VISITA REALIZADA ANTES DO INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

Fazer um tour guiado na Cervejaria Leopoldina é um programa diferente no Vale dos Vinhedos. Afinal, quem visita a região, normalmente, está em busca de experiências regadas a um bom vinho. Contudo, a cervejaria da Famiglia Valduga faz bonito quando o assunto é paladar e merece uma paradinha para refrescar!

Como a divulgação do site da empresa proclama, o Passeio Real Cervejaria Leopoldina é uma visitação para os apaixonados por cerveja.

 

 

Eu, como boa bebedora eclética (amo vinho, mas também sou doida por uma cervejinha!) não poderia deixar de conferir.

Honestamente? Foi paixão ao primeiro gole, pois eu nunca havia tomado as deliciosas cervejas da Cervejaria Leopoldina.

Eu amei a experiência e saí da fábrica mais do que apaixonada pelos rótulos que me foram apresentados!

 

Cervejaria Leopoldina: uma estranha no ninho?

 

O nome Valduga é bem conhecido pelos brasileiros e está diretamente associado aos elegantes vinhos da família, que se estabeleceu na região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Sua Casa Valduga – a bela vinícola e carro-chefe das empresas do grupo Famiglia Valduga – já entrou até para o livro “1.000 Lugares para Você Conhecer Antes de Morrer”.

O restaurante da vinícola, o Maria Valduga,  é um ícone da Gastronomia local. Assim como a pousada, localizada também no complexo da Casa Valduga, é uma referência de estilo e requinte. De modo que o nome Valduga sempre esteve associado ao Enoturismo.

Até que surgiu a ideia de trabalhar com cervejas. Naturalmente, que seguindo a linha empresarial, teriam que ser cervejas diferenciadas. Esta foi  a proposta para o primeiro empreendimento do grupo que não tem as uvas como matéria-prima.

E não é que as cervejas Leopoldina tem feito sucesso? Desde que foram lançadas, elas vem agradando aos mais exigentes paladares e vários de seus rótulos já conquistaram medalhas e prêmios.

Eu estou longe de ser uma sommelier de cerveja, mas como “boa provadora”, achei que as opções da Cervejaria Leopoldina não ficaram devendo em nada para suas similares belgas, inglesas ou alemãs, somente para citar alguns dos tipos encontrados por lá.

 

Degustação durante o tour guiado à Cervejaria Leopoldina em Garibaldi.

 

O que esperar do tour com degustação da Cervejaria Leopoldina?

 

O tour da Cervejaria Leopoldina acontece nas instalações da fábrica da empresa. Como a maioria das experiências do gênero, é conduzido por um funcionário especialista no assunto.

O tour tem início na recepção do complexo, com algumas explicações básicas. Na sequência, passa pelo processo de produção das cervejas, onde você conhecerá o que há de mais inovador em termos de tecnologia de microcervejarias.

 

Linha de produção de cervejas artesanais da Cervejaria Leopoldina em Garibaldi.

 

Poderá, ainda, experimentar cerveja diretamente dos tanques. E, finalmente, irá para a parte mais gostosa do tour: a degustação.

 

Degustação da cerveja Leopoldina IPA na Cervejaria Leopoldina em Garibaldi.

 

Cerveja comum x cerveja artesanal

 

Recentemente, o conceito de cerveja artesanal vem ganhando espaço nos bares e no paladar dos brasileiros.

Termos cervejeiros, até pouco tempo desconhecidos do público em geral, vem ganhando força e se incorporando ao linguajar até de quem não bebe com tanta frequência. Lager, APA, IPA, Pilsen e Stout são apenas alguns deles.

Quando eu comecei a beber cerveja (pasme: depois dos 30!), havia poucas marcas disponíveis nos supermercados e bares, todas nacionais e com diferenças mínimas.

Era mais uma questão de se escolher pela marca, pois havia apenas dois tipos de cerveja: a “clara” e a “escura”.

Em contrapartida, hoje em dia, as opções são incontáveis. Para você ter uma ideia, existem mais de 120 tipos de cervejas artesanais espalhados pelo mundo todo.

Daí que o nome “cerveja artesanal” parece não fazer muito sentido, pois o termo nos remete a um conceito de produção caseira, limitada, o que definitivamente não é o caso de muitas marcas de cervejas artesanais famosas.

Na verdade, o conceito “cerveja artesanal” se dá pelo fato de que o processo usado em sua elaboração é mais cuidadoso, focado na qualidade e no controle mais rigoroso de suas etapas.

Além disso, as cervejas artesanais diferem das “normais” por conta de seus ingredientes nobres.

Então, se eu tivesse que fazer uma comparação bem superficial, eu diria que enquanto a produção das cervejas “normais” foca na quantidade, a das cervejas artesanais prioriza pela qualidade. Daí a grande diferença de preço entre os dois tipos.

 

As cervejas artesanais da Cervejaria Leopoldina

 

Atualmente, a loja on-line da Famiglia Valduga disponibiliza 14 rótulos de cervejas artesanais, 8 dos quais você poderá degustar durante a sua visita. São eles:

  • Witbier
  • Weissbier
  • Bohemian Pilsner
  • Pilsner Extra
  • Session Pale Ale
  • Red Ale
  • IPA
  • Porter

 

Degustação da cerveja Leopoldina Witbier na Cervejaria Leopoldina em Garibaldi.

 

Na loja de varejo da fábrica da Cervejaria Leopoldina, você encontrará todos esses rótulos à venda.

Além disso, você poderá adquirir outros produtos do grupo, como vinhos, sucos de uva, os molhos da Casa Madeira e até acessórios para bebidas.

 

Informações práticas para visitar a Cervejaria Leopoldina

 

Localização

 

A Cervejaria Leopoldina está localizada no quilômetro 224 da BR 470 – no trecho entre Bento Gonçalves e Garibaldi.

Como a entrada do complexo fica bem em frente à rodovia, não tem como se perder. Aliás, a cervejaria fica do lado oposto ao da Vinícola Chandon.

Então, uma boa alternativa é conciliar as duas visitas. Só não se esqueça de levar o motorista sóbrio da vez… hehehe!

 

Funcionamento e ingressos

 

A Cervejaria Leopoldina pode ser visitada em vários horários do dia, sempre de segunda a sábado e entre às 9:30 e às 17:00.

Para visitar o complexo, é necessário fazer um agendamento – que pode ser realizado por WhatsApp ou e-mail.

O tour custa R$30,00 por pessoa (valores de 2020) e tem duração aproximada de uma hora. Ele dá direito à degustação de oito dos rótulos disponíveis no mercado e a uma linda taça com a marca da cervejaria.

 

Referências

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *