PASSEIO REALIZADO ANTES DO INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

O roteiro Caminhos de Pedra se estende por uma estradinha bucólica de 12 quilômetros, cheia de boa gastronomia e linda arquitetura. Definitivamente, um passeio imperdível para quem visita Bento Gonçalves e região.

O projeto Caminhos de Pedra resultou de um grande levantamento do acervo arquitetônico do município de Bento Gonçalves, iniciado a partir de 1987.

 

Casa da Erva-mate nos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

A ideia era resgatar e preservar as heranças culturais dos imigrantes italianos que começaram a chegar à região a partir de 1875.

De modo que um trabalho de restauração das antigas construções de alvenaria, pedra e madeira começou a ser implementado e as primeiras visitações iniciaram-se a partir de 1992.

O projeto, pioneiro no Brasil, recebeu o título de Patrimônio Histórico Cultural do Rio Grande do Sul em 2009 e, atualmente, conta com cerca de 70 associados.

Além de ser considerado um “museu vivo”, o roteiro Caminhos de Pedra compreende o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país, o que por si só já justificaria uma visita.

Entretanto, percorrê-lo é mais do que uma aula de História. É uma experiência sensorial, de múltiplos aromas, cores e sabores e que encanta pessoas de todas as idades.

 

Por que o roteiro se chama Caminhos de Pedra?

 

A princípio, pode até ser que o nome “Caminhos de Pedra” remeta à ideia de um roteiro mais ecológico e aventureiro. Afinal, tudo que tem pedra costuma impor um certo desafio!

Entretanto, “Caminhos de Pedra” compreende um roteiro gastronômico, todo feito por uma estrada asfaltada e com boa estrutura.

O nome se dá em virtude de parte dos casarões antigos da rota ter sido construída com pedra basáltica.

De qualquer forma, você vai se sentir fazendo uma viagem no tempo, já que muitas dessas construções são casarões bem preservados ou réplicas da época do início da colonização italiana.

 

Cantina Strapazzon nos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves.

 

Como explorar o roteiro Caminhos de Pedra?

 

O roteiro “Caminhos de Pedra” está localizado no distrito de São Pedro, que faz parte do município de Bento Gonçalves.

Então, para quem está saindo de “Bento”, o roteiro tem início na Estrada Barracão, mais precisamente no posto de gasolina Megapetro, ao lado do qual se encontra o CTA (Centro de Atendimento ao Turista).

Ali no CTA, você poderá pedir informações sobre a rota e pegar um mapa com todas as atrações que podem ser visitadas.

A partir daí, é só começar a curtir! Sem pressa e aproveitando os lugares que mais combinem com o que você gosta de comer e de fazer.

Opções não faltam, já que são (pelo menos) 28 empreendimentos.

Entretanto, o ideal é que você tire um dia inteiro para percorrer os Caminhos de Pedra, começando já pela manhã, pois são muitos restaurantes, lojas, museus e casas abertas à visitação.

 

Casa do Queijo nos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

Nosso roteiro nos Caminhos de Pedra

 

Apesar de eu e meu marido termos percorrido os Caminhos de Pedra por mais de 8 horas, infelizmente, não conseguimos visitar tudo o que gostaríamos.

Isso porque há várias opções interessantes e o mais importante, para nós, é desfrutar de cada atração com calma.

 

 

De modo que vou contar um pouco sobre as atrações que conhecemos e depois sugerir uma lista de outras que nos pareceram excelentes, mas que ficarão para uma próxima visita.

 

 

Casa di Dolci

 

Primeira atração dos Caminhos de Pedra, a Casa di Dolci é uma edificação típica italiana e funciona como uma doceria, onde você vai encontrar guloseimas como canolli, profiteroles, tiramisu, entre outras.

 

Casa di Dolci - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

Ali você também encontra doces e geleias artesanais, que vão desde os sabores mais simples, até as versões gourmet. Perfeitos para levar para casa!

 

Casa di Dolci - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

O bônus do lugar é um mirante do qual se tem uma vista deslumbrante para o vale do rio Buratti e para a cascata Salto Venâncio.

 

Mirante da Cascata - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

Honestamente, não foi nada difícil fazer uma longa parada na Casa di Dolci, apreciando um delicioso canolli de limão com pistache e depois curtindo uma vista fantástica.

 

 

Só pegamos o rumo de volta aos Caminhos de Pedra porque havia muita coisa ainda a ser visitada!

 

Casa da Foto à Moda Antiga e Rótulos Personalizados

 

Uma coisa legal nos Caminhos de Pedra é se deixar levar pela curiosidade e entrar nas casas sem muitos planos, só guiado pelo encanto do lugar.

E uma dessas boas surpresas foi a Casa da Foto à Moda Antiga e Rótulos Personalizados.

Honestamente, não tínhamos a menor intenção de tirar fotos ou comprar produtos personalizados.

Paramos em frente à propriedade, simplesmente, porque havia uma casinha em formato de pipa que nos renderia uma bela foto.

 

 

Entretanto, do alto da propriedade, o simpático Giuseppe nos cumprimentou e nos convidou a conhecer o restante das instalações.

Acabamos ficando mais de uma hora por lá. A casa, que segundo o nosso anfitrião, fica no ponto mais alto dos Caminhos de Pedra, tem uma vista espetacular a partir de sua aconchegante varanda.

Aproveitamos para tomar uma cerveja artesanal, servida com queijos e salames.

 

 

Não tiramos as fotos “de época”, mas pode ser uma experiência bem interessante. Principalmente, para quem está com crianças ou em um grupo grande.

 

Foto à moda antiga - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

Casa Vanni

 

A tradicional casa de madeira foi construída em 1935 por Pietro Strapazzon e foi totalmente restaurada para o projeto Caminhos de Pedra.

Atualmente, pertence à Família Vanni e abriga um disputado restaurante, que funciona no subsolo.

 

Casa Vanni - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

Os jardins, na parte traseira da propriedade, são um convite irrecusável para apreciar um bom vinho. Aliás, ótimos vinhos podem ser adquiridos na loja de varejo que fica no primeiro piso da casa.

 

 

Adoraríamos ter almoçado um dos risotos ou massas servidos pela família, mas como era um sábado, a fila de espera estava longa e acabamos desistindo.

 

Ristorante del Pomodoro

 

Resolvemos almoçar no Ristorante del Pomodoro, que foi construído nos moldes dos antigos galpões em que os imigrantes italianos se instalavam, ao chegar à região.

Os pratos servidos são todos à base de tomate, é claro. E o restaurante, como não poderia deixar de ser, fica ao lado da Casa do Tomate. Tudo muito temático!

 

 

O mais vantajoso – especialmente para quem é bom de garfo – é que o restaurante funciona em sistema de rodízio com preço fixo. Gostamos muito da escolha, pois todos os pratos estavam saborosos e o atendimento foi primoroso.

 

Cantina Strapazzon

 

Apesar do nome, você vai ter uma experiência muito mais abrangente ao visitar a singela casa, construída em pedra irregular pelo imigrante Giovanni Strapazzon em meados de 1880.

 

Cantina Strapazzon - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

 

O mais interessante desta construção é que, além de possuir as características das casas de pedra da primeira geração de imigrantes, mais tarde, ela passou a ter a função de cantina.

Curiosamente, neste caso, cantina não tem o significado que normalmente conhecemos e refere-se ao local onde o vinho era produzido e armazenado.

 

 

Além disso, a Cantina Strapazzon já serviu de locação para novelas e comerciais de TV e, também, para  “O Quatrilho”, filme brasileiro lançado em 1995 e que tem no elenco as atrizes Glória Pires e Patrícia Pillar.

Então,  a visita à propriedade acaba sendo completa: além do tour com direito à degustação dos rótulos produzidos pela vinícola da família, a gente acaba ouvindo muitas outras histórias empolgantes.

Você poderá ler mais sobre a experiência em outro post aqui do blog.

 

Roteiro Turístico Caminhos de Pedra: pontos de visitação

 

Como eu comentei no início do post, eu não pude desfrutar com calma de tudo, mas fiz questão de percorrer os 12 quilômetros e parar em cada uma das propriedades, até a última delas.

Ao longo do caminho, várias delas me encantaram. Então, para planejar sua visita, aqui vai uma breve relação de algumas propriedades que você vai encontrar, tomando-se como ponto de partida o Centro de Atendimento ao Turista:

  1. Casa di Dolci
  2. Fotos à Moda Antiga e Rótulos Personalizados
  3. Casa do Tomate
  4. Ristorante del Pomodoro
  5. Parque Casa na Árvore
  6. Parque da Ovelha
  7. Casa Vanni
  8. Cantina Strapazzon
  9. Casa das Cucas Vitiaceri
  10. Casa da Erva-mate
  11. Casa do Queijo

 

Quando visitar os Caminhos de Pedra?

 

O roteiro Caminhos de Pedra está aberto à visitação o ano inteiro e a melhor época vai depender do seu estilo e de sua disponibilidade.

Naturalmente, que por se tratar de um caminho com várias construções espalhadas, o ideal é percorrê-lo num dia agradável e sem chuva.

É possível visitá-lo em um dia chuvoso, mas será muito menos proveitoso já que o gostoso é curtir, também, os ambientes ao ar livre.

O que não falta nos Caminhos de Pedra são jardins e vistas deslumbrantes para o vale.

 

 

Como percorrer os Caminhos de Pedra?

 

Para visitar os Caminhos de Pedra com conforto o ideal é estar de carro. Assim, você vai parando onde e por quanto tempo quiser.

Contudo, caso não seja possível, há a possibilidade de participar de uma excursão. Várias empresas locais oferecem o serviço.

Alternativamente, percorrer a rota de bicicleta deve ser muito relaxante. Afinal, a distância é, relativamente, curta. Eu não vi gente pedalando, mas a estrada é boa e asfaltada.

Então, para quem gosta de um bom pedal, pode ser uma opção viável.  Inclusive, há uma agência local que disponibiliza três modalidades de roteiros para os Caminhos de Pedra.

 

Como chegar aos Caminhos de Pedra?

 

A rota dos Caminhos de Pedra pode ser acessada de vários pontos a partir de municípios vizinhos a Bento Gonçalves.

Entretanto, quem ingressa na rota pela Estrada Barracão, vai utilizar a mesma porta de entrada dos primeiros imigrantes italianos.

A título de referência, o início da rota dos Caminhos de Pedra fica a cerca de 7 quilômetros do centro de Bento Gonçalves.

Para efeitos de localização, e se você for utilizar um GPS, basta usar o endereço Estrada Barracão 4 – Bento Gonçalves (CEP 95700-000).

Dali em diante, como quase todas as construções ficam na Linha Palmeiro, basta seguir o fluxo da estrada. Além disso, a estrada é muito bem sinalizada. Não tem como errar!

 

Caminhos de Pedra com gostinho de “quero mais”

 

Nossa experiência ao percorrer os Caminhos de Pedra foi a melhor possível. Entretanto, temos alguns arrependimentos.

O primeiro deles foi ter almoçado uma farta refeição, pois faltou espaço no estômago para experimentar outras delícias. Entre elas, as cucas divinas vendidas na Casa das Cucas.

O segundo, foi não ter chegado à rota mais cedo. Apesar de alguns estabelecimentos terem horários diferenciados (os restaurantes, por exemplo), a maioria funciona entre 9:00 e 18:00.

Como chegamos por volta de 11:00 da manhã, acabamos perdendo 2 horas. No final, elas fizeram muita falta.

E, por último, termos viajado para o Rio Grande do Sul somente com nossas malinhas de bordo. Com tantas guloseimas encontradas ao longo dos Caminhos de Pedra, foi duro voltar para casa de mãos abanando…

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: