Sem Comentários

O Tutto Nhoque poderia ser mais um restaurante italiano entre tantos outros espalhados pelo Rio de Janeiro . Então, o que faz com que este estabelecimento, cuja fachada é ornamentada com uma porta vermelha e uma bougainville rosa, se torne um ícone bucólico no efervescente bairro de Botafogo?

Eu poderia enumerar várias razões. Como por exemplo, seu ambiente relativamente pequeno, mas convidativo e acolhedor. Ou o tratamento gentil e atencioso dos funcionários.

 

 

Mas o que fisgou meu coração (e meu estômago!) foi mesmo o menu, que poderia muito bem ter saído diretamente da cozinha da minha avó ou da minha sogra: ambas cozinheiras de mão cheia!

E, de fato, o grande carro-chefe do Tutto Nhoque é ninguém mais ninguém menos do que aquele prato tão tradicional, mas que ganhou ares de festa nas mãos (e ideias) da chef Helena Murucci.

Bisneta de italianos que desembarcaram no Brasil para trabalhar nas lavouras de café, ela cresceu vendo as massas serem abertas por sua tia-avó e colocadas como um lençol em cima da mesa de casa.

De modo que um belo dia, em 2014, ela resolveu trocar o mundo corporativo pela cozinha e colocar em prática sua paixão de infância.

O que começou com uma produção caseira, foi evoluindo e se firmando. Assim, em 2017, ela se juntou aos empreendedores Rudy Leite e Guilherme Mendes e teve início o Tutto Nhoque.

 

Jarras personalizadas para vinho tinto e branco do restaurante Tutto Nhoque

 

As Casas do Tutto Nhoque

 

Atualmente, o Tutto Nhoque conta com dois endereços, ambos na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A primeira unidade foi inaugurada em Botafogo, em dezembro de 2018.

E de lá pra cá, não só o Tutto Nhoque virou uma referência na movimentada Rua São Clemente como, em 2019, ganhou uma unidade no bairro do Jardim Botânico.

 

 

As duas unidades fazem sucesso entre os aficionados pelos deliciosos cubinhos italianos de massa envoltos em muito molho e queijo!

E uma mosquinha me contou que em breve teremos mais uma unidade em outra freguesia… ou melhor, em outro bairro do Rio.

Honestamente, estou numa torcida organizada para que seja ou em Ipanema, ou na Barra da Tijuca, meus endereços aqui no Rio… Hehehe!

 

O cardápio do Tutto Nhoque

 

O cardápio do Tutto Nhoque agrada tanto a gregos quanto a troianos, ou melhor: atende ao paladar de carnívoros e veganos!

Isto porque entre as treze opções de massas de nhoque, três delas foram especialmente pensadas para quem quer passar longe de produtos animais: a massa de grão de bico, a de banana da terra e a de polenta.

E as outras opções que agradam sem distinção vão desde a tradicional massa feita à base de batata ou (na versão abrasileirada) de macaxeira, até combinações mais inusitadas, como à base de batata roxa, bacalhau e até mesmo de azeitona!

Uma coisa, porém, você pode ter certeza: independentemente da variedade escolhida, as massas do Tutto Nhoque são 100% artesanais e frescas. Além disso, elas são elaboradas com ingredientes do mais alto padrão de qualidade.

Criatividade é algo que, também, não fica de fora do cardápio. O difícil é a dúvida cruel na hora de escolher a melhor opção.

É claro que a grande estrela da casa é, indiscutivelmente, o tradicional prato italiano que dá nome ao restaurante. Entretanto, há também opções de saladas e entradas incríveis e sobremesas de comer rezando!

 

Massas, molhos e combinações pensadas para você!

 

Além das muitas opções de massa, o Tutto Nhoque também oferece uma grande variedade de molhos para você fazer quantas combinações quiser.

Entre as possibilidades, estão tanto os tradicionais sugo, bolonhesa e bechamel, até versões mais diferentonas, como as de ragu de cordeiro ou de rabada, até as opções veganas, como os molhos curry ou de ragu de carne de jaca.

Há, ainda, os pratos da Nonna, em que a combinação de massa e molho já foi selecionada pela chef do Tutto Nhoque.

Agora, qualquer que seja a sua escolha, vale a pena acrescentar uma finalização em grande estilo. Isto porque não será um queijo qualquer que dará o toque final ao seu prato.

E, sim, um espetáculo de encher os olhos: no Tutto Nhoque o arremate com queijo grana padano ou raclette é feito à base de fogo!

 

 

Não, você não leu errado. A finalização dos pratos (e marca registrada do Tutto!) é feita com queijo derretido à base de maçarico gastronômico.

Tudo preparado no balcão que fica na área pública do restaurante bem ao alcance dos olhos impressionados da clientela!

 

Finalização do prato com queijo raclette no restaurante Tutto Nhoque

 

Então, prepare a câmera do seu celular para o registro instagramável desta experiência única!

Queijo derretido no prato fumegante? Acrescente um crispy de pancetta ou de cogumelos para dar uma crocância e corra pro abraço! Ou melhor,  pra sua mesa!

 

Nossos pedidos

 

Estive na unidade Botafogo do Tutto Nhoque acompanhada da minha amiga Olívia, autora do blog Olivia Garimpando Por aí.

No lugar do vinho da casa (que é servido numa jarra super fofa), resolvemos tomar drinques à base de Gin. Tudo por conta do calor (inusitado) que fazia em pleno inverno carioca.

Eu optei pelo Cleri, inspirado no famoso Clericot francês e ela foi de Boreale, inspirado na Aurora Boreal. Ambos estavam deliciosos e refrescantes!

 

As entradas

 

Para começar os trabalhos, optamos por Bruschettas. A da Olivia foi a clássica, feita com tomates confitados. Enquanto a minha, foi elaborada com presunto de Parma trufado. Meu Deus, para tudo que eu quero voltar!

Produção, rola repeteco na unidade Jardim Botânico? Partindo agora pra lá!!!

 

 

O prato principal

 

Foi um desafio e tanto escolher a versão do protagonista da casa! Imagine: com 13 opções de massa mais 12 de molho, as combinações do Tutto Nhoque tomaram proporções exponenciais!

Acabamos optando pelas escolhas das Nonnas. Eu fui de Nonna Geralda, avó do Guilherme, um dos proprietários da casa. A Olivia foi de La Tradizionale della Nonna.

O meu nhoque de abóbora com ragu de carne de panela teve finalização de raclette. Já o da Olívia, feito à base de batata e com acompanhamento de carne assada, recebeu um toque final de grana padano.

 

 

As sobremesas

 

Capítulo à parte e, ainda mais, tratando-se da formiguinha que sou, não resisti e pedi uma sobremesa.

Confesso: estava satisfeita o suficiente, pois as porções do Tutto Nhoque são generosas. Mas, não consegui dispensar o Dolce Nero, um brigadeiro de colher (que mais parecia de concha!) com crocante de biscoito Oreo. Nossa… abalou as estruturas da blogueira aqui!

Entretanto, há opções mais italianíssimas, por assim dizer, como o Tiramisu e o Latte al Limone, que é feito à base de pizza, com doce de leite e limão siciliano.

 

 

Tutto Nhoque: informações práticas

 

Unidade Botafogo

  • Endereço: Rua São Clemente, 24
  • Horário de Funcionamento: todos os dias, das 11:30 às 22:00
  • Telefone: (21) 3819-2011

 

Unidade Jardim Botânico

  • Endereço: Rua Visconde da Graça, 63
  • Horário de Funcionamento: todos os dias, das 12:00 às 22:00
  • Telefone: (21) 3496-7906

 

Delivery

  • Telefone: +55 (21) 3819-2011
  • Rappi (raio de 5km) e Ifood (raio de 7km)

 

Agradecimentos

 

A convite da assessoria Rio Fácil, eu e Olivia tivemos a oportunidade de conferir a deliciosa gastronomia do Tutto Nhoque unidade Botafogo.

Gostaria de agradecer a todos os envolvidos e em especial aos funcionários Zezi, David e Gabi, que nos atenderam com todo o carinho e gentileza. E, claro que eu não poderia deixar de agradecer à Olivia,  por ser minha grande companheira desbravando o Rio de Janeiro!

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a minha experiência.

 

Um outro olhar sobre a mesma experiência

 

Confira, também, o post publicado pela Olivia em seu blog Olívia Garimpando Por Aí.

O relato dela também está imperdível!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *