8 Comentários

Em termos de fama, a Praia de Ipanema só perde mesmo para a de Copacabana, quando o assunto é turismo Sol e Mar no Rio de Janeiro . Agora, as areias escaldantes deste pedaço de orla carioca têm muito mais a oferecer e contar, goste você ou não de lagartear ao sol. Vem comigo descobrir tudo o que este pedaço de paraíso tem a oferecer!

Se você acompanha o blog há algum tempo, já sabe que eu sou apaixonada por Ipanema. Então, já me perdoe antecipadamente por algum possível “bairrismo”. 

 

 

Contudo, vou dar o meu máximo para não me deixar levar (somente) pelas minhas emoções, mas me guiar por dados concretos, fatos históricos etc. Afinal, essa também sou eu! 

Assim, não tem como eu deixar de comentar a presença da Praia de Ipanema no imaginário popular, fruto de um legado cultural deixado através da Música, da Arte e dos grandes nomes da cultura do nosso país.

Ilustres moradores do bairro, que foram assíduos frequentadores da mesma praia que hoje a gente frequenta, e que a eternizaram em seus livros, versos, canções, novelas, registros que atravessaram o tempo e que ficaram eternizados para as próximas gerações.

De modo que é, também, sobre esta Praia de Ipanema que quero falar. A praia que extrapola a areia e o mar. A que vai além do icônico calçadão.

 

 

Aquela que lhe oferece uma alternativa para os dias frios e chuvosos (como o dia em que escrevo este post!).

A praia, tão democrática, que atende às expectativas até de quem não gosta de praia!

Esta é a essência da verdadeira Ipanema: a praia para todos; que abraça e que acolhe todas as tribos, que não discrimina e que encontra um espacinho para todo mundo. Do mundo todo.

 

A Praia de Ipanema

 

Sabe aquela atração turística que está perto de tudo? Esta é a Praia de Ipanema! Se você considerar que as praias são a grande atração do Rio, pode-se dizer que sim.

A Praia de Ipanema fica entre as praias do Leblon e do Arpoador e a uma curta distância da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além disso, se você for do tipo que gosta de uma boa caminhada, é totalmente viável dar uma esticada até a Praia de Copacabana.

Se considerarmos apenas o trecho oficial da Praia de Ipanema, sua orla possui 2.6 quilômetros de extensão e está dividida entre os postos de salvamento 8, 9 e 10.

Entretanto, se anexarmos a praia do Arpoador (no canto esquerdo) e a praia do Leblon (no canto direito), temos aí um total de calçadão de pouco menos de 4 quilômetros e que vai dos postos 7 ao 12.

 

 

A Praia de Ipanema concentra todo tipo de público, que acaba se dividindo de acordo com as suas afinidades, de maneira geral, entre os três postos de salvamento.

Claro que a praia é de todos e que você pode ficar onde bem entender. Entretanto, a verdade é que os frequentadores da praia acabam escolhendo seu “point” de acordo com o que lhes dá mais bem-estar e com o público que querem encontrar.

Agora, onde quer que você vá, encontrará gente praticando esportes. O carioca adora se reunir com os amigos para se exercitar.

Aliás, acho que esse é o segredo para os corpos sarados em um cenário que chama para uma cervejinha gelada!

Toda a orla da praia de Ipanema é ideal, também para uma caminhada, uma corrida, ou para pedalar. Inclusive, há estações de bicicletas para alugar em vários pontos do bairro.

 

 

Posto 8

 

O posto 8 fica no trecho de praia mais próximo da Praia do Arpoador e em uma região já meio fronteiriça com o bairro de Copacabana – daí a denominação “Copanema”.

Ele reúne uma turma mais descolada, que busca a faixa de areia para fazer amizades e paquerar.

Não pense, entretanto, que só haverá jovens por ali. Todas as faixas de idade são bem-vindas!

 

 

Posto 9

 

No trecho a partir da Rua Farme de Amoedo – especialmente entre os postos 8 e 9 – encontra-se o mais badalado ponto LGBTQIA+ da orla carioca.

Neste trecho da Praia de Ipanema, toda forma de amor é válida e cada um cuida da sua própria vida, deixando o restante da humanidade fazer a mesma coisa.

Não tem como passar despercebido: as inúmeras bandeiras de arco-íris espalhadas pelas barraquinhas da faixa da areia dão as boas-vindas a quem quiser chegar.

 

 

A região, que já era extremamente alegre e badalada, ganhou ainda mais vitalidade com a inauguração de uma unidade do Boteco Belmonte.

Tradicional no Rio de Janeiro, seu rooftop oferece uma das mais belas vistas do pôr do sol e é concorrido nos finais de semana.

 

 

Posto 10

 

O Posto 10 é o trecho mais elitizado da praia de Ipanema, tanto pela proximidade com o bairro do Leblon, quanto pela localização do emblemático Country Club situado na Av. Vieira Souto (entre as ruas Aníbal de Mendonça e a Av. Henrique Dumont).

É o posto favorito dos moradores do bairro, especialmente para quem vai com crianças, já que as águas são mais tranquilas e a faixa de areia é menos concorrida do que as que ficam próximas aos postos 8 e 9.

Durante o verão, o Posto 10 é palco de inúmeros shows que acontecem próximo ao canal que divide as praias de Ipanema e Leblon.

 

O incrível visual da Praia de Ipanema

 

Uma coisa que nunca me deixa de surpreender é o lindo visual que a Praia de Ipanema oferece.

Qualquer que seja a direção que você resolva tomar, pode ter a certeza de que terá um show de paisagem.

Caminhando para o canto esquerdo da praia, você chegará à Pedra do Arpoador, de onde moradores e turistas costumam aplaudir o pôr do sol nos dias quentes de verão.

 

 

Se resolver caminhar para os lados do Leblon, você terá como companhia a imagem do Morro Dois Irmãos.

 

 

Ao longo de toda a orla, é possível avistar, também, o Arquipélago das Cagarras, um conjunto de sete ilhas, distantes 5 quilômetros da costa, sobre o qual eu já falei em outro post aqui do blog.

 

 

Aliado a tudo isso, um mar de águas cristalinas e uma areia fofa e fininha e de cor clara compõem o cenário.

Já no icônico calçadão, feito em pedras portuguesas, inúmeros quiosques que além de oferecer bons serviços, também contribuem para harmonizar o conjunto urbano-paisagístico. Alguns com toques até instagramáveis, eu diria!

 

 

Praia de Ipanema também é cultura!

 

Quando se fala em vida cultural, a gente logo pensa em algum endereço de caráter permanente.

E de fato, neste quesito, a Praia de Ipanema não desaponta e tem uma Casa de Cultura muito importante em sua emblemática Avenida Vieira Souto.

Localizada no metro quadrado mais cobiçado de Ipanema, a antiga residência do médico Álvaro Alvim foi doada por sua filha, Laura, para servir de espaço cultural.

A Casa de Cultura Laura Alvim oferece exposições em sua galeria de arte. Além disso, possui um pequeno museu e três salas de cinema. Conta, também, com um charmoso café.

O bairro de Ipanema tem uma vida cultural bem diversificada, sobre a qual eu já explanei com riqueza de detalhes em outro post aqui do blog.

Entretanto, na orla da praia, não há muita coisa acontecendo. Sinto falta dessa abordagem no bairro, para falar a verdade.

Se os quiosques do calçadão de Ipanema tivessem a estrutura dos de Copacabana, talvez houvesse um pouco mais de atividade cultural, com música ao vivo, por exemplo.

E sendo Ipanema o berço da Bossa Nova, bem que poderia rolar um “Barzinho e um Violão” com mais frequência.

No entanto, isso não é algo comum. Ocasionalmente, acontece nos finais de semana no quiosque próximo à estátua de Tom Jobim, bem no início da Avenida Vieira Souto, perto da praia do Arpoador.

Assim, espere uma praia menos agitada se comparada à irmã mais famosa. Pode ser que você ache isso uma desvantagem, pois não haverá aquele clima de festa, de férias coletivas (salvo em tórridos finais de semana e feriados).

Por outro lado, caminhar pela Praia de Ipanema numa manhã de sol ou num fim de tarde será uma experiência bem agradável. Tomar uma água de coco, sem o vuco-vuco de turistas pode ser bem relaxante!

 

Ilustres frequentadoras da Praia de Ipanema

 

Se você é do tipo que acompanha novelas, certamente vai encontrar algum(a) artista se exercitando nas areias escaldantes de Ipanema. Ou ainda, correndo ou pedalando ao longo da orla.

Não raro, eu vejo alguma celebridade dividindo o espaço tranquilamente com a população local. Especialmente nos dias de semana, quando o movimento é bem menor.

Mas, não é de hoje que a Praia de Ipanema é a queridinha de artistas e intelectuais. Foi ali que, na década de 1960, uma certa garota do bairro ganhou fama mundial ao passar “cheia de graça num doce balanço a caminho do mar”.

Além de Helô Pinheiro, musa inspiradora da canção de Tom e Vinicius, Leila Diniz, Tonia Carrero, Betty Faria, Danuza Leão e muitos outros nomes femininos impactantes banhavam-se nas águas límpidas de Ipanema.

Então, ainda que você não seja do tipo que acompanha a cena artística, acho interessante compartilhar que Ipanema é uma praia (e também um bairro) que emana essa atmosfera cultural.

 

Praias icônicas do Rio de Janeiro

 

O que não falta no Rio de Janeiro são praias lindas e que acabam sendo ícones da capital fluminense. Cada qual com suas características e peculiaridades.

É certo que as praias de Copacabana e de Ipanema, ambas na Zona Sul da cidade, são as mais famosas. São, também, as que atraem a grande maioria dos turistas.

Entretanto, a Zona Oeste possui praias lindíssimas e que merecem uma visita! As praias da Barra da Tijuca, do Recreio e de Grumari são excelentes opções para fugir do turismo mais óbvio.

Inclusive, você pode conferir um post super completo sobre esta última praia no blog Olivia Garimpando Por Aí.

Saindo um pouquinho dos circuitos Zona Sul e Zona Oeste, mas ainda na capital, você pode também aproveitar para conferir as praias de Paquetá e aproveitar para fazer uma viagem no tempo.

O bucólico bairro do Rio de Janeiro é um capítulo à parte na geografia do município.

Acessível de barca a partir da Praça XV, no centro da cidade, oferece uma praia tranquila e com clima de cidadezinha “perdida no passado” (no bom sentido!).

Uma ótima chance de ver um lado completamente diferente da eclética cena carioca!

 

Outras praias pelo Brasil e pelo mundo

 

Destinos de praia estão sempre na mira dos viajantes e eu não fujo à regra. Assim, mesmo morando em uma cidade praiana, sempre que posso prestigio as areias de outros destinos.

O Nordeste brasileiro, por exemplo, possui praias maravilhosas que estão na minha lista de desejos há muito tempo e que não vejo a hora de tirar do plano das ideias.

É o caso da Praia de Atins nos Lençóis Maranhenses, belamente documentada no blog Turista Imperfeito.

Ou da Praia em Barra Grande na Península de Maraú, publicada no blog Uma Senhora Viagem.

 

Praias na Europa

 

O Brasil é famoso por suas belas praias, mas se você for passear pelo continente europeu também encontrará praias encantadoras. Especialmente, se estiver fazendo um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo.

Na Itália, por exemplo, há praias emblemáticas como as de Cinque Terre, sobre as quais já falei em outro post aqui do blog e a de Boccadasse em Gênova, detalhadamente descrita no blog Destinos Por Onde Andei.

Na Espanha, há praias despretensiosas e, ao mesmo tempo, que são um convite à contemplação, como as que estão presentes na área urbana de Alicante ou na ilha de Palma de Maiorca.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

8 thoughts on “Praia de Ipanema: um ícone do Rio de Janeiro”

  1. Sou apaixonada pela praia de Ipanema, e pelo bairro também, que para mim têm um astral muito mais legal do que Copacabana, apesar de gostar muito também.
    Já curti barzinho com marido em Ipanema e a praia de lá com minha irmã, em viagens diferentes, experiências que guardo na memória com muito carinho.
    Amei suas outras dicas deste bairro fascinante, tanto para os moradores quanto para os turistas, pretendo voltar e aproveitar muito mais por lá. Beijos.

    1. Oi, Gi! Muito obrigada pela sua leitura e por enriquecer a nossa conversa com a sua participação. Espero que você possa incluir um chopp gelado comigo entre as suas experiências de viagem aqui em Ipanema… Hehehe! Grande beijo e te aguardo aqui no Rio!

  2. Ótimas suas impressões dessa praia tão icônica que é Ipanema. Eu particularmente sou fã da praia, dos bares e da efervescência de Ipanema. Acho que os cariocas acabam frequentando menos Copacabana, a mais famosa, e acabam optando mais pelo charme de Ipanema.
    Beijos

    1. Oi, Olivia! Muito obrigada por sua leitura e por participar deste post. Afinal, nada melhor do que a opinião de uma carioca da gema! hehehe… Eu amo essa efervescência de Ipanema! Acho que combina com ela, o ano todo. No fim, os turistas acabam fazendo parte da turma, sem definir a vibe do bairro. Copacabana é, sem dúvida, a mais famosa. Mas, quem passa pela “irmã”, acaba se apaixonando e conhecendo uma outra faceta do Rio. Beijo grande!

  3. Que delícia de post. Nada melhor do que as dicas de quem conhece bem um lugar icônico como Ipanema. Praia, bossa nova, de tudo um pouco. Já salvei para a minha próxima visita!

    1. Ah, que legal, Adelaide! Espero que a gente possa se encontrar para trocar umas figurinhas e tomar um chopp gelado contemplando essa praia incrível, que é puro charme! Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *