Sem Comentários

O delicioso Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner em Gramado une o charme e a elegância do estilo inglês de servir à hospitalidade e à gentileza, tão inerentes à cultura da Serra Gaúcha.

Primeiramente, é preciso dizer que o chá da tarde oferecido pelo Hotel Ritta Höppner é muito mais do que uma mera experiência gastronômica.

Para aqueles que não estão hospedados no charmoso hotel, é uma oportunidade de conhecer um pouquinho do estilo de construção bávaro, tão característico das regiões alpinas da Alemanha e da Suíça.

Uma grata surpresa no Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner

Quando começamos a planejar a nossa ida a Canela, como parte do projeto Mulheres Mundo Afora, eu já sabia que nenhuma viagem à Serra Gaúcha ficaria completa sem que pudéssemos desfrutar do famoso chá da tarde do hotel Ritta Höppner.

Afinal, o ele é uma referência quando os requisitos são uma Gastronomia diferenciada e a excelência em hospedagem. De maneira que o evento foi incluído no nosso programa de viagem.

Na ocasião do chá da tarde, não fomos todas juntas para o Hotel Ritta Höppner. Afinal, sendo seis pessoas, tivemos que optar por dois carros separados.

Assim, ao chegar ao hotel para a tão esperada tarde de delícias, eu, Dani e Julia ficamos surpresas ao perceber que uma distinta senhora já conversava com as outra três blogueiras, que haviam chegado alguns minutinhos antes de nós.

Olivia, Ana e Denise ouviam encantadas a explanação da alegre anfitriã. De modo que eu, Dani e Julia nos unimos ao restante do grupo.

Bem, nossa anfitriã tratava-se de Jussara Höppner, como viemos a saber ao final de um tour inesperado (e por que não dizer, inusitado!) pelas maravilhosas dependências do Hotel Ritta Höppner.

Claro que ela conhecia o hotel como a palma de sua mão! Afinal, seus sogros, Ötto e Ritta, foram os fundadores do hotel que surpreende seus visitantes há mais de 60 anos.

Ao final do nosso tour pelas áreas comuns do hotel, fomos apresentadas ao Sr. Giovani Thewes, que nos mostrou os diferentes tipos de acomodação e nos conduziu ao salão de chá.

Bem, a esta altura já estávamos cheias de informações e com um grande sentimento de acolhida. Mas, muitas outras emoções ainda esperavam por nós…

O que esperar do Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner?

Honestamente, pode ter certeza de que você pulará o jantar! Em primeiro lugar, porque a variedade do menu é enorme.

Em segundo lugar, porque não há restrição quanto a repetir inúmeras vezes o que você quiser. Seu limite será puramente o tempo que dura a experiência, aliado ao espaço do seu estômago.

Como o Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner funciona todos os dias, sempre das 16:00 às 18:00, você vai ter tempo de sobra para apreciar tudo o que lhe será oferecido!

O menu do Chá da Tarde varia diariamente. Entretanto, alguns itens sofrem algumas pequenas substituições. De modo que sempre haverá uma grande oferta de tarteletes, de doces e de salgados, que serão servidos à vontade.

Para acompanhá-los, várias bebidas estão disponíveis, como: café, leite, chá quente natural ou gelado, além de chocolate quente ou frio.

Claro que as grandes influências da culinária alemã não poderiam faltar. Então, prepare-se para saborear, também, o apfestrudel (a tradicional torta de maçãs), o waffle e um sortimento divino de geleias.

Importante ressaltar que, apesar de haver várias opções de cafés coloniais espalhadas por Gramado e Canela, o Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner possui um grande diferencial.

Isso devido à produção ser toda artesanal e acontecer na cozinha do hotel. Além disso, encontra-se sob a supervisão de Adriana Höppner (filha da Sra. Jussara), cuja especialização foi realizada tanto na Inglaterra quanto na Suíça.

Algumas curiosidades sobre o Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner

Foi a Sra. Jussara em pessoa quem nos confidenciou que, em uma visita a Londres , conferiu o emblemático chá da tarde do Hotel Ritz. Já li muito sobre o mesmo e, apesar de nunca ter tido a oportunidade de confirmar com os meus próprios olhos, tenho certeza de que o chá da tarde do Hotel Ritta Höppner não faz feio perante o famoso chá britânico.

Originalmente, o chá da tarde do Hotel Ritta Höppner começou com um serviço de quarto. Somente há 13 anos, ele passou a ser oferecido nos salões do restaurante do hotel. Desde então, ele vem encantando os hóspedes que o recebem como cortesia.

Hospedagem no Hotel Ritta Höppner

Em conformidade com uma das políticas do blog, somente avalio os serviços que pude confirmar em pessoa. Entretanto, vou fazer uma exceção e falar sobre o Hotel Ritta Höppner, ainda que não tenha me hospedado por lá.

Isto porque, ao visitar as dependências do hotel, não tenho dúvidas de que deve ser uma experiência memorável.

Tivemos a oportunidade de conferir alguns chalés, que parecem mesmo ter saído de uma cena de contos de fadas.

Além disso, algumas das suítes são puro glamour!

Há várias opções disponíveis, com tamanhos e preços diferentes.

Em comum, há o fato de que todas elas seguem o padrão cinco estrelas do hotel.

Da mesma forma que todas elas garantem um café da manhã farto e o fantástico chá da tarde, servido todos os dias.

Inclusive, este foi um fator de surpresa para mim, pois imaginava que seria um serviço pago à parte.

As áreas (nem um pouco) comuns do Hotel Ritta Höppner

Perdoe-me pelo trocadilho! Sei que áreas comuns se referem às regiões do hotel compartilhadas por todos.

Porém, as instalações do Hotel Ritta Höppner são tão únicas, que eu não poderia deixar de mencioná-las.

Para você ter uma ideia, a propriedade é toda distribuída por um maravilhoso jardim de dez mil metros quadrados. Espaço suficiente para abrigar o prédio principal, os vários chalés e a ampla piscina.

Como se não bastasse, o hotel conta com uma capela bucólica em plena atividade.

Casamentos e batizados podem ser realizados ali.

Finalmente, há um elegante e amplo salão de festas, para todo tipo de celebração.

Só posso dizer que saí do hotel simplesmente encantada e sonhando com o dia em que vou me hospedar lá. Quem sabe, no ano que vem, não comemoro ali os meus 50 anos?!

De preferência, com uma piscina só pra mim! Hehehe…

Bem, e se você ficou com vontade de passar uns dias memoráveis por lá, saiba que pode reservar sua estadia aqui pelo link do blog. O preço será o mesmo para você e a blogueira amiga agradece aquela força dada ao Turista FullTime!

O Restaurante do Hotel Ritta Höppner

Bem, de vez em quando eu brinco que deveria mudar o foco do blog para a Gastronomia. Confesso que, após conhecer o restaurante do hotel, a vontade ficou ainda mais aguçada… hehe!

Com dois ambientes climatizados, terraços externos e um gazebo, requinte é o mínimo que você pode esperar.

Porém, como as surpresas no Hotel Ritta Höppner parecem ser infinitas, senta que lá vem história…

O restaurante oferece em seu menu três possibilidades: cardápio à la carte, cardápio kids e culinária alemã.

Engana-se porém, se você pensa que é qualquer culinária alemã! Durante uma visita de Heinrich Von Bayern – príncipe da Baviera – em 2013, um cardápio especial foi desenvolvido para recebê-lo.

E foi ali, nos salões do restaurante, que o menu apreciado por Sua Alteza acabou se tornando um item de sofisticação e sabor acessível a nós, meros plebeus!

Contudo, achei o preço da experiência alemã para duas pessoas é bem razoável!

Extras da hospedagem no Hotel Ritta Höppner

Honestamente, ao analisar tudo o que o hotel oferece, considero que as tarifas cobradas são bem razoáveis.

Além do chá da tarde, o hotel também organiza caminhadas e passeios de bike. Além do mais, os hóspedes têm livre acesso ao Mini Mundo, originalmente, um presente do avô Ötto aos netos Ana e Gui e que, posteriormente, ganhou formas de um lindo parque em miniatura.

Como reservar o Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner?

As reservas para o Chá da Tarde devem ser feitas com, pelo menos, 24 horas de antecedência por e-mail ou pelo telefone (54) 3286-7707.

A experiência está disponível todos os dias, sempre das 16:00 às 18:00.

O valor por pessoa é de R$59,00 mais a taxa de serviço de 10% (valores de agosto de 2019).

Informações práticas

O Hotel Ritta Höppner situa-se na Rua Pedro Candiago, 364.

Sua localização é excelente, pois encontra-se a apenas 100 metros do Mini Mundo e a 900 metros da tão famosa Rua Coberta, no centro de Gramado. Além disso, está situado a apenas 750 metros da Rodoviária Municipal.

O Hotel Ritta Höppner é, também, facilmente acessível pelo Bustour – o transporte disponibilizado pela Brocker Turismo e sobre o qual há um post publicado aqui no blog. A parada do Mini Mundo faz parte do itinerário do ônibus.

De maneira que conciliar uma visita ao parque com o Chá da Tarde do Hotel Ritta Höppner é um casamento perfeito.

Extras: mais curiosidades sobre a Família Höppner

Por fim, que a família Höppner é uma tradição em hospitalidade em Gramado não é novidade. Entretanto, você poderia imaginar que os ursinhos Ana e Gui, os alegres personagens do parque Mini Mundo, foram inspirados nos netos Adriana e Guilherme?

Sobre a Adriana, já falei durante este post. Quanto ao Guilherme, hoje em dia, ele é o responsável pelo funcionamento e excelência do Mini Mundo. Que família iluminada!

Quanto à Sra. Jussara, certamente, será sempre uma doce lembrança para todas nós. Com sua meiguice, seu sorriso franco e sua fala macia, consegue transformar um lindo hotel em uma daquelas casas de campo dos sonhos, que habitam o imaginário de uma cria da cidade, como eu.

Agradecimentos

Participar do Chá da Tarde do Hotel Rita Höppner, na cidade de Gramado, fez parte do roteiro da primeira viagem do projeto Mulheres Mundo Afora, em que blogueiras de diferentes idades e estilos de vida se reúnem para conhecer um determinado destino.

O projeto contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Canela, do nosso parceiro comercial Passagens Promo e de empresários da região da Serra Gaúcha.

Importante ressaltar que, apesar da cortesia, todas as impressões e opiniões expressam, genuinamente, a minha experiência.

Outros olhares

Confira, também, as impressões das outras blogueiras que participaram desta experiência:

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: