2 Comentários

O Encontro Brasileiro de Blogueiros de Viagem da RBBV aconteceu de 1 a 4 de novembro em Curitiba e reuniu 140 blogueiros de todas as partes do país. O evento foi uma grande oportunidade de aprendizado e confraternização em uma capital com um potencial turístico enorme a oferecer.

A RBBV  e o ERBBV

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

A RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) foi criada pela Cláudia Beatriz do blog Aprendiz de Viajante em 2011. Naquela época, a ideia era facilitar a troca de informações e experiências entre blogueiros de viagem.

Créditos da foto: Paulo Cattelan (Blog: Gastando sola Mundo Afora)

Atualmente, a rede conta com mais de 1300 membros, de todas as partes do Brasil e do mundo. Todos compartilham das mesmas paixões: viajar e contar suas experiências de viagem.

A RBBV vem favorecendo, através do engajamento e da união de seus participantes, conquistas significativas no competitivo mercado de turismo.

O Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

O ERBBV 2018 (Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) foi uma das muitas iniciativas da RBBV para promover a troca de experiências que tanto contribui para a profissionalização dos blogs e as boas práticas na blogosfera.

Créditos da foto: Paulo Cattelan (Blog: Gastando sola Mundo Afora)

O 1º Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem aconteceu em Belo Horizonte, no ano de 2016. Porém, infelizmente, eu não pude participar.

Contudo, eu não poderia ficar de fora desta edição e esperei ansiosa pela realização do evento que foi, simplesmente, fantástico!

Encontro Brasileiro de Blogueiros de Viagem da RBBV 2018

O 2º ERBBV foi meticulosamente planejado por uma equipe de feras! Os principais organizadores foram os blogueiros Cláudia Beatriz (Aprendiz de Viajante), Rafael Miranda (Para Viagem), Maíra Silveira (Aos Viajantes), Renata Sucena (Viagem em Detalhes) e Daniela Duarte (Blog Só Viagem).

Entretanto, muitos outros blogueiros contribuíram, de alguma forma, para o sucesso absoluto do evento. Muitos palestraram, outros cuidaram de detalhes técnicos, todos se empenharam em fazer o seu melhor.

Para eles, meus mais sinceros aplausos! Imagino o quanto deve ter sido trabalhoso, já que organizar um evento de tamanho porte e adesão, não é pros fracos… 😉

Assim, graças ao esforço conjunto dos organizadores, além de palestras diversificadas que, certamente, trouxeram um conhecimento riquíssimo e contribuíram para a reflexão sobre a forma de blogar de cada um, o evento foi recheado de atividades e passeios que fizeram a alegria dos participantes.

Outro fator fundamental do evento foi a oportunidade de desvirtualizar amizades de longa data e de conhecer o trabalho de outros blogueiros.

Eu, particularmente, tive a chance de finalmente um bocado de gente boa que já acompanhava, como blogueira e como leitora há um tempão!

Em suma, quem participa de um ERBBV volta pra casa cheio de gás, ideias e amigos na bagagem! Comigo não foi diferente…

O Turista FullTime em Encontros de Blogueiros de Viagem

Esta é a segunda vez que eu consigo participar de um encontro de blogueiros de viagem. Posso dizer que eles foram divisores de águas de qualquer situação que o blog estivesse vivendo no momento.

No primeiro encontro, que aconteceu em Berlim e era destinado apenas a blogueiros com residência na Europa, eu cheguei à conclusão de que era hora de, finalmente, abandonar uma plataforma que restringia o crescimento do blog.

Créditos da foto: Felipe Minnicelli (fotógrafo profissional)

Sofri as duras penas de reiniciar o blog praticamente do zero, mas foi uma decisão sensata que talvez eu não tivesse tomado se não tivesse participado daquele encontro.

Do 2º ERBBV em Curitiba, eu trouxe tantas novas ideias que acredito, uma vez implementadas, vão fazer com que o blog alcance o patamar que eu tanto almejo. E que venho batalhando tanto para conseguir!

Curitiba, a anfitriã do ERBBV 2018

A cidade escolhida para sediar o nosso encontro foi a bela capital paranaense. Com suas amplas avenidas, agradáveis parques e ruas limpíssimas, Curitiba se mostrou uma cidade extremamente bem preparada para o turismo.

As possibilidades de lazer que a cidade oferece são as mais diversas possíveis e capazes de entreter pessoas de todos os gostos, idades e bolsos. Durante o 2º ERBBV, tivemos a oportunidade de conhecer atrações emblemáticas da cidade e da região.

Assim como tivemos a chance de descobrir pequenos tesouros… No meu caso, particularmente, foi conhecer duas colônias holandesas que me fizeram morrer de saudade dos anos que vivi na Terra dos Tamancos!

A agenda do 2º ERBBV

O período oficial do evento foi do dia 1 a 4 de novembro. Contudo, já no dia 31 de outubro houve a primeira atividade: o Tour Comida de Boteco.

Infelizmente, eu não consegui participar, pois as vagas eram limitadíssimas e eu não pude me inscrever a tempo. Entretanto, quem conseguiu participar, curtiu bastante!

Dia 01 de novembro

Visita à Torre Panorâmica

O primeiro dia do 2º ERBBV começou com uma visita à Torre Panorâmica, que se destaca na paisagem urbana devido aos seus 109 metros de altura.

Seu mirante, com  95 metros de altura, proporciona uma visão de 360 graus da cidade de Curitiba.

Na ocasião, os blogueiros tiveram a oportunidade de conhecer o Sr. Rafael Grega, um apaixonado pela cidade e prefeito de Curitiba.

Eles nos presenteou com uma verdadeira aula sobre o município, que foi brindada com o refrigerante Gengibirra, uma tradicional e genuína bebida curitibana.

Após a visita à “Torre da Telepar”, como é carinhosamente chamada pelos curitibanos, fomos almoçar no Bar do Alemão.

Ali, pudemos conferir, entre outras iguarias, um quitute típico do Paraná: a carne de onça.

City Tour pela cidade de Curitiba

À tarde, todos fomos conhecer a cidade a bordo de um ônibus da Linha Turismo, que percorre os principais bairros e atrações turísticas de Curitiba.

O ônibus de dois andares, que funciona num sistema de hop-on/hop-off, tem como ponto inicial a Praça Tiradentes.

Dali, ele parte para percorrer as atrações mais famosas da cidade. Assim, tivemos a chance de visitar o Jardim Botânico, a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) e o Parque Tanguá.

Uma festa de confraternização oferecida pelo Hard Rock Café fechou com chave de ouro o primeiro dia oficial do 2º ERBBV.

Dia 2 de novembro

O dia começou com um passeio ao pacato e charmoso município de Morretes.

Partimos da rodoferroviária de Curitiba a bordo de uma van da empresa Serra Verde Express.

O percurso de van até Morretes estava estimado em uma hora e meia.

Contudo, com a forte neblina do dia e uma parada para visitar o parque temático Paraná Encantado Hisgeopar, a viagem durou um pouco de duas horas e meia.

Visita ao Paraná Encantado Hisgeopar

O Hisgeopar, localizado já em Morretes, é um pequeno museu. Suas maquetes e bonecos em movimento, contam a História da colonização e do desenvolvimento do estado do Paraná, desde a época dos índios até o fim de Sete Quedas.

Ali, encontram-se, também, maquetes das principais construções do estado. Assim como a Usina de Itaipu e a centenária estrada de ferro.

As famosas Cataratas do Iguaçu também estão ali representadas.

Almoço no Restaurante Madalozo

Em Morretes, nosso almoço foi oferecido pelo Restaurante Madalozo.

Pudemos, então, conferir o delicioso e autêntico barreado, entre outros pratos saborosos.

O regresso a Curitiba

A volta para Curitiba foi feita à moda antiga. Um percurso ferroviário pela centenária estrada de ferro,  atravessou a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil.

O passeio de trem ao por do sol durou cerca de 4 horas, apesar de a distância entre Morretes e Curitiba ser de aproximadamente 67 quilômetros.

Isto por conta de a antiga locomotiva formada por 22 vagões percorrer o trecho em uma velocidade média de 35km/hora.

Entretanto, as belas vistas da Serra do Mar paranaense e o por do sol ao chegar ao planalto de Curitiba compensam o trajeto demorado.

Principalmente se você estiver em um vagão animado, como foi o caso do inesquecível vagão de número 5. Seus ocupantes (só podiam ser blogueiros!) cantaram e dançaram grande parte do caminho.

Eu estava no vagão de número 6, bem mais quieto, mas fiquei morrendo de inveja quando soube da “festa” que eu havia perdido! Rsrs…

Créditos da foto: Ana Carolina Duque (Blog: Idas e Vindas)

Fim do dia com happy hour

O dia terminou com um happy hour no Gards Rooftop do Shopping Patio Batel. Contudo, eu estava tão cansada dos excessos do dia, que acabei optando por jantar com um pequeno grupo de blogueiros (tão exaustos quanto eu!) e ir dormir mais cedo.

Tá pensando: diversão também cansa! Seguindo a máxima de que “não é porque é divertido que deixa de ser cansativo”, fui recuperar um pouco das minhas energias para o dia seguinte.

Dia 3 de novembro

Bora começar os trabalhos, porque vida de blogueiro não é só passear! Daí que o lindo sábado de sol foi todo dedicado ao conhecimento.

O local escolhido para o primeiro dia de palestras foi o Mercado Municipal de Curitiba.

Primeiramente, tivemos um caprichado café da manhã.

Na sequência, aconteceu a abertura da parte dedicada ao aprendizado de novas estratégias para profissionalização dos blogs.

As palestras e painéis de discussão

Tivemos a presença de representantes das empresas parceiras, palestras sobre vários tópicos relevantes para profissionalização dos blogs e, também, painéis com blogueiros que compartilharam um pouco de suas histórias de sucesso.

As palestras foram muito diversificadas e interessantes. Entre eles, temas relacionados à produção de conteúdo e à criação de produtos para o blog.

Além da abordagem de diversas formas de monetização, entre outros tópicos de suma importância àqueles que desejam prosperar neste competitivo mercado.

Um tour pela Ópera de Arame e um delicioso jantar no Restaurante Ópera Arte fecharam a noite dos blogueiros com chave de ouro.

Dia 4 de novembro

Visita à Arena da Baixada

Se tem uma coisa que me deixa bem chateada, é saber que vou me arrepender de algo, e mesmo assim insistir na teimosia!

Eu estava precisando muuuuito de umas horinhas a mais de sono! De modo que decidi pular a visita exclusiva oferecida pelo Clube Atlético Paranaense à Arena da Baixada.

Créditos da foto: Diego Arena (Blog: Uma Viagem Diferente)

Aí você calcula o estado em que se encontrava esta criatura… Eu, que sou doida por futebol, abrir mão de visitar um estádio! Principalmente, um tão icônico no cenário nacional. Mas, enfim, cometi a burrice de não ir!

Bem, nem preciso dizer que chorei lágrimas de sangue, quando ouvi o empolgado relato dos blogueiros que lá estiveram.

Eles saíram com a camisa do time (um baita dum presentão!) e a invejável experiência de bater uma bola no gramado que serviu de palco para os jogos da Copa do Mundo. Ai… para! Não gosto nem de lembrar! ☹☹☹ Snif 2!!!

Okay, depois do famigerado sono de beleza, fui até a Feirinha do Largo da Ordem. Lá, encontrei duas amigas blogueiras para almoçar antes de começar a maratona de palestras da tarde.

Último ciclo de palestras

O último ciclo de palestras aconteceu no belíssimo Espaço Cultural Capela Santa Maria.

Temas super importantes relacionados a aspectos técnicos e monetários do blog, entre outros, encerraram a  parte teórica do encontro.

O jantar de encerramento

Como tudo o que é bom dura pouco, chegou a hora de dizer “adeus”.

Nosso jantar, oferecido pelo restaurante O Jardineiro aconteceu em clima de confraternização, cumplicidade e despedida.

O jantar estava saboroso e o grupo musical escalado para entreter os convidados era ótimo!

Blogueiros de viagem: uma atração à parte

Entretanto, o show mesmo ficou por conta dos blogueiros! Imagine: mais de 100 vozes cantando “Evidências”, da dupla Zezé de Camargo e Luciano.

Créditos da foto: Marcela Bezerra e Tiago Oliveira (Blog: Viagem e Destinos)

Aliás, a música virou o hino oficial do encontro! Coitados dos vizinhos! Mas que foi divertidíssimo e inesquecível… ah, isso foi!

O duro foi saber que outro encontro como este, ainda não tem data nem local pra acontecer. Como assim, produção??? Já tá todo mundo implorando pelo próximo!

Dia 5 de novembro

Apesar de a maior parte dos blogueiros  ter ido embora no domingo, a segundona ainda previa dois eventos para quem fosse permanecer na cidade.

A Kuritbike ofereceu, a um pequeno grupo, um passeio de bicicleta pelos pontos turísticos de Curitiba.

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba ofereceu um Walking Tour, comandado por um guia especializado, pelo Centro Histórico de Curitiba.

Contudo, apesar de ter vontade de explorar um pouco mais a capital paranaense, eu e outros blogueiros resolvemos contratar um serviço de van e ir conhecer o Parque Histórico de Carambeí e Castrolanda, duas colônias holandesas.

O legado do 2º ERBBV

Este final de semana prolongado em Curitiba foi extremamente intenso, não só pela quantidade de informações, eventos e passeios guiados, mas pela possibilidade de interagir, trocar experiências e conhecer pessoalmente outros blogueiros, vivências e projetos.

Lógico que foi uma grande oportunidade de conhecer pessoas, encontrar aqueles cujo trabalho eu já admirava e voltar para casa com uma imensa bagagem.

Assim, quero agradecer publicamente aos organizadores do 2º Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV pelo cuidado com cada mínimo detalhe e com cada um de nós.

Tenho certeza de que todos se sentiram acolhidos e abraçados pelos nossos anfitriões. Foi tudo perfeito!

Um evento como este só é possível quando grandes empresas acreditam que o nosso trabalho é sério e comprometido.

Então, eu não poderia deixar de agradecer, também, aos patrocinadores e às empresas que apoiaram a rede neste intento.

Todo mundo concorda que fotos são itens indispensáveis na vida de qualquer blogueiro. Contudo, ninguém sozinho consegue tirar todas as fotos desejadas!

Consequentemente, gostaria de agradecer aos colegas participantes que, gentilmente, cederam o uso das imagens que captaram durante o evento e que estão distribuídas, juntamente com as minhas, ao longo deste post.

Patrocínios

TripAdvisor, Seguros Promo, Easysim4u, Viajanet e Booking.com

Parceiros

Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Curitiba Convention & Visitors Bureau

Apoio

Belvitur, Curta Curit!ba e Serra Verde Express

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

2 thoughts on “Encontro Brasileiro de Blogueiros de Viagem da RBBV”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: