4 Comentários

O Cachaça Social Club Tour de Experiência: Fazendo e Provando reúne a Arquitetura e a História do centro do Rio de Janeiro , a boêmia da Lapa e a tradição cultural de uma bebida 100% brasileira: a eterna cachaça.

Cachaça: a bebida 100% brasileira

Não é de hoje que marchinhas de Carnaval já dão toda a pinta da fama e da tradição da cachaça. Quem nunca cantou em um baile de carnaval “pode me faltar amor, e isso eu até acho graça, só não quero que me falte, a danada da cachaça” que levante a mão!

Além disso, muitos são os nomes que ela recebe Brasil afora. Branquinha, mé, pinga, birianite, cátia, água que passarinho não bebe… são mais de 400 jeitos de se referir a ela! Também, pudera, são mais de 500 anos de existência.

Algumas das incontáveis garrafas da tradicional Casa da Cachaça na Lapa.

A história da cachaça anda junto com todas as fases do nosso país, desde o início da colonização, passando pelo império e chegando à república.

Em pleno século XXI, ela se mantém firme e forte, apesar da concorrência dos destilados internacionais, em um mundo cada vez mais globalizado.

O fato é que, há muito tempo, a cachaça acompanha o momento de lazer do brasileiro.

Assim como faz muito tempo que perdeu aquele estereótipo de bebida popular e começou a fazer parte das rodas de conversa da elite do país.

Hoje em dia, a cachaça evoluiu em padrão e qualidade e são muitos os rótulos disponíveis no mercado, que oferecem uma bebida sofisticada e que agrada aos paladares mais apurados.

Cachaça Social Club Tour de Experiência

O Cachaça Social Club Tour de Experiência: Fazendo e Provando, poderia ser mais uma das experiências etílicas oferecidas nos quatro cantos do mundo.

Porém, qual é a graça de apreciar uma bebida sem estar por dentro das circunstâncias em que ela se estabeleceu no cenário nacional?

Sendo assim, o início do tour só poderia acontecer em frente a um bar tradicional do centro da cidade: o emblemático Amarelinho da Cinelândia.

O estabelecimento está ali desde 1921 e é um ícone da Cinelândia, outrora considerada a “Broadway Brasileira”, devido à grande concentração de teatros na região.

Cachaça Social Club Tour: um pouquinho de História

Em frente ao Amarelinho da Cinelândia, encontramos com a nossa guia, Luciana Morozini. Ali, ela aproveitou para nos dar um apanhado histórico da Praça Floriano, que todo mundo conhece como Cinelândia.

Olha aí a Júlia Sampaio, do blog Fora da Toca, toda compenetrada…

Não é para menos: no início do século, era ali que a efervescência cultural da antiga capital acontecia. Ainda temos muitos edifícios bem conservados daquela época para admirar. O Cine Odeon é um deles.

Começamos, então, a nossa caminhada com destino à Lapa, o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro.

No caminho, tivemos a chance de apreciar o Passeio Público, o primeiro parque público da América Latina. Muito interessante saber que ali ainda se encontram os portões originais.

Fizemos uma pequena parada no Cine Palácio, onde Carmem Miranda se apresentou no auge da sua carreira.

Passamos, também, em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro.

E, finalmente, seguimos destino à parte boêmia da cidade.

Cachaça Social Club Tour: um pouquinho de boemia

Já cantava Nelson Gonçalves “boemia, aqui me tens de regresso”. E andando pelas ruas da Lapa, a gente já foi se contagiando com o clima festivo da happy hour. Afinal, a esta altura do tour já passava das sete da noite.

Uma breve passada pela Escadaria Selarón marcou o divisor de águas: dali pra frente, o tour começou a ganhar ares de festa.

Eu, particularmente, adorei a parada na escadaria. Como ali é um ponto turístico extremamente procurado, conseguir uma foto sozinha durante o dia é quase impossível. Porém, no final do dia, fica  bem mais tranquilo.

Depois, aproveitamos para visitar a Fundação Progresso, uma antiga fábrica de fogões do século XIX transformada em um centro cultural. Há uma linda exposição de fotos do Rio Antigo.

Bem pertinho da Fundação Progresso fica o Circo Voador, outro ícone da cidade quando o assunto é show! Por ali, já passaram grandes nomes da música brasileira.

Pegamos, então, a rua Mem de Sá, que concentra os bares mais badalados da Lapa. Ali, em uma de suas esquinas, que se encontrava o nosso destino final: o Cachaça Social Club.

Cachaça Social Club Tour: um pouquinho da bebida

O Cachaça Social Club já encanta logo de cara: tem aquele ar descolado e, ao mesmo tempo acolhedor.

Você pode escolher uma das mesas externas, ou ficar lá dentro. Os dois ambientes são interessantes.

Fomos recebidas, então, pelo Sr. Carlos Lyra, um entusiasta da cachaça e produtor da cachaça artesanal utilizada em todos os drinks e caipirinhas da casa.

Na primeira parte da seção “Fazendo e Provando” do tour, o Sr. Carlos nos mostrou os princípios básicos do processo de produção da cachaça.

Fomos convidadas a moer a cana, matéria-prima da produção da bebida. O suco extraído fez parte da nossa primeira degustação. Estava delicioso!

Em seguida, ele nos contou com muito entusiasmo como se dão os processos de fermentação e destilação para que o suco da cana de açúcar se transforme na apreciada cachaça.

A segunda parte da degustação já é proibida para menores. Cada um é convidado a pegar um copinho da preciosa e mandar goela abaixo.

O ritual inclui tocar o sino e gritar “viva a cachaça”! E não é que depois de engolir a tira-vergonha a gente faz isso sem a menor cerimônia?!

Aliás, você sabia que um estudioso da cachaça também é um sommelier? Sim… chique, né?

Eu, na minha santa ignorância, perguntei se o Sr. Carlos era “mestre cachaceiro”, na primeira vez em que nos encontramos, na Rio Travel Market 2018!

Ele, com muito bom humor, corrigiu-me: sommelier da cachaça. Mas, você também pode encontrar por aí variações como cachacier ou cachaçólogo.

Enfim, trocando em míudos: todo cachacier é um cachaceiro, mas nem todo cachaceiro é um cachacier.

Ai, meu Deus… perco a parceria, mas não perco a piada! Hahaha E olha que, ao escrever este post, fiquei longe da marvada

Cachaça Social Club Tour: Fazendo e Provando

Beleza, depois de toda a parte teórica e a degustação aprovada pelo Departamento da Moral e dos Bons Costumes, bora fazer e provar a nossa caipirinha!

Primeiramente, tivemos as explicações básicas de como cortar corretamente o limão, como macerá-lo dentro do copo, o tanto de cachaça que precisaríamos acrescentar, o modo certo de sacudir o conteúdo etc.

Naquele momento, percebi que para o brasileiro, fazer uma caipirinha segue o mesmo princípio de  falar Espanhol. Todo mundo acha que é entendido no assunto… só que não. Fazer uma boa caipirinha exige conhecimento e treino!

Assim, dadas as primeiras instruções, o nosso cachacier pediu duas voluntárias para fazer a caipirinha e ele provar. Lógico que me ofereci.

Bem, disse ele que a minha estava muito boa. Então, acho que passei no teste!

Depois da “aula” deliciosa, fomos brindar e apreciar o produto final.

Centro Cultural Cachaça Social Club

O Cachaça Social Club é muito mais do que um simples bar na Lapa. Na minha opinião, ele é um espaço temático que funciona tanto como uma “Cachaçateca” quanto como um centro cultural, mesmo.

Primeiro, porque ali encontram-se centenas de rótulos de cachaças premiadas.

Segundo, pois eu tenho certeza de que, qualquer pessoa que vá conversar com o idealizador do evento, vai encontrar um entusiasta pronto a compartilhar seu vasto conhecimento sobre o assunto.

E, finalmente, porque o estabelecimento oferece, em seu cardápio variado, mais de 100 combinações de drinks e todos levam os nomes de pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro.

A caipirinha de lichia e jabuticaba, por exemplo, chama-se Arcos da Lapa. A de kiwi com limão do Taiti, chama-se Floresta da Tijuca. Isso só pra citar dois exemplos marcantes da Cidade Maravilhosa.

Cachaça Social Club Tour: informações práticas

Periodicidade: de terça a sábado, sempre às18:00.

Duração: cerca de 3 horas.

Preço: R$100,00 por pessoa.

Reservas: a participação no tour deve ser agendada antecipadamente pelo telefone (21)99933-7632 ou por e-mail: l.morozini@gmail.com .

Local de início do tour: Amarelinho da Cinelândia (Praça Floriano, 55B / Centro). Para chegar até lá, pegue o metrô sentido Uruguai e desça na estação Cinelândia. É o jeito mais fácil e barato.

O que está incluído no tour: guia bilíngue certificado, degustação de suco de cana, de cachaça artesanal e uma caipirinha.

Cachaça Social Club : informações práticas

Você pode conhecer o “alambique urbano” sem participar do tour de experiência. Basta ir ao local.

Endereço: Rua do Rezende, 53 na Lapa.

Funcionamento: de terça a quinta-feira de 18:00 às 02:00 da manhã. Às sextas e sábados de 18:00 às 4:00 da manhã.

Contato: (21) 2587-8463 e (21)99723-025

Agradecimentos

O Turista FullTime, na condição de blog membro RBBR RJ (#RioUnico), juntamente com outros blogs de viagem,participou do Cachaça Social Club Tour de Experiência: Fazendo e Provando a convite do idealizador do projeto. De modo que quero expressar meus sinceros agradecimentos ao Sr. Carlos Lyra, pela oportunidade.

Quero agradecer, também, à Luciana Morozini, idealizadora do Ladies Guide Tours, por compartilhar conosco inúmeras curiosidades sobre o Rio Antigo, sua Arquitetura e sua História.

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma blogueira experiente, acostumada a participar de diversos tours e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, cumprindo com o compromisso de transparência do blog, sinto-me totalmente confortável em recomendar a experiência a quem deseja combinar um evento turístico e cultural no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. E viva a cachaça!

Confira a seguir os outros blogs que, também,  participaram do tour:

Chicas Lokas

Fora da Toca 

Fui Ser Viajante

Let’s Fly Away

Na Estrada com as Minas

Na Mochila da Ninja

Olívia Garimpando Por Aí

Por Aí com os Pires

Viajando com Daniela Cascardo  

Viajar Correndo

Referências:

https://cachacagermana.wordpress.com/2012/03/22/como-se-chama-o-especialista-em-cachaca/

https://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/21/pinga-me-branquinha-quais-nomes-a-cachaca-recebe-pelo-brasil.html

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

4 thoughts on “Cachaça Social Club Tour de Experiência”

  1. Interessante ter um tour da cachaça no centro do Rio de Janeiro na área da boemia. Acho que cachaça pura eu não tomaria mas num drink seria bem vinda.
    Legal conjugar esses dois passeios.

  2. Amei o passeio e a minha fotenha alí, depois me manda! Muito feliz em saber que eu não sou a única que é a louca das fotos que coloca 50 por post hehehe sempre maravilhoso fazer esses passeios com vocês

    1. Oi, Julinha! Hahaha… adorei! Eu não coloava muitas fotos, pois achava que deixava o post “gordo”, mas acho que o pessoal curte ver a parte visual… e agora taco foto! Depois eu mando a sua. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: