8 Comentários

Curtir o Outono na Europa é algo que todo mundo precisa fazer pelo menos uma vez na vida. Confira as cidades mais charmosas para desfrutar desta bela estação do ano!

Sem dúvida alguma, a Europa é linda e especial em qualquer estação do ano. Principalmente, porque a cada três meses os cenários mudam por completo.

Isto devido ao fato de cada estação no Hemisfério Norte ser bem demarcada e com suas paisagens e climas peculiares.

 

Canal em Haia durante o Outono na Europa

Cena típica do Outono holandês: folhas de diferentes tonalidades, adornando um canal.

 

Entretanto, se você vive (como eu) em uma região onde a mudança das estações não é tão evidente (ou drástica!) e onde às vezes, é possível ter mais do que uma “estação” no mesmo dia, uma viagem para a Europa no Outono pode gerar muitas dúvidas!

Algumas perguntas são frequentes:

  • Como é o clima no Outono da Europa?
  • Qual a melhor época para visitar a Europa?
  • As temperaturas variam muito de um país para o outro?
  • Como são os preços nesta época do ano?
  • O que devo levar na minha mala?
  • Quais são as vantagens e desvantagens de conhecer a Europa no Outono?
  • O que faz o Outono na Europa uma estação tão especial?

Ao longo deste post, eu espero lhe ajudar com muitas respostas e dicas. Vem comigo!

Minha amiga Olivia Souza Cruz, autora do blog Olivia Garimpando Por Aí, também adora o Outono e comenta o porquê desta época do ano ser uma das suas favoritas para viajar. Então, eu lhe convido para conferir o que ela escreveu sobre o assunto.

 

Outono em Haia, com o Palácio da Paz ao fundo.

Outono em Haia, com o Palácio da Paz ao fundo.

 

O Outono na Europa

 

Pelo calendário astronômico oficial, o Outono na Europa começa no mesmo dia que a Primavera se inicia no Hemisfério Sul: 22 de setembro.

Contudo, nem é preciso olhar um calendário para saber que o Outono começou. Afinal, as folhas com tonalidades que vão do amarelo ao alaranjado já vão anunciando sua chegada antes mesmo que você se dê conta que uma nova fase do ano se inicia.

É um espetáculo de tirar o fôlego e que nunca deixou de me surpreender nos nove Outonos que passei morando na Holanda, uma experiência que conto em um outro post aqui do blog.

 

Outono em Assen na província de Drenthe,Norte da Holanda

Outono em Assen na província de Drenthe, meu primeiro lar na Holanda.

 

Aqui no Rio de Janeiro, o Outono muitas vezes têm temperaturas muito amenas, marcada por chuvas ocasionais e muitos dias de sol.

Inclusive, pegar uma praia no Outono ou no Inverno não é coisa de turista. Os cariocas desfrutam deste lazer o ano todo!

Agora, na Europa, a história é outra. A cada mês que se aproxima do Natal, as temperaturas vão ficando mais instáveis.

De modo que, quanto mais perto do final do ano, mais baixas as temperaturas vão ficando. Assim como os dias vão ficando mais curtos.

Se você não está habituado a grandes variações climáticas, ao vento cortante e à possibilidade de chuva, conhecer a Europa no Outono pode ser um grande desafio!

Por outro lado, há aspectos inerentes a esta época do ano, como a tonalidade das folhas, que formam um degradê na paisagem.

Há, ainda, o cheiro delicioso das sopas, que já começam a ter destaque no menu dos restaurantes.

E, finalmente, pisar nas folhas secas é uma experiência deliciosa! O Outono na Europa é uma chance imperdível de aguçar os nossos cinco sentidos!

 

Outono na Europa e a variedade de cores das folhas das árvores

Castelo De Haart na região de Utrecht, Holanda.

 

10 destinos europeus para você se apaixonar!

 

Antes de liberar a minha lista, eu quero lhe dizer que, qualquer que seja o destino escolhido para curtir o Outono na Europa, você vai voltar para casa com fotos e lembranças incríveis!

Eu visitei muitas cidades da Europa quando morava na Holanda. E nunca perdi a chance de viajar no Outono, pois há um grande feriado escolar em Outubro.

Aliás, confira o calendário do país que você pretende visitar, pois este feriado é muito comum, dura uma semana e varia de região para região. Ou até, de país para país.

Então, se você não fizer a lição de casa e resolver viajar junto com os locais, com certeza, vai pegar preços altos de passagens e de hotéis.

Mas vamos lá, à lista dos destinos imperdíveis para conhecer no Outono europeu:

 

Outono na Europa e a paisagem em Berlim

Berliner Dom roubando a cena em pleno Outono europeu!

 

Importante ressaltar que a minha escolha se baseou em cidades maiores e que costumam estar absolutamente lotadas nos meses do verão europeu.

Visitei Cinque Terre no Verão e foi uma experiência caótica. Os vilarejos são, sim, muito lindos. Porém, pegar um trem lotado em pleno domingo de sol escaldante foi um dos maiores perrengues de viagem que já passei.

Com certeza, a Adelaide Pereira, autora do blog Turista Imperfeito tem uma outra visão do mesmo destino. Então, dar uma conferida no post que ela elaborou sobre a região pode ser um ótimo ponto de partida para planejar a sua viagem pela costa da Ligúria no Outono.

Mas existem outros destinos europeus incríveis que também podem ser visitados nesta época. É o caso da Rota Romântica, na Alemanha, ou do Vale do Loire, na França. Dois destinos maravilhosos para curtir a dois!

E, finalmente, cidades austríacas como Innsbruck e Salzburgo, dois destinos de sonhos, visitados pela Lilian Azevedo, autora do blog Uma Senhora Viagem.

Resumindo: destinos não faltam. O que pode faltar é tempo (ou grana) para curtir tudo o que a Europa tem a oferecer.

 

Paisagem de dezembro em Innsbruck.

 

Vantagens de visitar a Europa no Outono

 

Há muitos pontos positivos para se optar por uma viagem à Europa no Outono.

O primeiro e o mais importante deles é a economia. Isso porque, após os meses de julho e agosto, está todo mundo de volta à rotina e se recuperando dos gastos das férias de verão.

Assim, o Outono na Europa é considerado baixa temporada, o que reduz a ocupação hoteleira e abre espaço para a grande concorrência e as promoções.

Além disso, as passagens aéreas para a Europa nesta estação costumam entrar em promoção, o que é um grande aliado no planejamento de custos da viagem.

Se você está pretendendo viajar para grandes cidades, talvez não encontre tanta oscilação nos preços.

Contudo, se o seu planejamento inclui cidades de pequeno e médio porte, as diferenças de preço podem ser consideráveis, já que estes destinos dependem mais do fluxo de turistas.

Então, toda pesquisa é essencial para garantir o melhor custo/benefício possível.

Uma outra vantagem desta época é o fato de que as atrações turísticas mais badaladas não vão estar tão lotadas.

E, finalmente, você não encontrará temperaturas tão extremas, quanto às que você encontraria no verão ou no inverno.

 

Outono no parque Sanssouci em Postdam na Alemanha

Parque Sanssouci em Postdam, na Alemanha, em pleno outono.

 

Outono fora da Europa

 

A Europa é maravilhosa e cheia de opções para todo o tipo de viajante. Contudo não é só no Velho Continente que você vai encontrar temperaturas agradáveis viajando no Outono.

Na época que estive em Nova York , eu era professora de Educação Fundamental e só conseguia tirar férias em janeiro ou julho. Como eu sabia que iria congelar se viajasse no início do ano, optei pelo meio do ano.

A viagem foi a realização de um sonho, mas camelar pela Big Apple em pleno verão foi um grande desafio. Além disso, a cidade estava lotada por conta das férias escolares americanas.

Então, se eu tivesse feito como a Marina Heimer, autora do blog Imagina na Viagem, eu poderia ter tido uma experiência bem parecida com a que ela contou em seu post sobre o Outono em Nova York.

Uma outra experiência parecida tive quando visitei o Japão, em outubro de 2014. As temperaturas estavam bem amenas e foi uma delícia conhecer os pontos turísticos.

Já quando voltei, em de agosto de 2016, torrei sob o sol inclemente. Aí que fui entender porque as asiáticas gostam tanto de usar sombrinhas!

Conhecer os pontos turísticos, especialmente em Tóquio, foi um grande perrengue. Curti a viagem, mas passei momentos bem desconfortáveis ao ar livre.

 

Viagem de Outono: o que levar na mala?

 

Ao preparar sua mala para o Outono na Europa, é preciso ter em mente que alguns dias podem ser cinzentos e chuvosos. Entretanto, dias ensolarados também são muito comuns.

Além disso, em um mesmo dia, você pode ter três estações. Por exemplo, uma manhã de céu aberto, porém, fria. Uma tarde ensolarada e agradável, em que você possa sentar, confortavelmente, ao ar livre. E, finalmente, uma noite bem fresquinha ou até bem fria.

Então, é bom preparar uma mala eclética e flexível, com itens que combinados possam servir para diferentes ocasiões e temperaturas.

 

Roupa de meia estação para o Outono europeu.

 

Aliás, em outro post aqui do blog, eu já dei muitas dicas sobre como arrumar uma mala compacta, completa e stress free! É só dar uma conferida no post e viajar feliz e sem preocupação!

Mas, sem muitas delongas, vamos lá aos itens que não podem faltar numa viagem de Outono pela Europa:

  • Um casaco impermeável ou uma capa de chuva
  • Um cachecol
  • Um gorro ou chapéu quentinho
  • Luvas
  • Um par de botas
  • Um guarda-chuva
  • Uma camiseta do tipo segunda pele

 

Outono na Europa com um dia de sol em Dresden

Uma tarde de sol em Dresden e eu com roupa típica de inverno em pleno Outono alemão!

 

Importante ressaltar que estes são os itens contra a friaca. Porém, o restante da mala pode ser com itens mais leves, como bermudas, camisetas e afins.

Mulherada: deixe os saltos e bolsas elegantes em casa. A não ser que haja algum restaurante Michelin na programação.

Mesmo nas grandes cidades europeias ou até nos cruzeiros pelo Mediterrâneo, o dress code é bem tranquilo. Eu tenho até um vídeo no YouTube falando sobre isso!

E você pode contar que sempre terá alguém mais esculachado despojado que você, em qualquer lugar. Até mesmo em uma ópera!

 

Escolha a época do ano de acordo com o seu estilo de viagem!

 

Uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é que um destino de sonhos pode virar um pesadelo, dependendo da época do ano que você escolher para visitá-lo.

Digo isso baseado nos destinos que escolhi para compor os Top Ten deste post. Alguns dos quais eu visitei mais de uma vez.

Não vou dizer, por exemplo, que tive uma experiência ruim visitando Praga ou Innsbruck em pleno inverno.

Porém, a primeira vez que fui à Praga, passei um frio de doer, pois nevou muito nos dias em que estive lá. Portanto, não consegui aproveitar tudo o que eu gostaria. Depois, voltei na Primavera, e vi uma outra cidade: vibrante e colorida.

Afinal, a forma como você percebe um destino, vai muito além de conhecer sua riqueza histórica e cultural. Tem muito a ver com o quão confortável você se sente durante a sua estadia.

 

Uma manhã de inverno congelante em Praga!

 

Viaje no Outono e fique livre da lotação das grandes cidades!

 

As cidades mais badaladas da Europa, como Roma, Florença, Barcelona e Madri, por exemplo, ficam lotadas nos meses de verão.

Isso atrapalha na hora de visitar os museus, de conseguir uma mesa em um restaurante ou até mesmo para caminhar por ruas e parques.

Porque vamos combinar: fica bem complicado ser contemplativo tendo que desviar de um monte de gente!

Agora, não se engane: cidades com forte apelo turístico e que habitam o imaginário de quase todo viajante, nunca estarão tranquilas: apenas menos cheias.

Já estive algumas vezes em Barcelona, Paris e Londres (em meses diferentes do ano) e elas nunca desapontaram no quesito multidão. 

Elas são, sim, maravilhosas. O problema é que esta opinião é compartilhada por milhões de pessoas! 

Então, se você puder programar sua viagem com antecedência e nas épocas mais amenas do ano (Primavera e Outono), certamente, vai aproveitar muito mais tudo o que estes destinos espetaculares têm a oferecer.

 

E se você não puder ir para a Europa no Outono?

 

Talvez você esteja se perguntando se vale a pena ir para a Europa se você só estiver livre em outra época do ano.

A resposta é muito simples: sim! A Europa vale a pena em qualquer ocasião. Sabendo exatamente o que você vai encontrar, e se preparando para isso, a viagem vai ser um sucesso!

E você ainda vai voltar pra casa com aquele bicho carpinteiro atiçando você para programar a próxima viagem, qualquer que seja a estação do ano! Só vai! Se joga!!!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

8 thoughts on “Outono na Europa: 10 Destinos Pra Você se Apaixonar!”

  1. Amei! As dicas estão excelentes…
    Também sou uma apaixonada pelas viagens no outono – amo as cores, a atmosfera, as cidades menos cheias e os preços mais baixos (claro!). E, na Europa, tudo isso faz ainda mais sentido. Menos filas e menos despesa em euro é o sonho de qualquer turista. =)

    1. Verdade, Marina! Não vejo a hora de poder viajar sem chorar com a conversão… De preferência, na baixa estação! hehehe! Obrigada pela sua participação aqui no post. Abração!

  2. Excelentes dicas e pontos levantados. Eu amo viajar no outono e concordamos em muitas razões. O que você também falou sobre o verão, concordo totalmente. As pessoas se iludem achando que não é tão quente.
    E que venha o outono com um câmbio mais favorável. A perfeição. Hehe
    Beijos

  3. Quantas experiências ricas de viagens em diferentes estações ! Tudo isso contribuiu para uma expertise na escolha da melhor época viajar. Interessante pensar no aspecto que vc levantou estilo de viajante/estaçào do ano. Muito úteis as dicas para mala para viagens de outono na Europa. Beijocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *