4 Comentários

O Rio de Janeiro dispensa apresentações e é um destino de sonhos para muitos viajantes. Entretanto, alguns bairros da Cidade Maravilhosa ganharam destaque internacional e são os queridinhos de turistas e moradores. Saiba o que fazer em Ipanema, um bairro descolado, cheio de charme e com uma praia maravilhosa!

 

Calçadão da Praia de Ipanema com destaque para o Morro Dois irmãos.

 

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e tendo como vizinhos os bairros de Copacabana, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema tem identidade própria e um estilo que é só seu.

Confesso que só fui conhecer mais intimamente tudo o que este bairro encantador tem a oferecer muito recentemente, se comparado ao tempo que estou no Rio de Janeiro.

Afinal, sempre morei na Barra da Tijuca, que fica na Zona Oeste da cidade. Então, eu frequentava Ipanema apenas esporadicamente e como “turista”.

Entretanto, desde abril de 2019 divido minha rotina entre as duas regiões e hoje posso dizer, sem sombra de dúvida, que passar longas temporadas no bairro imortalizado na canção de Vinícius de Moraes é um deleite, pois amo as inúmeras possibilidades de lazer que Ipanema oferece.

Assim, como moradora do bairro, quero compartilhar com você um pouco do fascínio que ele exerce sobre mim e dar as melhores dicas para você aproveitá-lo gastando pouco e se divertindo muito!

 

 

Ipanema: um pouquinho da sua trajetória

 

Se você curte a história do Período Imperial do Brasil, sabe que a região do centro da cidade é onde se concentrava a vida cultural e política até o final do século XIX.

De maneira que muitos dos grandes casarões do Rio, as sedes do poder e alguns dos antigos teatros e cafés estavam localizados no entorno.

Entretanto, em 1894 José Antônio Moreira, o Conde de Ipanema, fundou ali a Villa Ipanema dando início à expansão imobiliária da região.

Na década de 1960, dois amigos ilustres lançaram o bairro à fama mundial, ao compôr juntos “Garota de Ipanema”. A bela canção, que já foi gravada por inúmeros artistas de renome internacional, é um hino à beleza e ao charme não só da Garota, mas de todo o bairro de Ipanema.

Hoje em dia, Ipanema lança tendências, define a moda e agita a vida cultural da cidade. Oferece, ainda, uma Gastronomia diferenciada, que vai desde o estabelecimento mais casual até os mais sofisticados restaurantes.

Em suma, Ipanema disponibiliza múltiplas atrações para todos os gostos, idades e bolsos em um cenário vibrante e democrático, que encanta a todos.

 

 

O que fazer em Ipanema: principais atrações

 

É certo que o grande atrativo para quem visita o bairro é a Praia de Ipanema. Contudo, há muitas outras opções que não dependem – exclusivamente – das condições climáticas.

O estilo de vida leve e boêmio do bairro não deixa a vida cair no tédio, pois sempre há movimento nas ruas.

Então, não se preocupe tanto com a época ideal para visitá-lo, já que você encontrará o que fazer em Ipanema o ano inteiro.

De madrugadores a notívagos, ninguém fica sem opção: o lazer e o esporte nas areias de Ipanema são sempre uma alternativa saudável e gostosa e os bares e restaurantes estão sempre movimentados.

Além disso, Ipanema também tem casas noturnas. Então, diversão não vai faltar!

Mas, se você for ficar pouco tempo no bairro, aqui vai uma lista do que não pode faltar na sua experiência:

  1. Curtir a Praia de Ipanema
  2. Assistir ao pôr do sol da Pedra do Arpoador
  3. Fazer uma selfie com a estátua do Tom Jobim
  4. Visitar a Feira Hippie de Ipanema
  5. Conhecer o Parque Garota de Ipanema
  6. Desfrutar da Gastronomia de Ipanema
  7. Exercitar-se na Lagoa Rodrigo de Freitas
  8. Visitar o Arquipélago das Cagarras
  9. Comer um pastel nas feiras livres de Ipanema
  10. Conhecer a Praça Nossa Senhora da Paz
  11. Visitar a Igreja da Nossa Senhora da Paz

 

A Praia de Ipanema

 

A praia de Ipanema é a menina dos olhos do bairro e em si a síntese do mesmo, já que ao longo de seus 2.6 quilômetros de extensão promove vários tipos de atividades e “encontros”.

Ela é “dividida” informalmente no entorno de seus três postos de salvamento (8, 9 e 10), que acabam agrupando pessoas com estilos e interesses semelhantes.

Claro que a praia é democrática e que qualquer que seja o local que você escolha para chamar de seu estará certo, mas a verdade é que os frequentadores da praia acabam elegendo seu “point” de acordo com o que lhes dá mais bem-estar e com o público que querem encontrar.

Entretanto, ao longo de toda a sua extensão, haverá um consenso: a prática de esportes. O carioca adora se reunir com os amigos para se exercitar (aliás, acho que esse é o segredo para os corpos sarados em um cenário que chama para uma cervejinha gelada!).

 

 

Então, você vai se deparar com rodinhas de amigos jogando “altinha*”, futevôlei, futebol, frescobol e todas as variações de “bol” que você possa imaginar.

 

 

Toda a orla da praia de Ipanema é ideal, também para uma caminhada, uma corrida, ou para pedalar. Inclusive, há estações de bicicletas para alugar em vários pontos do bairro.

 

Estação de bikes de aluguel na rua Farme de Amoedo em Ipanema.

Estação de bikes de aluguel na rua Farme de Amoedo.

 

A praia de Ipanema concentra todo tipo de público, que acaba se dividindo entre os três postos de salvamento, todos com estrutura de banheiros e chuveiros (com valores bem acessíveis) para atender bem aos frequentadores.

*altinha é uma roda de pessoas jogando bola sem deixar que ela caia na areia.

 

O Posto 8

 

Localizado no trecho de praia mais próximo da Praia do Arpoador e em uma região já meio fronteiriça com o bairro de Copacabana – daí a denominação “Copanema” – reúne uma turma mais descolada, que busca a faixa de areia para fazer amizades e paquerar.

Não pense, entretanto, que só haverá jovens por ali. Todas as faixas de idade são bem-vindas!

 

Lounge do Hotel Fasano na Praia de Ipanema.

Elegante lounge pé de areia do Hotel Fasano – aberto aos hóspedes e ao público em geral.

 

O Posto 9

 

No trecho a partir da Rua Farme de Amoedo – mais especificamente entre os postos 8 e 9 – encontra-se o mais badalado ponto LGBTQI+ da orla carioca.

Neste trecho de praia, toda forma de amor é válida e cada um cuida da sua própria vida, deixando o restante da humanidade fazer a mesma coisa.

 

Trecho entre os postos 8 e 9 da Praia de Ipanema.

 

Não tem como passar despercebido: as inúmeras bandeiras de arco-íris espalhadas pelas barraquinhas da faixa da areia dão as boas-vindas a quem quiser chegar.

É meu ponto preferido da praia de Ipanema, pois a diversidade realmente encontra o seu espaço.

 

 

O Posto 10

 

O Posto 10 é o trecho mais elitizado da praia de Ipanema, tanto pela proximidade com o bairro do Leblon, quanto pela localização do emblemático Country Club situado na Av. Vieira Souto (entre as ruas Aníbal de Mendonça e a Av. Henrique Dumont).

É o posto favorito dos moradores do bairro, especialmente os que vão em família e com crianças, já que as águas são mais tranquilas e a faixa de areia é menos concorrida do que as próximas aos postos 8 e 9, que ficam absolutamente lotadas nos finais de semana de tempo bom.

Durante o verão, o Posto 10 é palco de inúmeros shows que acontecem próximo ao canal que divide as praias de Ipanema e Leblon. As apresentações englobam desde concertos de música clássica até os artistas ais consagrados do momento.

 

Ilhas Cagarras na direção da praia de Ipanema.

De qualquer ponto da praia de Ipanema é possível apreciar as Ilhas Cagarras.

 

A Praia do Arpoador

 

A Praia do Arpoador fica no canto esquerdo da Praia de Ipanema e o interessante é que demarca o “fim” da praia do bairro, já que não é possível acessar – diretamente – a praia de Copacabana por ali.

É, também, o canto preferido dos surfistas, pois ali concentram-se as ondas mais altas e bravas da praia.

Entretanto, o maior encanto da Praia do Arpoador é, sem dúvida alguma, o fim de tarde, quando moradores e turistas reúnem-se para apreciar o pôr do sol.

 

O pôr do sol na Praia do Arpoador

 

Apreciar o pôr do sol na Praia do Arpoador é uma prática que surgiu no verão de 1968/1969, quando o então jornalista Carlos Leonam, impressionado com a beleza de um pôr do sol, resolveu aplaudir o evento.

Ele foi imediatamente seguido pelos amigos que o acompanhavam. Entre eles, alguns nomes do cenário cultural carioca, como Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares.

 

Pôr do sol na Praia de Ipanema

 

Parque Garota de Ipanema

 

Quando você estiver passeando neste cantão da praia, uma boa opção é aproveitar para visitar o Parque Garota de Ipanema, que fica bem em frente à Praia do Arpoador.

Este parque, que integra a área de proteção ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador, possui várias opções de lazer gratuito.

Entre elas, uma quadra poliesportiva, um rinque de patinação e uma ciclovia, que segue em direção a Copacabana.

 

A estátua de Tom Jobim

 

Inaugurada em 2014, vinte anos após a morte do consagrado artista, a estátua de Tom Jobim encontra-se próxima à Praia do Arpoador, bem no início da Avenida Vieira Souto.

Não é raro encontrar no entorno da estátua algumas manifestações artísticas e musicais. Principalmente, nos finais de semana e nos fins de tarde.

Há um quiosque bem próximo à estátua, onde volta e meia, algum músico se apresenta cantando as músicas da Bossa Nova que imortalizaram o cantor e compositor.

 

O que fazer em Ipanema além da praia?

 

Bem, até agora eu só havia mencionado o lazer que a praia propicia, mas Ipanema tem muito mais a oferecer.

Um dos grandes atrativos do bairro é, sem dúvida, o seu variado comércio, que vai desde as feiras tradicionais até as grandes grifes de luxo nacionais e internacionais.

 

A sofisticação do Quadrilátero do Charme

 

O Quadrilátero do Charme é o pedaço de Ipanema que fica entre as ruas Aníbal de Mendonça e Joana Angélica e que reúne grandes nomes da Moda como Hermès, Louis Vuitton, H. Stern, Sauer, Ellus, Adidas, Sobral e Gilson Martins (duas grifes cariocas pela qual sou apaixonada!) entre outros.

Inclusive, na boutique de Ipanema do designer carioca Gilson Martins, você poderá até customizar sua bolsa, como eu fiz em uma experiência que conto em outro post aqui do blog.

 

Feiras tradicionais e comércio popular

 

Eu simplesmente amo esse traço democrático de Ipanema de atender a todo tipo de público. Você pode gastar uma pequena fortuna em um produto de umas das “grifonas” do Quadrilátero do Charme.

Ou, ainda, gastar pouquíssimo em um item encontrado nas feiras tradicionais ou nas lojas de comércio popular.

Na Praça Nossa Senhora da Paz, por exemplo, todas as sextas-feiras acontece uma feira livre com uma variedade gigantesca de legumes, verduras, frutas, peixes etc.

Em alguns finais de semana do mês, também na Praça Nossa Senhora da Paz, acontece o evento gratuito O Fuxico.

 

O Fuxico - evento na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema.

 

Ele reúne gastronomia, artesanato, roupas, acessórios etc. O evento, mais do que uma feira, oferece uma programação variada para toda a família.

Já na Praça General Osório acontece a tradicional Feira Hippie de Ipanema. Considerada a maior galeria de artes e artesanato do mundo, a feira funciona todos os domingos do ano, desde 1968, atraindo turistas e moradores.

A Feira Hippie de Ipanema é tão marcante na cena carioca que já virou Patrimônio Cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Lá, você encontrará uma enorme variedade de artigos nas dezenas de barracas: bijuterias, artesanato, roupas, acessórios, objetos de arte etc.

No centro da praça, ficam os quadros produzidos pelos artistas locais, que retratam a Cidade Maravilhosa e outros cenários brasileiros numa fantástica profusão de cores.

O mais legal dessa feira é que os preços são absolutamente acessíveis e se encontra de tudo para qualquer gosto.

 

 

Gastronomia em Ipanema

 

Ipanema tem uma gama enorme de opções gastronômicas: de bares e lanchonetes, desde os bem simples até os mais requintados restaurantes.

Para refeições rápidas, você encontrará diversos estabelecimentos pois, praticamente, em toda esquina haverá alguma alternativa com preços acessíveis.

Você poderá escolher entre nomes de grandes redes, como Mc Donald’s e Subway, até as joias casuais do bairro como o Bar Popeye, que completou 50 anos (e pelo qual você não dá nada ao passar em frente, mas que tem seu público fiel!) ou as redes cariocas de sucos e vitaminas, como a Big Néctar e a Big Bi.

 

Bar Popeye em Ipanema.

 

Entre as opções para refeições mais sofisticadas estão os famosos Satyricon, Gero e Bazaar.

Para uma pizza de excelente qualidade, minha recomendação é a Pizzeria Capricciosa. Contudo, se você curte a culinária japonesa, aposte no Gurumê.

Alternativamente, para saborear uma comida portuguesa de qualidade, opte pelo Adegão Português (na rua Vinícius de Moraes), o Manoel & Juaquim (na rua Barão da Torre) ou a Mercearia da Praça (na General Osório).

Mas, veja, aqui estão apenas algumas sugestões, pois o gostoso mesmo é se aventurar pelo bairro e escolher um lugarzinho charmoso para experimentar um pouco dos sabores apreciados, inclusive, pelos locais.

 

Tradicional sanduíche de carne assada do Bar Popeye no bairro de Ipanema.

Tradicional sanduíche de carne assada do Bar Popeye – de segunda a segunda uma opção barata e deliciosa!

 

Vida Cultural em Ipanema

 

Ipanema não tem uma vida cultural tão intensa, quando comparada às da Lapa ou do centro da cidade, por exemplo. Entretanto, o bairro possui dois centros culturais de grande importância para a cidade, além de salas de cinema e teatro.

 

Casa de Cultura Laura Alvim

 

Em plena avenida Vieira Souto – o metro quadrado mais cobiçado de Ipanema – e de frente para a praia, a antiga residência do médico Álvaro Alvim foi transformada em centro cultural.

O casarão doado por sua filha, Laura Alvim, para servir de espaço cultural. Possui uma galeria de arte, um pequeno museu e três salas de cinema. Conta, também, com um charmoso café.

 

Oi Futuro Ipanema

 

O elegante edifício de dois andares está localizado próximo à Praça General Osório. Conta com um auditório multifuncional que pode funcionar como teatro ou cinema. Além disso, possui um bar e locais de eventos, onde acontecem cursos, workshops e exposições.

 

Estação NET Ipanema

 

O complexo Estação NET Ipanema possui 2 salas de cinema equipadas com som dolby digital 5.1, uma cafeteria e um sebo de livros raros.

 

Teatro Ipanema

 

Apesar de ser relativamente, pequeno, o teatro Ipanema é um espaço público municipal com uma extensa programação cultural e artística.

Inaugurado em 1968 e com capacidade para 222 expectadores, o teatro foi um importante palco para jovens dramaturgos, diretores e companhias teatrais a partir da década de 1970.

Adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2012, passou por obras de restauração e atualmente é parte da Rede Municipal de Teatros da Secretaria de Cultura.

 

Vida Noturna em Ipanema

 

O agito noturno de Ipanema fica por conta dos bares e restaurantes. Assim como de umas poucas casas noturnas, como o Galeria Café e o DNA Social Club.

Há inúmeras opções de bares para petiscos e um bom chopp gelado, entre eles os tradicionais Belmonte, Bar do Adão e o Garota de Ipanema (onde Tom e Vinícius escreveram a famosa canção).

Entretanto, há muitas outras opções, sem o apelo dos grandes nomes, mas com deliciosas iguarias e chopp igualmente gelado. Honestamente, as alternativas para qualquer bolso e gosto são inúmeras em Ipanema.

Se você quer opções mais requintadas, a região mais próxima à Praça Nossa Senhora da Paz (incluindo as ruas Barão da Torre, Garcia D’Ávila, Maria Quitéria e Joana Angélica) é o lugar ideal.

Já nas proximidades da Praça General Osório (incluindo as ruas Teixeira de Melo, Vinícius de Moraes e Farme de Amoedo), ficam as opções mais em conta, mas não menos interessantes.

 

Ipanema: fonte de lazer a qualquer hora

 

Indiscutivelmente, Ipanema é um bairro cosmopolita que atende a qualquer tipo de público.

Assim, é capaz de entreter tanto o madrugador, que aprecia a beleza natural da praia ao nascer do sol quanto ao notívago, que compra o pão para o café da manhã ao sair da balada.

Suas possibilidades de lazer são inesgotáveis, uma vez que o bairro oferece acesso fácil para outros encantos do Rio de Janeiro, como a Lagoa Rodrigo de Freitas e Copacabana, por exemplo.

Em suma, o bairro de Ipanema tem uma localização estratégica para curtir o Rio, qualquer que seja o seu estilo ou idade. Venha desfrutar de tudo o que esse pedacinho do Rio tem a oferecer!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Rio de Janeiro

Tags:

4 thoughts on “O que Fazer em Ipanema – Principais Atrações e Dicas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.