3 Comentários

Onde ficar em Bento Gonçalves? Conheça as melhores opções de hospedagem para curtir o Vale dos Vinhedos e explorar as outras rotas turísticas desta região do Rio Grande do Sul, qualquer que seja o seu estilo de viagem!

 

De uma coisa você ter certeza: o que não faltam são boas opções de hospedagem em Bento Gonçalves, sejam quais forem as suas expectativas e o seu orçamento de viagem para desfrutar desta região do Sul do Brasil.

É certo, também, que o grande atrativo da região são as vinícolas. Entretanto, as várias rotas de Bento Gonçalves e cidades vizinhas oferecem um turismo muito mais eclético e abrangente. Você vai se surpreender com as possibilidades de lazer deste pedaço da Serra Gaúcha!

Então, na hora de escolher sua hospedagem, leve em consideração o tipo de experiência que você quer ter. Assim, poderá afunilar a sua busca pelo melhor lugar para ficar em Bento Gonçalves.

Existem três principais regiões e cada uma lhe proporcionará uma experiência distinta: a região central, o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra.

Neste post, tentarei explanar sobre as características de cada uma apresentar e as vantagens e desvantagens de se hospedar em cada uma delas.

 

Onde ficar na região central de Bento Gonçalves?

 

Eu sou uma pessoa muito prática. Portanto, para o meu estilo de viagem, há grandes vantagens em optar por ficar na região central de Bento Gonçalves.

Afinal, esta localidade facilita o acesso a todas as rotas turísticas da região. Além disso, por se tratar de uma área urbana, oferece um farto comércio e muitas opções gastronômicas a uma curta distância.

Também é uma excelente opção se você não estiver de carro próprio ou alugado, pois há várias agências de turismo onde você pode adquirir passeios para visitar as atrações.

E, finalmente, a região central é de fácil acesso se você optar pelos serviços de transporte privativo ou em grupo.

Ou, ainda, se chegar a Bento Gonçalves de ônibus, pois é lá que está localizada a rodoviária da cidade.

 

Opções de hospedagem na região central

 

No centro de Bento Gonçalves estão localizados os hotéis de categoria executiva, preparados para o turismo de negócios e eventos.

Alguns, inclusive, fazem parte de redes bem conceituadas no Rio Grande do Sul, como é o caso das unidades da rede Laghetto e Dall’Onder, referências nesta parte do Brasil.

 

 

Isto não significa, entretanto, que esses hotéis que atendem ao mundo corporativo não sejam uma boa opção para turismo de lazer.

Eles atendem muito bem a famílias, grupos de amigos e, até mesmo, casais ou viajantes solo. Alguns possuem, inclusive, uma excelente estrutura de lazer.

Entre as opções mais procuradas, destacam-se:

Existem, também, algumas opções de pousadas. Algumas delas muito bem conceituadas, como é o caso da Pousada do Chalé.

Eu ainda não pude conferir esta acomodação em estilo alpino, mas já ouvi falar muito bem dela. Além disso, pelas fotos, pareceu-me uma opção bem charmosa e aconchegante.

Bem, como gosto de recomendar apenas o que já conferi e aprovei, apresento as opções com bom custo/benefício no centro de Bento Gonçalves.

 

Dall’Onder Vittoria Hotel Bento Gonçalves

 

O Dall’Onder Vittoria é um hotel de categoria 4 estrelas, com decoração moderna e ótima estrutura, tanto para negócios quanto para o turismo.

O hotel possui uma boa infraestrutura, com piscina coberta e aquecida no terraço  e academia.

 

Dica de hospedagem em Bento Gonçalves: Dall'Onder Vittoria Hotel

 

Ele tem, também, uma excelente localização, com boas opções gastronômicas na região e com o L’América Shopping Center em frente.

Além disso, dá para ir a pé até a Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, de onde parte o tradicional passeio turístico de Maria Fumaça até Carlos Barbosa.

A Vinícola Aurora também fica a uma curta caminhada de lá.

Se você viaja com o seu pet, o hotel oferece inclusive caminha e tigelas para água e comida. Maravilha! Não levei a minha Tequilinha, mas acho que ela teria aprovado!

Gostei muito do hotel, no geral. Achei o atendimento bem cortês, gostei dos mimos (uma taça de Salton Demi-sec no check-in e chá de laranja disponível o dia todo na recepção). Aprovei, também, o café da manhã (farto e bem servido).

Única ressalva: o preço do estacionamento (cerca de 30 reais por dia).

Entretanto, ele é um dos meus preferidos, entre todas as opções para ficar em Bento Gonçalves.

 

 

Dall’Onder Grande Hotel Bento Gonçalves

 

O Dall’Onder Grande Hotel também é um hotel de categoria 4 estrelas, mas não é tão moderno e nem tem a decoração contemporânea do Dall’Onder Vittoria.

Entretanto, o hotel possui uma ótima infraestrutura, com uma ampla piscina coberta e aquecida no térreo. Achei a área de lazer excelente.

 

Dica de hospedagem em Bento Gonçalves: Dall'Onder Grande Hotel

 

Ainda mais se você estiver viajando com crianças, pois além do parque aquático, há uma brinquedoteca.

O hotel mantém, ainda,  um convênio com uma academia muito bem equipada e que fica instalada no pequeno centro comercial anexo.

O café da manhã é diferenciado disponibilizando, inclusive, iogurtes e outras delícias da Casa da Ovelha, um dos destaques dos Caminhos de Pedra.

 

 

Ressalvas: por se tratar de um hotel de grande porte, ele atrai turismo corporativo e excursões, o que pode ser bem inconveniente em períodos mais procurados.

Não passei por isso, pois fui fora de temporada. Entretanto, acredito que pode ser um aspecto negativo.

O estacionamento também é pago (e salgado: cerca de 30 reais por dia). E meio que inevitável, pois o hotel está localizado em uma avenida.

Por outro lado, achei o hotel mais bem localizado para ficar no centro de Bento Gonçalves, se você quer sair para comer sem depender de carro.

Nas imediações, há muitas alternativas para qualquer hora do dia. Destaque para a maravilhosa Bodega Entre Vinhos, dos mesmos proprietários do Mamma Gema e Pizza Entre Vinhos. Imperdível!

 

Hotel Laghetto Viverone Bento

 

Bem, aqui eu vou quebrar uma das mais rígidas políticas do blog, que é de recomendar o que realmente gostei, em nome do compromisso que tenho de compartilhar a minha experiência verdadeira e dar boas dicas.

Na minha última ida a Bento Gonçalves (em setembro de 2021), resolvi optar pelo Laghetto Viverone, pois queria uma hospedagem relaxante e diferenciada em um quatro estrelas que é a opção mais famosa da região central da cidade.

A ideia era curtir a área de lazer, composta de sauna, academia e jacuzzi.

Já no check-in tive a primeira ducha de água fria: por conta da pandemia de Covid-19, essas áreas estavam interditadas.

Até aí, tudo bem: sou absolutamente a favor das medidas restritivas para conter a disseminação do vírus e o avanço da doença.

Entretanto, acho que a rede tem a obrigação de alertar os hóspedes que o serviço foi descontinuado. E não deixar que ele descubra quando já é tarde demais.

Para piorar a situação, o quarto também deixou a desejar: mobília surrada, cama pequena (deveria ser uma Queen!) e um colchão super duro e desconfortável.

Resumo da ópera: nem o bom café da manhã me fez desistir de um check-out antecipado e a busca por uma alternativa mais viável para ficar em Bento Gonçalves.

Perrengues em destinos de férias acontecem com todos, inclusive com blogueiros de viagem!

Bem, mas independentemente da minha experiência (e sendo bem prática!), o restante também não superou as expectativas: não há muitas opções gastronômicas na região do hotel e o estacionamento também é pago (e caro!).

 

Onde ficar hospedado no Vale dos Vinhedos?

 

Sem dúvida alguma, o Vale dos Vinhedos é a melhor opção para quem quer uma estadia romântica e bucólica em Bento Gonçalves.

Este caminho turístico, repleto de belas paisagens, garante uma experiência diferenciada e inesquecível.

É, claro que, proporcionalmente, este elevado padrão de hospedagem vai exigir um orçamento maior na sua viagem.

Assim como vai deixar você mais longe da “civilização” e, portanto, com menos facilidade de acesso às atrações mais centrais.

Bem, mas se tudo o que você quer é ter este contato com a natureza, a vista dos parreirais e o silêncio do vale, certamente vale a pena todo centavo gasto na empreitada.

Eu já fiquei hospedada no Spa do Vinho Autograph Collection e conto como foi a experiência em outro post aqui do blog.

Realmente, um show de paisagem e um vizinho muito convidativo: a Vinícola Miolo bem na frente e outras vinícolas emblemáticas na região.

Existem outras opções de hospedagem no Vale dos Vinhedos. Ainda na Rodovia RS-444 (também conhecida como Estrada do Vinho), fica o Hotel Villa Michelon, um quatro estrelas super charmoso e que possibilita trilhas a pé e de bicicleta.

Já na Via Trento, outra rota turística da região, você encontra várias opções de hospedagem na Casa Valduga. Ainda não consegui conferir, mas se seguir a excelência do tour com degustação oferecido pela vinícola, tudo indica que é uma experiência top!

Enfim, opções não faltam. E se você quer uma imersão total no mundo dos vinhos, definitivamente, uma hospedagem no Vale dos Vinhedos é algo para se incluir na sua wish list!

 

Onde ficar nos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves?

 

Os Caminhos de Pedra são outra rota muito emblemática de Bento Gonçalves, cujo caminho leva ao distrito de São Pedro.

Não há muitas opções de hospedagem nesta região, cujos destaques são a Pousada Cantelli e a Casa Barp.

Ambas têm pouquíssimas unidades disponíveis, o que torna a hospedagem bem concorrida, por se tratar de uma experiência bem exclusiva.

Então, se você quer algo intimista e diferenciado, é preciso reservar com bastante antecedência.

 

Onde ficar em outras áreas rurais de Bento Gonçalves?

 

É fato que a grande parte das opções de hospedagem em Bento Gonçalves concentra-se no centro da cidade, no Vale dos Vinhedos e nos Caminhos de Pedra.

Entretanto, existem algumas alternativas em outras áreas rurais de Bento Gonçalves ou mesmo a caminho do município.

O distrito de Tuiuty, por exemplo, onde estão localizados o Vale do Rio das Antas e a Vinícola Salton, também oferece algumas alternativas, como é o caso da Villa Tuiuty Pousada de Charme e da Afeto Pousada.

Já no meio do caminho entre Garibaldi e Bento (distantes apenas 12 quilômetros uma da outra) fica a Pousada Castello Benvenutti, cuja construção de pedra se destaca na estrada que liga as duas localidades.

 

Reserve sua acomodação em Bento Gonçalves com o Turista FullTime

 

O Turista FullTime possui o Booking.com como seu único parceiro para o segmento de sites de busca para acomodações.

Isto significa que, cada vez que um leitor utiliza os banners ou links contidos nos posts para fazer suas reservas, o blog ganha uma pequena comissão.

É importante ressaltar que o preço se mantém idêntico para você. O que ocorre é um redirecionamento do Turista FullTime para o site do Booking.com.

Entretanto, este clique a mais (que gera receita pro blog!), é fundamental para que sempre haja conteúdo atualizado e diversificado.

Então, se você puder reservar por aqui, vai ser de grande ajuda para o blog.  E se você tiver dúvidas de como e onde reservar, sabe que sempre poderá contar com a ajuda e as dicas da blogueira amiga aqui!

 

Outras acomodações pelo Brasil e pelo mundo

 

O que você achou dessas dicas de onde ficar em Bento Gonçalves? Gostou das opções? Espero que sim!

Sempre que eu viajo, procuro ler as dicas de blogueiros conceituados e comprometidos com a qualidade do material que publicam.

Se este é o seu caso, convido você a conhecer, também, o trabalho de duas blogueiras amigas: a Lilian Azevedo, autora do blog Uma Senhora Viagem e a Adelaide Pereira, autora do blog Turista Imperfeito.

As dicas da Lilian são perfeitas para escolher uma acomodação boa, bonita e barata em Salvador (um dos destinos que tenho em mente para 2022!).

Já o post da Adelaide traz algumas dicas para escolher um bom hotel em Paris . Duas leituras imperdíveis para suas próximas viagens!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

3 thoughts on “Onde Ficar em Bento Gonçalves – Serra Gaúcha/RS”

  1. Olá Regina, ótimas opções, para todos os gostos realmente. Estive na região há muitos anos mas pretendo voltar para explorar melhor as rotas turísticas. Dicas anotadas, até a próxima!

  2. Excelente post, Regina! Já visitei 2 vezes o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra e adorei. Nunca me hospedei por lá pois não sabia do quanto poderia ser boa opção. Achei muito honesta a sua colocação sobre um certo hotel pois nos alerta a avaliar mais cuidadosamente certos aspectos. Anotei aqui suas sugestões para experimentar em uma próxima oportunidade. BeijocasJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.