Um Roteiro de 1 dia em Dundee vai ser o suficiente para você conhecer as principais atrações desta que é a quarta maior cidade da Escócia. Compacta, mas criativa e interessante, a Cidade do Design merece uma visita.
Primeiramente, devo confessar que minha ida a Dundee foi meio improvisada e fruto de decisão de última hora.
Eu estava conversando com um funcionário da Livraria Waterstone em Aberdeen e perguntei o que ele me indicaria além do que todo turista costuma conhecer na região.
Ele, muito simpático, sugeriu que eu visitasse a cidade onde ele havia nascido.
Curiosamente, o nome me remeteu a uma comédia que eu havia assistido na adolescência: “Crocodilo Dundee”. Bateu uma nostalgia!
Eu sabia que o título do filme americano não tinha nada a ver com a cidade escocesa, mas achei engraçado ter lembrado dele, mesmo assim. E decidi que iria até lá!
Saí da livraria, comprei as passagens de trem para o dia seguinte e resolvi embarcar na descoberta de um novo destino. Com o que quer que ele tivesse para me apresentar!
Roteiro de 1 dia em Dundee
A parte turística de Dundee é, relativamente, compacta e muito viável de ser conhecida em poucas horas.
E como a cidade possui um ônibus em sistema de hop-on/hop-off, planejar um Roteiro de 1 Dia em Dundee é algo bem tranquilo.
Entretanto, se você quiser explorar a cidade com mais calma e curtir sua atmosfera jovem e vibrante, eu acho que vale a pena pernoitar por lá.
Em 2014, Dundee foi reconhecida como Cidade do Design pela UNESCO, uma façanha para poucos, se você considerar que muitas cidades que detêm esse título são capitais, como Paris , Berlim e Estocolmo, por exemplo.
Entre os pontos de destaques de Dundee encontram-se:
- Discovery Point
- V&A Dundee
- Museu Mc Manus
- Dundee High Street
Como eu fiquei poucas horas na cidade, só tive a oportunidade de visitar alguns desses pontos turísticos.
Entretanto, consegui ter uma boa noção do que Dundee tem a oferecer.
Discovery Point e RRS Discovery
Discovery Point é uma exposição que conta toda a história de uma das primeiras expedições britânicas à Antártida no início do século XX.
O RRS Discovery (The Royal Research Ship) era o navio de pesquisas real, construído e usado para as expedições marítimas e que hoje está disponível para visitação.
Esta atração fica bem em frente à estação de trem e oferece muitas atividades interativas para crianças e adultos. Ela é muito interessante e instrutiva.
Eu passei uma hora e meia lá dentro e só fui embora porque tinha pouco tempo para conhecer Dundee, mas se eu estivesse com o meu marido, seria difícil tirá-lo de lá!
V&A Dundee: Museu de Design
Primeiro museu de design do famoso Victoria & Albert fora de Londres , esta unidade foi inaugurada em 2018.
É uma ótima atração para combinar com o RSS Discovery, pois também fica ao lado da estação de trem.
Também é uma excelente opção para um almoço sofisticado (se o seu orçamento permitir), pois há um restaurante chique no último andar.
Contudo, se você quiser uma experiência mais econômica, há um bistrô no térreo.
Museu McManus
Localizado em um prédio de arquitetura gótica, o Museu McManus apresenta uma exposição permanente sobre a História de Dundee.
No acervo, encontram-se artefatos que vão desde as ruínas do período romano, passando pelo desenvolvimento da cidade, até chegar aos tempos atuais.
A entrada é gratuita.
Dundee High Street
Dundee High Street é uma das principais ruas da cidade, onde estão concentradas as lojas mais conhecidas, o shopping center Overgate e vários restaurantes e bares.
É nesta rua, também, que está localizado um dos ícones da cidade: a estátua de Desperate Dan, um dos personagens de histórias em quadrinhos mais conhecidos da Escócia.
Como chegar a Dundee?
Como no Reino Unido o povo dirige do lado errado (desculpe, eu não resisto… hahaha!), eu sempre opto pelo transporte público.
E porque eu considero o trem a forma mais rápida e prática de chegar a todo canto, foi assim que eu resolvi ir de Aberdeen até Dundee.
Comprei as passagens direto no balcão, mas é super descomplicado comprar passagens pelo site, também.
Na mesma viagem, comprei passagens para ir de Aberdeen para Edimburgo . Inclusive, Dundee fica no caminho entre as duas.
A primeira está ao Norte e a segunda ao Sul. Ambas a cerca de uma hora de trem de Dundee.
Aliás, se você gostou dessa sugestão de bate e volta, fica aqui o convite para ler o meu post sobre o Roteiro de 3 dias em Edimburgo e, também, o post sobre o que visitar em Aberdeen em 3 dias.
Mas voltando a falar do trem, as composições da companhia Scotrail são excelentes. Todos os vagões contam com mesinhas e free Wi-Fi.
Ao fazer a compra da passagem pelo site, você pode escolher o seu assento (mesmo que seja na segunda classe).
Além disso, você pode optar pela direção do seu assento, se quer perto do bagageiro etc. Tudo muito conveniente!
Durante o trajeto, há tipo um serviço de bordo. Um funcionário passa vendendo café, chá e alguns snacks.
Mantenha a sua passagem com você até o final da sua viagem, pois na ida e na volta haverá fiscalização e você precisará apresentá-la ao funcionário da companhia encarregado da averiguação.
Roteiros alternativos
Como eu comentei no início deste post, minha intenção ao planejar um Roteiro de 1 dia em Dundee era buscar conhecer um destino diferente, menos óbvio e além do que os turistas normalmente visitam em uma determinada região.
Entretanto, mesmo se a gente pensar na própria Dundee, isso é algo possível de ser feito.
Claro que é aconselhável que você passe pelo escritório de Atendimento ao Turista, pegue o mapinha com os principais pontos turísticos e vá conhecendo alguns atrativos.
Aliás, eu acho esta iniciativa super válida, para efeitos de localização e até para você saber o que existe nas redondezas! Eu mesma sempre recorro a este recurso.
Mas acho, também, que vale super a pena se aventurar e mergulhar na cultura local.
Foi numa dessas que eu entrei numa confeitaria e experimentei o tal do Dundee Cake. E foi uma ótima pedida, pois além de ser uma delícia, é algo que você só encontra por lá!
O Dundee Cake é tipo um muffin, super recheado de passas (elas compõem 80% do bolinho!) e com cobertura de amêndoas. É sessão pé na jaca, mas é tipo uma vez na vida… então, tudo bem!
Outra particularidade de Dundee é ter arte espalhada por todo canto e que você pode conferir nas inúmeras esculturas expostas pelas ruas da cidade.
Ouvi dizer que também existem grafites mas estes, infelizmente, não consegui conferir.
Outros roteiros alternativos pelo mundo
Algumas amigas blogueiras também fizeram uma compilação de roteiros alternativos próximos a cidades famosas pelo mundo. Confira as alternativas de bate e volta a partir de grande cidades:
No blog Turista Imperfeito, você encontra dicas para organizar uma visita a Eguisheim, num bate e volta a partir de Estrasburgo e Colmar.
O blog Uma Senhora Viagem, traz um roteiro de 1 Dia em Essaouira e El Jadida no Marrocos.
No blog Olivia Garimpando Por Aí você encontra um roteiro bate e volta de Praga a Kutná Hora.
Já o blog Destinos Por Onde Andei fornece todas as dicas para você planejar um bate e volta de Mendoza a Puente del Inca na Argentina.
Adoro dicas de bate e volta e esse roteiro de 1 dia em Dundee na Escócia está redondinho. Falar inglês com fluência possibilita trocas muito boas, né? Acho que conseguiria perguntar mas não sei se entenderia a resposta kkkkk
Gostei bastante da dica do bolinho pois sou apaixonada por passas!
Uma cidade super gracinha e ainda dá para tirar umas fotos engraçadas ao lado dessas esculturas.
Querida Lilian, muito obrigada pela leitura! De fato, o sotaque escocês é desafiador a princípio, mas depois de um pouquinho de treino, a gente pega a prática. E conversar com nativos é uma troca muito boa! Os escoceses são alegres e dispostos a uma boa conversa! Vale a pena experimentar o Dundee Cake, é bem gostoso! E você que gosta de tirar fotos, certamente iria amar Dundee! Quem sabe você não a inclui em um roteiro futuro? Beijão!
Adoro conhecer destinos novos também, Regina, eu teria tido a mesma ideia que você de pegar um trem e fazer um bate e volta à Dundee.
A cidade é uma gracinha e tem bastante coisa interessante para fazer em um dia de visita, muito legal mesmo e diferente também. Aprovado!
Oi, Gi! Bom te ver por aqui! Ah, minha amiga, você iria adorar Dundee. Super fofa, fácil de visitar e um perfeito bate e volta para ir sossegada, curtindo o caminho, em um trem super moderno e confortável. Recomendo! Beijão!
Que história interessante! Parece que sua viagem a Dundee foi uma aventura improvável e cheia de surpresas. É incrível como uma simples conversa na Livraria Waterstone em Aberdeen o levou a explorar essa cidade escocesa. Adorei esse seu roteiro de 1 dia em Dundee, repleto de descobertas emocionantes.
Hahaha… o que uma conversa fiada pra praticar Inglês com um nativo não faz! Pode render ótimas histórias e experiências! Eu adorei meu dia por lá, que apesar de curto, foi bem interessante e produtivo. Recomendo o destino. Beijos!
Olá, apesar de adorar design, confesso que sabia pouco sobre Dundee e teu relato me surpreendeu.
Parece uma cidade perfeita para um bate e volta e já entrou na minha lista da Escócia (que aliás não conhece ainda).
Obrigada por compartilhar!
Oi, Adelaide! Muito obrigada pela leitura! Olha, a Escócia é linda, surpreendente e vale muito a pena conhecer. O povo é educado, as cidades são lindas e a comida é muito saborosa. Além disso, é pura História. Merece ser incluída numa lista de países a ser visitados. Abraços!