2 Comentários

Seja você alguém turistando pelo Rio de Janeiro ou carioca da gema, aposto que alguma curiosidade ou fato histórico contados durante o Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema vai lhe surpreender!  Então, vem comigo que vou compartilhar esta experiência com você!

Eu sou muito fã de walking tours e, sempre que viajo, procuro participar deste tipo de atividade.

Primeiro, porque é uma forma de conhecer o lugar, acompanhada de uma pessoa que mora lá e que vai me contar fatos que eu não descobriria em tempo real.

Segundo, porque é uma atividade de baixo custo. E sempre estou buscando formas de economizar, especialmente, em viagens internacionais!

 

Ponto de encontro do Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema

 

Resolvi, então, experimentar o Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema para poder escrever a respeito.

E, também, para indicar aos meus hóspedes, pois tenho um apartamento de temporada a menos de uma quadra do início do tour!

Honestamente, achei o tour uma ótima alternativa para ter uma visão panorâmica dos pontos mais relevantes dos dois bairros e depois voltar para apreciar por conta própria o que você achar mais interessante.

Claro que se você tiver pouco tempo na cidade, ou se for sua primeira estadia, vai querer focar nos principais pontos turísticos.

Entretanto, se você tiver mais tempo, ou se for sua enésima vez no Rio, por que não sair do circuito básico de Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Jardim Botânico?

Por que não perambular pelas ruas menos movimentadas, descobrir aqueles botecos menos abarrotados, fugir um pouco do óbvio, descobrir algumas facetas diferentes daquelas presentes no burburinho de Copacabana e Ipanema?

Vale a pena experimentar um Rio de Janeiro diferente! E o Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema apresenta (pelo menos) 15 pontos e curiosidades dos dois bairros. E eu vou listá-las para você.

Aliás, muitas delas eu já havia citado nos posts que mais fazem sucesso aqui no blog: sobre o que fazer em Ipanema e o que fazer em Copacabana.

Inclusive, se você ainda não leu, convido você a dar uma espiada na sequência!

 

 

Walking Tour por Copacabana e Ipanema

 

O Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema dura cerca de duas horas e tem início na Praça General Osório, em Ipanema.

Ele passa por vários locais de destaque dos dois bairros. Mas uma coisa interessante é que os pontos destacados durante o tour não precisam ser, necessariamente, turísticos.

E estes monumentos e locais históricos, muitas vezes, passam despercebidos até mesmo para os próprios cariocas. Então, participar de um tour faz toda a diferença!

Eu mesma já havia passado um zilhão de vezes pela praça a caminho do metrô e nunca tinha parado para apreciar o chafariz, que tem história antiga mas que, obviamente, não vou contar.

Quer matar a curiosidade? Vá fazer o tour! Hahaha!

 

 

Itinerário

 

Os bairros de Copacabana e Ipanema são interligados, basicamente, por duas principais vias: a rua Gomes Carneiro e a avenida Rainha Elizabeth.

Existe, inclusive, uma região conhecida como “Copanema”. Honestamente, até para os locais, às vezes, fica difícil saber onde um bairro termina e o outro começa.

Depois de deixar a Praça General Osório, o tour segue pela orla de Ipanema, fazendo algumas breves paradas para explicações.

 

 

O primeiro ponto de destaque de Ipanema é a Casa Laura Alvim, um importante centro cultural do bairro.

A estátua de Tom Jobim e a vista para a Pedra do Arpoador, no cantinho da praia (já na junção dos dois bairros), são os highlights desta parte do tour.

 

Créditos: Danny Oki, a musa da foto!

 

Como não é possível acessar o calçadão de Copacabana a partir da praia de Ipanema, é preciso pegar um “atalho”, passando pelo Parque Garota de Ipanema.

Então, esta e muitas outras curiosidades, você confere participando do tour guiado.

Em Copacabana, o primeiro destaque é o Forte inaugurado em 1916 e que você pode, inclusive, visitar gratuitamente às terças-feiras.

 

Forte de Copacabana é uma das atrações do itinerário do Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema

 

Outros destaques são as super fofas e instagramáveis estátuas de Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade, entre muitas outras surpresas e curiosidades.

Não vou contar mais para não dar spoiler! Mas sei que você vai gostar muito do que lhe será  apresentado durante o Tour por Copacabana e Ipanema!

 

Estátua de Dorival Caymmi é uma das atrações do itinerário do Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema

 

Como participar do Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema?

 

O Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema é oferecido pela Civitatis, parceira do Turista FullTime e operado pela empresa local Tour by Foot.

Para participar, basta você se inscrever através deste link aqui do blog.

Não é necessário fazer nenhum pagamento prévio. Tampouco fornecer cartão de crédito.

A única coisa que você precisará fazer é fornecer seu e-mail para que sua participação seja confirmada e o seu contato telefônico (para alguma eventualidade).

Não é preciso imprimir confirmação. No dia e horário estipulados, basta você comparecer ao local de encontro e dar o seu nome para participar. É tudo muito simples e prático.

 

Quanto custa o Walking Tour por Copacabana e Ipanema?

 

Em quase toda cidade do mundo em que a atividade é exercida, você a identifica pelo nome de “Free Tour” ou “Free Walking Tour”.

E, de fato, o pagamento é voluntário. Ao final do tour, você pode dar (ou não) uma contribuição ao guia de acordo com o seu grau de satisfação.

Lógico que não é obrigatório, mas é um gesto muito importante e apreciado, pois esta é uma atividade profissional.

Além disso, todos os guias têm formação em Turismo e registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

O valor da contribuição é livre. Apesar de eu já ter presenciado guias sugerirem valores entre 40 e 50 reais aqui no Rio de Janeiro.

Contudo, normalmente, as pessoas costumam deixar entre 20 e 50 reais. Também já vi guia portando maquininha para receber o pagamento em cartão. Entretanto, o mais comum é a gratificação em dinheiro vivo.

 

Ponto de Encontro e dicas práticas

 

O ponto de encontro do Free Walking Tour por Ipanema e Copacabana é a saída A da estação de metrô localizada na Praça General Osório

Atualmente, ele é oferecido às terças e quintas, sempre às 15:30. Contudo, dias e horários podem ser alterados, de modo que é sempre bom checar com antecedência a disponibilidade da empresa.

O guia credenciado possivelmente estará identificado com uma camiseta da empresa e portará um crachá com foto e nome completo emitido pela Cadastur.

 

Guia turístico do Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema

 

Como o Rio de Janeiro é um destino que atrai muitos turistas internacionais, as empresas acabam se adaptando para atender a esta demanda. Assim, este tour é oferecido em Espanhol e em Inglês.

Entretanto, no website da Civitatis é possível sinalizar que você é falante de Português e os guias estão preparados para conduzir um tour bilíngue.

O tour do qual eu participei, foi conduzido pela guia uruguaia Maria Fernanda Rodriguez, que se prontificou a explicar em Português, caso eu não compreendesse aquilo que era dito.

No entanto, foi bem tranquilo. Talvez pelo fato de ela já morar há mais de 10 anos no Rio e saber falar bem o Português.

Com certeza, isso deve ter contribuído para que ela escolhesse palavras que fossem comuns aos dois idiomas.

De qualquer forma, foi uma excelente maneira de fazer um intensivão de Espanhol, enquanto visitava pontos turísticos. Bem no esquema pague um e leve dois! Adorei!

Bem, mas resumindo, não haverá um tour exclusivamente em Português.

Então, na hora de fazer a reserva, escolha de acordo com a língua estrangeira que for mais confortável para você: o Inglês ou o Espanhol.

E não tenha vergonha de pedir uma tradução aqui e ali, se precisar.

 

Uma curiosidade que você aprende no tour: quem trabalhava nesta cobertura em forma de onda, observando o mar de Copacabana?

 

Atrasos e cancelamentos

 

Há uma tolerância de 15 minutos e depois o grupo inicia o tour e quem não chegar fica pra trás.

Existe um número mínimo de três participantes para que o tour ocorra.

Por isso é necessário informar o e-mail e telefone, para que no caso de desistências, você fique sabendo que o tour não vai acontecer.

Porém, eu já vi uma guia fazer um tour no centro do Rio de Janeiro com um único turista, pois havia um grupo enorme para participar do tour em Espanhol e só um falante para fazer o tour em Inglês.

No caso do tour que eu participei, havia 26 inscritos e apenas 15 compareceram. Não foi um problema porque muitos haviam feito reserva.

Contudo o ideal é cancelar caso não vá comparecer. Afinal, o cancelamento é grátis.

 

O que levar?

 

Para qualquer tour aqui no Rio de Janeiro é preciso estar preparado para as altas temperaturas. Mesmo nos meses de inverno, os termômetros podem passar dos 30 graus.

Além disso, o sol costuma ser inclemente! Portanto, itens básicos, como protetor solar, chapéu ou boné e óculos escuros são imprescindíveis para seu conforto.

No calçadão da praia há vários quiosques, mas nem sempre vai dar para você parar durante o tour para comprar alguma coisa. De modo que é melhor levar uma garrafinha de água com você.

Como já mencionei antes, o Walking Tour por Copacabana e Ipanema dura pelo menos 2 horas e percorre mais de 4 quilômetros.

Assim, calçados confortáveis e roupas leves são essenciais para garantir o seu bem estar.

E, finalmente, não custa nada ter um olho na previsão do tempo e incluir uma capa ou um guarda-chuva, se for o caso!

 

O maravilhoso fim de tarde, visto do canto esquerdo da praia de Ipanema pertinho da Pedra do Arpoador.

 

Vale a pena fazer o Free Tour por Copacabana e Ipanema?

 

Eu sempre acho que vale a pena participar de tours guiados. Penso que sempre é uma forma de enxergar um bairro ou um centro histórico sob uma nova perspectiva.

No meu caso, morando no Rio há mais de 20 anos e sendo assídua frequentadora de Ipanema, muita coisa não foi novidade. Ainda assim, tive algumas surpresas!

Então, acho que para turistas, o Tour por Copacabana e Ipanema é uma experiência super rica.

Principalmente porque apresenta algumas joias dos dois bairros, que vão muito além de suas belas e famosas praias.

Convido você a conferir e depois contar pra gente aqui nos comentários como foi sua experiência!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Rio de Janeiro

Tags:

2 thoughts on “Free Walking Tour por Copacabana e Ipanema”

  1. Foi ótimo reviver o tour detalhado.
    O Rio é lindo!
    Me encanto toda vez que vou. E por mais que conheça pontos essenciais dele. É sempre inovador e interessante!❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *