VISITA REALIZADA ANTES DO INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

A vinícola Cave de Pedra em Bento Gonçalves é mais uma das lindas atrações do Vale dos Vinhedos e, certamente, merece uma visita. Afinal, não é todo dia que é possível degustar vinhos de qualidade em um charmoso castelo!

Assim, o que quer que fosse a bela construção, que se destaca na Linha Leopoldina, eu pararia para conferir.

Em se tratando de uma vinícola, a emoção foi em dose dupla, pois como todo mundo já sabe, eu adoro vinhos.

 

 

Além disso, não é de hoje que eu falo aqui no blog que sou absolutamente louca por castelos, uma paixão que já rendeu um dos posts mais lidos aqui no Turista FullTime.

Então, não havia meio de a visita à Cave de Pedra não ser uma experiência única! Principalmente, pelo fato de ela estar inserida em uma das regiões que mais aprecio no Brasil.

Construída em estilo medieval no ano de 1997, a Cave de Pedra foi uma das primeiras no Brasil a apresentar um conceito amplamente difundido hoje em dia: as vinícolas boutique.

 

 

Sua construção em pedra basalto – rocha matriz da região – dá um ar medieval a sua fachada. Além de ser perfeita para manter a temperatura amena no interior do complexo, o que auxilia no processo de fabricação dos vinhos.

Com uma produção média de 45 mil garrafas por safra, a Cave de Pedra pode ser considerada uma vinícola intimista, quando comparada à sua “vizinha”: a Vinícola Miolo.

Entretanto, principalmente por ser menor e – para o público em geral – não tão conhecida, ela acaba atraindo um público mais seleto e a experiência da visita acaba sendo mais exclusiva.

 

Recepção com adega da vinícola Cave de Pedra em Bento Gonçalves.

 

O que esperar da visita à vinícola Cave de Pedra?

 

Assim como em quase todas as atrações enoturísticas, a visitação à Cave de Pedra segue os mesmos protocolos e sequências básicas de observar os vinhedos, conhecer as etapas da produção de vinho e realizar a degustação de alguns rótulos produzidos pela vinícola.

 

Parreirais demostrativos da vinícola Cave de Pedra em Bento Gonçalves.

 

Além disso, tivemos acesso ao salão de eventos (com capacidade para até 370 pessoas), onde são realizados casamentos, festas de 15 anos, eventos corporativos entre outros.

Como eu citei anteriormente, a Cave de Pedra não é tão procurada quanto a Vinícola Miolo ou a Casa Valduga – duas grandes empresas da região.

De modo que a visita acaba sendo mais tranquila e, se você der sorte, pode ser até privativa.

Foi o que aconteceu na ocasião da nossa visita, quando eu e meu marido fomos recebidos pela enóloga da vinícola.

Não precisamos marcar a visita com antecedência, pois os horários de visitação são bem flexíveis  e os agendamentos só são necessários para grupos a partir de 10 pessoas.

Nossa visita foi breve, pois é uma vinícola pequena, mas pudemos experimentar um Merlot premiado em 2018.

 

Tipos de visita oferecidos pela vinícola Cave de Pedra

 

A vinícola Cave de Pedra dispõe de vários arranjos para atender a todo tipo de visitante. O mais básico e comum – e, também, o que fizemos – é a visita guiada com degustação.

Contudo, há visitas especiais, que incluem degustação nas torres do castelo, às cegas (deve ser bem interessante!) e harmonizadas com chocolates (deve ser uma perdição!).

Há, ainda, a possibilidade de organizar um piquenique. Para tal, é necessário agendar sua visita com antecedência.

Nós acabamos optando pela visita mais simples, pois aproveitamos a cortesia oferecida pelo Spa do Vinho (o emblemático cinco estrelas em que ficamos hospedados). O hotel também oferece aos hóspedes a gratuidade para visitar a Vinícola Miolo.

 

As degustações dos rótulos da Cave de Pedra

 

A degustação das variedades de vinhos e espumantes ocorre ao longo da visita, sempre com explicações acerca de sua elaboração.

São ao todo cinco rótulos, sendo três tintos e dois espumantes. A primeira degustação acontece entre os barris de inox.

 

Armazenamento do vinho em tanques de inox na vinícola Cave de Pedra em Bento Gonçalves.

 

A segunda, acontece nas caves subterrâneas, onde estão acondicionados os vinhos em amadurecimento, seja nas barricas de carvalho, seja nas próprias garrafas.

É neste recinto que ficam, também, as garrafas de espumantes elaboradas a partir do Método Tradicional.

 

caves subterrâneas da vinícola Cave de Pedra em Bento Gonçalves.

 

Informações práticas para visitar a vinícola Cave de Pedra

 

Endereço

 

A vinícola Cave de Pedra está localizada no número 315 da Linha Leopoldina, em Bento Gonçalves, e a pouco mais de 500 metros da Vinícola Miolo. Assim, pode ser uma ótima ideia conciliar as duas visitas.

Não há como passar direto por ela, pois sua construção emblemática fica às margens da rodovia.

Há estacionamento amplo e grátis no local.

 

 

Funcionamento e ingressos

 

A vinícola Cave de Pedra está aberta à visitação todos os dias da semana.

  • De segunda à sábado das 9:40 às 18:00.
  • Aos domingos, das 9:40 às 17:00.

Os preços variam em função do tipo de visita escolhido e para informações sempre atualizadas, o ideal é consultar o site da vinícola.

Entretanto, o tour com degustação básico custa a partir de R$30,00 por pessoa (valores de 2020).

 

Contato

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *