2 Comentários

Conheça a lista da conceituada revista National Geographic com os 25 Melhores Destinos para visitar em 2023. Inspire-se, prepare as malas e viva uma experiência inesquecível!

Todo final de ano é a mesma coisa: começo a fazer o planejamento das férias e dos lugares turísticos que desejo conhecer no ano seguinte e vem uma indecisão enorme. Muitas perguntas tiram o meu sossego! 

Quais serão os destinos que não vou deixar de fora da lista? Quais são as melhores alternativas levando-se em consideração o custo/benefício? Qual a melhor época do ano para visitar? Que tipo de turismo eu quero fazer? 

A lista de dúvidas é proporcional à oferta de lugares que ainda constam da minha interminável lista de desejos!

De modo que acabo procurando inspiração em outros blogs de viagem e nos veículos de comunicação que costumo consumir como viajante e como leitora.

Assim, deparei-me com a lista elaborada pela icônica National Geographic, que dispensa apresentações. 

Assim, compartilho com você os 25 destinos incríveis que a compõem e um pouquinho da minha experiência nos países mencionados.

 

Melhores Destinos para visitar em 2023

 

A National Geographic dividiu os melhores destinos para visitar em 2023 em 5 categorias: comunidade, natureza, cultura, família e aventura.

De modo que, qualquer que seja o seu estilo de viajante, haverá um destino que venha de acordo com os seus interesses e possibilidades.

Uma coisa interessante é que estes lugares e experiências estão espalhados pelos cinco continentes, o que facilita o acesso e ajuda a diminuir o investimento necessário para o deslocamento.

Afinal, o preço das passagens é um dos grandes problemas enfrentados pelos viajantes na atualidade.

Além disso, um outro fator importante é que alguns dos destinos estão concentrados em um mesmo país ou em uma mesma região (como os Estados Unidos ou o Reino Unido, por exemplo). Então, você pode combinar mais de um dos 25 melhores destinos em uma mesma viagem.

E, finalmente, algo que eu achei muito importante é que os critérios seguidos pela revista ao selecionar os destinos foram baseados no comprometimento de seus cidadãos com relação ao cuidado e conservação do local e no respeito pelas tradições e pela cultura.

Na minha opinião, este fator foi decisivo, pois de nada adianta um destino ser paradisíaco se não puder proporcionar boas condições de vida para a população local e perpetuar aquilo que foi apresentado aos turistas.

 

Comunidade

 

Na categoria “comunidade”, os melhores destinos para visitar em 2023 foram as Ilhas de Dodecaneso (Grécia), Milwaukee (Wisconsin – Estados Unidos), Alberta (Canadá), Laos (Ásia) e Gana (África).

 

Natureza

 

Entre os destaques da lista no quesito  “natureza”, encontra-se a região das Highlands da Escócia (as famosas Terras Altas), Botsuana (África Austral), o Parque Nacional Big Bend (Texas – Estados Unidos) o Arquipélago de Açores (Portugal) e Eslovênia (Europa).

Infelizmente, nunca estive na região das Highlands, mas já visitei vários lugares da Escócia (que é linda!) e se esta parte do país tiver as paisagens que eu vi próximas a Aberdeen e Edimburgo , por exemplo, sei que será uma experiência inesquecível!

 

Cultura

 

Sem dúvida alguma que esta categoria é a que mais me motiva a selecionar determinada cidade ou país.

Não porque eu não valorize as outras categorias. Contudo, eu gosto de visitar destinos onde a História e as heranças culturais tenham um lugar de destaque.

Na lista dos 25 melhores destinos para se visitar em 2023, encontram-se dois ícones da História da Humanidade: o Egito e a Via Ápia, um dos caminhos religiosos mais importantes do mundo e que fica na Itália.

Outros destinos menos conhecidos aparecem na lista. É o caso de Busan, cidade sul-coreana que, coincidentemente, meu marido visitou a trabalho há cerca de dois meses.

Ele ficou bastante impressionado com a cultura e o índice de desenvolvimento.

As grutas de Longmen na Província de Henan (China) e a cidade de Charleston (na Carolina do Norte – EUA) também fazem parte da lista.

Esta é a categoria que me sinto mais crua para opinar, porque são destinos que ainda estão na minha lista de desejos.

Entretanto, tenho a impressão de que percorrer a Via Ápia deva ser uma experiência fascinante. Primeiro, porque ela é uma das principais estradas antigas que levam a Roma , cidade que já visitei duas vezes e que não recebe o nome de “Cidade Eterna” à toa.

Segundo, porque já fiz parte do Caminho de Santiago e sei que fazer um trajeto por onde passaram milhares de pessoas, por séculos e séculos, tem um significado ímpar.

 

Familia

 

Segundo a National Geographic, as ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago estão entre os melhores destinos para visitar em 2023 em uma viagem em família. E eu concordo plenamente, apesar de ainda não tê-las visitado.

Afinal, minha última viagem do ano foi justamente um cruzeiro pelo Caribe e posso afirmar que as praias são paradisíacas e que o mar é limpo, calmo e cristalino. Perfeito para todas as idades!

 

 

Ainda entre os destinos para visitar com a família, estão as cidades de Manchester (Inglaterra). Já a visitei e acho até que poderia ter sido incluída na categoria cultura.

A lista sugere, também, a San Francisco Crosstown Trail. Trata-se de uma caminhada de 17 milhas (cerca de 27km) para você explorar lugares menos óbvios da icônica cidade californiana.

E, finalmente, a lista inclui dois países: Colômbia e Suíça, dois destinos com uma gama imensa de possibilidades.

 

Aventura

 

Se você leu até aqui e estava achando a lista meio parada, prepare-se para liberar seu lado mais free spirit!

Afinal, qualquer destino pode proporcionar algum grau de aventura, mas alguns são conhecidos, justamente, por esta característica.

No topo da lista de melhores destinos para 2023 está a Nova Zelândia, que não por acaso, também tem lugar de destaque na minha lista de desejos.

 

Créditos da foto: Julius Silver/Pixabay

 

Contudo, pela distância e todos os custos envolvidos na viagem e pela duração que ela requer, ainda não consegui tirar do plano das ideias!

Outro destino mencionado foi Choquequirao, cujo nome em inca significa “Berço do Ouro”. Ela é cidade-irmã de Machu Picchu, destino que visitei em maio.

 

 

Então, apesar de não ter conhecido Choquequirao, imagino que é uma experiência incrível!

Agora, se você quiser optar pela América do Norte, o estado de Utah nos Estados Unidos é uma das sugestões da National Geographic. Assim como o Parque Nacional Revillagigedo, no México.

E, por fim, os maravilhosos Alpes Austríacos, cuja porta de entrada fica em Innsbruck, cidade onde passei um Réveillon inesquecível.

 

 

Meus destinos para 2023

 

Depois de dois anos evitando viagens internacionais por conta da pandemia de Covid-19, sinto que agora preciso voltar a alçar voos mais longos.

Neste ano de 2022, consegui desengavetar duas viagens que estavam programadas desde 2020 e visitei lugares impressionantes.

Para 2023, um dos 25 melhores destinos sugeridos pela National Geographic já está na minha mira: a Suíça. Faz um tempão que planejo conhecer melhor este lindo país, tão famoso por suas belezas, seu queijo e seu chocolate!

Também estão na minha programação visitar o México e participar das celebrações do Dia dos Mortos, um acontecimento tão emblemático naquele país.

E, finalmente, explorar um pouquinho mais do nosso imenso Brasil, conhecendo os Lençóis Maranhenses e revisitando Salvador e a Serra Gaúcha.

 

O Brasil ficou de fora da lista

 

Aliás, fica aqui um questionamento com relação à lista criada pela revista: com tantas belezas naturais e com tanta variedade cultural no nosso país, não há sequer um destino brasileiro entre as sugestões.

Não posso deixar de levantar a bola: qual será a razão de termos ficado de fora desta compilação?

Segundo dados da Embratur, em outubro deste ano, mais de 700 mil estrangeiros já haviam comprado passagens aéreas para visitar o Brasil entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023.

Com certeza, o número é infinitamente maior, se considerarmos as decisões de última hora!

Então, por que o Brasil não foi citado em nenhuma das categorias? Talvez porque precisemos ficar mais atentos aos critérios que a revista usou para selecionar os destinos.

Entre eles, o respeito à sustentabilidade e à conservação; o cuidado com a população local. O impacto que o turismo causa àquela comunidade, entre outros fatores que envolvem a exploração de um destino, às vezes, à custa de sua exaustão.

Este é um assunto bem complexo… e que fica para um outro post. Um feliz 2023 para todos nós, com grandes viagens mas, acima de tudo, com a consciência de que visitar um destino é algo muito bom. Entretanto, melhor ainda é contribuir para que ele também esteja disponível para as gerações futuras.

Desejo, do fundo do coração, que possamos alcançar estes critérios para que muitos lugares brasileiros possam constar da lista de melhores destinos para se visitar em 2024.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Dicas de Viagem

2 thoughts on “Os 25 Melhores Destinos para Visitar em 2023”

  1. Estou indo conhecer oo norte da Itália, Gênova ( Cinque Terre ) , la Spezia… Milão , Lago Como e la Garda é finalmente Sicília, Sardenha e Calábria

    Brasil Maravilha só me falta Tocantins

    Aconselho que visite os Lençóis Maranhenses, na época da Festa do Divino ( em Alcantara) e das festas juninas ( São Luís – Bumba meu Boi )
    Muita História e Folclore , junto com um dos locais de uma beleza natural indescritível, que são os Lençóis Maranhenses ( as maravilhas do Brasil, eu poderia enumerar como : Foz do Iguaçu/Fernando de Noronha /Canions do Xingó e Delta do São Francisco) , MTS = Bonito e Pantanal de MT = Poconé / Jericoacoara e Delta do Parnaiba/ Amazônia com Parintins ( Festa do Boi ) , praias do nordeste, arraial do Cabo e Búzios… sul maravilha ! O Brasil é ❤️💯❤️ de norte a sul e de leste a oeste !

    América do Sul – Cartagena e Cuzco.

    Tb pretendo assistir no dia 2 de novembro, a Festa dos Mortos , na Cidade do México 🇲🇽

    1. Oi, Tania! Muito obrigada pela leitura e por suas contribuições aqui no post! Amei as suas dicas!!! Nossa, sou doida para conhecer os Lençóis Maranhenses e São Luís. Estão no topo da minha lista de desejos! Aliás, como tem coisa linda para conhecer neste nosso Brasil! Seu roteiro pelo Norte da Itália também está de cair o queixo… espero que faça uma excelente viagem! Já estive em alguns lugares por onde você vai passar e são, realmente, incríveis. Um beijão e ótimas viagens para você em 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *