2 Comentários

Elegante e diferenciado, o Tour Gerações na Vinícola Salton é uma das experiências mais intimistas que você vai encontrar no Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil.

Se você já acompanha o Turista FullTime há um tempo, sabe que eu sou fã de carteirinha de um bom vinho e de belas vinícolas.

Sabe, também, que eu já estive várias vezes na Serra Gaúcha e que toda vez que vou até lá, não deixo de passar pelas melhores e mais importantes vinícolas do Vale dos Vinhedos.

De modo que, nesta minha última viagem, segui a tradição e visitei, novamente, a Vinícola Salton, que considero uma das mais lindas que eu já conheci.

 

Vinícola Salton em Bento Gonçalves no Sul do Brasil.

 

E digo isso, levando em consideração não só as vinícolas brasileiras, mas as de outras regiões vitivinícolas mundialmente famosas, como o Valle de Casablanca (Chile) e Bordeaux (França).

Então, como em 2018 eu havia conferido o Tour Intenso, desta vez resolvi optar pelo Tour Gerações, direcionado àqueles que desejam uma experiência mais sofisticada e completa.

Aliás, você pode ler tudo sobre esta variação de visita com degustação em outro post aqui do blog!

 

O que esperar do Tour Gerações na Vinícola Salton?

 

Parte do Tour Gerações não foge muito à sequência que é apresentada em todo tour por uma vinícola.

De modo que, inevitavelmente, você vai começar a sua visita na parte externa da Vinícola Salton, onde poderá conferir os vinhedos em sistema de espaldeira.

Dependendo da época do ano, eles estarão carregados de cachos de uvas, prontos para serem colhidos.

Ou poderão, ainda, estar totalmente secos e pelados, como eu os encontrei nesta última visita.

 

 

Isto se deve porque estive na propriedade no início de setembro. Nesta época, os parreirais estão em processo de dormência, já que em meados de agosto acontece a poda seca.

Entretanto, se você visitar a região no último trimestre do ano, já encontrará os cachos carregados de uvas ainda em processo de amadurecimento.

E, finalmente, no primeiro trimestre do ano, poderá participar da Vindima, atividade oferecida por algumas vinícolas e que espero que seja minha próxima experiência no Vale dos Vinhedos!

 

Roteiro do Tour Gerações na Vinícola Salton

 

Após conhecer os vinhedos, você começará sua visita pela parte interna da vinícola, uma das mais surpreendentes que eu já vi!

Só a entrada da Salton já dá uma ideia do que encontraremos no restante da visita.

As lindas pinturas no teto, obra do artista local Cristiano Fábris, não deixam dúvida de que a decoração recebeu uma atenção especial.

 

 

A sequência artística fica por conta da Galeria dos 100 anos que retrata, através de pinturas, a história da vinícola.

De fato, as imagens valem mais do que mil palavras, ainda que haja uma narração minuciosa por parte do guia.

 

 

A produção e a elaboração dos vinhos

 

Após visitar a parte histórica da Vinícola Salton,  você vai passar à parte operacional do complexo.

Chega, então, a primeira surpresa do dia: perceber que grande parte da visita é feita do alto de uma plataforma suspensa, construída especialmente para receber os visitantes.

 

 

Primeiramente, você passará pela área de recebimento das uvas. Em seguida, à área da produção.

 

 

Ali, você vai acompanhar vários processos: passar pelas autoclaves, conferir o engarrafamento dos espumantes, a retirada da levedura decantada das garrafas, o enrolhamento das garrafas, o empacotamento das garrafas para a distribuição etc.

Resumindo, o percurso completo da fabricação do vinho até quase a mesa do consumidor!

 

 

Cave das Bordalesas

 

É nesta área que ficam guardados os barris de carvalho franceses e americanos, cuja função principal é o enriquecimento aromático do vinho.

Além disso, o armazenamento em barris garante que o vinho não perca suas características próprias.

 

 

Cave Subterrânea

 

Na sequência, você passará à cave subterrânea, que se encontra a 7 metros do nível da rua e que é guardada por anjos (literalmente).

É ali que se encontram os vinhos engarrafados e em fase de amadurecimento.

Suas galerias escuras e a presença de estátuas de anjos iluminados ao longo do caminho, dão um ar sagrado ao ambiente.

Além disso, a presença das taças usadas pelos Papas Bento XVI e Francisco, em suas passagens pelo Brasil, reforçam a ideia de que beber vinho é algo que faz um bem enorme para o corpo e para a alma.

 

 

Fachada e Relógio Solar

 

A última parte do tour, depois da deliciosa degustação, acontece na área externa, de onde se pode observar a linda fachada da entrada principal da Vinícola Salton.

Toda a fachada é exuberante. Entretanto, o relógio solar merece uma observação mais detalhada.

Confeccionado em mármore italiano, ele marca (por meio de sombras provocadas pela luz do Sol ao longo do dia) as horas, as estações do ano e as mudanças das constelações do zodíaco. Um luxo!

Isso sem contar os jardins, que não deixam nada a dever a muitos da Europa que já visitei.

Contudo, tenho que avisar que esta parte da visita está suspensa quando chove. Então, torça para ir até a vinícola em um dia seco!

 

 

 

A degustação harmonizada do Tour Gerações

 

Honestamente, eu sonhava com a experiência de degustação do Tour Gerações desde a minha primeira visita à vinícola, quando pude conferir as instalações onde ela seria feita. Confesso, porém, que observá-la de fora é bem diferente de estar lá dentro!

A Sala Secreta, como é chamada, é cercada de história e simbolismos. Primeiro, porque ali encontram-se os vinhos mais raros e exclusivos da vinícola.

Elaborados somente em safras especiais, a grande maioria deles pertence apenas aos membros da família Salton.

Segundo porque a decoração é incrível! Uma grande mesa, que remonta às lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, encontra-se cuidadosamente preparada para receber os visitantes.

Eu já sabia desses detalhes, mas fiz surpresa para o meu marido. Ele ficou muito empolgado com a degustação, que é o crème de la crème da visita!

 

 

Vinhos e petiscos que harmonizam perfeitamente

 

A sequência da degustação harmonizada do Tour Gerações da Vinícola Salton começa com o prosecco Giornata acompanhado de palito Caprese.

Segue com o espumante Ouro Tradicional, acompanhado de palito de melão com presunto de Parma.

Passa então, para os tintos: o Talento com Bruschetta de Parma e queijo Brie; e o emblemático Septimum, com canapé de carne de panela.

 

 

Fecha com chave de ouro: Salton Intenso licoroso com canapé de damasco e Gorgonzola.

Tenho que confessar: tenho predileção pelos espumantes Brut, gosto de tintos encorpados e intensos, mas não costumo gostar de vinhos suaves ou licorosos. Entretanto, o licoroso da Salton me surpreendeu!

Então, se você for como eu (e torce o nariz para os vinhos mais doces!), dê um voto de confiança para o Intenso e deguste-o sem preconceito.

 

 

 

Informações práticas para visitar a Vinícola Salton

Localização e estacionamento

 

A Vinícola Salton está localizada na Rua Mário Salton número 300, no distrito de Tuiuty. Essa região fica afastada do centro de Bento Gonçalves e da rodovia RS 444 (onde estão localizadas a Vinícola Miolo e a Cave de Pedra, por exemplo).

De modo que a maneira mais fácil de chegar até lá, será de carro. Contudo, a vinícola conta com estacionamento amplo e gratuito para os visitantes.

Aliás, um carro é essencial para visitar as rotas que a região tem a oferecer!

 

Duração e preço do Tour Gerações

 

O Tour Gerações dura, em média, 2 horas e meia.

Os ingressos custam R$165,00 (valores de setembro-2021), mas com direito a uma taça de cristal com o nome da Vinícola Salton.

 

Como agendar o Tour Gerações na Vinícola Salton?

 

Por conta da epidemia de COVID-19, todas as vinícolas precisaram fazer ajustes para garantir uma visita segura às suas instalações.

De maneira que, atualmente, a visitação à Vinícola Salton necessita de agendamento prévio.

Os horários variam de acordo com o dia da semana, mas os tours costumam acontecer de terça a domingo.

Todas as informações sobre datas e preços atualizados, você encontra no site da Wine Locals.

 

Cuidados durante a pandemia de COVID-19

 

A Vinícola Salton adota os protocolos essenciais para evitar a transmissão do Novo Coronavírus.

Portanto, o uso de máscaras é obrigatório durante toda a visita, sendo o uso liberado apenas durante a degustação dos rótulos incluídos no tour.

A visitação acontece, também, com número reduzido de participantes, o que facilita o distanciamento social.

Álcool em gel ou líquido encontra-se disponível para a higienização das mãos.

Finalmente, em virtude do decreto estadual de número 56.120, a partir do dia 18 de outubro passou a ser necessária a apresentação do passaporte vacinal para visitar a vinícola.

Então, é necessário apresentar o seu cartão de vacinação devidamente preenchido ou o comprovante emitido pelo aplicativo Conecte SUS.

 

Agradecimentos

 

Eu e meu marido passamos momentos muito agradáveis no complexo enoturístico, graças à gentileza e à credibilidade da Vinícola Salton, uma de nossas parceiras nesta viagem.

Nossos sinceros agradecimentos à Sabrina, que organizou a nossa visita e à Bianca, que foi nossa anfitriã e guia.

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a nossa experiência.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

2 thoughts on “Tour Gerações na Vinícola Salton – Serra Gaúcha/RS”

  1. Vinicula Salton está na minha lista de locais pra ir, quando eu for conhecer a região. Queria saber se a estrada de Bento Gonçalves até chegar na vinicula é asfaltada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.