Sem Comentários

VISITA REALIZADA ANTES DO INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

A visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um programa imperdível para conferir a Arquitetura e a História da principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

Inaugurado em 1909, o belo Theatro Municipal se destaca entre outras imponentes construções da Praça Floriano, no centro do Rio de Janeiro.

Não é para menos: com sua suntuosa fachada, o Theatro Municipal é uma espécie de versão tropical da emblemática Ópera Garnier, de Paris .

A semelhança não é mera coincidência, já que no início do século XX, a ideia do então prefeito era transformar a capital da época em uma espécie de Paris dos Trópicos.

 

Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro: fachada.

 

O projeto de urbanização do centro do Rio no início do séc. XX

 

Para entender um pouco dessa história de “Paris dos Trópicos”, é necessário esclarecer que, após a Proclamação da República (1889), a ideia era tentar extinguir os traços do Brasil Imperial.

Assim, a área onde se encontra o Theatro Municipal do Rio de Janeiro começou a sofrer uma grande revitalização a partir de 1902, durante a gestão de Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro e grande entusiasta dessa reforma urbana.

Em 1903, o então prefeito decidiu criar uma concorrência pública a fim de escolher um projeto arquitetônico para construção do Theatro Municipal.

De um total de 7 propostas recebidas, duas empataram em primeiro lugar. De maneira que o resultado que hoje podemos conferir é uma fusão dos dois projetos vencedores.

Apesar de a escolha dos projetos ter causado polêmica na época – curiosidade contada durante a visita guiada ao Theatro Municipal – é incontestável o fato de que a casa de espetáculos é uma das mais belas construções do país.

 

 

Como realizar a visita guiada ao Theatro Municipal?

 

É importante destacar que só há duas formas de conhecer o interior do Theatro Municipal: ou assistindo a algum espetáculo ou realizando uma visita guiada.

Como nem sempre há a possibilidade de adquirir ingressos para alguma atração, participar de uma visita guiada acaba sendo o jeito mais fácil (e mais barato, diga-se de passagem!) para conferir a rica decoração do Theatro Municipal.

 

 

Não é possível agendar uma visita. Entretanto, é muito improvável que você tente visitar o Theatro Municipal e não consiga.

Afinal, as visitas guiadas acontecem com frequência e o número de participantes em cada grupo é bem amplo.

Para adquirir os ingressos, é necessário dirigir-se à bilheteria – que fica na lateral esquerda do Theatro Municipal.

A partir dali, você deve se dirigir a um saguão – que fica bem ao lado da bilheteria – para aguardar o início da visita guiada.

A visita dura em torno de 45 minutos e é conduzida por um guia especializado do Theatro Municipal.

 

Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro: maquete.

 

Como é o Theatro Municipal por dentro?

 

Certamente que muita gente que passa pelo Theatro Municipal tem a curiosidade de saber como ele é por dentro.

De fato, seu interior não desaponta e a medida em que a visita guiada vai sendo conduzida, o deslumbramento vai aumentando.

 

Salão Assyrio

 

O primeiro ambiente visitado é o Salão Assyrio que, ao longo dos anos, funcionou como cabaré, cassino, museu, restaurante e, atualmente, abriga um café.

 

Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Salão Assyrio.

Créditos da foto: Thaís Pagani.

 

A decoração do belo espaço – totalmente diferente do estilo renascentista do restante dos outros ambientes – é inspirada em elementos assírios, persas e babilônicos.

 

Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Salão Assyrio.

Créditos da foto: Thaís Pagani.

 

De fato, pode até parecer uma salada de estilos e destoar do restante da construção, mas o Salão Assyrio não deixa de ser imponente.

Os mosaicos no teto, as colunas com cabeças de touro na parte superior, as paredes revestidas de cerâmica esmaltada resultam em uma combinação exótica e surpreendente.

 

 

Hall dos Bustos

 

Localizado no andar superior, o amplo corredor que dá acesso à sala de espetáculos é decorado com bustos de pessoas importantes para o Theatro Municipal e para a cena cultural e política do Rio de Janeiro.

Assim, os bustos de personalidades como Carlos Gomes, João Caetano, Souza Aguiar e Pereira Passos estão entre os homenageados.

 

Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro: busto de Eliseu Visconti.

Eliseu Visconti: um dos mais consagrados artistas da época e responsável por parte da decoração do Theatro Municipal.

 

Sala de Espetáculos

 

Com a capacidade atual para 2252 espectadores, a sala de espetáculos do Theatro Municipal impressiona tanto pelo seu tamanho quanto pela sua opulência.

Fica até difícil prestar atenção aos detalhes fornecidos pelo guia, já que o gigantesco lustre com mais de 100 lâmpadas e a pintura “Dança das Horas” fazem com que a gente não consiga desgrudar os olhos do teto.

Além disso, a sala de espetáculos é toda grandiosa e sofisticada, com suas poltronas de vermelho aveludado e seus camarotes elegantes.

 

Escadaria Principal

 

Definitivamente que a escadaria principal do Theatro Municipal não é apenas um meio de acesso.

Ladeada por colunas de Mármore Carrara e decorada com luminárias inglesas, a escadaria é puro glamour.

 

 

É, também, do alto de seus degraus que se tem a mais bela visão dos três grandes vitrais que decoram o luxuoso ambiente.

 

 

Varanda lateral

 

Último ambiente percorrido durante a visita guiada ao Theatro Municipal, a varanda lateral dá uma perspectiva diferente da região, já que outras construções de destaque podem ser conferidas de um ângulo privilegiado.

A varanda é voltada para a Avenida Rio Branco e para o Museu Nacional de Belas Artes, dois pontos emblemáticos do centro que acabam não recebendo a devida atenção em meio à efervescência de um centro de cidade movimentadíssimo.

 

Como chegar Theatro Municipal?

 

A melhor maneira de chegar ao Theatro Municipal é usando transporte público, já que estacionar na região é caro e complicado.

Você pode optar pelo metrô (linhas 1, 2 e 4) e descer na estação Cinelândia.

Para pegar a saída certa da estação, basta seguir as placas indicando o acesso ao Theatro Municipal. Não tem o que errar!

É, possível, também, acessá-lo de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), descendo no ponto da Cinelândia.

 

Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Praça Floriano.

Praça Floriano, mais conhecida como “Cinelândia”.

 

Outros pontos de interesse da região

 

Você pode combinar a visita guiada ao Theatro Municipal com várias outras atrações do entorno. Principalmente, porque você estará um uma das regiões mais culturais do Rio de Janeiro.

Na própria Praça Floriano (popularmente conhecida como Cinelândia), você poderá conferir a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal – cujas entradas são gratuitas. Ambos, com uma decoração interna espetacular.

 

Biblioteca Nacional localizada na Praça Floriano (Cinelândia).

 

Além disso, o Museu Nacional de Belas Artes fica a apenas 100 metros do Theatro Municipal.

Finalmente, você também poderá conferir um pouco mais da História da Cinelândia, visitando o Teatro Riachuelo.

Resumindo, separe pelo menos um período do seu dia para explorar esta região do centro do Rio de janeiro, que é riquíssima em Arquitetura e História.

 

 

Informações práticas para a visita guiada ao Theatro Municipal

 

Endereço

Rua Floriano (Cinelândia) s/número – Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento

A visita guiada ao Theatro Municipal acontece de todos os dias, com exceção de domingos e segundas-feiras.

De terça a sexta há três horários disponíveis: 12:00/14:30/16:00.

Sábados e feriados: 11:00/12:00/13:00.

Preços

Público em geral: R$20,00.

Meia-entrada: R$10,00.

Capacidade

A visita guiada ao Theatro Municipal pode ser feita em um grupo de até 50 pessoas. Entretanto, cada pessoa só pode adquirir um ingresso.

Dúvidas

Para maiores informações sobre tarifas e horários atualizados, convém entrar em contato pelos telefones: (21)2332-9220 e (21)2332-9005.

 

Referências

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_Municipal_do_Rio_de_Janeiro

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

 

Agradecimentos

 

Normalmente, meus agradecimentos vão às pessoas e instituições que tornaram a experiência possível. Contudo, dessa vez, eles vão para a minha querida amiga Thaís Pagani que, gentilmente, cedeu algumas fotos para este post e cuja alegria tornou a visita guiada ao Theatro Municipal mais especial ainda.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.