Sem Comentários

Talvez você já conheça a marca Gilson Martins e as famosas coleções de artigos relacionados ao Rio de Janeiro e ao Brasil. Mas você sabia que pode conhecer a Fábrica do Gilsinho? E sair de lá com um produto exclusivo e customizado por você? Conheça o espaço temático do designer mais famoso do Rio!

Gilson Martins: um homem e sua marca no mundo

Carismático, alegre, colorido, comunicativo… assim é Gilson Martins! A loja e as coleções não poderiam ser diferentes.

Elas refletem o caráter jovial e carioca do designer e diretor criativo da marca consagrada internacionalmente.

Eu já havia passado em frente à loja Gilson Martins de Ipanema inúmeras vezes.

Créditos da foto: Olívia Souza Cruz.

Sempre namorando as bolsas e as carteiras, com o pensamento de que o dia em que tivesse que dar um presente tipicamente carioca a algum amigo gringo, que aquele seria o endereço certo!

Confesso que, apesar de achar os itens da coleção lindos, ainda não tinha comprado algum pra mim. Sempre deixava a vontade pra depois.

Entretanto, quando a Lilian Azevedo, autora do blog Uma Senhora Viagem e minha amiga, convidou-me para participar de uma Oficina de Customização com o Gilson Martins em pessoa, fiquei eufórica!

Imagina: poder ter a chance de criar um design exclusivo para uma das bolsas do artista? E ainda com os pitacos dele? Já saí de casa com a certeza de que iria amar a experiência!

O que você vai encontrar em uma das lojas Gilson Martins?

Pode ser que você não dê a sorte de encontrar o Gilson Martins em pessoa.

Porém, as criações dele estarão fazendo bonito nas prateleiras, balcões e paredes. E se você pensa que só vai encontrar motivos cariocas, vai se surpreender.

É certo que o artista, que produz acessórios e bolsas há décadas, quer mais é que você leve o que é de bom do Rio pra casa.

E pra isso, ele capricha nas peças, que incluem os pontos mais emblemáticos da Cidade Maravilhosa.

O Cristo Redentor – presente em tantas combinações – o Pão de Açúcar e os Arcos da Lapa estão entre eles.

Modelo: Baguette Pão de Açúcar.

Contudo, você também vai encontrar itens diversos de outras coleções, que não remetem propriamente ao Rio de Janeiro.

Além disso, há uma grande variedade de artigos que vão desde um look totalmente casual até modelos mais clássicos, que podem ser usados em todo o tipo de ocasiões.

Eu fiquei, simplesmente, apaixonada por esta Lory Royal!

A vasta oferta de produtos contempla desde a moda praia e fitness até itens que cabem, perfeitamente, em um ambiente corporativo mais formal.

Linha Brasil e o reconhecimento internacional

É fato que os itens da Linha Brasil colocaram os holofotes internacionais em cima do criativo designer. Não é pra menos: ele foi o primeiro designer brasileiro a ter a ideia genial de fazer uma representação gráfica da bandeira do Brasil em produtos que usamos no nosso cotidiano.

Inspirado nos grandes acontecimentos que marcaram o ano de 1994 – o surgimento do Plano Real, a morte de Ayrton Senna, a conquista do tetracampeonato na Copa do Mundo – Gilson Martins tinha como motivação algo muito mais profundo: o resgate da nossa autoestima.

Surgiram, então, as peças que brilharam nos desfiles da Rio Fashion Week de 1995 e que alavancaram o nome Gilson Martins como mais uma referência brasileira no mundo da moda internacional.

Foi o próprio Gilson quem nos contou essa história, em meio a tantas outras, com um jeitão de menino e uma simplicidade de fazer a gente se apaixonar por cada item da loja!

Uma trajetória linda, que aquele estudante de Belas Artes talvez nem suspeitasse quando fez a própria mochila nos idos de 1982, com sobras de material encontradas na oficina do pai artesão.

Uma história que dá pra virar filme, gente, de tão linda! Ele contando a evolução de sua carreira e as seis blogueiras mudas, perdidas nas memórias de nosso ilustre anfitrião. E olha que pra deixar a mulherada quieta, é preciso talento! Hehehe…

Linha Lixo Nobre e o reconhecimento ao trabalho dos colaboradores

Uma coisa que me surpreendeu muito durante a visita foi tomar ciência dos projetos sociais desenvolvidos pelo designer.

A linha Lixo Nobre, com peças confeccionadas a partir dos mosaicos criados por ex-costureiras da equipe, são uma demostração clara das intenções do artista.

Ao mesmo tempo em que a ação estimula a consciência para a necessidade de reciclar o lixo produzido na indústria, dando-lhe um destino sustentável, também gera renda para profissionais que, por circunstâncias da vida, não podem mais se comprometer com uma atividade externa.

Dessa forma, antigas colaboradas da fábrica G. Blues, trabalham de suas casas, gerando renda para suas famílias e atuando como co-autoras das lindas peças da marca Gilson Martins.

A marca Gilson Martins e a proposta de sustentabilidade

Há mais de 10 anos, o designer promove, entre seus colaboradores, o concurso “O Luxo do Lixo no Carnaval do Rio” .

Esse concurso temático consiste na escolha de mini telas representando cenas do Carnaval carioca ambientadas nos pontos turísticos do Rio.

Os participantes são convidados a elaborar as peças utilizando exclusivamente sobras de materiais usados na fábrica. Cada um elabora sua peça de acordo com a sua criatividade e as mais originais ficam expostas na loja.

Eu achei o máximo essa atitude de liberar o espaço para as criações dos colaboradores, pois isso não só estimula o empoderamento criativo dos funcionários, como é um reconhecimento do talento e do trabalho daqueles que contibuem para o sucesso da marca.

A Fábrica do Gilsinho: pra voltar a ser criança

Eu sei que fiquei divagando no post, falando de assuntos menos “turísticos”. Porém, a experiência foi marcante, mesmo. E nem imaginávamos o tanto que ainda estava por vir…

A Fábrica do Gilsinho é um espaço encantador. Tem um quê de oficina, com salinha de aula, espaço para exposições, cantinho das memórias, tudo junto e misturado e com um toque de magia e mistério.

No centro da sala, há uma mesa baixa com banquinhos de madeira, pra gente se sentar à vontade e deixar a criatividade fluir.

Créditos da foto: Júlia Sampaio.

Mas não sem antes ouvir algumas recomendações para que cada participante customize a sua peça.

Primeiramente, é preciso escolher a peça base (no nosso caso, uma clutch).

E ainda tem uma cartela de sugestão de cores pra gente não fazer breguice na hora de compor a peça… kkk!

Vem, então, a parte mais difícil! Escolher entre uma infinidade de cores, formas e tamanhos, os componentes para customizar a bolsa.

Em suma, os itens que farão de cada peça, um produto exclusivo.

Sim, porque você pode até copiar uma peça em exposição, mas não sairá exatamente igual.

Durante a atividade, a conversa flui de maneira leve e despretensiosa. No caso da nossa experiência, foi uma deliciosa troca de confidências da história de vida de cada um de nós.

Embalados por risadas, bebericos de batida de maracujá e cerveja geladinha, fomos compondo nossas peças, a medida em que conhecíamos um pouco mais do gênio por trás dos acessórios e de cada uma de nós.

E se você também quiser participar da Fábrica do Gilsinho?

Bem, como falei no início do post, pode ser que o Gilsinho não esteja por lá. Porém, a customização de bolsas sempre será conduzida por um de seus hábeis colaboradores.

Você não precisa agendar para customizar a sua peça. Basta chegar à loja e solicitar a customização. Mas o legal, mesmo, é ir com uma turminha de amigos.

Assim, a experiência fica mais divertida e completa. Nesse caso, o ideal é agendar a visita a fim de garantir o dia e o horário preferidos.

Para customizar a sua peça, basta escolher o modelo de bolsa que mais lhe agrada. Depois, é só selecionar os complementos.

O custo total vai depender da peça escolhida e do número de complementos que você quiser aplicar.

Entretanto, não há custo adicional pela orientação durante a atividade. De modo que você pagará, exclusivamente, pelas peças que adquirir.

Importante ressaltar que você não vai embora com o produto no mesmo dia. Ele deve ir pra fábrica a fim de ser concluído.

Já imaginou como minha clutch vai ficar linda depois de pronta?!

Assim que ele fica pronto, a equipe liga pra você ir buscar. O prazo de entrega é de uma semana, mas se você estiver turistando pelo Rio e não puder esperar tudo isso, O Gilsinho faz um vapt-vupt pra você levar a lembrança pra casa.

Extras na sua visita à loja

Não deixe de conferir os lindos quadros do artista, em exposição no fundo da loja. E, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do artista, aproveite para visitar a loja da Av. Atlântica. Lá, você poderá conferir outros quadros e obras do designer, disponíveis para a venda.

Outra coisa que você não deve perder na sua visita é a chance de experimentar um autêntico drink brasileiro: a batida de maracujá. Peça para um dos vendedores. É grátis! 😊

Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho: informações práticas

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 462 – Ipanema.

Horário de funcionamento: segunda à sexta de 9:00 às 20:00 e sábado de 09:00 às 19:00.

Contato: ipanema@gilsonmartins.com.br

Para saber mais sobre a marca, acesse o site e siga a página no Facebook.

Agradecimentos

Participei da experiência a convite da minha amiga Lilian Azevedo, que havia combinado tudo com o pessoal da equipe do Gilson Martins. Por isso, quero expressar meus sinceros agradecimentos a ela, pela iniciativa, e à Luciana Nocchi, que organizou a nossa atividade e que tirou fotos lindíssimas durante o evento!

Mais do que agradecer, quero expressar minha profunda estima pelo Gilson Martins. Eu já o conhecia como designer, mas depois de conhecer a pessoa do bem que ele é, admiro-o ainda mais.

É muito legal quando a realidade supera, de longe, a expectativa. Desejo que ele continue sempre iluminando a vida das pessoas que o rodeiam.

Créditos da foto: Júlia Sampaio.

Quero agradecer, também, a companhia das minhas amigas blogueiras, que com muito alto astral, tornaram a experiência ainda mais rica!

Importante ressaltar que, apesar da parceria nesta experiência especial, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma blogueira experiente, acostumada a visitar diversas atrações e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, cumprindo com o compromisso de transparência do blog, sinto-me totalmente confortável em recomendar a Fábrica do Gilsinho  como uma excelente alternativa para ir além do turismo convencional na cidade e, de quebra, levar uma lembrança que tem a cara do Rio.

Conheça os outros blogs que participaram da Fábrica do Gilsinho:

Chicas Lokas

Fora da Toca

Fui ser Viajante

Olívia Garimpando por Aí

Uma Senhora Viagem

Referência

http://www.gilsonmartins.com.br/historia/english.html

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: