Sem Comentários

O que fazer em Sevilha? Saiba quais são as atrações imperdíveis e receba todas as dicas práticas para curtir a ensolarada capital da Andaluzia na Espanha!

Antes de mais nada, preciso dizer que meu caso de amor com Sevilha já era antigo!

Ela estava no topo da lista das cidades que eu sonhava conhecer.

Pior que eu já havia passado muito perto dela em uma outra viagem que tinha feito pela Andaluzia em 2019. E isso alimentava aquela frustração de ter perdido a chance de conhecê-la!

Na época, essa Road Trip com quatro amigas teve um outro foco. Enfim, Sevilha ficou no plano das ideias!

De modo que desta vez, ela não tinha como ficar de fora do Roteiro de 14 dias pela Espanha, que montei começando em Madri e terminando em Málaga.

E, de fato, Sevilha foi um dos destaques dessa viagem!

 

 

O que fazer em Sevilha em 3 dias?

 

É importante ressaltar que este Roteiro de 3 dias em Sevilha é apenas uma sugestão. Se você tiver mais tempo, pode espaçar as atividades e curtir a cidade num ritmo mais lento.

Se tiver menos dias, pode espremer um pouquinho a sua programação ou deixar de lado aquilo que não for tão relevante para você.

Confesso que incluir as atrações mais importantes em um roteiro de 3 dias foi um desafio e tanto!

Contudo, a quantidade de dias foi suficiente, pois eu consegui distribuir bem as atividades de acordo com os temas e regiões.

 

 

Uma coisa que você precisa ter em mente é que Sevilha é uma cidade lotada o ano todo. Afinal, ela é considerada uma das cidades mais bonitas da Espanha.

Então, para aproveitar ao máximo a sua estadia, você vai precisar de muita organização e planejamento.

A boa notícia é que Sevilha tem um centro histórico relativamente pequeno, com pontos turísticos próximos. De modo que você pode fazer muita coisa a pé.

 

O que fazer em Sevilha: Catedral de Sevilha

 

E, como ela é uma cidade de médio porte, oferece facilidade de deslocamento, com um bom sistema de transporte público e carros de aplicativo, caso você se hospede fora da área turística.  

Para otimizar ao máximo o meu tempo, resolvi dividir o meu roteiro de 3 dias em Sevilha da seguinte forma: 

  • Centro Histórico e seus monumentos
  • Cultura e tradições
  • Mercados e experiências locais

 

Dia 1: Centro Histórico e Monumentos

 

Sevilha recebeu influência de vários povos ao longo dos séculos. Daí o seu rico legado cultural e arquitetônico.

E é no centro histórico que você vai encontrar contribuições de vários grupos sociais e religiosos.

Você vai perceber isso de cara, ao visitar a atração mais emblemática da cidade: a Catedral de Sevilha com sua estonteante La Giralda (a torre sineira cuja maior parte era o minarete da Grande Mesquita de Sevilha!).

 

O que fazer em Sevilha: Torre La Giralda

 

E se você pensa que a fusão dessas duas religiões e culturas já é suficientemente interessante, espere até percorrer as ruas de Santa Cruz, o antigo bairro judeu da cidade.

Não é por acaso que um dos passeios mais procurados é o Free Walking Tour Sevilha das Três Culturas, sobre o qual falarei em outro post.

 

O que fazer em Sevilha: Free Walking Tour Sevilha das Três Culturas

 

Eu acho que uma boa sequência para aproveitar bem o dia, é iniciar com uma visita à Catedral e a Torre La Giralda.

Depois, percorrer as ruelas e praças do Bairro de Santa Cruz, fazendo uma pausa para descanso e almoço.

 

 

Na parte da tarde, visitar o Real Alcázar de Sevilha, que é lindíssimo e merece ser apreciado com calma.

E, finalmente, terminar o dia apreciando o pôr do sol e vistas panorâmicas da cidade do alto do Metropol Parasol, também conhecido como Las Setas de Sevilla.

 

O que fazer em Sevilha: Metropol Parasol - Las Setas

Dia 2: Cultura e Tradição

 

No segundo dia em Sevilha, você já vai ter visitado as atrações mais famosas do centro histórico. Poderá, então, explorar outras partes da cidade.

Você pode começar o seu dia visitando a majestosa Plaza de España, uma obra-prima arquitetônica, composta de azulejos coloridos e um canal navegável.

 

O que fazer em Sevilha: Plaza de España

 

Há, inclusive, a opção de fazer um pequeno passeio de barco. Eu não fiz, mas as pessoas pareciam encantadas com a experiência!

 

 

Bem em frente à Plaza de España está localizado o Parque de María Luisa, o maior parque de Sevilha. De modo que acaba sendo um passeio bem relaxante e agradável.

Se você quiser conhecer um pouco da Arte e Cultura Andaluza e Sevilhana, uma boa sugestão é o Museu de Belas Artes, que reúne uma das pinacotecas mais importantes da Espanha.

Entretanto, se você preferir continuar curtindo o dia ao ar livre, uma boa pedida é ir perambular às margens do Rio Guadalquivir ou até aproveitar para fazer um passeio de barco, apreciando Sevilha de um outro ponto de vista.

E, para terminar o dia, nada autêntico do que assistir  a um show de flamenco em um dos muitos tablaos da cidade.

 

Mercados e Experiências Locais

 

No último dia do seu Roteiro de 3 dias em Sevilha, aproveite para cruzar o Rio Guadalquivir e ir conhecer o bairro de Triana, famoso por como o berço do flamenco.

Mas, independentemente desse lado histórico, ali você poderá conhecer um pouco do cotidiano dos moradores, sem a aglomeração das áreas mais turísticas da cidade.

A própria caminhada pela Ponte de Triana para acessar o bairro já é uma experiência bem agradável.

Além de ser um ícone da cidade e lugar estratégico para fotos, ela conecta o bairro de Triana ao centro de Sevilha e oferece vistas espetaculares do rio e do centro histórico.

 

O que fazer em Sevilha: Ponte de Triana

 

A atração mais emblemática do bairro é, sem dúvida, o Mercado de Triana, onde você pode experimentar muitas delícias locais.

Mas há, também, outros lugares bem interessantes para conhecer, como as lojas de cerâmica e azulejos da Calle Alfarería e o Museu de Cerâmica.

 

 

Finalmente, é uma boa oportunidade para escolher algum bar ou restaurante às margens do Rio Guadalquivir para apreciar a bela vista e saborear as deliciosas tapas sevilhanas.

 

 

Para fechar com chave de ouro seu Roteiro de 3 dias em Sevilha, vá até a Alameda de Hércules, uma das praças mais antigas da cidade.

Ali você vai encontrar várias opções de bares e restaurantes, com as tapas e a animada vida noturna da capital da Andaluzia.

 

O que você não pode deixar de fazer em Sevilha?

 

Honestamente, se eu puder lhe dar um único conselho sobre o não fazer em Sevilha é subestimar a procura por ingressos e deixar para comprá-los em cima da hora!

E quando eu digo em ”cima da hora” eu não estou me referindo a comprar ingressos no guichê das atrações. Esqueça: isso será impossível!

Eu estou querendo dizer comprar com uma antecedência de alguns dias.

Eu fiz essa besteira, confesso! Paguei pra ver e acabei pagando caro, literalmente!

Deixei para comprar meus ingressos para visitar o Real Alcázar e a Catedral de Sevilha quando já estava na Espanha.

Conclusão: tive que adquirir um tour guiado para poder acessar as atrações.

Foi uma experiência interessante? Sim! Mas, eu poderia ter economizado e visitado no meu próprio ritmo.

Outra questão importante: as filas para entrar na Catedral de Sevilha e no Real Alcázar são gigantescas e você provavelmente vai esperar sob um sol de rachar.

Elas são organizadas por horário do ingresso e  já começam a se formar meia hora antes do horário estipulado para a sua entrada. Portanto, é bom ficar de olho na hora!

Finalmente, não deixe para reservar a sua acomodação em cima da hora. Mesmo reservando meses antes, os preços são altos e uma hospedagem longe do centro histórico atrapalha a sua experiência na cidade.

 

Como chegar de Madri a Sevilha?

 

Há várias formas de viajar de Madri a Sevilha, cada uma com características distintas em termos de tempo, conforto e custo.

Eu fiz um pequeno detour, parando uma noite em Córdoba, mas uma possibilidade é deixar para conhecer essa cidade em um passeio de bate e volta.

Aqui estão as opções mais comuns para ir de Madri a Sevilha:

 

Trem de Alta Velocidade (AVE)

 

O Trem de Alta Velocidade entre Madri e Sevilha tem duração aproximada de 2h30min. É um meio de transporte super confortável, com assentos espaçosos e várias classes de serviço.

Entretanto, não é um deslocamento barato. Como os preços variam conforme a antecedência da compra e da classe escolhida, você pode economizar ao comprar pelo site da Renfe ou através de uma agência de viagens.

Os trens partem da estação Atocha, em Madri, e chegam na estação Santa Justa, em Sevilha.

 

 

Ônibus

 

O deslocamento de ônibus entre Madri e Sevilha dura cerca de 6 a 7 horas. Entretanto, os preços são mais baixos do que os do trem, o que é uma alternativa se você está precisando economizar.

Os ônibus são modernos, têm poltronas reclináveis e oferecem Wi-Fi, o que torna a viagem mais confortável.

Empresas como a Alsa operam nesta rota e você também pode comprar as passagens antecipadamente.

Os ônibus partem do Terminal de ônibus Estación Sur, em Madri.

 

Avião

 

Acredite se quiser, mas muitas vezes na Europa, um deslocamento aéreo sai mais barato do que pegar um trem de alta velocidade.

Um voo entre Madri e Sevilha dura em média uma hora e empresas conceituadas como Iberia, Vueling e Air Europa operam voos diários.

Os voos partem do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas e chegam no Aeroporto de Sevilha (San Pablo).

 

Carro

 

O deslocamento de carro entre Madri e Sevilha dura cerca de 5 horas pela rodovia A-4, sem considerar as paradas.

Além da economia, se você considerar um grupo de 3 a 4 pessoas, dirigir dá flexibilidade para parar em cidades e atrações ao longo do caminho.

Se você tiver tempo, eu sugiro duas pernoites, que já testei e achei maravilhosas: Córdoba e Toledo, sobre a qual já falei em outro post aqui do blog.

O custo de um aluguel de carro na Europa não é alto, mas é preciso considerar outros gastos, como pedágios, combustível e estacionamentos (bem salgados, principalmente nas  zonas mais turísticas das cidades).

Aproveite e faça uma cotação para a sua viagem. Você não paga nada a mais por isso e ainda dá aquela forcinha para a manutenção do Turista FullTime!

 

 

Como se locomover em Sevilha?

 

Sevilha é uma cidade grande para os padrões europeus, se considerarmos que ela ocupa uma área de 140 quilômetros quadrados.

Além disso, incluindo sua área metropolitana, ela tem uma população que passa de 1.5 milhão de pessoas (dados de 2022).

Isso lhe confere o título de maior cidade da Andaluzia e a quarta mais populosa da Espanha.

E, apesar de as regiões mais turísticas estarem relativamente próximas, você vai precisar de algum recurso para facilitar o seu deslocamento e ganhar tempo em um roteiro de 3 dias.

Entretanto, Sevilha possui um excelente sistema de transporte público, com várias opções que vão tornar a sua locomoção pela cidade muito fácil e conveniente. 

 

Metrô

 

Existe uma única linha de metrô (Linha 1), que possui paradas próximas ao centro histórico. É o caso da estação Puerta de Jerez, a uma curta caminhada da Catedral e do Alcázar.

O metrô de Sevilha é confiável e bem conectado a outros bairros e subúrbios.

 

Ônibus

 

A rede de ônibus TUSSAM cobre toda a cidade, com várias linhas parando no centro histórico ou perto dele.

As rotas populares incluem a linha C5 (circulando pelo centro histórico) e as linhas 21, 27 e 32 (vindas de outras partes da cidade para o centro).

Eu precisei pegar ônibus várias vezes porque meu hotel ficava afastado do centro. Eu achei muito tranquilo e barato. Além disso, eles eram super pontuais, limpos e seguros.

 

Tram/Bonde

 

Há também uma linha de tram (também conhecido como bonde), que vai de San Bernardo até a Plaza Nueva, passando perto de pontos turísticos como a Catedral e La Giralda.

Essa é uma ótima opção para distâncias curtas dentro do centro.

 

Trens Urbanos (Cercanías)

 

Se você vai a Sevilha em uma bate e volta a partir de uma cidade próxima, as linhas de trem Cercanías vão até San Bernardo e Santa Justa, onde é possível trocar para o metrô, bonde ou ônibus para chegar ao centro.

 

Ônibus panorâmico no estilo hop-on/hop-off

 

Você também pode explorar Sevilha com conforto, segurança e no seu próprio ritmo embarcando em um ônibus aberto de dois andares.

Como em muitas cidades turísticas do mundo, a capital andaluza também conta com o prático sistema de hop-on/hop-off que será perfeito para o seu enxuto roteiro de 3 dias.

Como esse ônibus operam rotas turísticas cujas paradas são sempre em frente a alguma atração, fica muito conveniente realizar a visita e depois embarcar novamente rumo ao próximo ponto turístico.

 

Carros de aplicativo

 

Em Sevilha, vários aplicativos de transporte estão disponíveis. Você encontra opções famosas como Cabify, Uber e Bolt.

Eu utilizei carro de aplicativo para fazer os deslocamentos entre hotel e estação de trem e achei os preços bem razoáveis.

 

Locação de bicicletas

 

Há serviço de aluguel de bicicleta por aplicativo, com estações espalhadas por várias partes de Sevilha, incluindo o centro histórico.

Além de ser uma maneira ecológica de explorar a cidade, também dá a sensação de viver o cotidiano de um cidadão comum.

 

 

Vale a pena explorar Sevilha a pé?

 

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que sou adepta das caminhadas e que já fiz até parte do Caminho de Santiago!

Então, andar pra cima e pra baixo, não é um grande perrengue pra mim.

Como muitas das atrações principais de Sevilha estão a uma curta distância umas das outras, eu acabei andando grande parte do tempo.

Além de economizar uma grana, caminhar é uma maneira de explorar a cidade e descobrir seus charmosos becos, praças e lojinhas.

E se você for fã de passeios a pé, eu sugiro que você participe de um Walking Tour, pois é uma forma incrível de conhecer a cidade com alguém que entende do assunto!

Há muitos passeios guiados gratuitos em Sevilha:

 

 

Passeios de bate e volta a partir de Sevilha

 

A partir de Sevilha, há várias opções de passeios de bate e volta que podem ser feitos por conta própria ou ainda participando de um tour guiado.

Se você puder esticar a sua viagem, melhor ainda será incluir essas cidades no seu itinerário, pois, com certeza, você terá experiências diversas e inesquecíveis.

 

Jerez de la Frontera (90 km)

 

Reconhecida por seu vinho Jerez e pela dança flamenca, Jerez é uma cidade vibrante, onde é possível visitar adegas, assistir a espetáculos equestres na Escola Real Andaluza de Arte Equestre e explorar o Alcázar de Jerez.

Eu acabei optando por incluir Jerez de la Frontera no meu itinerário, pois queria muito visitar a Adega Tio Pepe. Mas isso é assunto que vai ficar para outro post!

 

 

Córdoba (140km)

 

A distância entre Córdoba e Sevilha é de aproximadamente 140 km por estrada. De carro, o trajeto leva cerca de 1h30min pela rodovia A-4.

Outra opção conveniente é o trem de alta velocidade (AVE), que conecta as duas cidades em cerca de 45 minutos.

Inclusive, eu testei esse trem e amei! Só que para não me alongar demais, também vou ter que deixar esse assunto para outro post.

Se você quiser visitar Córdoba sem precisar se preocupar com nada, é possível participar de uma excursão com guia e, de quebra, ainda aproveitar para conhecer Carmona.

 

 

 

Carmona (30 km)

 

Rica em história, Carmona possui muralhas e ruínas romanas, além de um centro histórico encantador.

O Alcázar de la Puerta de Sevilla e a Necrópole Romana são suas atrações principais. A cidade ainda oferece mirantes com belas vistas da paisagem andaluza.

 

Itálica (10 km)

 

Ideal para os fãs de história romana, Itálica é um sítio arqueológico próximo a Sevilha, famoso por seu anfiteatro bem preservado, que foi cenário da série Game of Thrones. Lá, você também encontra mosaicos e ruínas de antigas vilas romanas.

 

Seguro Viagem Europa

 

Você sabia que para ingressar na União Europeia, brasileiros são obrigados a apresentar um seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares?

Esta é uma exigência estabelecida pelo Tratado de Schengen e que visa garantir assistência em casos de emergência médica, hospitalização ou repatriação, protegendo tanto o viajante quanto o sistema de saúde dos países-membros.

Essa cobertura mínima é obrigatória para estadias de curta duração (até 90 dias) em qualquer dos 27 países integrantes do Espaço Schengen.

Você deve estar com essa documentação preparada para apresentar no momento da imigração e a falta desse seguro pode resultar em impedimento na entrada do país.

Por isso, é altamente recomendável você adquirir o seguro viagem antes de embarcar para evitar transtornos.

O Turista FullTime trabalha com a Real Seguro Viagem, uma empresa brasileira que oferece várias opções de cobertura e que atua no mercado desde 2009. Aproveite para fazer uma cotação para a sua próxima viagem!

 

Planeje sua Viagem em Sevilha com o Turista FullTime

 

E se você gostou deste roteiro em Sevilha ou está planejando qualquer destino na Espanha, saiba que eu terei o maior prazer em participar da montagem do seu itinerário e ajudar você no planejamento de sua viagem.

Para isto, basta entrar em contato comigo através do formulário apresentado ao final deste post.

Através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar a sua Viagem dos Sonhos.

Saiba que eu não medirei esforços para que você viva uma experiência inesquecível em suas férias na Europa!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Espanha

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *