Sem Comentários

O Tour pelo Teatro Riachuelo e redondezas apresenta o áureo período da região da Cinelândia do início do século XX.

Ele é, também, fundamental para se compreender as grandes mudanças culturais que ocorreram no Rio de Janeiro nos anos subsequentes à Proclamação da República.

 

Tour do Teatro Riachuelo: entrada principal

 

A Praça Floriano, localizada no centro do Rio de Janeiro e também conhecida como Cinelândia, abriga monumentos e construções de inestimável importância para a História do nosso país. Além disso, é um local de imensa relevância para a cena cultural contemporânea da cidade.

Um visitante desavisado que acesse a praça por uma das saídas de uma das estações mais movimentadas do Rio de Janeiro pode até pensar – por um passe de mágica – que desembarcou em um bairro parisiense.

 

Teatro Riachuelo acesso pelo metrô Cinelândia

 

A comparação não é de todo impensável. Afinal, muitas das edificações presentes na Praça Floriano são muito semelhantes às encontradas na capital francesa.

Obra do acaso? Coincidência? Nem um pouco, como você saberá realizando o novo tour pelo Teatro Riachuelo e arredores, oferecido pela empresa Sou + Carioca.

 

A evolução da Praça Floriano

 

Durante o período do Brasil Imperial, a região ocupada atualmente pela Praça Floriano abrigava muitas residências de estilo colonial. Estas não ultrapassavam mais do que dois ou três pavimentos, de acordo com um dos padrões de construções da época.

Entretanto, no início do século XX, período que se seguiu à Proclamação da República, a ideia era reformular totalmente a região.

O foco era na ampliação da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco) e na inserção de um novo padrão arquitetônico, que eliminasse os traços do Brasil Imperial.

 

Tour do Teatro Riachuelo: Praça Floriano

Visão parcial da Praça Floriano a partir do interior do Theatro Municipal.

 

Para esta tarefa, a influência e o trabalho de Pereira Passos, prefeito entre 1902 e 1906, foram fundamentais na remodelação da área.

Foi ele quem iniciou algumas das obras mais importantes para a nova configuração da região, que foi evoluindo e se transformando ao longo das décadas que se seguiram. E que resultaram no formato atual.

Hoje, a Praça Floriano é um retrato de diferentes épocas e de estilos arquitetônicos completamente distintos.

Entre eles, destacam-se o Eclético, Neoclássico, Art Nouveau e Art Decó. O resultado é uma belíssima “colcha de retalhos” cultural.

Entre as edificações de maior importância presentes no local, estão o Theatro Municipal, o Centro Cultural da Justiça Federal, a Biblioteca Nacional e o Museu de Belas Artes.

 

Tour do Teatro Riachuelo: Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional.

 

De modo que a região é um convite para conhecer o Rio de Janeiro muito além de suas praias e de sua beleza natural.

 

A Cinelândia no centro carioca

 

O nome Cinelândia, como ficou popularmente conhecida a praça Floriano e arredores, surgiu na década de 1930, quando vários cinemas surgiram na região.

Entre as várias salas de projeção, encontrava-se o Cine Palácio, que funcionou ininterruptamente por 100 anos.

Hoje em dia, completamente renovado, abriga o Teatro Riachuelo, atração principal do tour promovido pela Sou + Carioca.

Apesar de, atualmente, o Cine Odeon ser o único remanescente por lá, a praça mantém o nome que tanta fama deu ao entorno.

 

 

O Teatro Riachuelo do Rio de Janeiro

 

Com o surgimento dos shopping centers e da mudança das salas de projeção para estes grandes centros, os cinemas da Cinelândia foram, gradativamente, fechando suas portas na Praça Floriano.

A consequência natural foi o abandono ou a transformação das antigas salas de cinema em outros empreendimentos.

Contudo, o Cine Palácio, funcionou até o ano de 2008, após ter sido frequentado por milhares de pessoas ao longo de sua existência.

O antigo prédio ficou, então, fechado por alguns anos. Até que em agosto de 2016 foi reinaugurado, depois de dois anos de intenso trabalho de restauração e inclusão de elementos tecnológicos capazes de propiciar a apresentação de grandes espetáculos teatrais.

 

Tour do Teatro Riachuelo: fachada do teatro

O Teatro Riachuelo do Século XXI

 

Do antigo prédio, cuja inauguração ocorreu em 1890, restam vários elementos originais, incluindo a bela fachada e um incrível mural que foi descoberto durante as obras de renovação.

 

Mural do Teatro Riachuelo: encontrado durante as obras de restauração

 

O novo espaço cultural também recebeu inúmeros trabalhos de Oscar Niemeyer para a decoração do saguão e da galeria que interliga a entrada pela Rua do Passeio ao Passeio Corporate e às ruas adjacentes.

Assim, além da incontestável importância cultural, o Teatro Riachuelo também exerce um papel fundamental para a revitalização do centro da cidade, uma vez que dez mil pessoas circulam, diariamente, por suas instalações ao acessar os empreendimentos corporativos da região.

Paralelamente aos grandes espetáculos, já que sua capacidade é para 999 espectadores, o Teatro Riachuelo também é um ponto de encontros de artistas, intelectuais e políticos de todo o Brasil, pois suas instalações também abrigam outros eventos, inclusive, os corporativos.

 

Tour do Teatro Riachuelo: sala de espetáculos

Créditos da foto: Sou + Carioca.

 

Café Foyer: Gastronomia no Teatro Riachuelo

 

O novo espaço cultural do Teatro Riachuelo conta com o charmoso Café Foyer, que tem em seu variado menu muito mais do que petiscos e cafés servidos durante os espetáculos.

O charmoso espaço gastronômico disponibiliza o almoço executivo, além de outras delícias assinadas por renomados chefs cariocas.

Além disso, é ricamente decorado com croquis e metalogravuras do gênio Oscar Niemeyer, cedidos por Caique Niemeyer, que é sócio do Café Foyer e bisneto do famoso arquiteto carioca.

 

 

O que esperar do Tour do Teatro Riachuelo e arredores?

 

Obviamente, que a atração principal do tour é, de fato, o Teatro Riachuelo.

Entretanto, é impossível falar da importância de sua História e de sua Arquitetura sem mencionar outros dois grandes ícones da Praça Floriano: o Theatro Municipal e o Centro Cultural da Justiça Federal, devido à época em que foram construídos.

Assim, o tour tem início nas escadarias do Theatro Municipal, das quais se têm uma visão privilegiada das construções mais importantes da Praça Floriano.

 

 

Segue, então, para o Centro Cultural da Justiça Federal para, então, terminar nas dependências do Teatro Riachuelo.

 

Belíssimos vitrais do Centro Cultural da Justiça Federal.

 

Aline Viana, guia responsável pelo tour, compartilha seu vasto conhecimento de forma leve e descontraída durante três horas que passam voando, acredite!

Formada em Engenharia Civil, e pós-graduanda em História da Arquitetura, o que não lhe falta é um olhar apurado e uma memória invejável. Uma delícia acompanhar todos os detalhes que ela compartilha com paixão e entusiasmo!

 

Extras do Tour Inaugural do Teatro Riachuelo

 

Juntamente com outras blogueiras de viagem, participei do tour inaugural ao Teatro Riachuelo e arredores. De modo que, por se tratar de um evento exclusivo, houve alguns extras que nos deixaram de queixo caído.

 

 

Porém, mesmo que você não tenha as mesmas oportunidades durante o seu tour, vai ser uma experiência incrível, com certeza!

Nosso tour aconteceu durante a semana, quando o Teatro Riachuelo estava sendo preparado para uma apresentação dos Novos Baianos. Então, pudemos conferir com tranquilidade a imensa sala de espetáculos, que foi aberta só para nós.

Além disso, fomos recebidas por Pedro Bastos e Caique Niemeyer, sócios e responsáveis pelo Café Foyer para um brinde e um papo super descontraído que incluiu, também, o Sr. Gilberto Antunes, que foi maquetista de Oscar Niemeyer por mais de 30 anos.

 

Tour do Teatro Riachuelo: Café Foyer

 

Experimentamos ainda, verdadeiras delícias que são servidas, diariamente, aos frequentadores do Teatro Riachuelo. Entre elas, o Bacalhau Espiritual e o Rocambole de Laranja, que estavam divinos!

 

 

Agradecimentos

 

A convite da empresa Sou + Carioca, participei do tour inaugural do Teatro Riachuelo e arredores. Entretanto, apesar da parceria, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a minha experiência.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.