O Maré Mansa Sunset Tour é uma experiência que lhe permite ver o Rio de Janeiro sob uma nova perspectiva: navegando pelas águas calmas da Baía de Guanabara. Junte a tudo isso uma paisagem deslumbrante e um pôr do sol de tirar o fôlego e você terá a certeza de viver momentos inesquecíveis na Cidade Maravilhosa.

Lindos dia de sol são lugar comum no Rio de Janeiro. Sério… quando eu morava na Holanda, meus amigos gringos não entendiam porque eu vinha passar meu verão (europeu) aqui no Brasil.

E eu costumava tirar um sarro: “vocês não estão me entendendo. O verão de vocês aqui é de 15 a 20 graus, enquanto meu inverno carioca é de 30!”

Exagero? Pode até ser. Afinal, vez ou outra temos por aqui um “inverno glacial” de 18 graus. Mas o fato é que, na maioria dos dias, o sol invernal aparece firme, forte e lindo!

Eu e minhas amigas blogueiras curtindo o “inverno glacial” do Rio de Janeiro!

Daí que foi num desses dias abençoados que fui convidada, juntamente com outras blogueiras de viagem e o pessoal do trade carioca, a fazer o passeio inaugural da nova modalidade de turismo náutico oferecido pela empresa Maré Mansa Turismo Náutico.

O passeio, intitulado Maré Mansa Sunset Tour Experience, faz jus ao nome pomposo. Oferece, de fato, uma experiência relaxante, com elegância e estilo.

O relaxamento se dá pelo fato de as águas da Baía de Guanabara serem super tranquilas. O requinte, dado à estrutura do barco e o atendimento da tripulação, que pensa nos mínimos detalhes para entreter e agradar.

A empresa Maré Mansa Turismo Náutico

As atividades da empresa são relativamente novas, com início em 2018. A princípio, o objetivo era focar no turismo corporativo e em tours privativos, que atendiam primordialmente aniversários, formaturas, despedidas de solteiro(a) e afins.

Com o tempo e a demanda, a Maré Mansa resolveu estruturar uma nova modalidade de turismo, com o intuito de atender ao público em geral. Surgia aí a ideia de oferecer o Sunset Tour Experience.

O barco Maré Mansa I

A empresa Maré Mansa Turismo Náutico possui uma única embarcação, que foi toda projetada em estilo clássico e em madeira.

Entretanto, ela é toda montada sobre uma estrutura sólida e moderna, o que garante conforto e segurança para até 45 passageiros e 3 tripulantes.

O barco possui dois andares. No deck superior, há duas áreas para passageiros, sendo uma delas coberta com toldo retrátil.

No convés principal, ficam o bar, o deck para mergulho, bancos laterais, cabine de comando e até uma churrasqueira. Porém, não se empolgue: a churrasqueira só é usada em tours privados e com um churrasqueiro (profissional) de plantão, para evitar acidentes.

Há, também dois banheiros: um feminino e um masculino, acessados pela cabine de comando.

O que esperar do Maré Mansa Sunset Tour?

O Sunset Tour foi todo pensado para promover deslumbramento. De modo que apreciar o pôr do sol numa das paisagens mais lindas do Brasil não poderia deixar de estar no topo da lista de prioridades.

Além disso, a ideia era proporcionar a observação dos pontos turísticos mais emblemáticos do Rio de Janeiro. Obviamente que a Ilha Fiscal, o Museu do Amanhã e o Porto Maravilha tinham que estar no roteiro.

Entretanto, outros pontos merecem destaque durante o passeio. É o caso da Fortaleza de Santa Cruz, do Forte Lage, da Fortaleza de São João e da ponte Rio-Niterói, que para mim, foi a grande sensação do tour.

Principalmente porque, apesar de ter passado várias vezes por ela, eu nunca havia passado debaixo dela!

Outro ponto que sempre me emociona e que desta vez também não decepcionou foi o maravilhoso Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC, para os íntimos).

Agora, logicamente que a cereja do bolo é o pôr do sol, que visto de uma embarcação é sempre mais charmoso. Impossível não querer “divar” nessa hora!

Tanto é que aguardei esse momento para desfrutar do meu welcome drink!

Se eu pudesse fazer uma sugestão para a equipe da Maré Mansa, eu diria que nessa hora, uma taça de espumante seria perfeita para celebrar esse espetáculo da natureza.

Vivi essa experiência num sunset tour que fiz na Usina de Itaipu e foi mágico!

Serviços de bordo

Assim que você embarca, recebe uma ficha que pode ser trocada por um welcome drink. Entre as opções, estão a caipirinha e a caipivodka de limão (preparadas na hora), além de refrigerante, água e vodka com suco de laranja.

Olha aí o Junior, caprichando na minha capirinha!

Todo esses itens (e alguns salgadinhos de pacote) estão, também, disponíveis para a venda. Porém, é importante ressaltar que todo consumo do bar deve ser feito com dinheiro vivo. Pagamento com cartões de crédito e débito não está disponível.

Durante todo o trajeto, o Sr. Ricardo Miranda, nosso anfitrião e dono da empresa, comenta os pontos turísticos pelos quais passamos.

Uma música ambiente completa a agradável experiência.

Segurança

A embarcação conta com equipamento de salvatagem e motor novos. Além disso, está cadastrada na Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo).

E, para mim, o mais importante de tudo: o Maré Mansa I está inscrito na Capitânia do Rio de Janeiro e autorizado a realizar transporte de passageiros.

Talvez, o turista desavisado não preste atenção a esses diferenciais na hora de contratar um tour náutico. Contudo, eles são essenciais para evitar que a sua experiência possa ser uma “barca furada”, literalmente.

É preciso ficar sempre alerta a esses fatos, que não são meros detalhes e que fazem toda a diferença em um serviço contratado.

Conforto e comodidade

Tanto o embarque quanto o desembarque ocorrem na Marina da Glória, que conta com uma excelente estrutura de recepção, que inclui restaurante, bar e estacionamento (pago).

Você pode, também, acessar a marina através de transporte público. O metrô Glória fica a apenas 650 metros da entrada do complexo. O caminho até lá é tranquilo e costuma ser bem policiado.

Roteiros personalizados

A Maré Mansa disponibiliza, também, roteiros personalizados que podem ter de 4 a 6 horas de duração. No site da empresa, você encontrará outras sugestões de roteiros, pensados para atender todos os tipos de público.

Como participar do Maré Mansa Sunset Tour?

O tour está disponível todas às quintas-feiras, sempre no mesmo horário: às 15:00 e tem duração de 3 horas.

O local de embarque é a Marina da Glória, localizada na Avenida Infante Dom Henrique, s/nº.

As reservas podem ser feitas de diversas maneiras: pelo próprio site da empresa, através de e-mail, por telefone ou, ainda, pessoalmente. Além disso, a empresa disponibiliza ingressos via TripAdvisor.

A reserva deverá ser confirmada com até 24 horas de antecedência e mediante à transferência bancária de 50% do valor do tour.

Quanto aos valores aplicados (julho/2019):

  • Adultos: R$200,00
  • Crianças até 10 anos: R$160,00
  • Crianças até 3 anos: grátis

Para informações e preços sempre atualizados, convém sempre consultar o site da empresa. E se você quiser conhecer a embarcação (sem compromisso de participar do tour), pode agendar uma visita.

Maré Mansa Sunset Tour e as dicas práticas do Turista FullTime

Bom, se você já me acompanhahá algum tempo, sabe que o mar faz parte da minha vida. Nasci em cidade litorânea, moro no Rio há um tempão e já fiz, pelo menos, uma dezena de cruzeiros. De modo que acho que já tenho uma certa milhagem náutica percorrida… rsrs!

Portanto, sei que alguns itens de conforto não podem faltar durante uma navegação. Assim, tenha em mente que os óculos de sol, um protetor solar, um protetor labial e um casaco leve sempre serão boas companhias.

Mar implica estar em um ambiente aberto e propício aos ventos. Principalmente, em se tratando de fim de tarde. Então, melhor se prevenir do que remediar.

Eu não curto muito ir de biquini ou maiô, mas muita gente gosta de tomar um solzinho. Minha amiga Júlia, do blog Fora da Toca (e nossa musa sereia da RBBV) sempre aproveita a oportunidade para pegar um bronze.

Se esse for o seu caso, leve uma canga ou toalha para se esparramar com mais conforto. Apesar de que a embarcação conta com uns colchonetes bem macios no deck da proa.

E cuidado com os chapéus mais “divosos”. Eles voam! Prefira os bonés. Não são tão charmosos, mas ficam com você até o fim do tour. ????

Agradecimentos

O Turista FullTime participou desta experiência incrível graças ao apoio combinado do poder público e da iniciativa privada.

De modo que expresso meus sinceros agradecimentos ao Maurício Werner, diretor de Marketing e Planejamento da Riotur e ao Ricardo Miranda, que nos recebeu com toda a gentileza e cordialidade, típicas de um bom anfitrião.

Claro que não poderia deixar de mencionar a tripulação, que nos atendeu com todo o carinho e atenção.

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma blogueira experiente, acostumada a conferir diversas atrações e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, cumprindo com o compromisso de transparência do blog, sinto-me totalmente confortável em recomendar o Maré Mansa Sunset Tour Experience como uma excelente alternativa para ir além do turismo convencional no Rio de Janeiro.

Todo mundo “divando”… Créditos da foto: Julia Sampaio.

Confira, também, os posts dos outros blogs que participaram do Maré Mansa Sunset Tour:

Fora da Toca

Olívia Garimpando por Aí

Viajando com Daniela Cascardo

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: