Sem Comentários

A Vinícola Don Laurindo é uma das opções enoturísticas da região do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul e seus vinhos de excelente qualidade certamente valem a visita!

Se você acompanha o Turista FullTime há certo tempo, sabe que eu amo vinhos e que sou doida pelo Vale dos Vinhedos.

De modo que nesta minha terceira visita à região, resolvi focar nas vinícolas familiares e com uma abordagem mais intimista, em contraponto ao ritmo acelerado, comum em algumas vinícolas de médio e grande porte.

Assim, procurei me concentrar naquelas que me dariam uma experiência mais tranquila e contemplativa. Portanto, conhecer a Vinícola Don Laurindo foi um dos pontos altos da minha viagem.

 

 

A origem da Vinícola Don Laurindo

 

Fundada em 1991, pelo enólogo de formação Ademir Brandelli, a Vinícola Don Laurindo até poderia ser considerada um empreendimento novo.

Contudo, ela é o resultado de uma tradição de família que remonta ao final do século XIX, época em que o bisavô do proprietário desembarcou no Brasil com sua esposa e filhos.

Marcelino Brandelli, oriundo de um pequeno povoado da província de Verona, fez parte do grupo de imigrantes italianos pioneiro no cultivo de uvas na região.

Assim como aconteceu com outras famílias, como a Strapazzon por exemplo, o intuito era produzir vinhos para consumo familiar.

Porém, com o passar das gerações, o que era um costume caseiro virou um próspero negócio. Hoje em dia, a quarta geração da família Brandelli está intimamente ligada ao universo vitivinícola.

Ademir está à frente da Vinícola Don Laurindo. Enquanto que seus irmãos, Magda e Márcio, comandam a emblemática Vinícola Almaúnica.

E, certamente, esta é uma arte passada de pai para filho. Moisés (enólogo) e Lucas (agrônomo), quinta geração da família, já seguem os passos do pai e de seus ancestrais.

 

 

Degustação na Vinícola Don Laurindo

 

A Vinícola Don Laurindo não disponibiliza visitas guiadas por conta do tamanho da área de produção.

Contudo, é possível realizar uma visita à parte de sua estrutura e, também, realizar a degustação.

Gostaria de ter conhecido melhor o complexo, pois os parreirais nas laterais da vinícola já dão uma ideia do potencial turístico da propriedade.

Ainda que, pela época do ano, eles estivessem “peladinhos”. É porque, durante o inverno, acontece a poda das videiras.

 

 

Entretanto, admirar a exposição de fotos que contam a cronologia da vinícola e da família já foi bem interessante.

E poder aproveitar uma das opções de degustação oferecidas pela Don Laurindo foi uma experiência bem gostosa (inclusive, literalmente!).

 

 

Pacotes de Degustação

 

Há quatro opções de degustação na Vinícola Don Laurindo:

  • Prima
  • Ícone
  • Singolare
  • Perlage

O valor varia em função dos rótulos selecionados para cada uma. Entretanto, não há grandes diferenças, uma vez que o preço mínimo é de 80 reais e o máximo, de 110 reais (valores de setembro de 2021).

No site da Vinícola Don Laurindo você encontra todas as informações sobre cada um dos pacotes, com o descritivo dos rótulos e respectivos valores.

Eu e meu maridos optamos pelo pacote Singolare, pois incluía safras de excelência, cuja maturação dos vinhos havia sido feita em barris de carvalho.

 

 

Começamos nossa experiência com o Espumante Brut Nature. Na sequência, degustamos os tintos Memorável, Don Laurindo (em substituição ao Clássico), Gran Reserva e Comemorativo. Encerramos com o vinho licoroso Don Laurindo.

 

 

Todos os rótulos agradaram ao nosso paladar. Contudo, acho que poderíamos ter feito um arranjo diferente: cada um de nós ter optado por um pacote diferente a fim de degustar mais rótulos.

Eu poderia ter escolhido o pacote Perlage, constituído apenas por espumantes. Mas, não tive a ideia. Deixarei para a próxima visita!

 

O Wine Bar da Vinícola Don Laurindo

 

A degustação da Vinícola Don Laurindo acontece no Wine Bar, que fica em um ambiente bem agradável e com amplas janelas com vista para uma bela paisagem.

 

 

No mesmo espaço, há uma seção com todos os produtos da vinícola, que incluem até um vinagre balsâmico gourmet.

 

 

Há, também, uma exposição de fatos e fotos sobre a família Brandelli e a evolução da vinícola.

No Wine Bar, você pode prolongar a sua experiência, comprando os vinhos de que mais gostou em taças. 

 

 

Ou, ainda, comprar uma pequena embalagem de nuts (amêndoas, pistache etc.) para não beber de estômago vazio. Apesar de que, junto com os vinhos, vêm uns biscoitinhos. 

Eu e meu marido passamos duas horas bem agradáveis fazendo a degustação dos rótulos selecionados, tudo com a devida explicação a respeito das particularidades de cada um. 

A degustação é feita de maneira independente. De modo que as funcionárias da Don Laurindo servem cada mesa concentrando a atenção apenas nos visitantes que as ocupam. Então, acaba sendo um atendimento bem exclusivo. 

Eu achei fantástica esta abordagem, pois nas grandes vinícolas, não é possível obter este atendimento personalizado. 

A não ser que você tenha um tour privativo, como tivemos por duas vezes, ao visitar a Vinícola Miolo

Porém, a título de comparação, a terceira visita (num grupo comum) foi bem diferente. Então, se você quer uma experiência mais intimista e num ritmo mais lento, opte por uma vinícola familiar. Certamente, você sentirá a diferença!

 

Informações práticas para visitar a Vinícola Don Laurindo

 

A Vinícola Don Laurindo funciona todos os dias, mas os horários de atendimento variam:

  • De segunda à sexta feira – das 8:00 às 17:00
  • Sábados, domingos e feriados – das 10:00 às 16:00

Endereço: Rua das Videiras, 2.650 em Garibaldi.

Contato por telefone:

  • (54) 3459-1600
  • (54)98122-5733

Contato por e-mail: laurindo@donlaurindo.com.br

 

Protocolos de segurança contra a Covid -19

 

Em vista da necessidade atual de distanciamento social, a vinícola Don Laurindo está solicitando o agendamento das visitas a fim de controlar o número de visitantes.

Além disso, ela está totalmente adequada às medidas sanitárias mantendo, inclusive, o distanciamento entre as mesas.

O álcool em gel é disponibilizado aos visitantes e todos os funcionários usam máscaras o tempo todo.

 

 

Agradecimentos

 

Eu e meu marido passamos momentos muito agradáveis no complexo enoturístico, graças à gentileza e à credibilidade da Vinícola Don Laurindo, uma de nossas parceiras nesta viagem.

Então, o nosso muitíssimo obrigado vai para a equipe local, que nos atendeu com toda a atenção.

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a nossa experiência.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.