8 Comentários

Se você quer fugir do turismo óbvio e massificado dos grandes centros, que tal conhecer as cidades do interior da Holanda? Vá muito além de Haia e Amsterdã e desfrute das tradições e da cultura desse belo país!

É bem verdade que a maioria dos turistas que visita a Holanda tem pouco tempo e acaba conhecendo apenas as cidades mais famosas.

Afinal, a passagem pela Terra dos Tamancos normalmente faz parte de um roteiro que inclui um ou mais países próximos.

A facilidade de locomoção entre as cidades mais emblemáticas da Europa pode ser uma vantagem, pois é possível conhecer vários centros importantes numa tacada só.

Entretanto, isso pode ser uma desvantagem, pois perde-se a chance de realmente fazer uma imersão no cotidiano e nos pequenos prazeres que fazem parte da vida do cidadão comum.

 

Casa típica do interior da Holanda em Giethoorn

 

Por isso, eu venho colocando em prática um turismo mais desacelerado, mais mergulhado na cultura local. Ao invés de tentar “ticar loucamente” todos os pontos turísticos de um determinado destino.

E confesso que abrir mão de conhecer muita coisa para poder desfrutar muito daquilo que acho essencial, tem sido fundamental para viagens cada vez mais proveitosas e gratificantes.

Assim, selecionei 10 cidades do interior da Holanda para sugerir a você. Elas podem até não estar no topo da lista das mais conhecidas, mas refletem muito bem a cultura e as tradições desse belo país!

 

5 Cidades do Interior da Holanda para você se encantar!

 

Bem, mas antes de começar a fornecer uma lista, é importante ressaltar que, comparados às metrópoles brasileiras, até os grandes centros holandeses podem apresentar “ares de cidade do interior”.

Afinal, quando pensamos em “cidades do interior”, costumamos associá-las a lugares mais pacatos e com uma população menor.

E, neste caso, até Roterdã (a segunda maior cidade da Holanda) tem uma população menor do que a da Barra da Tijuca, bairro carioca onde eu moro. Sem contar o trânsito, que é infinitamente melhor!

Então, prepare-se para conhecer um ritmo de vida muito mais tranquilo e bucólico nestas cidades do interior da Holanda:

  1. Utrecht
  2. Haarlem
  3. Delft
  4. Gouda
  5. Zaandam

 

Cidade do interior da Holanda em passeios de bate e volta

 

Muitas das cidades mais bonitas e turísticas do interior da Holanda ficam a uma curta distância de Amsterdã ou de Haia. 

Portanto, fica muito fácil visitá-las em um passeio de bate e volta. Principalmente, se você resolver se deslocar de trem, o transporte mais rápido e eficiente da Holanda.

 

Utrecht

 

Apesar de ser a quarta maior cidade da Holanda, e contar com uma das universidades mais importantes do país, Utrecht  consegue manter uma aura de tranquilidade e bem-estar.

Localizada na região central da Holanda, fica a pouco mais de meia hora de trem partindo de Amsterdã ou de Haia.

Em seu centro histórico, de mais de dois mil anos de idade, destaca-se a Domtoren, a maior torre de igreja da Holanda.

 

 

Utrecht é uma cidade vibrante e cultural mas é, também, deliciosa para curtir ao livre! Seja tomando um drinque à beira de um dos canais, ou navegando através deles!, você vai se encantar.

Um ponto turístico bastante interessante e inusitado é o Museu da Nijntje, a famosa coelhinha criada pelo artista holandês Dick Bruna. Perfeito se você está viajando com crianças!

 

 

Haarlem

 

Localizada a pouco mais de 20 minutos de trem de Amsterdã, Haarlem é um perfeito passeio e bate e volta a partir da capital.

Esta cidade do interior da Holanda reúne tudo quanto é fofura típica do país: pontes sobre canais, um Grote Markt na praça principal da cidade, ruas cheias de casinhas bem conservadas etc.

Mas, a Bloemenstad (Cidade das Flores), como é conhecida, também possui uma catedral gótica que é um charme!

 

Grote Markt em Haarlem, uma típica cidade do interior da Holanda

 

Isso sem contar uma cervejaria que funciona dentro de uma antiga igreja. Exatamente o que você leu: no lugar de um gigantesco órgão de tubo, você vai encontrar enormes barris da cerveja Jopen, que é de beber rezando!

 

 

Delft

 

Delft é uma das minhas cidades favoritas do interior da Holanda porque reúne, em um centro bem compacto, tudo o que se pode esperar em termos de História e cultura.

Além disso, porque ela está situada a apenas 10 minutos de trem de Haia, onde morei por três anos. Então, eu sempre ia até lá.

Apesar dos ares de cidadezinha medieval, ela também é famosa pela sua Delft TU (Technologische Universiteit), uma das mais importantes do mundo.

De modo que você vai encontrar uma atmosfera vibrante e jovem, típicas de uma cidade universitária. Ao mesmo tempo que fará incursões pelo rico passado holandês.

 

Museu Prinsenhof em Delft, uma linda cidade do interior da Holanda

 

Entre os destaques turísticos de Delft, destacam-se o Prinsenhof (sobre o qual eu já falei em outro post aqui do blog); a linda igreja gótica onde está sepultado o pintor Vermeer; e a Nieuwe Kerk que significa Igreja Nova, mas que foi concluída no ano de 1396!

E se você é fã da porcelana branca e azul, tipicamente holandesa, poderá visitar a Royal Delft, a fábrica que mantém o mesmo método de produção desde o ano de 1653.

 

Gouda

 

Tudo bem que Gouda é um pouco distante de Amsterdã: você vai precisar encarar uma hora de trem mas, honestamente, vai valer a pena o deslocamento!

Afinal, Gouda é uma das cidades históricas mais importantes do interior da Holanda. Naturalmente que o  motivo de sua fama é seu tradicional queijo.

Contudo, Gouda tem uma arquitetura de tirar o fôlego! Sua construção mais emblemática é Het Oude Stadhuys (a sede da antiga prefeitura).

 

Het Oude Huys em Gouda, uma linda cidade do interior da Holanda

 

E sua atração mais concorrida é o Gouda Kaasmarkt (Mercado do Queijo Gouda), ocasião em que os mercadores negociam a compra e venda do emblemático queijo holandês.

Este evento só acontece entre os meses da primavera e do verão.Porém, mesmo que você visite a cidade em outra época, vai se surpreender com a beleza de seu centro histórico.

 

 

Zaandam

 

Talvez o nome Zaandam não lhe soe tão familiar, mas é nesta cidade pertinho de Amsterdã que está localizada uma das áreas residenciais mais lindas do interior da Holanda.

Zaanse Schans é tão bem cuidada e original que até parece um parque temático ao ar livre.

 

 

Entretanto, as casinhas e moinhos que você vai encontrar por lá são totalmente funcionais. Tudo bem que as construções não estão lá há mais de 200 anos mas, mesmo assim, são autênticas!

 

 

E se você quiser planejar uma visita a este lugar incrível, tem um outro post aqui do blog explicando tudinho!

Mas, se você não puder ir tão longe, aqui no Brasil existe o Parque Histórico de Carambeí, inspirado em Zaanse Schans e que é um programa imperdível para um bate e volta a partir de Curitiba.

 

O Parque histórico de Carambeí retrata lindamente o vilarejo de Zaanse Schans

 

Conheça as cidades do interior da Holanda de trem

 

A melhor maneira de conhecer as cidades do interior da Holanda é, sem dúvida alguma, usando transporte público.

O mais rápido e eficiente de todos é o trem, pois a malha ferroviária do país é super abrangente e chega a quase tudo quanto é cidadezinha, vilarejo, bairro distante etc. São raros os destinos com acesso complicado.

Existem dois sites excelentes para planejar qualquer deslocamento na Holanda: o NS.NL e o 9292.NL.

Enquanto o primeiro disponibiliza informações para viagens de trem (inclusive internacionais), o segundo fornece, também, informações sobre os outros tipos de transporte público.

Ambos possuem aplicativo para Android e Apple e são uma ferramenta indispensável para chegar a qualquer lugar da Holanda sem depender de ajuda de terceiros.

 

Cidades do interior do Brasil

 

Não é só a Holanda que tem cidades lindas e imperdíveis no interior. O Brasil também é repleto de alternativas, que variam em função da região e do estado.

Eu confesso que viajo pouco pelo interior do Brasil (não por falta de vontade!), mas tenho amigas blogueiras que fazem viagens incríveis pelo nosso país.

De modo que resolvi fazer uma compilação dos destinos que desejo conhecer e sobre o quais elas falam com tanta propriedade.

A Olívia Souza Cruz, autora do blog Olívia Garimpando Por Aí, concorda comigo que cidades do interior podem lhe surpreender em qualquer lugar do Brasil ou do mundo!

A Lilian Azevedo, autora do blog Uma Senhora Viagem, compartilha vários destinos mineiros que valem a pena ser visitados (alguns da minha lista de desejos!).

A Marina Heimer, autora do blog Imagina na Viagem, divide com a gente uma lista das cidades do interior de São Paulo (muitas das quais eu, uma paulista nata, ainda não explorei!).

E, finalmente, a Adelaide Pereira, autora do blog Turista Imperfeito, nos conta um pouco de Caruaru, a cidade mais famosa do interior de Pernambuco, meu destino para 2022.

Então, inspiração e dicas boas a gente tem de sobra para planejar viagens para cidades do interior, seja aqui no Brasil, seja neste mundão!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

8 thoughts on “5 Cidades do Interior da Holanda para Você Visitar”

  1. Sensacional a seleção! Já dei “check” nas cinco e posso corroborar: todas valem muitíssimo a pena! Aliás, a Holanda é um dos melhores países para explorar cidades de interior, né? São incontáveis as boas opções e o sistema ferroviário funciona que é uma beleza! Apesar de amar Amsterdam, hoje em dia não me vejo mais passando uma temporada por lá sem incluir ao menos uma fugidinha pro interior no roteiro!

    1. Oi, Marina! Muito obrigada pela leitura e por compartilhar conosco sua experiência. Sou suspeita para falar, pois tenho um caso de amor antigo com o país, mas a Holanda é mesmo maravilhosa! Grande beijo!

  2. Eu já estive duas vezes na Holanda e nas duas estive em Zaandam. Incrível como numa diferença de alguns anos eu vi como a cidade mudou, cresceu e é uma excelente cidade não só para visitar, mas provavelmente até para viver. Você está pertinho de Amsterdam e ao mesmo tempo está numa cidade mais tranquila e com qualidade de vida. Não conheço as demais, mas fiquei curiosa, quem sabe numa próxima vez.
    beijos

    1. Oi, Olivia! Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiência. Eu moraria em Zaandam facinho, facinho… aliás, em qualquer cidade do interior da Holanda. Espero que você possa explorar (e garimpar… hehehe!) muitas outras cidades do interior da Holanda! Beijão!

  3. Amei,amei,amei esse post sobre cidades do interior da Holanda para visitar. Estive em 2019 em Amsterdam e fui de trem a Utrecht. Tudo que você falou eu pude conferir de perto e me encantei. Gouda e Zaandam tb estavam na minha lista mas de um tempo pra cá temos feito viagens mais tranquilas sem visitar tantas cidades. Quando voltar à Europa sei que encontrarei nesse blog- referencia, quando se trata da Holanda, o que eu precisar. beijocas

    1. Querida Lilian, que bom que você gostou! Muito obrigada pela leitura e pelo comentário, tão gentil e atencioso. A Holanda é maravilhosa e, realmente, é para ser desfrutada com calma. Espero que você possa visitá-la em breve. Grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.