8 Comentários

A Cidade Maravilhosa não é só um destino de sol e mar! Ela guarda, também, muito da História brasileira, com construções belíssimas da época imperial e da primeira capital da República do nosso país. Mergulhe nesse rico passado e explore os magníficos Palácios do Rio de Janeiro!

Eu sempre fui fascinada por palácios e castelos! Primeiro, porque considero que suas estruturas imponentes não são apenas testemunhas silenciosas do tempo, mas retratos fascinantes do estilo de vida de uma época.

Nosso país é relativamente jovem e não oferece imponentes castelos históricos que possamos visitar, tão comuns no continente europeu.

Portanto, é claro que você não vai encontrar castelos suntuosos como os do Vale do Loire, por exemplo.

Ou, ainda, edificações gigantescas e com a pompa ou a idade do Palácio de Versalhes, construído em 1631.

Entretanto, aqui no Rio de Janeiro existem alguns palácios e palacetes que contam a história fascinante da realeza e da aristocracia brasileira.

Neste post, vamos mergulhar no esplendor real, explorando os principais Palácios do Rio de Janeiro e conhecendo não apenas a grandiosidade de suas estruturas, mas também, as dicas práticas para visitá-los.

 

Os Palácios da Cidade do Rio de Janeiro

 

Talvez você se surpreenda (como eu mesma me surpreendi!), mas somente na cidade do Rio de Janeiro, existem vinte prédios monumentais, que serviram de residência para a Família Real Portuguesa e para presidentes da República.

Este levantamento foi realizado pelo Portal MultiRio, em série de reportagens intitulada “Palácios da Cidade”.

Além desses palácios públicos e importantes para a História política do Brasil, existem também alguns palacetes que pertenceram a membros da aristocracia e a famílias tradicionais do Rio de Janeiro.

É o caso do palacete que hoje abriga a Casa Firjan, que foi a residência da Família Guinle e do Palacete do Parque Lage, onde atualmente funciona a Escola de Artes Visuais, mas que foi residência particular de uma famosa cantora lírica.

São muitas histórias cativantes e surpreendentes. Capazes de encantar a todo o tipo de público. Especialmente, porque muitos destes palácios oferecem visitas guiadas.

Então, agora eu lhe convido a conhecer algumas destas construções magníficas espalhadas pelos bairros da cidade do Rio de Janeiro.

 

Dica extra: um Free Walking Tour pelo Centro do Rio de Janeiro lhe dará a oportunidade de passar por muitas dessas edificações históricas incríveis, incluindo um dos palácios citados ao longo deste post!

 

Palácio da Ilha Fiscal: uma Joia do Segundo Reinado

 

O Palácio da Ilha Fiscal talvez seja o mais famoso da cidade do Rio de Janeiro, apesar de estar a um quilômetro do continente.

Como o nome já deixa claro, ele está localizado em uma ilha e sua principal função na época do Segundo Reinado passado era servir de posto alfandegário (ou seja, fiscal).

Era ali que os comandantes de cada navio estrangeiro tinham que parar antes de desembarcar as suas mercadorias, para que elas fossem fiscalizadas e os devidos impostos cobrados.

 

Palácios do Rio de Janeiro: Ilha Fiscal

 

Bem, mas a fama e a importância deste incrível palácio se deve não só à sua beleza e suntuosidade. Foi ali que aconteceu o baile oferecido por D. Pedro II que foi o estopim para que os militares brasileiros decretassem o fim da Monarquia e proclamassem a República.

Bem, mas além da história fascinante do lugar, o Palácio da Ilha Fiscal é o único do Rio de Janeiro em que você vai chegar em uma embarcação, o que já agrega um imenso valor à experiência!

E se você não tiver oportunidade de visitá-lo, uma alternativa é fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara. É uma emoção incrível passar por ele, também!

 

Informações práticas

 

Para visitar o Palácio da Ilha Fiscal, você precisa ir ao Espaço Cultural da Marinha, que fica no Boulevard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro.

Há saídas de quinta a domingo, às 12:30, às 14:00 e Às 15:30.

 

Ingressos

 

  • Inteira: R$ 25,00
  • Meia: R$ 12,00 *
  • Gratuidade para crianças de até 2 anos e para guias de turismo no exercício da atividade

*estudantes, maiores de 60 anos, menores de 21 anos, professores, portadores de necessidades especiais, militares e seus dependentes

 

Palácio do Catete: O Berço da República

 

O Palácio do Catete tem uma grande importância para a História brasileira, pois foi a sede do governo brasileiro de 1897 até 1960, quando a capital da República foi transferida para a recém-inaugurada Brasília.

Localizado no bairro de mesmo nome, ele hoje abriga o Museu da República e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar os aposentos presidenciais, as exposições temporárias e um belíssimo jardim.

 

Informações práticas

 

O Palácio do Catete está localizado na Rua do Catete 153 e fica bem próximo à estação de metrô Catete.

É possível visitar seu interior sem necessidade de agendamento.

 

Visitação

 

  • De terça a sexta – das 10:00 às 17:00.
  • Aos sábados, domingos e feriados – das 11:00 às 17:00.
  • O jardim fica aberto diariamente das 8:00 às 18:00.
  • Entrada grátis.

Para informações sempre atualizadas, convém visitar o site oficial do Museu da República.

 

Palácio Tiradentes: História no Coração do Centro

 

No coração do centro histórico do Rio de Janeiro, o Palácio Tiradentes é uma joia arquitetônica que já foi a sede do Congresso Nacional.

Hoje, ele abriga a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O Palácio Tiradentes é conhecido por sua fachada imponente e por sua linda cúpula.

Além disso, atualmente, é possível agendar uma visita guiada através do site oficial do palácio.

 

Palácios do Rio de Janeiro: Palácio Tiradentes

 

Finalmente, em certas ocasiões acontecem exposições temporárias que destacam a história política e cultural do Brasil.

Recentemente estive no Palácio Tiradentes para visitar a exposição fotográfica “O Carnaval que Ninguém Vê” do renomado artista italiano Riccardo Giovanni e foi uma experiência maravilhosa.

Além disso, tive a oportunidade de conhecer vários ambientes do palácio, como o Salão Nobre, onde acontecem cerimônias importantes.

 

 

Aproveite a visita ao Palácio Tiradentes para conferir, também, o Paço Imperial, o mais antigo dos palácios cariocas, construído entre 1738 e 1743 para ser a Sede da Capitania do Rio de Janeiro.

 

 

Informações práticas

 

  • O Palácio Tiradentes está localizado na Rua Primeiro de Março, s/nº. Praça XV. Centro.
  • O acesso para cadeirantes é pela Rua Dom Manuel, s/nº, atrás do palácio.

 

Visitação

 

  • De segunda a sexta – das 10:00 às 17:00.
  • Entrada grátis.

 

Palácio Guanabara: de Residencial Real à Sede do Poder Estadual

 

O Palácio Guanabara, na minha opinião, é um dos palácios mais lindos do Rio de Janeiro.

Além disso, ele possui uma imensa importância histórica, uma vez que foi a residência da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde d’Eu.

Já foi, também, a residência oficial do presidente Getúlio Vargas. Hoje em dia, ele é a sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Construído em estilo neoclássico e localizado no bairro das Laranjeiras, o Palácio Guanabara sofreu várias transformações ao longo de sua trajetória. Tanto no aspecto arquitetônico, quanto no aspecto social.

Sua história é tão interessante que eu tenho um outro post todinho aqui no blog dedicado a ele!

 

Informações práticas

 

O Palácio Guanabara está localizado na Rua Pinheiro Machado, s/nº.

Como a vizinhança carece um pouco de vagas públicas de estacionamento, o ideal é chegar até lá usando transporte público ou sistema de carros por aplicativo.

 

Visitação

 

Atualmente, o Palácio Guanabara tem suas portas abertas ao público somente aos sábados das 9:00 às 17:00. Mas é sempre bom consultar o site oficial para informações atualizadas.

  • As visitas guiadas acontecem de hora em hora entre 9:00 e 16:00.
  • Existe a opção de visitação livre de hora em hora entre 9:30 e 16:30.

Entretanto, é preciso atentar para um detalhe: para a visita guiada há um limite de 10 participantes, e para a visitação livre são permitidas no máximo 20 pessoas.

Então, procure agendar a sua visita no site oficial do palácio.

Entrada grátis.

 

Palacete do Parque Lage: uma Declaração de Amor

 

Imagine um palacete que foi construído como uma declaração de amor de um empresário amante das Artes a sua esposa, uma cantora lírica italiana.

Esta história de amor entre Henrique Lage e Gabriela Besanzoni.

O palacete, uma réplica autêntica de um palazzo romano, combinado a um projeto paisagístico belíssimo, compõem o estonteante Parque Lage que encanta moradores e visitantes do Rio de Janeiro.

 

 

Informações práticas

 

O Parque Lage está localizado na Rua Jardim Botânico número 414, no bairro de mesmo nome.

O Parque Lage funciona diariamente, sempre das 08:00 às 17:00.

A visita ao Palacete do Parque Lage é gratuita. Entretanto, é necessário fazer o agendamento on-line através do site do Sympla.

Entrada grátis.

 

Dicas Extras para Visitar os Palácios do Rio de Janeiro

 

Os palácios mencionados neste post possuem funções administrativas ou educacionais.

Portanto, podem sofrer mudanças quanto às políticas de visitação. De modo que é fundamental verificar os horários de funcionamento e possíveis fechamentos temporários antes de planejar sua visita.

Considere, também, a compra de ingressos ou agendamento online, quando possível. Assim, você garante o acesso à atração escolhida!

Importante ressaltar que todos estes palácios são facilmente acessados usando o transporte público. Isso garante a você economia e tranquilidade, pois em alguns bairros, estacionar o carro pode ser difícil e caro.

E, por último,  ao explorar os Palácios do Rio de Janeiro você terá a oportunidade de conferir não só a grandiosidade arquitetônica de uma época. Você também mergulhará na rica História que moldou o nosso país.Prepare-se para uma jornada única, onde o passado e o presente se entrelaçam, proporcionando uma experiência turística verdadeiramente enriquecedora.

 

Fazendo Turismo na Própria Cidade

 

Este é mais um post da série Fazendo Turismo na Própria Cidade, uma modalidade que vem ganhando força nos últimos tempos.

Afinal, tem coisa mais gostosa do que conhecer um lugar diferente e dormir na própria cama? Eu ainda não experimentei!

Ou ainda, de encontrar lazer e entretenimento com um baixo custo? Conhecer atrações na própria cidade é tudo de bom!

Então, se liga nessas dicas das especialistas que também moram aqui no Rio de Janeiro:

No blog Olivia Garimpando Por Aí, você vai percorrer alguns restaurantes da culinária internacional sem precisar sair do Rio de Janeiro!

Já no blog Uma Senhora Viagem, você vai poder conferir um passeio incrível do Forte de Copacabana ao Forte do Leme, tendo o calçadão à beira-mar pra te servir de caminho!

E se você gostou destes palácios do Rio, saiba que em Belo Horizonte também tem! No blog Destinos Por Onde Andei tem todos os detalhes para você fazer uma Visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras.

E, mudando um pouquinho de país, mas ainda no time de especialistas, no blog Turista Imperfeito você vai conhecer todos os detalhes do Quadrilátero da Moda de Milão sob o olhar atento de quem mora na cidade!

Gente, fala sério… este post está que é puro charme! Ideias não faltam, lugares para conhecer, também não. E na sua cidade? O que você sugere que eu vá conhecer? Deixa aqui nos comentários!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

8 thoughts on “Esplendor Real: Um Roteiro pelos Palácios do Rio de Janeiro”

  1. Regina, que post maravilhoso! Uma parte importante da história brasileira está guardada nesses palácios e palacetes.
    Já salvei a dica para a minha próxima visita ao Rio de Janeiro.
    Obrigada por compartilhar!

    1. Obrigada, querida Adelaide, por sua leitura e feedback! Eu sou muito fã de palácios e História e acho muito importante divulgar este lado do Rio de Janeiro, ofuscado pela fama das praias. Que bom que você curtiu. Grande beijo!

  2. Muito legal esse roteiro pelos Palácios do Rio de Janeiro, na correria da vida a gente nem se dá conta de quantas belezuras como essas nós temos no Rio, e super acessíveis.
    Eu adoro turista na minha cidade e esse roteiro ficou show, vou até compartilhar com os amigos que estão vindo para o Rio.
    Beijos

    1. Obrigada, querida Olivia! Fico muito feliz que uma carioca da gema como você leia e curta os meus posts! Muito obrigada por acompanhar e divulgar o meu trabalho. Grande beijo!

  3. Do seu roteiro pelos Palácios do Rio de Janeiro, o único que já visitei é o Palacete do Parque Lage, que achei maravilhoso.
    Imagino visitar os outros da sua lista que também parecem muito lindos e especiais.
    Dicas anotadas para quando retornar ao Rio de Janeiro, esta cidade cheia de atrações imperdíveis.
    Grande beijo!

  4. Eu sou fã desse programa de passear pela própria cidade, o que faço com frequência, mas confesso que ainda não tinha me dado conta da quantidade de palácios no Rio de Janeiro. E ainda tem gente achando que o Rio é só praia. Desses só não visitei o Palácio Tiradentes mas acho que está na hora de revisitá-los. Como são legais e quanto podemos aprender da história da cidade e do país. Excelente post

    1. Oi, Lilian! Verdade, o Rio tem muito a oferecer! É pura História! E por mais que eu já tenha estudado sobre a cidade, não tinha feito essa conta… Realmente, o Rio de Janeiro nunca deixa de surpreender. Quanto mais eu conheço, mais apaixonada eu fico por ele. Grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *