Sem Comentários

O Tour Ecológico do Pão de Açúcar oferece aos visitantes a oportunidade de participar de uma aula de Ecologia e consciência ambiental em um dos cenários mais lindos do Rio de Janeiro .

É inegável que a maioria dos visitantes que decidem ir ao Pão de Açúcar tem em mente andar no famoso Bondinho e contemplar a linda vista do Rio de Janeiro num dos mirantes mais emblemáticos da cidade.

Bondinho do Pão de Açúcar: um dos ícones do Rio de Janeiro

No entanto, a empresa oferece algumas outras opções de visitação, que tornarão a experiência ainda mais interessante.

Tive a chance de conferir o Tour Ecológico do Pão de Açúcar, juntamente com um grupo de blogueiros cariocas.

Foi uma visita bem surpreendente, apesar de eu já ter estado no Pão de Açúcar inúmeras vezes.

A última vez, inclusive, aconteceu poucas semanas antes deste Tour Ecológico, quando participei da inauguração do totem #iloverio, que ficará uma temporada no Morro da Urca.

O que esperar do Tour Ecológico do Pão de Açúcar?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, apesar do aspecto lúdico da visita, o Tour Ecológico do Pão de Açúcar se baseia em três pilares: Conscientização Ambiental; Conservação da fauna e da flora e Sustentabilidade.

Assim, ainda que de forma descontraída, o guia explanará sobre diversos tópicos. Mas não pense nem por um segundo que será uma atividade monótona. Pelo contrário!

Todo mundo compenetrado… só nas anotações!

Será uma verdadeira aula de Ecologia em um cenário deslumbrante. Uma experiência  muito diferente das aulas de Biologia convencionais que se tem num ambiente fechado de sala de aula.

As boas-vindas

O tour tem início na sala VIP do Bondinho do Pão de Açúcar, localizada no andar superior da entrada do complexo (bem ao lado dos guichês de venda de ingressos).

Ali, cada participante recebe um crachá com seu nome (contendo uma surpresa, que será revelada no final do tour).

Além disso, ganha um squeeze personalizado do Tour Ecológico para usar durante a visita e, depois, levar de lembrança para casa.

Neste momento, Thales, o guia do tour, fornece algumas informações sobre o que esperar do passeio. Comenta, ainda, algumas características dos morros do Pão de Açúcar e da Urca, patrimônios naturais do Rio de Janeiro.

O grupo segue, então, para o local de embarque dos Bondinhos, com a grande vantagem de nem ter que pegar fila, pois o acesso com o tour é prioritário.

A Via Verde

É importante enfatizar que o Tour Ecológico do Pão de Açúcar acontece, de fato, no Morro da Urca. Ali, encontra-se a Via Verde, que será percorrida para a apreciação da fauna e da flora.

Tanto o morro do Pão de Açúcar quanto o Morro da Urca, são unidades de conservação. O que significa que são áreas naturais protegidas por lei.

Consequentemente, o trabalho de estudo das árvores nativas e de suas características é fundamental para a preservação das espécies.

E este é um trabalho desenvolvido com afinco pelos funcionários do Bondinho do Pão de Açúcar. Assim como o constante replantio de árvores nativas, de modo a garantir a continuidade da flora local.

A primeira parada realizada pelo grupo é para observar uma árvore de pau-brasil, coisa rara de se encontrar hoje em dia, mas que já foi tão presente em nosso território que acabou nomeando o nosso país.

Aliás, você sabia que o Brasil é o único país com nome de árvore no mundo? Palavras do professor Thales que, inclusive, nos contou que o nome original da árvore era ibirapitanga (ibira=madeira/pitanga=de cor avermelhada).

Neste mesmo ambiente, encontra-se um meliponário. Eu não tinha ideia do que seria isso, até então. Mas, no caso, é uma criação de abelhas sem ferrão.

Há várias colmeias espalhadas no local, cada uma com uma espécie diferente.

Então, fica a dica: apiário, vá com cautela. Meliponário: vá sem medo e aprecie à vontade!

Aliás, a única meio ressabiada ali acho que era eu, devido a um calango (gordo) que mora lá por aquelas bandas.

Ele nem era tão grande assim. Eu que tenho um pavor GIGANTESCO deles!

Porém, como o próprio Thales garantiu, não desce muito do tronco. Fica só esperando a hora de se empanturrar!

Aula prática de consciência ambiental

A segunda parada do tour é para abastecer com água as garrafinhas recebidas. De quebra, mais uma aula de consciência ambiental, já que a utilização deste tipo de embalagem evita a compra de água em garrafas descartáveis.

Nota dez para o incentivo! E o squeeze do tour é tão fofo que, de lá pra cá, está sempre na minha bolsa! E, assim como a minha inseparável bolsa de Dora Aventureira, vai percorrer o mundão comigo!

Devidamente abastecidos de água e desabastecidos dos excessos dela no nosso corpo (tem banheiro ali no local!), seguimos a trilha de Mata Atlântica, característica de lá.

A Árvore dos Desejos

No meio do caminho, há uma árvore muito curiosa, com uma base que se divide em dois troncos que fornecem uma abertura. Além disso, ela encontra-se ali há mais de 80 anos.

Nosso monitor comenta, então, tratar-se de uma árvore dos desejos. Garante que ele mesmo já teve vários desejos atendidos. E que para tanto, é preciso seguir um ritual.

Primeiramente, é preciso tocar a árvore com as duas mãos. Em seguida, passar pelo vão dos dois troncos. E, por último, dar uma abraço em um deles.

Bem, coincidência ou não, fiz um pedido que me foi atendido uma semana depois! Então, não custa nada tentar…Vá com fé!

Curioso observar que, nesta parte da trilha, a temperatura é bem mais amena do que no restante (aberto) do complexo. Isso graças à grande concentração de árvores e plantas no local.

Projeto de reflorestamento

Um minucioso trabalho de reflorestamento é feito pelos funcionários do Bondinho do Pão de Açúcar. Durante a visita, você terá a oportunidade de visitar a estufa, onde as mudas são mantidas.

Ali, em conformidade com o compromisso de reaproveitamento de materiais, todas as mudas são preparadas dentro de embalagens pet.

Neste momento da visita, cada participante recebe um saquinho de adubo para levar pra casa. O mais legal de tudo é saber que esse adubo é produzido graças ao programa de compostagem do Bondinho.

É, também, muito gratificante ver que a prática dos funcionários combina com o discurso de consciência ambiental tão enfatizado durante a visita. E que, ao longo do tour, essa mensagem vai ficando cada vez mais clara.

Programa de sustentabilidade

Como citei no início do post, a sustentabilidade é um dos grandes pilares do trabalho desenvolvido pela empresa. De modo que existem 42 painéis fotovoltaicos no complexo.

Há, ainda, um programa que destina para a reciclagem 25 toneladas de lixo não orgânico por ano.

Assim como envia 55 toneladas de lixo orgânico para uma central de compostagem.

Mirante do Bondinho

Beleza, depois de percorrida a Via Verde, a próxima etapa é apreciar a vista maravilhosa que se tem do Mirante do Bondinho.

Para chegar até ela, é preciso subir uma pequena rampa. Um esforço bem pequeno para uma recompensa tão grandiosa!

E neste ponto do complexo termina o tour guiado. Entretanto, sua visita só acaba se você quiser, já que é possível permanecer o tempo que você quiser por ali.

Você pode visitar as lojinhas do complexo, tomar um lanche ou mesmo, sentar e relaxar, somente apreciando a paisagem.

Tour Ecológico do Pão de Açúcar: dicas práticas

O tour ecológico acontece de terça a sábado, sempre às 10:00 da manhã.

Não há quantidade mínima de participantes, mas há um limite máximo de 20 pessoas. Então, se você fizer questão de realizar o tour, o ideal é organizar sua ida com antecedência.

Contudo, como o tour tem dia e horário certos para acontecer, não há a possibilidade de remarcá-lo, caso você compre o ingresso e não possa participar.

Você pode comprar seu ingresso pelo site, com 10% de desconto, ou diretamente nos guichês de atendimento do Bondinho do Pão de Açúcar.

Preços aplicados no local: R$220,00 (inteira) e RS110,00 (meia-entrada).

Importante ressaltar que esses valores correspondem ao mês de julho de 2019. Para informações e preços sempre atualizados, convém sempre consultar o site oficial.

Agradecimentos

Quero deixar registrados meus agradecimentos ao guia Thales, que nos acompanhou durante o tour e à Bianca, que organizou a nossa visita. Foi de fato, uma experiência riquíssima e memorável.

Participei do Tour Ecológico do Pão de Açúcar na condição de blog membro do núcleo carioca da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV). Entretanto, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a minha experiência.

Conheça, também, os outros blogs que participaram desta divertida ação:

Até Onde Eu Puder Ir

Chicas Lokas

Dani Tur

Despachadas

Fora da Toca

Let’s Fly Away

Nathalia Tosto

Olivia Garimpando Por Aí

Travel Tips Brasil

Viajar Correndo

Viajando com Daniela Cascardo 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: