2 Comentários

Viajar sempre dá um frio na barriga! Pode ser a sua primeira vez ou a centésima: você nunca ficará indiferente à proximidade das férias para um novo destino. Então, como planejar a Viagem dos Sonhos para que a experiência não vire um pesadelo? Confira todas as dicas práticas para montar uma trip inesquecível!

É certo que o conceito de viagem dos sonhos é uma questão muito particular. O que é um destino imperdível e memorável para uns, pode não ser para outros.

Afinal, os desejos, expectativas e gostos variam de pessoa para pessoa. Assim como vão se modificando de acordo com a fase da vida.

 

Planejar a viagem dos sonhos requer tempo e organização

Créditos da foto: Pixabay

 

Você pode estar vivendo uma rotina muito atribulada e querer algo mais relaxante. Ou o contrário: estar passando por um cotidiano engessado e entediante. E, portanto, querer algo que lhe dê um boost de adrenalina.

O fato é que quando viajamos, vamos em busca do novo, do diferente, de algo que nos tire da nossa zona de conforto e que nos surpreenda.

Então, é fundamental que três palavrinhas mágicas sejam incluídas na fase da preparação para garantir a viagem dos sonhos: pesquisa, planejamento e organização.

Ao longo deste post, pretendo esmiuçar ponto a ponto algumas providências básicas que você deve tomar para garantir que aquele sonho de viagem saia do plano das ideias e se transforme em uma bela lembrança.

 

Viagem dos Sonhos: Lago Königssee na Alemanha

Viagem dos Sonhos: Lago Königssee na Alemanha

 

Como fazer a viagem dos sonhos?

 

Há vários complicadores para adiar a concretização de uma viagem dos sonhos. Entretanto, sem dúvida alguma, o grande vilão para o adiamento de um projeto deste tipo é o dinheiro.

Mas, será que é preciso ser rico para desengavetar o desejo de conhecer um destino? Ou é uma questão de planejamento e organização?

Daí que já vou começar pela parte dolorosa que é ter que abrir a carteira. Mas, calma: podemos fazer isso em doses homeopáticas, com pesquisa e organização.

 

Créditos da foto: Pixabay por Kevin Schneider

 

1 – Planeje com antecedência

 

Vamos refletir: grandes eventos da vida (uma festa de casamento ou a compra de um imóvel, por exemplo) requerem um planejamento a médio ou longo prazo. Então, por que com a viagem dos sonhos teria que ser diferente?

Assim, planejar com antecedência deixa espaço para ir aparando possíveis arestas e ir amadurecendo as ideias.

Às vezes, o esqueleto de um roteiro fica bem diferente do corpo final, pois uma pesquisa mais aprofundada vai mostrando outros caminhos.

Daí que o tempo de maturação é fundamental para construir um itinerário detalhado de viagem consistente, com margens para mudanças de última hora, mas sem muito espaço para erros.

 

Planejamento para uma viagem dos sonhos à Europa em 2017

 

2 – Afunile a escolha do destino

 

Às vezes, a gente tem o sonho de conhecer uma determinada região. E, na ingenuidade, muitas vezes acaba achando que é possível conciliar muitas cidades (ou até vários países!) em uma mesma viagem.

É bem verdade que a possibilidade de visitar múltiplos destinos (uma vez que você já pagou por uma passagem cara) é tentadora.

Mas, pare e reflita: vale mesmo a pena maratonar? Ou não é melhor desacelerar e curtir um único destino com mais calma e profundidade?

Afunilar a escolha do destino lhe dá a possibilidade de fazer uma imersão na cultura local. Entretanto, isso não quer dizer que sua viagem não possa ser dinâmica.

Você pode usar uma cidade com mais estrutura como base e fazer passeios de bate e volta. Ou aproveitar que está em uma região e visitar várias cidades no entorno.

 

Cusco no Peru: ótima para servir de base e explorar a região

 

Eu fiz algumas viagens incríveis, concentrando em uma mesma rota cidades que ficavam a uma curta distância uma da outra e que tinham uma mesma temática e foram experiências inesquecíveis.

Na Alemanha, por exemplo, é possível percorrer a Rota Romântica. Já na França, o Vale do Loire apresenta castelos que parecem ter saído de contos de fadas.

 

Viagem dos sonhos: um dos 7 castelos que visitei no Vale do Loire

 

E aqui no Sul do Brasil, o Vale dos Vinhedos é um roteiro imperdível para amantes de um bom vinho e de excelente gastronomia.

Ideias para inspirar viagens dos sonhos são infinitas, mas a energia para curti-las se esgota. Então, é preciso priorizar para poder aproveitar!

 

3 – Defina o perfil da sua viagem

 

Muitas vezes, um mesmo destino oferece diferentes tipos de viagens para diversos perfis. Claro que há destinos para os mais “trilheiros” e outros para os mais “urbanos”. Ou ainda, destinos que consigam conciliar os dois tipos.

Entretanto, para garantir que você vai realizar o sonho de explorar ao máximo o destino de acordo com o seu perfil de viajante, é fundamental que você faça uma pesquisa e que se prepare de acordo.

Do contrário, aquela viagem dos sonhos pode ter um desfecho aquém das suas expectativas.

É claro que, às vezes, algumas variáveis fogem do seu controle e é preciso se adaptar! Em março de 2020, eu tinha uma viagem planejada para o Peru.

Veio a COVID-19 e tanto mudou o mundo quanto os planos da humanidade.

Quando, finalmente, em maio de 2022 eu consegui concretizar o sonho antigo de conhecer Machu Picchu, não pude fazer alguns passeios.

Isto devido a ter operado o joelho e não poder fazer esforço. Resumo da história: meu perfil de viajante havia mudado.

Ao invés de ir à Montanha das Sete Cores, entre outros tours mais aventureiros, fiz passeios culturais em Cusco.

Então, definir o seu perfil de viajante é essencial para você desfrutar de cada destino, pois sempre haverá algo para descobrir.

 

Viagem dos Sonhos: Rainbow Mountain

 

4 – Viaje sem dívidas

 

Vamos combinar que a pior coisa que tem é você já ter voltado para a sua rotina há meses e ainda estar lidando com os boletos da sua última viagem!

Você nem lembra mais que viajou e ainda está pagando a conta! Se isto já lhe soou familiar, que tal mudar a estratégia para a sua próxima viagem?

Assim, pague com antecedência o máximo que você puder. E ainda que você parcele sua viagem em múltiplas vezes, o ideal é que a última prestação seja antes do seu embarque. Afinal, na volta, muito provavelmente você terá algum gasto extra para pagar.

Além disso, viajar é um caminho sem volta! Você já chega em casa querendo planejar o próximo destino. Então, se estiver com os boletos da viagem anterior, vai começar a embolar o meio de campo!

 

5 – Defina um orçamento diário

 

É muito importante que você estabeleça um limite diário de gastos para evitar dores de cabeça com a fatura do seu cartão de crédito na volta pra casa.

Tenha bem definido o quanto pode pode ou quer gastar por dia. Exagerou num dia? Economize no outro. Esta é uma boa estratégia para contrabalancear.

Não caia na cilada de que “quem converte, não se diverte”. Você pode até não ficar convertendo enquanto viaja, mas seu cartão de crédito faz isso muito bem na volta e ainda acrescenta o 6.38% de IOF na sua fatura sobre todos os gastos realizados no exterior.

Eu tenho por hábito ir guardando os recibos e, ao final do dia, somo tudo para ver se ficou dentro da minha meta de gastos. Visualizar é uma boa estratégia para controlar o fluxo de caixa.

Você pode, também, mapear seus gastos pelo aplicativo do banco, caso pague suas despesas com cartão de débito. O importante é fazer um controle para não se perder.

Lembre-se: toda viagem sempre terá custos extras. Seja um imprevisto, uma atração que você desconhecia ou um item que você não resistiu e resolveu levar pra casa!

 

Créditos da foto: Pixabay por Michael Schuler

 

A viagem dos sonhos que todo mundo deveria fazer

 

Quando penso em uma viagem dos sonhos que todo mundo deveria fazer, imediatamente me vêm à cabeça destinos inusitados e razões menos óbvias.

Principalmente, aqueles lugares que vão no contrafluxo de onde todo mundo está indo.

É claro que algumas cidades são emblemáticas e povoam o imaginário de todo viajante. Afinal, quem nunca sonhou em ir para Paris, Roma ou Nova York ?

 

Viagem Romântica dos Sonhos: Paris 2017

 

O problema é que este é o sonho de muita gente. Então, essas cidades lotam! E por isso, acabam pesando no bolso do turista.

Assim, ao escolher um destino, pare e reflita: você realmente deseja conhecê-lo ou pretende ir até lá porque todo mundo vai?

Se for o primeiro caso, se jogue! Não poupe esforços para transformar o seu sonho de viagem em realidade.

Do contrário, use o mesmo dinheiro e energia para conhecer mais lugares, pois o que você gasta em um dia numa cidade dessas, às vezes você aproveita três em outra.

Hoje, quando eu penso na viagem dos sonhos que todo mundo deveria fazer, elas são sempre voltadas para “dentro”.

Por exemplo, conhecer um destino que me leve a refletir sobre a vida, o comportamento das pessoas, a cultura de um povo e como ela se assemelha (ou não) à minha.

Viagens que me façam voltar para casa com um olhar diferente sobre as coisas e as pessoas. Um olhar despido dos preconceitos, que só se é possível adquirir depois que se foi, vivenciou, formou suas opiniões e tirou suas próprias conclusões.

 

Viagens dos sonhos que eu já consegui realizar

 

Apesar de ter uma lista que aumenta a cada dia, posso dizer com muita alegria que já realizei muitos sonhos de viagem.

O primeiro deles, e um dos mais especiais, foi um intercâmbio de Inglês que fiz em Nova York há 25 anos.

Esta viagem marcou o início das minhas andanças internacionais e foi a realização do meu sonho de adolescente, quando eu já estava perto de entrar na casa do trinta.

De lá pra cá, nunca mais parei de sonhar, planejar e conhecer os destinos que me encantam.

Visitei lugares incríveis e que me deixaram marcas profundas. Alguns por seu valor sentimental. É o caso do Japão, terra dos meus ancestrais e que já consegui visitar em duas ocasiões.

Outros, por seu simbolismo, como foi o caso do Caminho de Santiago de Compostela.

Mas, independentemente do destino, toda viagem deixa uma marca indelével, que é voltar pra casa com uma bagagem cultural, que seria incompleta fosse só aprendida através de livros ou pelo ambiente virtual.

 

Viagem dos Sonhos: Caminho de Santiago de Compostela 2019

 

Viagens dos sonhos que ainda estão na minha lista de desejos

 

Se eu tivesse que descrever a minha viagem dos sonhos, eu diria que ela é a próxima. Afinal, é sempre a que me tira o sono! Não importa se é um destino novo ou um lugar que eu vá revisitar pela enésima vez!

No momento em que termino este post, estou a menos de 48 horas de embarcar para a Holanda, país onde morei por oito anos.

E posso dizer, sem sombra de dúvida, que o frio na barriga é o mesmo que eu sentiria se fosse a minha primeira vez.

Cada viagem é única, pois você está sempre em constante mudança. O lugar visitou aos vinte, não é o mesmo que você visita aos trinta, aos quarenta, aos cinquenta…

O lugar que você visita solo, não é o mesmo que você conhece a dois, com amigos ou com a família. Tudo muda, o tempo todo. E este é o grande barato de cada viagem!

Mas, tudo bem. Se eu tiver que listar dez destinos que ainda figuram no meu imaginário de viagem dos sonhos, estes são os que ocorrem no momento:

  • China
  • Indonésia
  • Egito
  • Índia
  • Líbano
  • Jordânia
  • África do Sul
  • Angola
  • Tanzânia
  • República das Maldivas

 

Créditos da foto: Pixabay por Sue & Todd

 

Viagem dos sonhos na visão de outras blogueiras

 

Acho que todo blogueiro de viagem é um ávido consumidor de outros blogs do gênero e eu não sou exceção.

Então, quando estou montando roteiros, sempre busco inspiração nos relatos de criadores de conteúdo que já estiveram naquele destino.

Assim, fiz uma compilação de alguns artigos para compartilhar com você e, quem sabe, instigar a conhecer estes lugares incríveis:

No blog Destinos Por Onde Andei, você encontra dicas para visitar a Côte d ́Azur, este pedaço de paraíso na Riviera Francesa.

Já no blog Turista Imperfeito, você pode conferir um pequeno sonho de viagem que é a Ilha de Sandhamn em Estocolmo .

No blog Uma Senhora Viagem, você encontra um novo olhar sobre a bela Veneza, que é a viagem dos sonhos de muita gente. E que já foi um dia, a minha também!

E, finalmente, no blog Olivia Garimpando Por Aí, você fica sabendo o que esperar de Nazaré, um destino de sonhos no litoral português.

 

Viagem dos sonhos: Veneza dos Corações Apaixonados

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

2 thoughts on “5 Dicas para Planejar a sua Viagem dos Sonhos”

  1. Rê, amei a lista final de viagem dos sonhos. O post está muito bem escrito e fala de forma muito precisa sobre planejamento e o significado de cada viagem.
    Beijocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *