Onde ficar em Barcelona ? Se você está planejando uns dias na capital catalã, sabe que as opções são infinitas! Mas, eu separei para você uma seleção de hotéis bons e baratos que eu já reservei e aprovei. Um deles com certeza vai caber direitinho no seu orçamento de viagem!
Onde ficar em Barcelona?
O que não faltam em Barcelona são opções de hospedagem, seja qual for o seu estilo ou orçamento de viagem.
As acomodações vão desde as mais simples, até as mais sofisticadas e exclusivas. Para você ter uma ideia, Barcelona tem mais de 40 hotéis de padrão 5 estrelas.
Contudo, também tem mais de 60 hostels (ou albergues, como são conhecidos em Português).
Assim, é uma cidade altamente democrática. Você pode tanto dividir um quarto com desconhecidos, quanto ter uma suíte luxuosa em um hotel sofisticado só para você.
Como eu não gosto de gastar muito, opto sempre por ficar no meio do caminho. Acabo, então, selecionando hotéis das categorias 3 ou 4 estrelas, dependendo da localização e do preço.
Em Barcelona, eu não gosto muito de ficar nas áreas extremamente movimentadas. Principalmente no verão, quando a cidade fica apinhada de turistas.
Eu fujo da área das Ramblas (há quem goste muito!), mas gosto de ficar próxima à região da Plaça de Catalunya ou da icônica avenida Passeig de Gràcia.
Ambas pela facilidade de locomoção, proximidade com as atrações turísticas e oferta de bares, restaurantes e lojas.
A seguir, listarei algumas opções de hospedagem em Barcelona. Importante ressaltar que fiquei hospedada em todas elas, salvo quando destacadas em contrário.
Melhores bairros para ficar em Barcelona
Barcelona, como outras cidades badaladas da Europa, é movimentada o ano inteiro e encontrar um lugar bom e, ao mesmo tempo, barato para ficar é praticamente impossível!
Principalmente porque todo turista quer a mesma coisa: ficar perto das atrações mais emblemáticas da cidade.
De modo que a capital catalã não foge à regra e a região mais procurada para hospedagem é, sem dúvida, a do centro histórico.
Esta parte de Barcelona que, antigamente, era cercada por muralhas, hoje corresponde às Ramblas e ao Bairro Gótico.
Ambos são altamente disputados pelos turistas, o que acaba encarecendo o valor das acomodações.
Outro bairro também bastante cobiçado quando o quesito é hospedagem é o Eixample, pois é justamente a continuação dessa área.
Aliás, Eixample em catalão significa expansão. E é principalmente na Dreta de l’ Eixample (em Português, na parte direita do bairro) que todo mundo quer se hospedar.
Afinal, é lá que fica o Passeig de Gràcia – a elegante avenida que é considerada a Champs Elysées de Barcelona.
Outros bairros também bastante procurados pelos turistas são El Born, pela proximidade com o Bairro Gótico e as Ramblas e Barceloneta, onde fica a praia mais central da cidade.
LEIA TAMBÉM: Barcelona no Verão: Principais Atrações e Dicas para Visitar!
Hotel Indigo Barcelona (4 estrelas)
O Hotel Indigo Barcelona – Plaza Catalunya é uma opção super charmosa de acomodação e fica no coração de Barcelona
Ele tem uma localização perfeita: apenas 200 metros do Passeig de Gràcia, a elegante avenida das lojas das grifes mais requintadas do mundo.
Além disso, ele fica a uma curta distância de pontos turísticos, como La Pedrera.
O hotel conta, também, com um pátio interno composto de uma piscina ao ar livre para você se refrescar num final de dia de verão depois de ficar batendo perna por Barcelona!
E tem até máquina de café Nespresso na ampla acomodação dupla.
Ele é um hotel perfeito se você quer requinte, excelente atendimento e facilidade de acesso a tudo.
O preço, entretanto, é um pouco salgado. Como eu só me hospedei lá por uma noite, foi uma escolha fantástica!
Hotel Caledonian (3 estrelas)
Hospedei-me no Hotel Caledonian duas vezes e o indiquei para várias amigas, que também aprovaram a escolha.
Ele tem um excelente custo-benefício. Nas duas ocasiões, reservei dois quartos, com café da manhã incluído.
Foi uma ótima escolha, principalmente devido à sua localização. Ele fica a apenas 280 metros da estação de metrô Universitat.
Além disso, está próximo a muitas lojas, bares e restaurantes.
Outra vantagem é que há um Carrefour Express nas redondezas, para quem está cansado e prefere fazer uma refeição no quarto mesmo, depois de um dia intenso.
Holiday Inn Express Barcelona City 22 (3 estrelas)
As acomodações do Holiday Inn Express Barcelona City 22 comportam um casal com duas crianças no mesmo quarto, pois há opção com sofá-cama.
É um hotel bom, organizado e limpo, além de pertencer a uma rede grande e confiável.
Não fica na região da muvuca, mas há estação de metrô à curta distância.
Há um calçadão nas imediações (tipo a Rambla do centro) com várias opções de bares e restaurantes a preços bem acessíveis.
É possível caminhar até a Praia de Bogatell, que não é tão lotada quanto as da região central da cidade.
Contudo, é necessário ressaltar que ele tem alguns pontos fracos.
Não há frigobar na acomodação. Isso faz muita falta, especialmente durante o verão. Ainda mais porque há um mercado a cerca de uma quadra dali.
Outra desvantagem é ele ficar localizado em um bairro residencial de Barcelona um pouco distante do centro. Portanto, longe dos pontos turísticos.
Então, é preciso pegar o metrô, o que acaba cansando um pouco, especialmente no auge do verão.
Para quem não liga de sair do hotel pela manhã e voltar só quando encerra o dia, ele tem uma ótima relação custo/benefício.
Hospedei-me lá duas vezes, pois com família e tendo que pagar por dois quartos, acaba sendo uma escolha esperta.
Hostal Delfos (2 estrelas)
Apesar de eu não ter me hospedado no Hostal Delfos, eu o reservei para o meu filho e um amigo, que visitaram Barcelona no verão de 2016.
Eles aprovaram a escolha, pois foi um excelente custo-benefício para a região, já que ele está localizado no centro de Barcelona, a apenas 3 minutos a pé das famosas Ramblas e da Plaça de Catalunya.
Eles ficaram em um quarto duplo privativo com banheiro, mas o estabelecimento também conta com quartos individuais e coletivos.
O ponto forte do Hostal Delfos é, sem dúvida, a sua localização, pois ele fica ao lado da estação de metrô Universitat e a apenas 350 metros da Plaça de Catalunya.
Hostal Barcelona Travel
Com apenas nove quartos localizados em um único andar de um edifício modernista do século XIX, o Hostal Barcelona Travel é uma opção modesta, mas de bom custo-benefício para ficar na região central de Barcelona.
Entretanto, apesar de o edifício ser antigo, as acomodações são modernas, contam com ar-condicionado e o acesso é feito por elevador.
Outro fator bem importante é que o banheiro é bem amplo e tem secador de cabelos (algo raro em acomodações mais simples!).
Senti falta de uma mesa para trabalhar e de um frigobar, mas como eu sempre viajo com uma chaleirinha elétrica, pelo menos eu conseguia fazer um chá antes de dormir.
A localização é um dos pontos de destaque, pois ele fica a 850 m da Estação de Metrô de Passeig de Gràcia e a 10 minutos a pé da Plaça de Catalunya.
Generator Barcelona (Hostel)
Apesar de eu não ter me hospedado no Generator Barcelona, eu o reservei para o meu filho, que visitou a capital catalã no verão de 2023.
Ele aprovou a escolha, pois conseguiu um excelente custo-benefício para a região em que ficou hospedado.
Teria sido difícil encontrar pelo mesmo preço uma acomodação individual com banheiro privativo com o valor que ele pagou, caso ele tivesse optado por um hotel de categoria superior.
Então, aqui fica uma dica: muita gente pensa que albergues só oferecem quartos coletivos com banheiros compartilhados.
Entretanto, este é um conceito antigo. Cada vez mais, os hostels vêm se reformulando para atender aos hóspedes que querem um pouco mais de privacidade e conforto.
Então, eles mantêm as características originais dos albergues (cozinha, áreas de convivência, café da manhã muitas vezes com um custo mais baixo etc.).
Contudo, oferecem a opção de você não ter que ficar em um quarto coletivo e ter que compartilhar o banheiro com estranhos.
Se você quiser economizar, o Generator Barcelona dispõe de dormitórios compartilhados para 6 ou 8 pessoas. Há opção de quartos mistos ou exclusivos para mulheres.
Ele está localizado a 500 metros da elegante Avenida Passeig de Gràcia. A facilidade de locomoção é um de seus pontos fortes, pois há duas estações de metrô a cerca de 5 minutos a pé: a Diagonal (400 metros) e a Verdaguer (450 metros).
Onde não ficar em Barcelona?
Há quem diga que El Raval não é um bairro bom para se hospedar. Isso se deve ao fato de que, no passado, ele tinha fama de ser perigoso.
Entretanto, este bairro descolado e multicultural, com forte presença de imigrantes, foi revitalizado há alguns anos.
Hoje em dia, ele oferece uma vida noturna que atrai muita gente. Ainda mais por ele estar localizado bem perto das ramblas.
De qualquer forma, se você puder, evite se hospedar próximo à área do Museu Marítimo, pois continua sendo uma região pouco recomendada.
Planeje sua Hospedagem em Barcelona com a Turista FullTime Viagens
E se você gostou das opções de hospedagem apresentadas ao longo deste post, saiba que é possível efetuar a sua reserva usando os links da Booking, parceira do blog.
Assim, você contribui para a manutenção deste veículo de informação, sem custo adicional algum no planejamento de sua viagem.
Você pode, também, entrar em contato comigo e planejar toda a sua estadia em Barcelona através da Turista FullTime Viagens.
Saiba que não medirei esforços para que você viva uma experiência inesquecível nesta linda cidade espanhola!
Deixe um comentário