2 Comentários

O Tour Ecológico de Bike Tuk, proposta inovadora da Tuk Rio, mescla os conceitos de turismo e mobilidade 100% ecológica em meios às trilhas do Campo Olímpico de Golfe. Um programa essencial para conferir um legado dos Jogos Olímpicos de 2016 e desfrutar da natureza exuberante da Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca.

A proposta da Tuk Rio

A empresa Tuk Rio, pioneira no uso de Bike Tuks aqui no Brasil, traz um novo conceito de turismo que combina mobilidade urbana com sustentabilidade.

Inspirados nos conceitos de mobilidade sustentável, já presente nas grandes cidades da Ásia e da Europa, por exemplo, a frota da Tuk Rio é 100% ecológica e desenvolvida especialmente para o turismo.

De modo que as Bike Tuks (bicicletas elétricas com capacidade para dois passageiros e um condutor) circulam pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro sem poluir o meio ambiente.

Na verdade, apesar de passar pelos ícones da Cidade Maravilhosa, a grande atração acaba sendo mesmo a Bike Tuk, que desperta curiosidade por onde passa.

A ideia deu tão certo que, hoje em dia, a empresa disponibiliza 4 tipos de tours:

  • Passeio “De Bike Tuk pelo Parque do Flamengo”
  • Passeio “De Bike Tuk pela orla do Rio”
  • Passeio “Tuk-Tuk LED de Copacabana ao Leblon”
  • Passeio “Tour Ecológico de Tuk Tuk na Natureza”

Um Tour Ecológico de Bike Tuk pelo Campo Olímpico de Golfe

É muito curioso quando se descobre que havia uma atração turística desconhecida a menos de 2km de casa.

Principalmente, sendo blogueira! A gente meio que veste a camisa com o slogan “casa de ferreiro, espeto de pau”. Mas, desta vez, eu tive que usar com a hashtag e tudo!

Quando é que eu iria imaginar que eu poderia fazer um Tour Ecológico de Bike Tuk em pleno Campo Olímpico de Golfe? Nem nos meus sonhos mais criativos!

Aliás, eu achava, de fato, que só os entusiastas do esporte teriam acesso ao local. Ledo engano! Mas, ainda bem que a santa ignorância não dura pra sempre, né?

Tá, em minha defesa: eu ainda estava morando na Holanda na época dos Jogos Olímpicos de 2016 e nunca tive a menor inclinação para o Golfe.

Enfim, o fato é que curtindo ou não dar umas tacadas por aí, o Tour Ecológico é uma maneira super relaxante e divertida de visitar um dos legados das Olimpíadas e, ao mesmo tempo, conhecer uma área de preservação ambiental.

O que esperar do tour?

Localizado na Reserva de Marapendi, e ocupando uma área de proteção ambiental de quase mil metros quadrados, o Campo Olímpico de Golfe oferece muito mais do que a possibilidade de praticar o esporte. O Tour Ecológico é uma das atividades.

O stand da Tuk Rio fica localizado na construção principal do Campo Olímpico de Golfe.

Tá vendo ele lá, no fim do corredor de acesso?

Ali, encontra-se uma estrutura aberta em deck de madeira que conta, também, com uma loja de suvenires e artigos esportivos, um restaurante e 4 ambientes independentes para a realização de eventos.

O Tour Ecológico, um percurso de 8km pelas trilhas do Campo Olímpico de Golfe, contempla a possibilidade de conferir as ricas fauna e flora da região, interferindo o mínimo possível em seu ecossistema.

Durante o trajeto, que dura cerca de uma hora, você pode conferir diversas espécies de plantas e animais.

Como o veículo move-se lentamente e, praticamente, sem ruído, os animais continuam tranquilamente sua rotina, sem se importar muito com a presença humana.

A coruja buraqueira só de olho na gente…

O passeio é totalmente adequado a qualquer idade ou condição física, já que não é necessário sair do veículo.

As crianças, particularmente, devem ficar encantadas, quando surge um animal pelo caminho.

Observação da fauna e da flora

Nas trilhas de mata fechada, é possível encontrar vários tipos de flores e plantas. A samambaia gigante é uma delas.

Eu nunca soube que elas existiam. Só conhecia as normais, mesmo, que também têm presença abundante por lá.

Além disso, há azaleias e cambarás, que servem de alimento às inúmeras borboletas que lá habitam.

Nos lagos artificiais, é possível conferir a presença de vitórias-régias.

Claro que, por ser uma área natural, encontrar os animais não é garantido.

Há várias espécies de insetos, pássaros, mamíferos e répteis, por exemplo. Entretanto, nem sempre será possível observá-los.

Entre as espécies de pássaros, destacam-se as garças, corujas-buraqueiras, quero-queros e marrecas.

Já entre os répteis, há muitos lagartos de diversas espécies e tamanhos. Além do jacaré-de-papo-amarelo.

Entre os mamíferos, é possível encontrar saguis e capivaras. Dessas últimas, contudo, eu só vi os rastros.

Minha experiência pessoal: expectativa e realidade

Tenho que confessar que superei um dos meus maiores empecilhos para participar de tours ecológicos aqui no Brasil.

Quem me acompanhou pelo Sítio Burle Marx sabe do terror que eu tenho de lagartixas, lagartos e afins. Mais do que pavor, eu tenho uma fobia.

De modo que, quando me propus a fazer o tour, o fiz morrendo de medo de como iria ser. Qual não foi o meu alívio quando percebi que, sentadinha a bordo do veículo, senti-me segura e confiante em cumprir o trajeto.

Consegui até tirar uma foto de um lagartinho que, de tão pequeno, só é achado por quem tem muito medo deles!

Cheguei até a descer do veículo em dado momento, para observar de perto uma porção do campo de golfe.

Durante o passeio, o biólogo e guia Natan foi compartilhando conosco diversas curiosidades sobre a fauna e a flora da região.

Ele soube nos entreter com informações relevantes e, ao mesmo tempo, com uma conversa leve e bem-humorada. Foi um passeio extremamente lúdico e instrutivo.

Além disso, foi ótimo poder conferir exemplares da fauna e da flora que me passariam despercebidos ou incompletos sem as intervenções de um especialista.

Eu nunca teria identificado a figueira por minha conta!

Certamente, é um tour indicado para qualquer pessoa. Principalmente aos moradores da Barra da Tijuca, que talvez não saibam o programa que estão perdendo.

Conhecer é vital para se conscientizar e preservar. E nisso, também, o tour não deixa nada a desejar.

Atividades Complementares

O Campo Olímpico de Golfe oferece atividades variadas para toda a familia. Há, por exemplo, aulas grátis de golfe para iniciantes todos os sábados e domingos, sempre às 10:00 da manhã.

Só é possível passar para a área dos campos de golfe jogando ou realizando o Tour Ecológico de Bike Tuk.

Assim, o passeio acaba sendo a única alternativa para conferir a área de preservação ambiental, se você não for jogar.

O Campo Olímpico de Golfe conta, ainda, com o Restaurante Buraco 19. O  nome é uma referência ao campo de golfe, que conta com 18 buracos. Com um menu variado, está aberto ao público em geral.

Achei os carrinhos para os tacos super fofos “estacionados” na frente do restaurante!

E, finalmente, há uma ampla área aberta, com poltronas confortáveis que são um convite para contemplar o por do sol.

Informações práticas

Local: Campo Olímpico de Golfe (entrada e estacionamento grátis)

Endereço: Avenida Moysés Castello Branco Filho 700, Barra da Tijuca /CEP: 22793-365/Rio de Janeiro

Duração do tour: uma hora

Preço: R$ 80,00 por pessoa (valores de janeiro de 2019)

Guia: Biólogo

Línguas: Português / Inglês / Espanhol

Horários: 09:00 – 17:00 (somente aos finais de semana e feriados)

Reservas:  Até 2 participantes com até uma hora de antecedência para o mesmo dia. Para três ou mais participantes, a reserva deve ser efetuada com antecedência de 48 horas. Para grupos: limite máximo de 10 participantes.

Agradecimentos

Eu e a Lilian Azevedo, autora do blog Uma Senhora Viagem, participamos do Tour Ecológico de Bike Tuk a convite da empresa Tuk Rio.

Consequentemente, quero expressar meus sinceros agradecimentos ao Fred Sampaio, que organizou a nossa atividade e ao biólogo Natan Coelho pela agradável companhia.

Quero agradecer, também, à minha companheira nessa “aventura”, pois o lugar é bonito, tranquilo, família… mas eu morro de medo dos lagartos! Daí que a presença da Lilian foi fundamental pra me dar paz de espírito!

Assim como eu, ela também relatou a experiência e eu lhe convido a conferir a visão dela sobre o tour.

É muito curioso como, apesar de a abordagem do guia e a atividade ser a mesma, cada pessoa vive e interpreta os momentos de maneiras diferentes. De modo que nossos textos se entrelaçam e se complementam. 🙂

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma blogueira experiente, acostumada a visitar diversas atrações e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, cumprindo com o compromisso de transparência do blog, sinto-me totalmente confortável em recomendar o Tour Ecológico de Bike Tuk no Campo Olímpico de Golfe  como uma excelente alternativa para ir além do turismo convencional no Rio de Janeiro.

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

2 thoughts on “Rio de Janeiro: Tour Ecológico de Bike Tuk”

  1. O tour foi bem interessante e concordo com você quando diz de lugares tão próximos e que não conhecemos. Foi uma ótima oportunidade também para você enfrentar o medo dos lagartos. Será que a companhia ajudou ? kkkkk
    Uma ótima dica para cariocas e turistas.

    1. Querida Lilian, com certeza! Sua presença foi fundamental para que eu encarasse o desafio. Senti-me segura e protegida. Adorei fazer o tour com você e espero que possamos fazer muitos outros juntas, mas dispenso a companhia dos lagartos… hehehe! Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: