Sem Comentários

O Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, é a atração turística mais antiga do Brasil. Contudo em comemoração aos seus 135 anos, ganhou uma nova composição, o que torna a experiência ainda mais interessante. Saiba tudo sobre esta novidade!

 

Nova composição do Trem do Corcovado.

 

Principal meio de acesso à estátua do Cristo Redentor, o Trem do Corcovado faz parte da rica História do período do Segundo Império.

Inaugurado nos idos de 1884, o icônico meio de transporte parte da mesma estação da época de D. Pedro II, localizada no Cosme Velho.

 

Estação do Cosme Velho para embarque do Trem do Corcovado.

 

O Trem do Corcovado tem um único trajeto, que acontece pela Estrada de Ferro do Corcovado, a primeira ferrovia eletrificada do Brasil.

 

Itinerário do Trem do Corcovado.

 

Além disso, atravessa um cenário deslumbrante: o Parque Nacional da Tijuca, considerado a maior floresta urbana do mundo.

 

 

Trem do Corcovado e a evolução ao longo do tempo

 

É muito interessante acompanhar a linha do tempo e a evolução do Trem do Corcovado.

Inaugurado em 09 de outubro de 1884, pelo visionário imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado foi, praticamente, um milagre da Engenharia.

Isto porque sua linha férrea, de 3.824 metros de extensão, havia sido construída em um terreno totalmente íngreme.

Na época da inauguração, o transporte era realizado por tração a vapor. Entretanto, em 1910, os trens a vapor foram substituídos por trens elétricos vindos da Suíça, o que foi uma inovação aqui no Brasil.

Tais composições funcionaram até 1979, sendo substituídas por novas composições, também suíças.

E, finalmente, em 09 de outubro de 2019, foi inaugurada a quarta geração de trens. Logicamente, que a data não foi escolhida ao acaso e comemorou o aniversário de 135 anos do famoso Trem do Corcovado.

Além disso, como em time que está ganhando, não se mexe… imagine só: a bela composição foi executada pela Stadler Rail, uma construtora de trens suíça.

Quarta geração do Trem do Corcovado.

Quarta geração do Trem do Corcovado: com cheirinho de nova!

 

A nova composição do Trem do Corcovado

 

Confesso que já havia percorrido a Estrada de Ferro do Corcovado inúmeras vezes e achava os antigos trens muito bons.

Entretanto, a nova composição do Trem do Corcovado é um espetáculo à parte. Ficou tudo muito mais moderno, prático e chique!

A nova composição, além de ser muito mais confortável e segura, oferece também uma experiência sensorial mais ampliada, pois seu teto panorâmico possibilita uma visualização melhor da imensa área florestal do trajeto.

 

As inovações do século XXI

 

Primeiramente, os novos trens ganharam velocidade. Entretanto, você não sente a diferença durante o percurso, e a duração lhe permite apreciar a paisagem com bastante tranquilidade.

Ainda assim, o fato de eles serem mais rápidos, diminui o tempo de espera para embarcar. De modo que, hoje em dia, a frequência dos trens é de 15 em 15 minutos.

Eles também tem o dobro da capacidade de passageiros. Consequentemente, isso possibilita um número maior de visitantes por dia, sem impactar negativamente na vida do turista.

Afinal, cerca de 800 mil visitantes por ano pegam o trenzinho do Corcovado, como ele é, carinhosamente, chamado pelos cariocas.

E, finalmente, a nova composição do Trem do Corcovado é muito mais compatível com a consciência ambiental da atualidade, com um gasto de energia 75% menor, quando comparada à versão anterior.

 

Uma curiosidade sobre o Trem do Corcovado

 

Apesar de o Cristo Redentor ser a cereja do bolo da visita e o motivo principal pelo qual se utiliza o Trem do Corcovado como meio de transporte, o segundo foi fundamental para a construção do primeiro.

Afinal, por quatro anos consecutivos, foi através da Estrada de Ferro do Corcovado (e dos trenzinhos, obviamente) que as peças do Cristo Redentor foram transportadas até o alto do Morro do Corcovado. História linda e rica, não é mesmo?

 

Informações práticas

 

O Trem do Corcovado funciona todos os dias, sempre das 8:00 às 19:00 e as bilheterias ficam abertas durante o horário de funcionamento dos trenzinhos.

 

Como chegar à Estação do Cosme Velho?

 

A estação Trem do Corcovado está situada na Rua Cosme Velho, 513 no bairro de mesmo nome, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A estação de metrô mais próxima é a do Largo do Machado. Ali você tem a opção de pegar o ônibus que faz integração com o metrô e que vai para o bairro do Cosme Velho.

Para isso, você vai precisar do cartão RioCard, pois o cartão do metrô não serve para outros tipos de transporte.

Uma vez no Cosme Velho, desça do ônibus em frente à Igreja São Judas Tadeu , que fica em frente à estação do Trem do Corcovado.

 

Linhas de ônibus que atendem à região e o ponto de ônibus que fica em frente à igreja São Judas Tadeu.

 

Como comprar os ingressos para o Trem do Corcovado?

É importante saber que ao comprar o ticket para o Trem do Corcovado, automaticamente, você está comprando o acesso ao Cristo Redentor, uma das principais atrações turísticas do mundo.

Portanto, o ideal é comprar com antecedência dada a grande procura para visitar o monumento.

 

Compra antecipada de ingressos

 

Existem vários pontos de venda para o Trem do Corcovado espalhados pela cidade. Você pode, inclusive, adquirir seus ingressos nos aeroportos do Galeão e do Santos Dumont. É possível, também, encontrá-los em algumas casas lotéricas e agências dos Correios.

Assim como você pode optar pela compra no site oficial da atração, já que o preço é igual ao aplicado na bilheteria.

Os ingressos para visitar o Cristo Redentor podem, também, ser comprados através das empresas parceiras do Turista FullTime: a Ticketbar e a GetYourGuide.

Comprando com uma delas, você não paga a mais pelo serviço e ainda dá aquela forcinha pro blog. Além de poder contar com as dicas da blogueira amiga que mora na Cidade Maravilhosa: euzinha! 😊

 

Compra do ingresso nas estações do Cosme Velho e das Paineiras

 

É possível comprar o ingresso para o mesmo dia, diretamente na estação do Trem do Corcovado ou no Centro de Visitantes das Paineiras.

Contudo, os ingressos tem horário definido para o embarque na Estação do Trem do Corcovado. De modo que a chance de não haver ingressos disponíveis para o horário que você deseja deve ser considerada.

Não é incomum haver a possibilidade de embarque só para algumas horas mais tarde, ou mesmo, apenas para o dia seguinte. Afinal, o Cristo Redentor é uma das atrações cariocas mais procuradas por turistas do mundo inteiro.

 

Fila de turistas para embarcar no Trem do corcovado.

 

Então, se você quiser garantir dia e horário definidos, o mais seguro é comprar antecipadamente (e chegar com antecedência para o embarque).

Remarcações são possíveis, porém, você vai ter que pagar uma taxa, que pode chegar a 30% do valor do ingresso.

 

Quanto custa o ingresso para o Trem do Corcovado?

 

Os preços para o Trem do Corcovado variam de acordo com a época do ano (alta ou baixa temporada) e a idade do visitante. De modo que o ideal é conferir o site oficial para informações sempre atualizadas.

 

Qual o tempo de subida do Trem do Corcovado?

 

O trenzinho demora cerca de 20 minutos para cumprir o trajeto Estação do Cosme Velho até o ponto de desembarque para o acesso à estátua do Cristo Redentor.

Porém, o tempo de visita ao monumento é livre, respeitando-se o horário de subida e descida do Trem do Corcovado.

 

Extras do Trem do Corcovado

 

O itinerário do Trem do Corcovado possibilita uma parada no Centro de Visitantes das Paineiras, onde há uma loja de suvenires repleta de artigos descolados.

 

 

Ali você encontra, também, uma exposição interativa sobre a Floresta da Tijuca, que pode ser visitada gratuitamente.

 

 

Como esta é uma estação intermediária, você pode desembarcar na ida ou na volta da visita ao Cristo Redentor e permanecer ali o tempo que quiser.

 

Ação entre blogueiras

 

Conferi a nova composição do Trem do Corcovado na companhia de três amigas blogueiras, todas cariocas da gema:

 

Da esquerda para a direita: Olívia, Julia, Daniela e Regina Oki.

 

Aproveite para conferir, também, a experiência de cada uma delas:

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *