Sem Comentários

Uma das principais atrações do Rio de Janeiro , o Bondinho, como é carinhosamente chamado o Bondinho Pão de Açúcar, encanta turistas e moradores há gerações. Saiba todas as dicas para curtir esta experiência!

Indiscutivelmente, depois da estátua do Cristo Redentor, o Bondinho Pão de Açúcar é a atração turística mais visitada do Rio de Janeiro.

 

 

Além de estar no topo da lista de atrações imperdíveis de qualquer visitante que venha à cidade, o Pão de Açúcar também faz parte do cenário, da cultura e da vida do carioca.

Daí que virar uma referência mundial quando se remete ao imaginário da Cidade Maravilhosa foi uma consequência natural.

 

Vista do Morro do Pão de Açúcar a partir do Morro da Urca.

 

 

Mais do que uma atração: o Bondinho Pão de Açúcar é um cartão-postal

 

É muito provável que o turista que vem ao Rio de Janeiro pela primeira vez, tenha em sua programação uma visita ao Bondinho Pão de Açúcar.

Afinal, é do alto do Morro do Pão de Açúcar que se tem umas das mais belas vistas da Cidade Maravilhosa.

 

Bondinho Pão do Açúcar e a vista da cidade.

 

Localizada no tradicional bairro residencial da Urca, a atração faz parte de um cenário de natureza exuberante que compreende morros, praia e um trecho de Mata Atlântica, capazes de agradar ao público mais exigente.

Além disso, o Pão de Açúcar proporciona todo tipo de entretenimento, que vai desde a simples contemplação do estonteante visual, até a prática de esportes mais radicais, como o montanhismo.

Assim, o Pão de Açúcar acaba sendo aquele tipo de atração democrática que encanta a todas as gerações e que não se esgota em uma única visita.

 

 

O complexo do Bondinho Pão de Açúcar

 

O Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar compreende uma vasta área, com distintas possibilidades de lazer e entretenimento.

Composto pelos Morros da Urca e do Pão de Açúcar, o parque oferece não só os mirantes para as praias da Zona Sul e que atraem milhares de turistas do mundo inteiro.

O complexo disponibiliza, também, inúmeras opções de Gastronomia, Cultura e Ecoturismo.

 

Bondinho Pão do Açúcar e as opções de Gastronomia.

Abençoado: uma das opções gastronômicas do Morro da Urca.

 

Além disso, a programação de shows e eventos da cena carioca no parque é bem intensa. De maneira que o Bondinho Pão de Açúcar acaba sendo um ponto de encontro para inúmeros acontecimentos da cidade.

Então, não é raro que durante uma visita, você se surpreenda com alguma atividade, como por exemplo, um pocket show ou mesmo a inauguração de um totem, um evento do qual eu participei recentemente e sobre o qual escrevi em outro post aqui do blog.

Isso, dúvida, agrega um valor enorme a sua visita que, a princípio, estaria contando só com um show de visual.

 

 

O que fazer no Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar?

 

Logicamente, que o grande chamariz do Pão de Açúcar é a possibilidade de contemplar o Rio de Janeiro a partir de mirantes localizados a 396 metros acima do nível do mar.

 

Mirante do Bondinho Pão de Açúcar.

 

Afinal, é a partir desses observatórios que se tem as mais deslumbrantes vistas para a Baía da Guanabara, as praias da Zona Sul, o aeroporto Santos Dumont e até o Cristo Redentor.

 

Bondinho Pão de Açúcar e a vista para o Cristo Redentor.

 

Porém, você pode combinar a sua visita ao Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar com alguma outra atividade.

Há algumas opções oferecidas na própria recepção do complexo e outras organizadas por empresas do setor turístico.

Finalmente, você também pode se planejar e realizar alguma atividade por conta própria.

 

 

Tours temáticos

 

A empresa Bondinho Pão de Açúcar oferece três tipos de arranjos para você ter uma experiência além da simples contemplação.

Cada uma delas é direcionada à uma área do conhecimento, seja Tecnologia, Cultura ou Ecologia. Assim, são oferecidos os seguintes tours extras:

  • Ecológico
  • Histórico
  • Pelos bastidores do Bondinho Pão de Açúcar

 

Tour Histórico do Bondinho Pão de Açúcar.

Você conhecerá muitas curiosidades no Tour Histórico.

 

Cada um deles tem início num VIP lounge climatizado do complexo e garante embarque preferencial em todas as estações.

Eu só participei de um deles, o Tour Ecológico, mas achei a experiência muito válida.

Este tour oferece uma aula dinâmica e divertida de Ecologia e consciência ambiental em um dos cenários mais lindos do Rio de Janeiro.

É, também, uma maneira de conhecer a atração com interatividade.

O tour acontece de terça a sábado, sempre às 10:00 da manhã e tem como trajeto o Morro da Urca, onde encontra-se a Via Verde, que é percorrida para a apreciação da fauna e da flora.

Eu realizei este tour e achei muito interessante e instrutivo. Você pode ler sobre esta experiência em outro post aqui do blog.

 

Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar.

 

Trilha Gratuita

 

Algumas empresas cariocas oferecem excursões com diferentes níveis de esforço para uma experiência mais esportiva (ou radical!) no Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar.

As atividades podem englobar desde simples caminhadas, até alpinismo com uso de equipamentos e com acompanhamento de guia especializado.

Entretanto, você pode percorrer a trilha gratuita que começa na pista Cláudio Coutinho e que vai até o Morro da Urca.

Dali, você pode comprar um ingresso para pegar o Bondinho e ir até o Morro do Pão de Açúcar. É uma trilha fácil e que pode ser feita até por crianças.

A entrada para este trilha fica no canto esquerdo da Praia Vermelha, bem próximo do Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar.

 

Bondinho Pão de Açúcar e a vista da Praia Vermelha.

Trecho da Praia Vermelha.

 

Voo panorâmico de helicóptero

 

É possível fazer um voo panorâmico a partir do Complexo do Bondinho Pão de Açúcar. Existe um heliponto localizado a poucos metros da saída da estação Morro da Urca.

 

Heliponto do Bondinho Pão de Açúcar.

Heliponto localizado no Morro da Urca.

 

Os voos são operados pela empresa Helisight, reconhecida pela seriedade dos serviços prestados.

Tenho que confessar que nunca realizei o voo a partir do Morro da Urca, que deve ser incrível! Porém, fiz com a mesma empresa o voo panorâmico saindo da Lagoa Rodrigo de Freitas e, simplesmente, amei!

Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida, pois fora ver o Rio de Janeiro de cima, ainda passei bem ao lado do Cristo Redentor. Eu contei tudo sobre este dia especial em outro post aqui do blog.

 

Cristo Redentor visto a bordo de um helicóptero.

 

 

Informações práticas para uma visita ao Pão de Açúcar

Como chegar ao Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar?

 

O Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar está localizado na Avenida Pasteur, 520 no bairro da Urca.

Tenha em mente que sendo uma das atrações mais concorridas da cidade, estacionar um carro não vai ser uma tarefa simples.

 

Entrada do Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar.

Entrada do Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar.

 

Além disso, o complexo do Bondinho Pão de Açúcar não conta com estacionamento para visitantes. Portanto, a melhor saída é tentar a sorte nas vias próximas.

Eu já estive inúmeras vezes no Pão de Açúcar e sempre evito ir de carro. Da última vez que resolvi chegar até lá dirigindo, tive que “morrer” com 20 reais para estacionar com a “ajuda” de guardadores.

Então, ir de carro é a pior alternativa possível.

 

Transporte público

 

Como optar pelo tipo de transporte público depende de onde você esteja, há várias opções. Contudo, basicamente, algumas linhas de ônibus com destino à Urca vão lhe deixar bem próximo da entrada do complexo.

 

Metrô

 

Se você optar pelo metrô (forma mais fácil de andar pelo Rio, na minha opinião), pode saltar na estação Botafogo e pegar um ônibus de integração até lá (linha 513).

Ou, ainda, optar por um táxi ou carro de aplicativo, que vai sair baratinho.

 

Carro de Aplicativo

 

Os carros de aplicativos estão cada mais assimilados à rotina carioca e fazer uso deles pode ser bem prático e econômico.

Você pode embarcar e desembarcar usando este serviço bem em frente à entrada do complexo, sem problemas.

 

Excursões e tours guiados

 

Existem várias empresas que oferecem transfers e tours guiados pela cidade, incluindo uma visita ao Bondinho Pão de Açúcar.

Esta é uma forma super confortável, prática e segura de conhecer a cidade, pois você não perde tempo esperando em filas, otimiza o seu tempo nos deslocamentos e tem sempre alguém cuidando de tudo para você.

Em uma das ocasiões em que eu visitei o Pão de Açúcar, estava participando de uma excursão. Esta é mais uma experiência que você pode conferir em outro post aqui do blog.

 

 

Como comprar os ingressos para o Bondinho Pão de Açúcar?

 

Os ingressos podem ser comprados antecipadamente e com desconto pelo site oficial do Bondinho Pão de Açúcar.

Podem, ainda, ser comprados diretamente na bilheteria do complexo.

Importante ressaltar que os preços dos ingressos variam. De modo que o ideal é consultar o site oficial para valores sempre atualizados.

Todavia, de maneira geral, existe o Bilhete Carioca, que contempla um desconto de 50% para nascidos ou moradores e nascidos do Rio de Janeiro.

 

Horário de funcionamento do Bondinho Pão de Açúcar

 

O Bondinho Pão de Açúcar funciona todos os dias, porém os horários variam de acordo com a época do ano.

  • Janeiro/Fevereiro – 08:00 às 21:00
  • Último acesso – 19:50
  • Março/Julho/Dezembro – 09:00 às 21:00
  • Último acesso – 19:50
  • Abril/Maio/Junho/Agosto – 09:00 às 19:00
  • Setembro/Outubro/Novembro – 09:00 às 19:00
  • Último acesso – 17:50

Como os horários de funcionamento do parque podem sofrer alterações, o melhor é sempre consultar o site oficial para as informações mais atualizadas.

 

Frequência do Bondinho Pão de Açúcar

 

Bondinho, como eu disse no início do post, é o nome carinhoso dado ao teleférico que liga as três estações do complexo, sendo a primeira delas logo na recepção do Bondinho Pão de Açúcar.

Os bondinhos partem a cada 20 minutos ou quando atingem a capacidade máxima de 65 passageiros.

O primeiro trecho liga a entrada do parque turístico ao Morro da Urca e a segundo, o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Ambos os percursos duram menos de 5 minutos.

 

Terceira geração do Bondinho Pão de Açúcar.

 

Acessibilidade

 

Tanto nas plataformas de embarque quanto dentro dos bondinhos, a acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais é total.

Além disso, grande parte de todo o complexo conta com rampas de acesso, terrenos planos e vias largas, facilitando o deslocamento de cadeirantes.

 

Acessibilidade no Bondinho Pão de Açúcar.

Acessibilidade no Bondinho Pão de Açúcar.

 

Infraestrutura

 

O Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar conta com bares, lojas e restaurantes espalhados pelas três estações do complexo.

 

Havaianas no Bondinho Pão de Açúcar.

 

Quando visitar o Bondinho Pão de Açúcar?

 

Ao contrário do Cristo Redentor, cuja visibilidade fica comprometida em dias nublados, o Pão de Açúcar pode ser visitado com qualquer tempo.

Naturalmente, que por se tratar de um lugar aberto e alto, quanto melhores as condições climáticas, melhor a experiência.

A atração é concorrida o dia todo. Entretanto, como a maioria dos turistas costuma reservar a parte da manhã para visitar o Cristo, o Bondinho acaba ficando mais tranquilo.

 

 

À tarde, o movimento é muito maior. Contudo, a vantagem de ir no final do dia, é poder apreciar o por do sol e o acender das luzes da orla da praia do Rio de Janeiro.

Além de poder dar uma esticada e fazer um happy hour num dos bares descolados da mureta da Urca.

Em resumo, o melhor horário para visitar será aquele que atender às suas expectativas e planejamento, pois o Parque Turístico Bondinho Pão de Açúcar sempre terá uma experiência diferente a oferecer, seja pela sua gastronomia, seja pelo show de visual, seja pelo ícone da cidade que ele é.

 

 

Referências

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bondinho_do_Pão_de_Açúcar

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.