No Brasil, as comemorações para a Páscoa começam, muitas vezes, na quinta-feira santa. Para quem não é católico, e para a maioria das pessoas, é apenas um ponto facultativo no calendário. Aqui na Holanda, porém, amanhã será feriado. Mas você sabe o porquê?

O 40º dia depois da Páscoa, sempre uma quinta-feira, marca o dia em que Jesus subiu definitivamente aos céus, após a crucificação e a ressurreição. Aqui na Holanda, esta data é conhecida como Hemelvaartsdag. Em tradução livre (hemel = céu/ vaart = voo/ dag = dia ) fica algo como Dia da Ascensão ao Céu.

Interessante e inovador, para nós brasileiros que não comemoramos esta data, é que por ela coincidir com uma época repleta de outros feriados ou pontos facultativos (Sexta-feira Santa, Páscoa, Dia do Rei e outros), muitas escolas optam por um período que pode chegar a duas semanas de férias. É a chamada mei vakantie (férias de maio). Uma alegria para muitas famílias que aproveitam a primavera e o bom tempo para uma escapada da rotina.

O Hemelvaartsdag, para fins práticos, é comparável a um domingo: bancos, correios, repartições públicas e grandes empresas não funcionam, mas o comércio pode abrir as portas, desde que obedeça a algumas regrinhas de horários de funcionamento. O transporte público também pode sofrer algumas alterações com relação a mudanças de horário e redução do número de trens e ônibus oferecidos.

Um pouquinho de História

Assim como a Sexta-feira Santa relembra a crucificação e a Páscoa comemora a ressurreição, a ascensão celebra, justamente como o nome já diz, a subida de Jesus ao céu.

Muitos cristãos acreditam que Jesus ascendeu ao céu do Monte das Oliveiras, uma montanha ao leste de Jerusalém. Assim, tradicionalmente, neste dia, as pessoas caminhavam em campos abertos um pouco antes do nascer do sol. Andavam ou dançavam descalças no orvalho, que neste dia, supostamente, adquiria propriedades de cura e purificação.

Hoje em dia, especialmente em algumas partes do nordeste da Holanda, as pessoas acordam cedo e saem para uma caminhada ou um passeio de bicicleta em ambientes cercados pela natureza, principalmente os bosques.

Em algumas partes do Sul da Holanda, há quem saia em peregrinação, acompanhando bandas que se apresentam, pela manhã, em alguns vilarejos.

Confesso que, morando no norte (nas províncias de Drenthe e Groningen) nunca prestei atenção neste festejo, pois via de regra estava viajando e para mim, a data era só um “day off” Agora, morando aqui em Zuid-Holland, vou ficar mais atenta. Este ano, não viajei, por conta dos exames finais do Ensino Médio do meu filho, que ocorrem justamente durante o feriado… é bem capaz de eu achar uma bandinha para seguir por aí…

Se você também estiver por aqui, há uma infinidade de opções de lazer para todas as idades e gostos. Achei um site muito bacana, com a programação por região, bem completo. É só uma questão de escolher o que mais combina com você! Bom divertimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *