Amélie Crêperie et Bistrot traz o charme e o requinte da gastronomia francesa para a Zona Sul e a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro .

A rede, que conta com cinco unidades espalhadas pelos bairros mais emblemáticos da Cidade Maravilhosa, tem como carro-chefe os famosos galettes franceses e prima tanto pela qualidade de seus produtos quanto pelo seu cardápio diferenciado.

Além disso, o conceito da rede tem tudo a ver com o Rio. Afinal, não é de hoje que o carioca tem uma relação muito especial com os costumes e a culinária da França.

Este fascínio pelo glamour e pela sofisticação, especialmente a parisiense, remonta à época da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, no início do século XIX. E faz sucesso até hoje, em pleno século XXI!

De modo que a iniciativa de apresentar uma gastronomia genuinamente francesa não poderia ter dado mais certo!

O resultado é a presença das unidades Amélie Crêperie et Bistrot em elegantes shopping centers da cidade e de uma unidade “de rua”, no coração de Ipanema, um dos bairros mais charmosos do Rio.

 

 

Mas, afinal, o que é um bistrot?

 

O termo bistrot, ou simplesmente a versão aportuguesada “bistrô” refere-se a um estilo de estabelecimento gastronômico caracterizado por ser pequeno, despretensioso e tipicamente francês.

Em termos de espaço e conceito, o bistrô é um meio termo entre um restaurante e uma brasserie, outro estabelecimento muito comum na França.

O resultado é que o bistrô acaba sendo mais informal do que um restaurante e mais sofisticado do que uma brasserie.

Em resumo, apesar de o bistrô ser muito mais intimista e aconchegante do que um restaurante, ainda assim, serve uma culinária bem elaborada e tradicional.

 

Amélie Crêperie et Bistrot

 

As unidades do Amélie Crêperie et Bistrot são inspiradas nos bistrôs franceses. Portanto, apresentam a ambientação clássica deste tipo de estabelecimentos.

O cardápio também segue a mesma tendência. Assim, com opções de pratos leves e preparados com ingredientes de excelente qualidade, o menu da rede agrada a todos os tipos de paladar.

É certo que os galettes são o atrativo principal. Contudo, há várias outras alternativas no variado menu.

 

 

A diferença entre galette e crepe

 

Galette é um termo francês, típico da região da Bretanha, utilizado para designar os crepes finos e que possuem um recheio salgado.

Aqui no Brasil, a gente se apropriou do termo francês “crêpe” e chama qualquer versão do mesmo jeito: tanto a doce quanto a salgada.

Inclusive, as creperias são bem populares nas grandes cidades brasileiras. Mas agora você sabe a diferença e vai poder fazer bonito quando for à França! C’est très chic!

 

O menu da rede Amélie Crêperie et Bistrot

 

O menu do Amélie Crêperie et Bistrot, desenvolvido pelo Chef Antunes, é bem variado e pautado em duas vertentes: os galletes, em si e uma vasta opção de pratos à base de carnes, queijos, vegetais etc.

Todos os pratos do cardápio possuem nomes de lugares típicos de Paris e são inspirados em comidas típicas dos bistrôs.

Durante a semana, há opções de pratos executivos para almoço e sempre há alguma “Sugestão do Chef” disponível.

 

Unidades e Funcionamento

 

Atualmente, a rede Amélie Crêperie et Bistrot possui cinco unidades, distribuídas nos seguintes endereços:

  • Shopping da Gávea
  • Botafogo Praia Shopping
  • Barra Shopping
  • Shopping Rio Design
  • Rua Garcia d’Ávila, 147-A (Ipanema)

Além de uma nova unidade, que será inaugurada no Shopping Leblon.

As unidades presentes nos shopping centers operam de acordo com o horário de funcionamento previsto para todo o complexo.

Enquanto que a unidade de Ipanema funciona todos os dias, sempre das 11:30 à meia-noite.

 

Minha experiência no Amélie Crêperie et Bistrot

 

Estive na unidade Amélie Bistrot localizada no Botafogo Praia Shopping em uma ação organizada pela Olívia Souza Cruz, minha amiga e autora do blog de viagem Olívia Garimpando Por Aí.

Foi uma experiência única, pois todos os astros se alinharam para que a tarde se tornasse especial!

Por conta da pandemia, nós duas estávamos há quase dois anos sem nos encontrar e sem realizar ações conjuntas com o intuito de promover o Rio de Janeiro e suas atrações.

Uma situação rara e penosa, pois estávamos sempre organizando projetos e participando de vários eventos.

Então, foi um reencontro emocionante, marcado pela perspectiva de uma retomada gradativa de outras ações voltadas ao Turismo.

E tudo isso acompanhado de uma refeição saborosíssima, ambientada num autêntico cenário parisiense.

 

O Menu Executivo

 

Tivemos a oportunidade de conferir alguns itens do Menu Executivo, que conta com duas possibilidades: uma entrada e um prato principal; ou uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Este menu está disponível em todas as unidades da rede Amélie Crêperie et Bistrot de segunda a sexta, sempre das 11:00 às 16:00.

Ambas as versões com preços muito convidativos, considerando a apresentação dos pratos e a seleção dos produtos.

Logicamente, optamos pela segunda alternativa! Afinal, como estar em uma crêperie sem finalizar a refeição com um autêntico “crêpe français”???

 

Sequência dos deuses no Amélie Crêperie

 

Minha escolha foi uma entrada de duo de figos frescos, com presunto de Parma e creme de ricota com geleia de tomates.

A Olívia optou por trufa de cabra com nozes e queijo meia cura com geleia de morango. Um luxo só!

 

 

Na sequência, eu optei por uma tilápia ao molho provençal com espaguete de legumes salteado com alho poró e mousseline de batata baroa (a famosa mandioquinha para os paulistas).

Já a Olívia preferiu um escalope de mignon suíno ao perfume de alecrim, acompanhado de batatas baroas douradas na manteiga de ervas. E ainda veio com a saladinha Amélie. Definitivamente, uma disputa acirrada!

 

 

E para fechar com chave de ouro, pedi um crepe de brigadeiro de limão siciliano. Meu Deus, salivando aqui só de lembrar! Vale repeteco nas outras unidades, produção?!

Confesso: eu amo qualquer sobremesa com limão, mas fiquei de olho grande no crepe de brigadeiro com paçoca da Olívia! Ainda bem que ela me deu um pedacinho!

 

 

E para arrematar, pedimos outro queridinho do menu da rede Amélie Crêperie et Bistrot: o emblemático café orgânico moído na hora e coado na nossa frente. Indescritível o aroma do café fresquinho!

 

 

Vá à França sem sair do Rio

 

Honestamente, acho que a proposta de fazer uma viagem pelos sabores franceses sem sair do Rio de Janeiro é atingida com excelência pela rede Amélie Crêperie et Bistrot.

É muito raro encontrar uma opção economicamente viável e que proporcione tal grau de requinte na elaboração do cardápio.

De fato, a rede oferece uma oportunidade de saborear uma autêntica refeição francesa. Inclusive, você pode incrementá-la com uma das muitas opções da seleta carta de vinhos ou com uma cerveja artesanal.

E como todas as unidades têm horário de funcionamento pelo menos até às 22:00, pode ser uma excelente opção para um jantar.

 

Agradecimentos

 

A convite da assessoria Rio Fácil, tive a oportunidade de conferir a requintada gastronomia do Amélie Crêperie et Bistrot.

De modo que gostaria de agradecer à Olívia Souza Cruz, pela organização da atividade e aos funcionários da unidade Botafogo Praia Shopping. Em especial, ao maître Nildo e aos garçons Alexandre e João, pela receptividade e gentileza.

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a minha experiência.

 

Um outro olhar sobre a mesma experiência

 

Confira, também, o post publicado pela Olívia: Amélie Crêperie Gastronomia Francesa no Rio de Janeiro.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *