7 Comentários

É certo que, com seus 573 quilômetros de litoral, o que não falta no Ceará são praias e mais praias, para todos os tipos de gosto, estilo, idade e bolso. Conheça algumas das mais famosas e procuradas praias de Fortaleza e arredores.

O Nordeste do Brasil é reconhecido internacionalmente como um destino paradisíaco para quem gosta de sol e de mar.

Principalmente porque, em qualquer época do ano, é possível curtir praias lindas e que agradam um público bem eclético.

Seja você alguém que procure por tranquilidade e relaxamento, ou que seja fã de esportes náuticos mais radicais, com certeza, vai encontrar uma praia cearense para eleger como sua preferida!

 

 

Neste post, reuni 10 praias de Fortaleza, arredores ou destinos de bate e volta para você escolher aquelas que mais se encaixam ao seu perfil de viajante.

Algumas, são praias urbanas, inseridas na região central da capital cearense. Outras, localizam-se na porção leste do estado.

E, finalmente, algumas situam-se na porção oeste deste belo estado nordestino. De qualquer forma, o acesso a todas elas é fácil e pode ser programado mesmo que você esteja sem carro.

 

Praias de Fortaleza e Arredores

 

  1. Praia de Iracema
  2. Praia de Meireles
  3. Praia de Mucuripe
  4. Praia do Futuro
  5. Praia de Flecheiras
  6. Praia de Cumbuco
  7. Praia de Morro Branco
  8. Praia das Fontes
  9. Canoa Quebrada
  10. Mundaú

Para facilitar o seu planejamento de viagem, resolvi agrupar as praias de Fortaleza e arredores em três categorias: praias urbanas situadas na capital; praias do litoral leste e praias do litoral oeste.

Assim, você poderá organizar a sua programação de acordo com a região escolhida para cada dia. E, consequentemente, economizar dinheiro e tempo de deslocamento.

Caso você não esteja com carro próprio ou alugado, passeios de bate e volta podem ser uma ótima alternativa.

Muitas empresas de turismo receptivo oferecem pacotes de meio dia ou de dia inteiro a fim de que os turistas baseados na capital possam ter acesso fácil às praias mais badaladas do estado.

Nesta minha última visita à capital cearense usei os serviços da Planetatur para conferir as praias mais distantes, cujo acesso seria mais complicado se eu fosse por minha conta.

De modo que compartilharei com você um pouco da minha experiência.

 

Praias da região central de Fortaleza

 

As praias de Iracema, do Meireles e de Mucuripe são as mais centrais de Fortaleza e estão localizadas na Avenida Beira Mar.

Apesar do mar calmo e de temperatura agradável o ano todo, as três praias podem apresentar uma balneabilidade ruim, o que acaba comprometendo a diversão.

Por isso, se você pretende curtir um dia em uma delas, o ideal é consultar a qualidade das águas no site da SEMACE. Este é um órgão governamental que publica informativos semanais sobre a balneabilidade das praias cearenses.

Agora, todas elas têm seus atrativos e merecem uma visita. 

 

Praia de Iracema

 

A Praia de Iracema é a mais próxima do centro histórico de Fortaleza.

Sua orla urbana é bem agradável para uma caminhada, uma corrida ou mesmo para pedalar.

Duas atrações se destacam na paisagem: a estátua de Iracema e o “Espigão”.

 

Praia de Iracema em Fortaleza

 

Construída na década de 1960 para celebrar o centenário de publicação do livro Iracema de José de Alencar, a estátua de Iracema tornou-se o principal símbolo de Fortaleza.

O  “Espigão”, como é carinhosamente chamado o píer da Praia de Iracema, é uma plataforma de 230 metros de comprimento que avança no mar e de onde se tem uma das vistas mais bonitas do pôr do sol de Fortaleza.

 

Praia do Meireles

 

A Praia do Meireles fica no bairro mais nobre de Fortaleza, entre as praias de Iracema e de Mucuripe.

Assim como as outras duas praias centrais, a do Meireles também tem um calçadão amplo, arborizado, agradável e perfeito para uma caminhada.

É também nesta região que está situado o Clube Náutico, um complexo esportivo que faz parte da história da cidade.

Ainda na Praia do Meireles você encontra a famosa Feirinha de Artesanato, perfeita para comprar lembrancinhas de viagem e para conferir a culinária local a preços bem acessíveis.

 

Praia de Mucuripe

 

Continuação da Praia do Meireles, achei a mais bonita das praias da região central de Fortaleza.

Também com mar de águas calmas, quase sem ondas, é uma praia bem agradável e com um calçadão que vem sendo reformado para proporcionar mais conforto aos moradores e visitantes.

A Praia de Mucuripe é a mais próxima do cais do porto, o que inviabiliza os banhos de mar.

Entretanto, é lá que você encontra o famoso e badalado Mercado do Peixe. Infelizmente, eu não tive a oportunidade de ir até lá, mas sei que é um lugar perfeito para comprar peixe ou frutos do mar fresquinhos e pedir para os restaurantes prepararem na hora. Vai ficar pra próxima vez!

 

Praia do Futuro

 

Ainda na orla urbana, mas a mais afastada com relação ao centro histórico da cidade, a Praia do Futuro é a mais limpa de Fortaleza.

É, também, a mais procurada por moradores e turistas. Consequentemente, costuma ficar lotada nos finais de semana e feriados.

Sua grande faixa de areia de coloração clarinha e seu mar em tons de esmeralda são um convite para passar um dia inteiro por lá.

 

 

As ondas da Praia do Futuro são, também, bem mais fortes se comparadas às das outras praias da região central. Por isso, atraem os surfistas.

A Praia do Futuro tem, ainda, uma excelente infraestrutura para relaxar e apreciar a culinária local.

Vários estabelecimentos oferecem lounge com cadeiras e guarda-sóis mediante consumação.

 

Praias do litoral Leste do Ceará

 

O litoral leste do Ceará é considerado mais pomposo do que o oeste. Além disso, tem algumas características bem peculiares.

Enquanto a porção oeste é caracterizada pela presença de dunas, a porção leste tem a predominância de falésias em tons alaranjados.

Essas diferenças de relevo tornam as duas regiões completamente diferentes, mas igualmente belas e paradisíacas.

Quatro destinos do litoral leste cearense destacam-se dos demais e são os queridinhos dos turistas: Porto das Dunas, Águas Belas, Morro Brando e Canoa Quebrada.

 

Monumento Natural das Falésias de Beberibe nos arredores de Fortaleza

 

Infelizmente, não tive a oportunidade de visitar Águas Belas, mas pelo que já vi e ouvi falar, deve ser um destino incrível.

O Porto das Dunas ficou famoso por ser a praia onde está localizado o Beach Park. Tive a oportunidade de visitá-lo há mais de 20 anos e achei o empreendimento fantástico.

Certamente, deve estar ainda melhor, com as atrações que foram sendo incorporadas nos últimos anos.

Nesta minha última viagem, tive a oportunidade de conhecer Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada.

E, honestamente, gostaria de ter tido mais tempo para curtir este lado do litoral cearense com a calma que ele merece.

 

Canoa Quebrada

 

Canoa Quebrada é, sem sombra de dúvida, uma das praias mais conhecidas do Nordeste brasileiro.

Ela começou a ficar famosa na década de 1960, quando cineastas franceses decidiram usá-la como cenário do filme “Le Gabruges” (“Operação Tumulto” em Português).

Na década de 1970 foi a vez da onda hippie movimentar a pacata vila de pescadores.

Duas décadas mais tarde, Canoa Quebrada ganhou o status de praia “festeira” do Ceará. Até que começou a perder um pouco de sua importância à medida em que Jericoacoara (na outra ponta do litoral) começou a ficar mais popular.

De qualquer maneira, um fato interessante é que uma fica a mais de 400 quilômetros da outra, o que torna a “concorrência” algo bem distante, literalmente.

Eu, honestamente, tive uma experiência ruim ao visitar Canoa Quebrada. Entretanto, não pelo destino em si, mas pelo formato da visita.

Isso porque fiz um passeio de bate e volta a partir de Fortaleza e ela era o destino final de um tour de três praias distantes da capital.

De modo que tive pouco tempo para explorar Canoa Quebrada e não consegui conferir a tão famosa escultura de uma lua crescente com uma estrela dentro feita em uma falésia e que são o símbolo do destino.

 

Praia de Morro Branco

 

Localizada a cerca de 90 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Morro Branco oferece um dos mais lindos cenários do litoral cearense, na minha opinião.

O grande atrativo de Morro Branco é, sem dúvida alguma, o lindo labirinto de falésias em tons alaranjados.

Elas são consideradas as maiores do estado do Ceará e fazem parte do Monumento Natural das Falésias de Beberibe, município onde estão localizadas.

 

Monumento Natural das Falésias de Beberibe

 

Infelizmente, não tive tempo de curtir a Praia de Morro Branco, pois ela fazia parte de um roteiro do tipo “ticar e continuar”. Contudo, eu teria gostado muito de curtir o lugar com mais calma.

 

 

Praia das Fontes

 

Uma das principais praias de Beberibe, a Praia das Fontes é a continuação das falésias do Morro Branco.

A praia ganhou este nome por conta das várias fontes de água doce que brotam de suas falésias à beira mar.

Uma das principais atrações da Praia das Fontes é a Gruta da Mãe D’Água, também conhecida como Gruta da Açucena.

O nome alternativo surgiu por conta da personagem Açucena, vivida pela atriz Carolina Dieckmann em uma antiga novela da TV Globo.

Como várias cenas da personagem foram filmadas na gruta, esta acabou virando uma atração local.

Honestamente, a gruta é interessante, pois possui uma fenda na parte superior que deixa entrar luz natural e, também, tem uma fonte natural de água em seu interior.

Mas, eu não iria até a Praia das Fontes só por conta dela, já que priorizo curtir um cenário completo, e não uma atração específica no mapa.

 

Praias do litoral Oeste do Ceará

 

Também conhecida como Costa do Sol Poente, a porção oeste do litoral cearense vai em direção ao estado do Piauí. 

São muitas as opções de praias. Entretanto, as mais famosas são, sem sombra de dúvida, Jericoacoara, Cumbuco, Lagoinha e Flecheiras. 

São quilômetros e quilômetros de praia. Só para você ter uma ideia, de Fortaleza a Jericoacoara são 310 quilômetros! 

 

 

Nesta minha última visita à Fortaleza, optei por não ir até Jeri (como é carinhosamente chamada pelos locais), porque acho que um bate e volta seria muito penoso. 

Contudo, se você fizer muita questão de conhecê-la, vale a pena organizar (pelo menos) uma pernoite por lá.

 

Praia de Flecheiras

 

Localizada a cerca de 130 quilômetros de Fortaleza, já em direção a Jericoacoara, a Praia de Flecheiras é perfeita para quem quer sossego e paz.

Afinal, a pequena vila de pescadores, localizada no município de Trairi, é considerada uma das mais tranquilas do Brasil.

Suas poucas ruas e o clima pacato do lugar acabam atraindo quem procura um ritmo mais desacelerado e sem o apelo das praias mais famosas. Como, por exemplo, a bela mas muito procurada Jericoacoara.

 

Praia de Flecheiras no litoral Oeste do Ceará

 

Praia de Mundaú

 

A uma curta distância de Flecheiras, situa-se o Vilarejo de Mundaú. E, assim como a vila de pescadores vizinha, Mundaú ainda está despontando para o turismo.

Isso é ótimo se você quer uma experiência mais intimista e desacelerada. Em contrapartida, pode ser que você não encontre uma estrutura hoteleira e gastronômica mais desenvolvida.

De qualquer forma, o mais interessante desta praia é que ela proporciona um encontro do rio Mundaú com o mar.

Então, acaba sendo uma experiência diferente e interessante. Além disso, incluir um passeio de catamarã ao seu roteiro vai lhe proporcionar conhecer a região de manguezais e dunas às margens do rio Mundaú.

 

 

Se você puder conciliar com o pôr do sol, melhor ainda! É muito show de paisagem para levar na memória!

E, ao cair da noite, se você conseguir ficar em Mundaú por mais algumas horas, ainda vai poder curtir o astral (e quem sabe, uma boa música ao vivo!) na Praça do Mirante, grande ponto de encontro deste charmoso vilarejo.

 

 

Praia do Cumbuco

 

Localizada a apenas 30 quilômetros de Fortaleza, a Praia do Cumbuco é, na minha opinião, um dos melhores passeios de bate e volta para se fazer a partir da capital.

E muita gente compartilha da mesma opinião, já que ela é uma das mais procuradas da região metropolitana.

Ventos fortes e águas calmas são ingredientes essenciais para quem curte kite e windsurf. Não é à toa que a Praia do Cumbuco tornou-se uma das mais badaladas do estado do Ceará. As velas coloridas enfeitam ainda mais a bela paisagem!

A extensa praia, localizada no município de Caucaia, possui uma faixa de areia bem larga e tem uma excelente infraestrutura para os turistas.

Se você é do tipo que gosta de curtir uma praia com conforto, o Chico do Caranguejo é uma excelente pedida.

 

Unidade do Chico do Caranguejo na Praia do Cumbuco

 

Trata-se de um complexo de entretenimento que inclui restaurante e bar, loja de moda praia, um parque aquático perfeito para quem viaja com crianças e lounges super descolados com espreguiçadeiras e piscina.

A única coisa que achei bem desconfortável na Praia do Cumbuco foi que a beira d’água era cheia de pedrinhas pontiagudas (talvez pela maré baixa), o que tornava bem incômodo entrar no mar.

Mas, tirando este detalhe, foi a praia cearense que eu mais curti.

 

Praia do Cumbuco nos arredores de Fortaleza

 

Praias do Brasil e do Mundo

 

Acho que nós, brasileiros, somos um povo privilegiado, pois praias de todos os tipos e para todos os gostos se estendem pelos nossos 7.491 quilômetros de litoral. Isso, sem levar em conta as diversas praias de rio espalhadas pelo Brasil!

Eu me sinto duplamente abençoada, pois nasci e fui criada em Santos e moro há muitos anos no Rio de Janeiro .

Porém, isso tem um bônus e um ônus, pois eu acabo não optando por destinos de praias para as minhas férias.

Então, fiquei muito feliz quando consegui conciliar esse turismo praiano a uma viagem de negócios.

Voltei para casa muito motivada a corrigir o fato de que não conheço bem as praias do meu próprio país.

Por exemplo, eu que moro tão perto de Niterói, nunca estive na Praia de Itacoatiara, tão belamente descrita pela Marina Heimer, em seu blog Imagina na Viagem.

Ou as praias de Paraty, descritas pela Lilian Azevedo, autora do blog Uma Senhora Viagem.

Certamente, ainda terei uma lista interminável de praias a conhecer. Por exemplo, as vinte sugestões da Olivia Souza Cruz em um post do blog Olivia Garimpando Por Aí.

Agora, se você pensa que só planejo visitar praias brasileiras… sabe de nada, inocente! Rsrs

Existem muitas praias por esse mundão que eu ainda quero visitar: na Espanha, na Itália, em Portugal…

A Adelaide Pereira, autora do blog Turista Imperfeito escreveu sobre Marzamezi, uma cidadezinha de praia siciliana que eu fiquei doida pra conhecer!

Ai, meu Deus, por que é que quanto mais a gente lê blogs de viagem, mais saco sem fundo a gente fica?

E mais a gente tem a certeza de que tem muito mais para descobrir do que sequer imaginou?

Haja dinheiro, energia e anos de vida para tudo isso! Mas, vamos lá: um dia uma praia de cada vez!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Ceará

Tags:

7 thoughts on “As 10 Melhores Praias de Fortaleza e Arredores”

  1. Oi,Regina
    Fotos ótimas além de texto claro com informações precisas sobre cada praia, nos transporta para as mesmas. Estou aqui sentindo o cheirinho de mar. As praias de Fortaleza e arredores são realmente muito legais. Flecheiras e Mundaú ganharam meu coração pois gosto desse ar de vilarejo.
    O bom de termos amigas viajantes é poder viajar, conhecer e/ou revisitar lugares lindos através de seus relatos. Foi assim que viajei com você pelo litoral cearense. Beijocas

  2. Há anos sonho com uma road trip pelo litoral cearense. Já conheço algumas praias que você cita mas ainda falta o litoral oeste.
    Obrigada por compartilhar a sua experiência!
    Abs

  3. Realmente o Ceará é o lugar que tem cara de verão e de praia. São tantas opções que fica difícil de dizer qual é a mais bonita. Praias, falésias, dunas, mais perto ou mais distante de Fortaleza, são todas maravilhosas.
    Sou fã do Ceará.
    beijos

  4. Não ter conhecido o Ceará (ainda) é um dos meus maiores pecados de viagem. Não só pela beleza indiscutível (maravilhosamente retratada nas suas fotos!), mas porque tenho uma parte da família vinda de lá e já ouvi histórias e mais histórias de meu pai passando a infâncias nestas areias… sei de que seria uma experiência cheia de significado. Ler tuas dicas só me trouxe mais certeza – e experiência, pra quando chegar a hora. Obrigada pelo post, Regina! =)

    1. Oi, Marina! Muito obrigada pela leitura e por compartilhar conosco um pouquinho da história da sua família. Olha, não pense que é um pecado de viagem, não. Afinal, o mundo tem tanta coisa linda que a gente vai sempre ter que fazer escolhas, e vai sentir uma pontada no coração de ter deixado algum destino na prateleira. Esta é a vida de quem ama viajar! Tenho certeza de que a oportunidade de conhecer o Ceará vai surgir, e quando isto acontecer… agarre! rsrs Se já foi incrível para mim, que não tinha laços emocionais com o lugar, pra você certamente será um sonho! Vou querer saber de tudo depois. Grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.