Sem Comentários
Todos os anos acontece na praia de Scheveningen, em Haia, o Festival Internacional de Pirotecnia (fogos de artifício), um evento que conta com a participação de vários países, que trazem suas equipes para competir quem faz a queima de fogos mais bonita e original. Quem sai ganhando, claro, é o público.

Como funciona o festival?

Cada equipe tem que usar o mesmo orçamento para montar seu show de pirotecnia. Todas as noites, duas equipes competem e são julgadas nos quesitos de diversidade de cor e forma, originalidade, estrutura e sequência das peças. Para os juízes, é uma escolha técnica. Para nós, leigos, é um espetáculo de Réveillon fora de época…

O evento este ano foi dividido em quatro etapas, que acontecem nos dias 12 e 13 e nos dias 19 e 20 de agosto. Os shows acontecem em dois momentos: por volta de 21:45 e 22:30, com duração aproximada de 15 minutos. O vencedor da noite é anunciado pelos alto-falantes às 23:30.

A programação ficou dividida da seguinte forma:

  • 12/8 – 21:45 – Holanda
  • 12/8 – 22:30 – Bélgica
  • 13/8 – 21:45 – Coréia do Sul
  • 13/8 – 22:30 – China
  • 19/8 – 21:45 – Itália
  • 19/8 – 22:30 – Espanha
  • 20/8 – 21:45 – Polônia
  • 20/8 – 22:30 – Alemanha

Programação complementar

Como é um evento ao ar livre e a queima de fogos acontece em uma balsa posicionada a cerca de 275 metros do Pier (na direção do famoso hotel Kurhaus), os bares e restaurantes da região aproveitam para fazer uma programação paralela.
Então, a partir de 19:30 já começam a ocorrer uma série de atividades complementares. O Crazy Pianos, por exemplo, famoso pela qualidade de sua música ao vivo, montou um palco em parceria com o Blue Lagoon (um dos restaurantes “de areia”) e oferece shows gratuitos entre 19:30 e 23:00. Outros bares e restaurantes oferecem opções de jantar para que você possa assistir com conforto à queima de fogos.
Ontem, eu havia ido assistir ao musical A Bela e a Fera no Circusteather, que fica bem pertinho da praia de Scheveningen. Cheguei a tempo de ver a segunda parte da competição e foi bem bonita. Não havia reservado nenhum restaurante. Estava super tranquilo por lá e achei uma mesa bem próxima ao hotel Kurhaus de onde pude assistir “de camarote” ao festival. E paguei preço normal pelo que consumi por lá.

Muita gente opta por não entrar em algum estabelecimento e assiste do calçadão mesmo. Também estava super descomplicado e, apesar de bem movimentado, não havia muvuca.

Como chegar a Scheveningen?

A melhor maneira de acessar a praia de Scheveningen em dias de evento é de transporte público ou de bicicleta. Há várias opções saindo da Den Haag Centraal (a estação central de Haia) ou da estação Den Haag HS. De tram, as linhas 1, 9 e 11 operam até a praia e de ônibus, as linhas 22 e 23.

​Não se preocupe com lotação. Apesar de o evento estar bem concorrido, são colocados muitos carros extras, então, eu não vi nem me senti “sardinha enlatada”…

Eu não aconselho a ir de carro. O congestionamento ao longo do caminho era grande e estacionar em dias assim é tarefa bem árdua (mesmo em estacionamentos pagos , fechados e caros).

Categorias: Holanda

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *