaz de participar da experiência.

Apesar disso (e por causa da nossa insistência!), venceu o medo e decidiu nos acompanhar. Ela curtiu muito e não deu piti algum. Além disso, tirou fotos incríveis! Algumas das quais ela, gentilmente, cedeu para ilustrar este post.

Se você é do tipo que enjoa facilmente (como eu!), pode ser que se sinta mais confortável tomando algum remedinho.

Eu não tomei e fiquei bem, mas o helicóptero é um tipo mais ágil de aeronave. De modo que movimentos mais rápidos e com oscilações são comuns.

Eu adoro voar e, confesso, que em dois momentos senti um friozinho na barriga. Algo como estar em uma montanha-russa (daquelas bobinhas), mas sem a presença dos trilhos…

Brincadeira: não é pra lhe assustar, não. Só para comentar que vai ter emoção neste sentido, também.

Outra coisa para lhe tranquilizar: a empresa é uma referência no tocante às normas de segurança.

Para você ter uma ideia, enquanto algumas companhias contratam pilotos com apenas 30 horas de voo, na Helisight os pilotos devem ter, no mínimo, 1500 horas de voo para ser admitidos.

Além disso, você receberá todas as instruções para garantir a sua segurança durante o embarque, o voo e o desembarque.

Como organizar o voo panorâmico de helicóptero sobre o Rio de Janeiro?

Você pode comprar o seu voo antecipadamente pelo site da empresa ou no balcão de atendimento dos helipontos do Morro da Urca e da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Entrada do heliponto da Lagoa, na Avenida Borges de Medeiros, ao lado do Parque dos Patins.

Como mencionei anteriormente, há várias opções de voo com durações e preços distintos. Entretanto, qualquer que seja o voo escolhido, você poderá comprá-lo a partir de apenas um passageiro.

As aeronaves utilizadas para este voo panorâmico são a Bell 206 Jet Ranger e a AS350B Esquilo, com capacidade para 4 e 5 passageiros, respectivamente.

Isto quer dizer que caso você faça uma compra individual, inevitavelmente, terá que voar com desconhecidos. A menos que você queira reservar a aeronave só para si, pagando o restante dos assentos.

Informações importantes sobre o voo panorâmico de helicóptero

Este voo custa R$430,00 por pessoa (valor de julho/2019) e pode ser pago no cartão de crédito em até 4 vezes sem juros.

Crianças a partir de 2 anos pagam preço normal, pois já ocupam um assento na aeronave.

Os voos estão disponíveis a partir das 9:00 da manhã e o atendimento é feito por ordem de chegada.

As decolagens ocorrem quando é alcançada a lotação mínima da aeronave em operação (3 ou 4 passageiros).

Entretanto, o heliponto da Helisight na Lagoa possui uma área de espera bem agradável e com uma vista privilegiada.

E quanto ao heliponto do Morro da Urca, nem preciso dizer que esperar por lá não vai ser nenhum grande problema. Afinal, você já estará em um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro.

E, por último, mas não menos importante, a questão da segurança. A manutenção das aeronaves é realizada pela Helisul, empresa com mais de 40 anos de experiência na área e associada à Helisight.

Além disso, toda a operação oferecida pela empresa está coberta por seguro de responsabilidade civil de acordo com padrões internacionais.

Logicamente, que este é o tipo de cobertura que esperamos nunca ter que precisar. Porém, que é essencial para garantir a tranquilidade de todos.

Extras para tornar sua experiência ainda mais charmosa

A Helisight conta com uma sala VIP climatizada que pode ser usada enquanto se aguarda o momento do embarque.

Ela comporta até quatro pessoas e pode ser ocupada por até 30 minutos, mediante o pagamento de uma taxa extra no valor de R$1.210,00 (julho-2019).

Entre as amenidades, destacam-se TV a cabo, janelas revestidas com insufilm (para garantir a privacidade), máquina de café espresso e frigobar abastecido com água e refrigerantes.

Você pode adquirir este serviço e também outros (como traslados, ingressos para o Bondinho etc), através do envio de um e-mail para a empresa.

Assim como pode conhecer e comparar outros roteiros oferecidos pela empresa fazendo o download do PDF com o descritivo de todos os produtos disponíveis.

Agradecimentos

O Turista FullTime participou desta experiência incrível graças ao apoio combinado do poder público e da iniciativa privada.

De modo que expresso meus sinceros agradecimentos a Maurício Werner, diretor de Marketing e Planejamento da Riotur, à Giselle Saporito, assessora de Marketing da Helisight e à própria empresa.

Claro que não poderia deixar de mencionar a equipe local, que nos recebeu com todo o carinho e atenção.

Assim como o Comandante Frank, que nos proporcionou a oportunidade de ver nossa cidade sob uma nova perspectiva.

Confira a visão das outras blogueiras que também participaram desta ação:

Olívia Garimpando por Aí

Uma Senhora Viagem

Viagens Bacanas

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: