Sem Comentários

O Minicurso de degustação da Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves, apresenta os princípios básicos para quem está ingressando no mundo dos vinhos. Uma oportunidade para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre a arte de descobrir aromas, descrever as diferentes tonalidades dos vinhos e harmonizá-los com pratos especiais.

A Escola do Vinho da Vinícola Miolo

A Escola do Vinho é um projeto que vem sendo desenvolvido pela Vinícola Miolo há mais de 15 anos.

Foi criado com o objetivo de difundir e estimular o consumo de vinhos.

De modo que consiste, basicamente, em desenvolver o prazer da degustação de vinhos e espumantes.

A Escola do Vinho oferece dois tipos de curso: o Minicurso de degustação e o Curso Experiência Terroirs do Brasil.

Ah, se toda sala de aula fosse assim…

O primeiro, oferece os principais fundamentos da enologia. Enquanto que o segundo é uma imersão mais profunda sobre os conceitos do mundo dos vinhos.

O curso mais básico ocorre o ano todo. Entretanto, o mais completo é oferecido apenas quatro vezes ao ano. Para este último, é preciso checar a disponibilidade para poder se programar.

Minicurso de degustação: aprender para apreciar

Quando meu marido e eu visitamos a Vinícola Miolo pela primeira vez, fizemos uma visita completa.

O enólogo que nos acompanhou, ensinou-nos muitas coisas a respeito da arte de degustar bons vinhos.

Um brinde ao melhor trabalho do mundo!

Ficamos tão empolgados com as explicações (e, principalmente, com as degustações!) que já saímos da vinícola com a intenção de voltar a fim de aprimorar nossos conhecimentos.

Somos dois entusiastas em processo de aquisição de conhecimentos mais aprofundados.

Trocando em miúdos: sempre gostamos muito de beber vinhos (coisa que fazemos quase que diariamente!). Porém, estava faltando uma teoria para desfrutar melhor da prática! 😉 😊

O minicurso de degustação da Vinícola Miolo

O minicurso de degustação promovido pela Vinícola Miolo combina uma abrangente parte teórica com uma deliciosa parte prática.

Contudo, engana-se quem pensa que a parte teórica possa ser cansativa ou enfadonha. Durante as três horas previstas para a conclusão do minicurso, você passará por diversos ambientes. Sendo que em cada um deles, você receberá as informações pertinentes.

O vinhedo modelo

Sua visita começará pelo vinhedo modelo, exatamente no Lote 43, a porção mais nobre do terreno da Vinícola Miolo.

Neste espaço, estão dispostas 40 variedades de uvas em sistema de plantio de espaldeira.

Ali, o enólogo ou sommelier comentará sobre as variedades de uvas , o tipo de plantio, as características do solo, entre outras variáveis que implicarão na qualidade dos vinhos produzidos.

A parte operacional da Vinícola Miolo

A segunda parte do minicurso de degustação contempla a visita aos lugares em que vinhos e espumantes são produzidos e armazenados.

Primeiramente, você passará pelos imensos barris de carvalhos que, atualmente, estão desativados.

Os antigos barris foram substituídos por um sistema de estocagem mais moderno: os enormes tanques de aço.

Esta parte da visita tem um diferencial muito interessante. Você terá a oportunidade de degustar um vinho ainda em processo de fermentação.

O enólogo tira do tanque uma amostra para você perceber o sabor do vinho ainda em desenvolvimento. Depois, você poderá compará-lo ao produto final.

A próxima etapa é a Cave das Barricas, um amplo espaço onde estão armazenados os vinhos em processo de amadurecimento.

Finalmente, uma passada pelas caves de envelhecimento.

Ali, encontram-se os vinhos, já engarrafados, mas ainda sem os devidos rótulos.

A degustação

A última etapa do minicurso de degustação é, certamente, a mais prazerosa! Afinal, é chegada a hora de degustar os rótulos mais emblemáticos da Vinícola Miolo.

Você passará a uma sala de degustação climatizada, onde poderá aliar a teoria à prática.

À medida em que o enólogo vai apresentando cada rótulo, ele comenta as características que fazem de cada um deles um vinho único.

Assim como vai sugerindo as opções enogastronômicas para combinar com cada um deles. Em resumo, a harmonização de cada vinho com diferentes tipos de pratos.

Desta forma, aprendi, por exemplo, que o delicioso espumante Terra Nova Rosé combina super bem com canapés ao fim do dia. Uma sugestão muito apropriada para a época do ano em que nos encontramos!

Outra dica fundamental foi a de optar pelo sensacional espumante Brut Millésime quando for a um jantar na casa de amigos sem saber qual será o prato principal.

Edição especial: 6 litros de puro glamour!

Isto se deve às características do espumante, que harmoniza perfeitamente com diversas opções gastronômicas.

Ao longo das degustações, você pode tomar nota dos vinhos apresentados em uma tabela contendo todos os produtos da Vinícola Miolo.

Posteriormente, eles podem ser adquiridos na loja da vinícola e despachados para todo o Brasil.

Independentemente da quantidade de garrafas adquirida, os preços aplicados na loja da vinícola são menores dos que os usualmente encontrados no comércio em geral.

O Manual do Vinho

Ao final do minicurso, você receberá o Manual do Vinho, elaborado por Adriano Miolo, o enólogo da família.

O manual abrange conceitos de elaboração de vinhos, degustação e harmonização enogastronômica, entre outros temas.

Além de apresentar todos os rótulos da vinícola e suas particularidades, o manual também aborda os processos de elaboração de cada tipo e suas características individuais.

Em suma, é uma publicação para você consultar sempre que quiser saber um pouco mais sobre o complexo e fascinante mundo da enologia.

O efeito colateral do Minicurso de degustação

Tão logo saímos do complexo vitivinícola da Miolo, voltamos para o nosso hotel, que foi escolhido, entre outros motivos, por localizar-se em frente à vinícola.

A charmosa vizinha do Spa do Vinho…

Curtimos um fim de tarde no Spa do Vinho, apreciando o visual da vinícola.

Para brindar a experiência, eu e meu marido optamos por um dos rótulos apresentados no Minicurso de degustação.

O Miolo Reserva Savignon Blanc, foi o complemento perfeito para um fim de tarde de primavera!

De volta ao Rio de Janeiro , tratei de encomendar os outros rótulos apresentados no Minicurso. Afinal, para reter o conhecimento é preciso praticar… Hehehe! 😊😊

Agora, é só aguardar a próxima visita, que deve ser em breve. Um curso mais completo nos espera! Enquanto isso, seguimos brindando a vida e descobrindo os sabores incomparáveis do Mundo dos vinhos!

Minicurso de degustação da Vinícola Miolo: informações práticas

O minicurso de degustação acontece todos os dias nas dependências da Vinícola Miolo, sempre às 15:00 (com exceção de domingos e feriados). A duração é de aproximadamente três horas.

O custo por pessoa é de R$90,00 (valores de novembro de 2018). Inclui, entretanto, um bônus de desconto de R$10,00 para compra de vinhos, espumantes, sucos ou destilados.

Para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário fazer reserva com, pelo menos, dois dias de antecedência.

Para maiores informações, você pode contatar a vinícola pelos telefones (54) 2102-1537 ou (54) 2102-1500. Pode, ainda, enviar um e-mail.

A Vinícola Miolo está localizada no quilômetro 21 da rodovia RS 444, mais conhecida como Estrada do Vinho.

Naturalmente que você vai notar que o nome não é em vão, pois no caminho, você também passará por outras vinícolas.

Agradecimentos

Eu e meu marido fomos, mais uma vez, recepcionados com toda a atenção e gentileza durante nossa visita à Vinícola Miolo, nossa parceira nesta viagem.

Então, o nosso muitíssimo obrigado vai para toda a equipe local, que nos atendeu com toda a atenção.

Nossos sinceros agradecimentos à Jenifer Menegotto, que organizou a nossa visita, e ao enólogo Firmino Splendor Jr., que foi nosso anfitrião e guia.

Importante ressaltar que, apesar do convite, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma viajante experiente, acostumada a visitar diversas vinícolas e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, ciente do meu compromisso como blogueira e da minha experiência como viajante frequente, sinto-me totalmente à vontade para sugerir o minicurso de degustação da Vinícola Miolo como uma das atividades imperdíveis em Bento Gonçalves.

Bento Gonçalves: Gastronomia e Enoturismo diferenciados

É certo que um período de apenas 4 dias em um município tão rico em termos de Gastronomia e Enoturismo, vai deixar um gostinho amargo na boca na hora de voltar pra casa. Confesso que gostaria de ter ficado, pelo menos, uma semana em Bento Gonçalves.

As várias rotas da região não fazem feio quando comparadas às de Saint Sadurní d’Anoia ou de Bordeaux, só para citar dois exemplos que já conferi.

As diversas vinícolas e restaurantes familiares imprimem uma identidade única à esta região da Serra Gaúcha. De modo que, após tê-la visitado no outono e na primavera, terei que voltar nas outras estações, para poder conferir e divulgar as belezas em todas as épocas do ano.

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: