Uma coisa que me emociona aqui na Holanda é encontrar comida brasileira. E eu não estou falando de ingredientes de outras nacionalidades que a gente adapta pra poder fazer alguma receita nossa. Eu estou me referindo a pratos prontos, com o nosso toque brasileiro. Hoje, para a felicidade geral do verão, eu fiz uma descoberta bem legal aqui na praia mais badalada da Holanda: Scheveningen. E não foi no restaurante brasileiro que há por lá…
 
Todos os anos é a mesma coisa: nos meses mais quentes do ano, são montados na areia muitos restaurantes descolados que funcionam o dia todo. Alguns oferecem café da manhã, almoço e jantar. E são uma boa alternativa para quem quer curtir um solzinho com conforto, pois muitos deles disponibilizam, inclusive, espreguiçadeiras, poltronas e até sofás bem confortáveis.

E nem é preciso gastar tanto dinheiro para poder desfrutar de boas horas de sol. Os atendentes holandeses não ligam nem um pouco se você pedir um chopp ou um café e ficar por ali instalado por horas.

Restaurante Bora Bora

Eu costumo ir à praia nos finais de semana, mas sempre fico na área perto do Kurhaus (aquele hotel bonitão que é cartão-postal de Scheveningen). Gosto de ir ao Simonis, ao Bora-Bora, ao El Niño e alguns outros. Sempre escolho algo simples, mas raramente saudável, pois a maioria das opções é oleosa mesmo. Existem opções de saladas e sanduíches, mas eu acabo descambando pra friturada, mesmo…

Hoje andei até o final do calçadão, para o lado esquerdo de quem chega à praia e lá perto do canto onde fica o complexo esportivo do vôlei de praia… tchan tchan tchan tchan: açaí na tigela escrito em Português, em um lugarzinho super descolado, frequentado pelos surfistas e pela galera jovem.

Eu já conhecia o estabelecimento, mas nunca tinha reparado no cardápio… E lá também funciona uma loja de artigos de praia e uma escolinha de esportes radicais… Ah, sim! Rola surf em Scheveningen… Aliás, ali é possível  alugar equipamento para surf e stand-up. Vale a pena a visita! E você ainda pode conferir o menu do Hartbeach, com muitas opções saudáveis de sucos, smoothies, sanduíches, saladas… e açaí na tigela, claro!

Foi uma baita surpresa encontrar açaí nos melhores moldes brasucas em um estabelecimento holandês, fora de feiras e eventos promovidos por brasileiros. Antes disso, tinha visto açaí pouquíssimas vezes aqui na Holanda. E sempre que achava era em polpa ou suco, nunca preparado e prontinho pra atacar. Adorei!!!

Então, eu deixo aqui o convite para quem ainda torce o nariz achando que praia na Holanda não tem graça porque a água é fria, o sol é fraco etc etc etc. E claro, que deixo o convite para quem adora praia, seja ela qual for e onde estiver!

Calçadão de Scheveningen tem ciclovia ampla, boa estrutura para corrida, rede de vôlei no “cantão do açaí”, diversão de monte pra criançada, bar com nome de Copacabana… e se você correr, essa semana tem até sol e máxima de 31 graus na quarta-feira… você não vai querer marcar bobeira, vai?! ​

Restaurante Copacabana

Ah… e o melhor de tudo: o seu cãozinho é mais do que bem-vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *