10 Comentários

O Natal na Europa é uma das experiências mais impactantes e inesquecíveis que eu trago dos oito anos que vivi no Velho Mundo. Talvez pela magia do novo e pela diferença de temperatura. Ou ainda pela diversidade dos sabores e cores. Confira as melhores cidades para entrar no clima desta grande festa!

Mas o que o Natal europeu tem de tão diferente? O que faz dele tão único e especial?

Afinal, aqui no Brasil também estamos acostumados com a decoração natalina nas ruas, nas casas e nos centros comerciais.

Nós somos igualmente envolvidos pelo clima de confraternização e festividades.

Então, por que o Natal na Europa é tão mágico?

 

Decoração de Natal da Passage no centro de Haia

 

O Clima do Natal na Europa

 

Eu acho que o fator fundamental para a magia do Natal na Europa é o clima frio.

Natal combina com luvas, galochas, gorro, cachecol, neve caindo lá fora…

Principalmente, porque a trilha sonora que acompanha a imagem da Árvore de Natal e das renas do Papai Noel é a famosa “let it snow, let it snow, let it snow”!

 

 

Além disso, muitas outras tradições natalinas estão intimamente ligadas às condições climáticas.

Por exemplo, a prática de patinar no gelo. Na Holanda, assim como em outros países da Europa, as pessoas esperam ansiosas por esta oportunidade que, quando acontece, normalmente é na época do Natal.

No Natal, as crianças deixam as meias penduradas na lareira com a esperança de que o Bom Velhinho desça pela chaminé trazendo-lhes presentes.

Então, é preciso que o lugar seja frio para comportar tal aparato!

 

Decoração de Natal

 

Finalmente, há muitas outras coisas que só funcionam com baixas temperaturas, como saborear um bom chocolate quente, uma sopinha fumegante ou um gluhwein, bebida típica dos mercados de Natal espalhados pela Europa!

Aqui no Brasil, ele é conhecido como “vinho quente” e só é consumido mesmo nas festas juninas, ocasião em que as temperaturas estão mais apropriadas ao seu consumo.

 

 

Onde passar o Natal na Europa?

 

O que não faltam na Europa são opções de cidades de pequeno, médio e grande porte para você curtir o Natal de acordo com o seu estilo.

Você pode optar por cidadezinhas bucólicas e pacatas, como as da Rota Romântica alemã, que são lindas em qualquer época do ano, até as mais badaladas e cosmopolitas, como Copenhague e Berlim , por exemplo.

Algumas cidades são presença constante em listas preparadas por sites e canais turísticos e não desapontam nos quesitos decoração e charme natalino.

Entretanto, ao preparar a minha lista, resolvi incluir as cidades que já visitei e que sei que na época do Natal ficam ainda mais lindas.

E como esta compilação é baseada puramente na minha experiência, o critério utilizado foi o grau de deslumbramento que elas me proporcionaram.

Então, aqui vão algumas sugestões de cidades para curtir o Natal na Europa, com um clima totalmente distinto do que você encontraria em qualquer lugar do nosso país na mesma época do ano:

  • Colônia
  • Dresden
  • Innsbruck
  • Salzburgo
  • Viena
  • Munique
  • Londres
  • Bruges
  • Ghent
  • Amsterdã
  • Praga
  • Copenhague

 

As tradições de Natal na Europa

 

Claro que falar sobre as tradições de Natal na Europa neste post vai ser algo superficial, pois trata-se de um continente com múltiplas nacionalidades, costumes e religiões.

Entretanto, algo muito presente na cultura natalina europeia são os mercados de Natal. E eles são frequentados tanto pelos locais, quanto por milhares de turistas internacionais.

Alguns são simples e se concentram na principal rua de comércio, em frente à igreja mais importante da cidade ou mesmo em uma praça central.

 

 

Outros ocupam grande parte do centro de cidades históricas e podem durar semanas.

Os mais tradicionais e bem elaborados mercados de Natal são, sem dúvida, os da Áustria e da Alemanha.

Esses dois países têm uma forte influência católica e a população se esmera na decoração das residências, das ruas e do comércio.

 

Natal na Alemanha e na Áustria

 

Alemanha e Áustria são um capítulo à parte quando se trata de mercados de Natal! Então, se você só tiver a chance de conferir um único do gênero, eu sugiro fortemente que você considere um desses dois destinos.

Os mercados de Natal são tão organizados nesses países que você encontra sites listando o evento nas principais cidades.

 

 

Na Alemanha, o mercado mais famoso é o de Köln (Colônia em Português). Ele dura pelo menos as quatro semanas que antecedem o Natal e se espalha em torno da emblemática catedral da cidade.

Há alguns anos, tive a chance de conhecer este incrível mercado de natal e conto como foi a experiência em outro post aqui do blog.

 

Mercado de Natal em Colônia na Alemanha

 

A Áustria também encanta nesta época do ano, pois as ruas ficam lindamente ornamentadas, com decoração natalina nas árvores e lâmpadas coloridas espalhadas por todo lado.

Eu passei um Réveillon em Innsbruck e foi uma das experiências mais deliciosas que já vivi!

Não pela festa da virada em si, pois nada se compara a curti-la no Hemisfério Sul, vestindo roupas leves e pulando sete ondinhas.

Mas foi uma viagem deliciosa, pois pude mergulhar na cultura do Natal, mesmo tendo chegado só para a festa de Ano Novo.

 

 

Natal em outros países da Europa

 

Muitos países europeus também têm uma cultura natalina bem marcante. É o caso da Itália e de Portugal.

Lisboa e Roma são ótimas opções para uma imersão não só nas festividades do Natal, mas na cultura e na gastronomia desses países.

Inclusive, a Adelaide Pereira, autora do blog Turista Imperfeito fez uma compilação bem interessante sobre as tradições e comidas típicas italianas para o Natal.

Entretanto, o espírito natalino está presente em várias culturas europeias, como descreveu Olivia Souza Cruz, em seu blog Olivia Garimpando Por Aí.

Então, se o seu sonho é viver a experiência de um Natal europeu, o que não faltam são destinos para celebrar esta data cristã, que acaba sendo comemorada, também, por pessoas de outras religiões.

 

 

Natal no Estados Unidos e Canadá

 

Passar o Natal em outra parte do Hemisfério Norte, que não seja a Europa, ainda é algo que está na minha lista de desejos.

Talvez pela associação da figura do Papai Noel barbudo e vestido de vermelho tão presente nos filmes americanos.

Ou, ainda, pela sensação de clima natalino tão presente nas cidades do Canadá.

A Gisele Prosdocimi fez uma bela compilação sobre como é a decoração de Natal em Quebéc, Montreal, Ottawa e Toronto, que eu sonho em um dia poder conferir.

 

 

Onde passar um Natal com “clima europeu” no Brasil?

 

É bem verdade que muitas de nossas tradições natalinas são fruto da vasta herança cultural europeia.

E que grande parte das iguarias que, normalmente, fazem parte da ceia de Natal nem combina muito com o nosso clima tropical.

Porque vamos combinar que por mais que a gente se esforce para embarcar na vibe natalina do Hemisfério Norte, é uma árdua missão assar um peru em dezembro aqui no Hemisfério Sul!

Especialmente, se você morar no Rio de Janeiro , como é o meu caso.

Eu fico apreciando a maravilha que é este cenário de praia, mas acho que não combina em nada com o clima de Natal.

Isso sem contar os enfeites e a indumentária, todos remetendo ao frio: cores quentes, pinheirinhos, guirlandas, renas e tantos outros símbolos que não combinam com o nosso clima quente.

Mas se tem uma região do Brasil que eu acho que tem tudo a ver com a ocasião é a Serra Gaúcha.

Ainda que você não vá encontrar as baixas temperaturas do Natal europeu, a arquitetura e a paisagem vão compor o cenário ideal para a grande festa cristã.

Há muitos anos, fui com meus filhos ainda pequenos curtir o Natal em Gramado e Canela e foi uma experiência maravilhosa!

Infelizmente, naquela época eu nem sonhava em ter um blog de viagem e não fiz um registro apropriado, mas a Lilian Azevedo (autora do blog Uma Senhora Viagem) conta com detalhes como é a festa natalina em Gramado e Canela.

Bem, mas de lá pra cá, muita coisa mudou. E hoje em dia, eu tenho inúmeros posts dedicados à Serra Gaúcha e ao Vale dos Vinhedos e espero que você use e abuse deles para planejar a sua viagem!

 

Planejando seu Natal na Europa

 

Uma coisa é certa: qualquer que seja a cidade europeia que você escolher para curtir o Natal, vá com o espírito (e o guarda-roupa) preparado para o frio!

Mesmo que você escolha os países mais setentrionais da Europa, como Itália, Espanha ou Portugal, você vai encontrar temperaturas bem baixas.

Por outro lado, o Natal na Europa é considerado baixa estação, já que é durante os meses de junho, julho e agosto (verão europeu) que os preços de hotéis e passagens ficam mais altos.

Assim, viajar para os países europeus em meados de novembro e início de dezembro pode ser uma ótima alternativa para curtir um clima natalino, gastando menos e sem grandes aglomerações.

 

 

Claro que costuma haver um recesso escolar de umas duas semanas nas proximidades do Natal e do ano Novo e que nesse período as tarifas, tanto de hospedagem quanto de companhias aéreas, costumam ficar mais altas.

Entretanto, no restante da estação, os preços são bem convidativos! Então, essa é uma oportunidade perfeita para conhecer um pouco mais da cultura natalina europeia sem gastar tanto.

E por falar nisso, tenha em mente que questões culturais e trabalhistas diferem de país para país.

Assim, se você for passar o Natal na Europa, planeje com antecedência sua ceia, já que muitos restaurantes fecham no dia 24 e no dia 25. Dependendo do país, até no dia 26!

Então, é sempre bom pensar em uma alternativa, para não correr o risco de ficar sem sua refeição.

O mesmo planejamento é necessário com relação ao funcionamento de lojas, atrações, museus, parques etc.

Mas eu tenho certeza de que você vai se surpreender e se encantar com o Natal no Velho Mundo. E mesmo com todo o frio, vai voltar para a casa com a sensação de coração aquecido!

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Europa

Tags:

10 thoughts on “Melhores Cidades para Curtir o Natal na Europa”

  1. Oi Regina, amei ler as informações do seu blog.
    Faço aniversário no dia 24/12 e sonho passar o niver do próximo ano (72) e Natal em cidade tradicional e com neve.
    Já li sobre o Natal em Salsburg, Áustria e fiquei encantada, mesmo pq fica bem perto de Hallstat, cidade que conheci, só que no mês de setembro para outubro e para onde temos (eu e marido) muita vontade de voltar.
    Entrando 2024 pretendo já começar o planejamento para a realização desse sonho.
    Por favor, vc teria dicas mais específicas para essa viagem?
    Eu ficarei muito grata.
    Bjs

    1. Oi, Clarice! Tudo bem? Antes de mais nada, mil desculpas por ter demorado tanto para lhe responder. Sua mensagem ficou “perdida” na caixa de comentários. Mas, vamos, lá. Tentarei lhe ajudar com o máximo de informações que tiver.

      Salzburg é maravilhosa e eu fiz um roteiro de 3 dias na cidade. Não fui no inverno, mas as dicas que tenho no post podem ser usadas em qualquer época do ano. Inclusive, de lá dá para fazer um passeio de bate e volta para uma região lindíssima da Alemanha.

      Passei uma virada do ano em Innsbruck e foi uma experiência bem diferente. Muita neve, decoração natalina, comidas típicas deliciosas. Foi mágico! Também tenho post sobre a experiência aqui no blog.

      Você pode, também, incluir uns 2 ou 3 dias na capital Viena, que é sempre muito interessante e deve ficar ainda mais linda na época do Natal.

      Bom, estou à disposição para mais dicas e, inclusive, para ajudar vocês a montar esta viagem maravilhosa. O Turista FullTime tem a própria agência de viagens e eu mesma sou a agente responsável por tudo.

      Então, podem contar com a minha assessoria profissional, também, se vocês desejarem.

      Um grande beijo e obrigada por acomapnhar o meu trabalho,

      Regina

  2. Só de ver estas fotos me dá vontade de estar nestes lugares, acho que os cenários criados nas cidades onde o Natal acontece no inverno é muito mais bonito que no Brasil, porque as roupas, os mercados e a neve fazem toda a diferença.
    Adorei suas dicas de melhores cidades para curtir o Natal na Europa, é uma época que eu adoraria sempre viajar para países frios e aproveitar tudo que o espírito natalino nestes lugares oferece.
    Feliz Natal e um Ano Novo muito especial para você e sua família. Beijos.

    1. Oi, Gi! Muito obrigada pela leitura e pela sua participação aqui no post. Realmente, o Natal na Europa é um acontecimento especial. Vale muito a pena experimentar. Se eu pudesse, passaria todos os Natais no frio, pois acho quer combina muito! Desejo um lindo 2023 para você e sua família. Um grande beijo!

  3. Eu concordo totalmente com você, Natal na Europa é uma experiência ímpar. Eu nunca morei na Europa, mas tive o privilégio de passar uma boa temporada entre os meses de dezembro e janeiro e viver essa experiência. Eu realmente fiquei impactada com a experiência de Natal na Europa e tenho muita vontade de repetir. O frio, as feiras, o vinho quente, as pistas de patinação, e em especial a decoração, eu amei e realmente é muito diferente da experiência aqui do Brasil e especialmente do Rio, onde moro. Espero repetir. Beijos

    1. Oi, Olivia! Muito obrigada pela leitura e por sua participação aqui no post. Eu também amei a experiência do Natal na Europa! Muito diferente do nosso, e espero um dia poder viver tudo isso de novo. Mas, a virada do ano, eu sempre vou querer estar aqui no Brasil… hehehe! Acho que somos imbatíveis nesta data! Um beijão pra você, com um Natal cheio de paz e um 2023 repleto de boas vibrações, energias renovadas e muitas, muitas viagens!

  4. Ainda não tive a oportunidade de curtir um natal na Europa mas desejo muito. Os mercados de Natal devem ser demais e é o que mais gostaria de ver. Enquanto aguardo essa hora me delicio com sua descrição dos natais europeus. Não me aventuraria a patinar na neve mas acho lindo deslizar pra lá e pra cá. Regina, essa época é considerada alta temporada? Feliz Natal pra você e sua família.

    1. Oi, Lilian! Muito obrigada pela leitura e pela sua participação aqui no nosso post.
      Apesar de haver um recesso entre o Natal e o Ano Novo (mais voltado para as escolas do que para os outros setores), a vida segue mais ou menos normal no final do ano.
      Isso é algo bem curioso na Europa, pois ao contrário do que acontece no Brasil, cujo término do ano coincide com o fim do ano escolar, não há muito um clima de “fechamento”. A impressão que eu sempre tive foi de mera continuidade após a virada do ano.
      E como a alta temporada na Europa é nos meses de verão (junho, julho e agosto), viajar para lá de novembro a janeiro pode ser uma boa forma encontrar preços mais acessíveis e lugares menos cheios.
      Lógico que nas datas festivas os preços tendem a estar mais altos, mas ainda assim, organizando com antecedência, é possível encontrar algo razoável.
      Espero que um dia você possa conferir o Natal na Europa, pois realmente é muito lindo. E desejo tudo de bom para você e sua família neste Natal e no ano de 2023. Um grande beijo!

  5. Excelentes dicas para planejar o Natal na Europa e vivenciar uma experiência completamente diferente em termos de clima e tradições.
    Sem falar na chance de conhecer os mercados natalinos!
    Obrigada por compartilhar! Boas festas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *