Seja você alguém visitando a cidade ou carioca da gema, tenho certeza de que alguma curiosidade contada durante o Free Walking Tour pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro vai lhe surpreender! Então, vem comigo que vou compartilhar esta experiência com você!
É certo que o maior atrativo do Rio é o show de paisagem que a combinação de suas lindas praias, morros, floresta e parques proporcionam.
Entretanto, é inegável que existe toda uma herança cultural e arquitetônica que foi sendo construída e acumulada desde os tempos do Brasil imperial. Passando, depois, pelo período em que o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil.
De modo que toda essa rica e vasta História pode ser conferida durante o Free Walking Tour pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro.
Existem vários formatos de tours guiados na cidade e, devido à imensa gama de possibilidades, eles podem focar em diferentes aspectos.
Entretanto, vou compartilhar a experiência do que eu pude conferir.
Walking Tours
Eu sou muito fã de walking tours e, sempre que viajo, procuro participar deste tipo de atividade.
Primeiro, porque é uma forma de conhecer o lugar, acompanhada de uma pessoa que mora lá e que vai contar fatos que eu não poderia descobrir sozinha e em tempo real.
Segundo, porque é uma atividade de baixo custo. E eu sempre estou tentando economizar. Especialmente, em viagens internacionais!
O termo Walking Tour, bastante difundido no exterior, abrange roteiros a pé, normalmente com duas ou três horas de duração, cujo objetivo é explorar a parte histórica e cultural de um determinado destino.
Bem, a partir desse conceito, pensei o seguinte: por que não fazer walking tours em minha própria cidade?
Afinal, moro no Rio de Janeiro, um destino onde muitas pessoas sonham passar suas férias!
Então, nos últimos tempos, tenho participado de vários walking tours. Alguns, inclusive, são free walking tours!
Ah, mas um detalhe: Free Walking Tour não quer dizer que é para ser de graça. Esses roteiros são conduzidos, em geral, por guias turísticos credenciados, que trabalham em sistema de “elogio remunerado”.
Então, apesar de não ser obrigatório (ou de não ter valor mínimo), ao final do passeio, é de bom tom deixar uma gorjeta, de acordo com o seu grau de satisfação,
Walking Tours pelos Centros das Grandes cidades
Os centros das grandes cidades podem ser intimidadores, pois de uma maneira geral, eles não são tourist-friendly.
Nos finais de semana, eles ficam às moscas. O que pode nos dar uma sensação de insegurança em explorar por conta própria sem saber exatamente por onde estamos andando.
Já durante a semana, eles funcionam freneticamente no vai-e-vem de quem está na rotina de trabalho. Portanto, fazer turismo por conta própria pode ser muito estressante.
E isto vale para qualquer metrópole: seja Roma , Madri , Tóquio, Nova York , São Paulo etc.
Tento me lembrar de qualquer capital que eu já tenha visitado e minha lembrança é uma só: um mar de gente e impaciência com os turistas!
Enquanto uns tentam contemplar, absorver e aprender, outros só querem chegar do ponto A ao ponto B.
De modo que nessas horas, participar de um passeio guiado faz toda a diferença!
E mesmo eu já tendo percorrido o trajeto incontáveis vezes, somente ao participar do Free Walking Tour pelo Centro do Rio, eu pude apreciar com calma o que o ritmo frenético da cidade teima em esconder.
Free Walking Tour pelo Centro do Rio de Janeiro
Há algumas empresas que oferecem walking tours pelo Centro do Rio de Janeiro e eles podem variar de acordo com a temática.
Alguns focam, por exemplo, na época do Brasil Império ou no período da Primeira República. Existem muitos roteiros distintos. Entre eles, o tour sacro, com foco nas igrejas e mosteiros históricos.
Ou ainda, o Tour Herança Africana & Samba na Pedra do Sal, com enfoque nas contribuições de diferentes povos africanos à cultura carioca e à origem do samba.
Com relação ao Free Walking Tour pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro, existem dois formatos.
O primeiro é o Free Tour pelo Centro Histórico do Rio e Lapa. O segundo, é o Free Tour pelo Centro Histórico do Rio.
Ambos são muito semelhantes e partem da mesma área, praticamente. Possuem, inclusive, alguns pontos em comum no itinerário.
A escolha entre um ou outro, vai depender da sua disponibilidade, já que as saídas são em dias e horários alternados.
Contudo, é importante ressaltar que o primeiro tem mais opções de dias e horários.
Como participar do Free Walking Tour pelo Centro do Rio?
O Free Walking Tour pelo Centro do Rio é oferecido pela Civitatis, parceira do Turista FullTime e operado por uma empresa local.
Para participar, é preciso reservar antecipadamente. Entretanto, não é necessário fazer nenhum pagamento prévio. Tampouco fornecer cartão de crédito.
A única coisa que você precisará fazer é fornecer seu e-mail para que sua participação seja confirmada e o seu contato telefônico (para alguma eventualidade).
Não é preciso imprimir a confirmação. No dia e horário estipulados, basta você comparecer ao ponto de encontro e dar o seu nome para participar. É tudo muito simples e prático.
Itinerário do Free Walking Tour pelo Centro do Rio
O Free Walking Tour pelo Centro do Rio tem início na Praça da Cinelândia, bem em frente à entrada principal do emblemático Theatro Municipal.
É ali que o guia começa a contar várias curiosidades sobre as principais construções do entorno (entre elas, a imponente Biblioteca Nacional), antes de seguir até a próxima parada do tour: a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Logicamente, que ao longo do percurso, todos os pontos de destaque são apresentados e muitos fatos interessantes são comentados.
A caminho da Confeitaria Colombo, uma das paradas mais esperadas, o Walking Tour passa pelo Largo da Carioca, uma região de grande efervescência no centro do Rio.
E, apesar de não haver tempo para a visitação, é interessante saber que ali encontram-se duas construções de imenso valor histórico: o Convento de Santo Antônio (1620) e a Igreja de São Francisco da Penitência (1736).
Então, se você tiver tempo, pode voltar e visitá-los por conta própria.
A penúltima parada do tour acontece na Igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga catedral onde a família real portuguesa assistia as missas.
E o encerramento oficial do tour acontece no Largo do Paço, onde se encontra a antiga residência da Família Real Portuguesa.
Digo oficial pois, pelo menos no walking tour em que eu participei, o guia convidou a todos para ir a um restaurante tradicional do centro do Rio, que fica bem pertinho dali.
Claro que cada um pagou a sua parte, mas achei bem gentil, mesmo assim!
Passeio imperdível para turistas e, também, para locais!
Informações práticas
O Free Walking Tour pelo Centro do Rio tem duração de duas horas, é oferecido em Inglês e Espanhol e é conduzido por guias brasileiros.
Então, além de todo o conteúdo cultural, ainda é possível praticar um outro idioma!
Mas, se você não tiver familiaridade com uma dessas duas línguas, sem problemas. O guia alterna as explicações com o Português, de acordo com a necessidade.
O acesso ao ponto de encontro para o início do tour é super descomplicado, já que a Cinelândia é uma das estações de metrô das linhas 1 e 2.
Aliás, andar de metrô no Rio é seguro, fácil e a melhor alternativa para garantir a sua mobilidade e um acesso simples e barato a muitas atrações turísticas.
Especialmente, as que se concentram no Centro e na Zona Sul da cidade. Fica a dica!
Fazendo Turismo na Própria Cidade
Nada melhor do que pegar dicas de um destino com quem tem familiaridade com o local, não é mesmo?
Então, toda vez que eu planejo uma viagem, tento buscar informações e dicas de quem conhece bem o lugar.
Aqui no Rio de Janeiro, eu acompanho o trabalho de vários blogs de viagem. E sempre me surpreendo com a infinidade de opções para todos os gostos e bolsos que a capital e as cidades próximas têm a oferecer.
E como é impossível ter material sobre todos os atrativos de uma metrópole como o Rio, busco inspiração nos textos de outros criadores de conteúdo, também.
Assim, no blog Uma Senhora Viagem, encontrei um artigo sobre a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, localizada em Niterói, cidade vizinha ao Rio, por onde já passei inúmeras vezes e que nunca tive a oportunidade de visitar.
No blog Olivia Garimpando Por Aí, achei um post completíssimo sobre as inúmeras opções de lazer com crianças no Rio de Janeiro (perfeito para o período de férias escolares!).
Pegando carona nessa ideia e seguindo um pouco adiante, compartilho um post delicioso sobre a exposição Os Gêmeos no CCBB de Belo Horizonte, publicado no blog Destinos Por Onde Andei.
Eu visitei a exposição, quando estava exposta aqui no CCBB do Rio de Janeiro, mas não tive tempo de escrever sobre o tema!
E indo mais adiante, durante uma viagem à Itália, visitei a incrível Catedral de Milão, sobre a qual nunca tive a chance de escrever, mas que recebeu destaque em um post exclusivo do blog Um Turista Imperfeito.
E assim, vou elaborando minha rica colcha de retalhos, emendando um destino no outro, uma história na outra, construindo um banco de imagens e um livro de memórias, que depois compartilho com você, aqui no Turista FullTime!
O centro do Rio de Janeiro merece uma visita guiada para que as pessoas possam descobrir quanta informação de períodos da nossa história está impregnada nos casarões, sobrados, monumentos etc… O free walking tour é uma oportunidade de levar os participantes a viajar pelo Rio de forma econômica valorizando os locais que atuam como guias. Excelente dica para nós, moradores, tb aproveitarmos nossa cidade. ótimo post.
beijocas
Querida Lilian, muito obrigada por sua leitura e participação neste post. Fico muito feliz com o seu feedback, principalmente, sabendo o quanto você gosta de passear pela nossa Cidade Maravilhosa. Um grande beijo!
Somos duas, eu também sou fã de walking tour.
Acho que umas melhores maneiras para conhecer uma cidade.
Quando o tour é onde moramos, acho a experiência muito enriquecidora porque nos mostra lugares corriqueiros sob um ponto de vista diferente.
Obrigada por compartilhar
Oi, Adelaide! Muito obrigada pela leitura e por sua participação aqui neste post. Eu realmente sou uma entusiasta de walking tours! E acho até que todo bairro deveria ter um, assim poderíamos aproveitar e conhecer muito mais, inclusive, a região onde moramos. Quem sabe se as pessoas não aderirem mais, outros não surjam? Grande beijo!
Deve ser muito legal fazer um Free Walking Tour pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro, imagino as histórias que os participantes escutam sobre a cidade e esta região onde se concentra muito da herança cultural e arquitetônica da Cidade Maravilhosa.
Amei esta dica econômica, rica e disponível para todos os gostos e públicos.
Grande beijo e obrigada por compartilhar conosco.
Oi, Gisele! Muito obrigada pela leitura. Sim, esses walking tours no Rio são bem interessantes e uma maneira muito econômica e segura de explorar, especialmente, o centro da cidade. Super recomendo! Grande beijo!