Sem Comentários

O que fazer em Balneário Camboriú durante uma parada de cruzeiro? Saiba como aproveitar ao máximo as muitas atrações deste destino que ficou conhecido como a “ Dubai Brasileira“!

Considerada a capital catarinense do turismo, Balneário Camboriú reúne inúmeras particularidades que promovem o seu destaque.

O primeiro e mais evidente, é a bela orla composta por prédios luxuosos e um bem cuidado calçadão.

 

 

Contudo, pesquisando um pouco mais, você verá que a cidade tem uma vasta gama de atrativos a oferecer.

São muitas as alternativas para todos os gostos, bolsos e idades.

De modo que, se o seu cruzeiro vai passar por este porto, já programe o que você vai fazer para otimizar o seu tempo da melhor maneira possível.

Falo por experiência própria: na temporada de 2023-2024 parei duas vezes na cidade e tratei de sair logo do navio, para não perder um minuto sequer.

Nas duas ocasiões, voltei com um gostinho de quero mais! E olha que eu sou ligeira! 

Então, já começa a definir o que é imperdível para você!

 

 

Balneário Camboriú na Rota dos Cruzeiros

 

Balneário Camboriú faz parte de alguns itinerários de cruzeiros durante a temporada da América do Sul que, normalmente, acontece entre os meses de novembro a abril.

As duas empresas que costumam operar essas rotas são as armadoras italianas MSC e Costa.

No entanto, apesar de Balneário Camboriú receber milhares de cruzeiristas, não é possível começar ou terminar um cruzeiro na cidade.

Isso ocorre porque os navios apenas fazem uma escala por lá. Então, as pessoas descem para visitar e voltam para o navio, mas não há um embarque ou desembarque principal de passageiros ou tripulantes.

O mesmo acontece em Porto Belo, um outro destino catarinense próximo a Balneário Camboriú e que, com frequência, faz parte do mesmo itinerário.

De modo que, se você quiser iniciar ou terminar um cruzeiro no estado de Santa Catarina, você deverá optar por Itajaí, que é o principal porto de embarque e desembarque da região sul do Brasil.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: Praia das Laranjeiras

 

Onde os cruzeiros param em Balneário Camboriú?

 

Apesar de Balneário Camboriú possuir um pequeno Terminal Portuário, o desembarque dos passageiros não acontece diretamente, assim como em outras cidades, como o Rio de Janeiro e Santos, por exemplo. O navio para bem próximo ao Atracadouro Barra Sul

Contudo, o desembarque é feito através de tenders – que são aqueles barcos motorizados que levam os passageiros do navio até o porto.

 

 

Assim que você chega ao ao Terminal Portuário, já dá para curtir os arredores. Então, você não precisar se preocupar em se deslocar para outras regiões, pois ali em frente já se encontra uma das atrações mais famosas da cidade.

 

 

Se você quiser curtir um dia ao ar livre sem grandes planejamentos, já na saída do complexo portuário, você terá acesso à Avenida Atlântica, com seu calçadão para caminhada ou a faixa de areia para pegar um dia de praia.

E a uma curtíssima caminhada de lá, você terá outras opções de lazer, que listarei com mais detalhes.

 

 

Roteiro de algumas horas em Balneário Camboriú

 

Como cruzeirista, o mais provável é que você vá permanecer um ou dois turnos na cidade. Resumindo, um total de 7 a 8 horas, no máximo.

Como você já vai saber o seu itinerário antes mesmo de comprar o seu cruzeiro, será tranquilo planejar as atrações que você deseja conhecer em Balneário Camboriú ou imediações.

Se você optar por ficar na cidade, saiba que as principais atrações da cidade estão distribuídas na Barra Sul, na Praia Central e na Barra Norte.

Tomando como referência o Terminal Portuário, você pode começar a sua exploração pela Barra Sul e ir caminhando pela Avenida Atlântica até a Praia Central, apreciando a movimentação da orla, com seus quiosques, restaurantes e arranha-céus.

 

 

Barra Sul

 

Na Barra Sul de Balneário Camboriú está localizado o Parque Unipraias. Ele é um centro de entretenimento cuja principal atração é o Bondinho do Parque Unipraias.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: Bondinho do Parque Unipraias

 

O bondinho conecta a Barra Sul à Praia de Laranjeiras. Essa é uma praia pequena, com apenas 750 metros de extensão e que tem uma atmosfera bem tranquila e rústica.

Emoldurada por um cenário de Mata Atlântica, ela faz você esquecer que está em uma das cidades com maior densidade de prédios do Brasil.

E se você for do tipo mais aventureiro, também pode chegar à Praia de Laranjeiras de tirolesa!

Mas, ainda que você não queira passar o dia na Praia de Laranjeiras, vale a pena pegar o Bondinho do Parque Unipraias, pois ele oferece uma vista linda de Balneário Camboriú.

Além do passeio de bondinho ou da descida de tirolesa, o Parque Unipraias também oferece outras atividades para toda a família.

Outro passeio também bastante procurado – e que fica a curta distância do Terminal Portuário – é o Passeio no Barco Pirata.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: Passeio no Barco Pirata

 

Apesar de você ter acabado de sair de um navio de cruzeiro, talvez seja interessante embarcar nesta aventura temática.

A tripulação se veste a caráter e o clima é de muita alegria e descontração.

Perfeito se você viaja com crianças!

O playground na praia em frente ao Terminal Portuário também é uma boa opção de lazer ao ar livre e em terra firme.

 

 

Barra Norte

 

Na outra ponta da orla de Balneário Camboriú fica a Barra Norte.

Ali você encontra algumas praias mais selvagens e que são acessíveis a partir de uma trilha bem fácil, conhecida como Deck do Pontal Norte.

Este é um caminho de madeira, com cerca de 800 metros de extensão, que acompanha um paredão rochoso à beira-mar e que proporciona uma bonita vista da orla de Balneário Camboriú.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: DEck do Pontal Norte

 

Esse caminho é muito tranquilo e relaxante. E eu o percorri sozinha, durante um dia de semana. Apesar de ele estar bem vazio, eu não senti intimidação alguma.

Ao longo da trilha, há um alguns lugares para você apreciar a vista e tirar belas fotos.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: mirante da trilha do Deck do Pontal Norte

 

Aliás, é importante ressaltar que Balneário Camboriú tem fama de ser muito segura e que seus índices de criminalidade são baixos.

Também na área da Barra Norte localiza-se outra grande atração da cidade: a FG Big Wheel – a Roda Gigante de Balneário Camboriú.

Com 82 metros de altura, essa moderna Roda Gigante proporciona vistas 360 graus de alguns pontos da cidade, incluindo uma vasta área de mata atlântica.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: andar na roda-gigante FG Wheels

 

Outras atrações de Balneário Camboriú

 

Uma parada de cruzeiro é um período muito curto para desfrutar de tudo o que Balneário Camboriú tem a oferecer.

Então, o mais provável é que você acabe visitando os atrativos das Barras Norte ou Sul.

Contudo, se você tiver mais tempo na cidade – ou puder voltar – há muito mais opções.

Uma das atrações mais populares é o Cristo Luz, um monumento de 33 metros de altura semelhante ao Cristo Redentor, localizado a 155 metros acima do nível do mar.

Esse complexo turístico oferece gastronomia e vistas panorâmicas de Balneário Camboriú.

Outro passeio bastante famoso na cidade é o percurso da Rodovia Interpraias, a rota que reúne seis das nove praias de Balneário Camboriú.

Seguindo esse percurso de pouco mais de 13 quilômetros, você tem acesso – na sequência – às praias de Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquara, Taquarinhas e Laranjeiras.

Balneário Camboriú também é famosa por sua vida noturna agitada e já foi, inclusive, classificada como a capital brasileira da música eletrônica.

Pena que como cruzeirista vai ser difícil conferir esse perfil de cidade. Afinal, o navio tem hora certa para continuar seu itinerário!

 

 

Excursões de navio em Balneário Camboriú

 

Em todos os cruzeiros sempre há oferta de passeios e transfers ao longo do itinerário.

Sendo que em algumas paradas, os principais atrativos não se encontram necessariamente na cidade em que o navio parou.

No caso de Balneário Camboriú, há um amplo leque de opções, tanto na própria cidade, quanto em cidades próximas.

Uma das atrações mais populares é, certamente, o Beto Carrero, o maior parque temático da América Latina.

Outro passeio bastante popular é o bate e volta para conhecer Florianópolis, a capital de Santa Catarina.

Finalmente, também há a possibilidade de passar o dia em Blumenau, uma cidade com forte influência alemã.

Para todas essas atividades, eu recomendo fortemente que você opte por adquirir uma excursão oferecida pelo navio.

Isso porque é sempre mais seguro estar sob a responsabilidade de uma equipe do cruzeiro quando uma atividade envolve maiores deslocamentos.

Se você quiser curtir algumas das praias de Balneário Camboriú sem se preocupar com a logística, os navios costumam oferecer transfers para as praias de Estaleirinho e para a Praia de Laranjeiras.

 

 

Reserve com antecedência suas atividades em Balneário Camboriú

 

Uma coisa importante que você vai perceber de cara em um navio é que tempo é algo precioso.

Há tanta coisa para se fazer, tantos ambientes para curtir e tão pouco tempo que qualquer minuto perdido tentando organizar um passeio ou resolver um perrengue vai fazer falta.

Então, não deixe para reservar os seus passeios quando já estiver dentro do navio. Afinal, muita gente faz isso, gerando longas filas na recepção.

Além disso, as melhores excursões esgotam e você corre o risco de ficar sem o tão sonhado passeio.

De modo que eu aconselho que você faça a sua lição de casa e que verifique quais tours e transfers são essenciais para você. E já reserve antes de embarcar!

Primeiro, porque você vai ter certeza de que não ficará sem eles. Segundo, porque vai poder economizar!

Aliás, você sabia que tudo o que você comprar a bordo vai sofrer um acréscimo de 15% (que é a taxa de serviço aplicada no navio)?

 

Como organizar por conta própria a parada de cruzeiro em Balneário Camboriú?

 

É inegável que participar de uma excursão ou passeio organizado pelo navio é muito mais prático e seguro. Inclusive, você acaba se beneficiando de um desembarque prioritário por conta disso!

Entretanto, as atividades promovidas pelo navio tendem a ser mais caras do que as semelhantes oferecidas por outras empresas em terra.

Uma coisa que você pode fazer para baratear o custo da sua visita a Balneário Camboriú é reservar os ingressos, passeios e transfers por conta própria.

O Turista FullTime trabalha com a Easy Travel Shop, uma plataforma brasileira que oferece experiências em todo o mundo, ainda com a vantagem de parcelar as suas compras em 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

Então, já aproveite para adquirir seus ingressos para as atrações de Balneário Camboriú aqui mesmo.

Você não paga nada a mais por isso e ainda dá aquela forcinha para a manutenção deste blog!

Outra alternativa para economizar durante sua visita é usar o transporte público para ir da Barra Sul até a Barra Norte.

A Prefeitura de Balneário Camboriú oferece um ônibus gratuito, que percorre toda a orla da praia.

 

o que fazer em Balneário Camboriú em uma parada de cruzeiro: transporte público gratuito

 

Esta iniciativa de transporte com tarifa zero é parte de um projeto para estimular a população a usar mais ônibus (e, assim, diminuir a emissão de gases poluentes). Entretanto, turistas também podem usar, bastando entrar na fila.

Em uma das paradas de cruzeiro que fiz na cidade, usei o sistema para ver como era e achei excelente! Inclusive, havia muitos cruzeiristas e tripulantes no ônibus.

Os carros de aplicativo também funcionam muito bem em Balneário Camboriú. Eu usei para voltar da Barra Norte ao terminal portuário e foi super tranquilo!

 

A triste hora de dizer adeus

 

Fatalmente, você vai piscar e já vai estar na hora de voltar para o navio!

Eu não exagerei quando falei no início deste post que Balneário Camboriú oferece muita coisa pra fazer. E nem mencionei todas as possibilidades.

Você, provavelmente, vai querer aproveitar a cidade até o último minuto. E o problema é que todo mundo do navio vai pensar a mesma coisa.

Então, se você deixar para retornar ao navio perto da hora de ele deixar a cidade, vai pegar uma fila enorme no Terminal Portuário.

Lembre-se de que o embarque e desembarque em Balneário Camboriú são feitos através de tenders. A capacidade desses barcos costuma variar entre 60 e 150 pessoas.

De modo que imagine um mega-navio como o MSC Seaview, com capacidade para mais de 5 mil passageiros, se todo mundo resolver voltar ao mesmo tempo?

Assim, pense no itinerário de um cruzeiro como um menu degustação.

Se você gostou de uma cidade do percurso, sempre poderá programar uma outra viagem àquele destino.

O importante é voltar para o navio e seguir para o próximo porto, lembrando que todos devem estar a bordo uma hora antes do horário previsto para a partida.

 

Planeje seu Cruzeiro com o Turista FullTime

 

E se você gostou desta programação em Balneário Camboriú e está planejando visitar a cidade, saiba que eu terei o maior prazer em participar da organização do seu roteiro e ajudar você no planejamento da sua viagem.

Além disso, através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar o seu Cruzeiro dos Sonhos.

Para isto, basta entrar em contato comigo através do formulário apresentado ao final deste post.

Saiba que eu não medirei esforços para que você viva uma experiência inesquecível por onde quer que você resolva navegar!

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *