VISITA REALIZADA ANTES DO INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

Uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Amsterdã, o Tour Heineken Experience não desaponta: seja você super fã de uma boa cerveja ou, simplesmente, alguém que curte um ambiente interativo, alegre e descolado!

Ambientado no antigo galpão da Heineken, o tour nos leva a percorrer os espaços onde a história da cervejaria começou.

Afinal, a primeira fábrica de cerveja da Holanda (e que até hoje se mantém líder no mercado nacional) merece uma experiência que permita que seus apreciadores conheçam os bastidores dessa história de sucesso.

 

Tour Heineken Experience: entrada do complexo cervejeiro.

O que esperar do Tour Heineken Experience?

 

Os europeus têm uma característica que eu admiro muito: conseguir mesclar elementos arquitetônicos antigos com as mais modernas tendências em construção.

Assim, não raro, você visita prédios históricos que mantém suas características originais, mas que receberam facilidades do mundo moderno que se fundem harmoniosamente ao projeto original.

No caso da antiga cervejaria, fundada por Wandscheer Heineken em 1864, esse conceito vai ainda mais além.

No interior do enorme prédio histórico, cuja fachada austera se destaca na paisagem urbana de Amsterdã, esconde-se um complexo moderno e vibrante.

 

Heineken ExperienceÇ fachada do antigo galpão da cervejaria.

 

De modo que o astral da Heineken Experience combina perfeitamente com uma empresa que é patrocinadora de inúmeros eventos esportivos da atualidade.

Do momento em que você acessa a recepção do complexo, já percebe que toda aquela estrutura monocromática gigantesca de sua fachada ficou para trás.

É como passar por um portal:  você esquece que entrou em um edifício do século XIX, tal a profusão de luzes e cores, que serão replicadas nos cenários pelos quais você vai passar durante o Tour Heineken Experience.

E à medida em que você vai concluindo as etapas da visitação, mais consciente de que está no século XIX você fica.

Tudo é preparado para dar um clima de balada, curtição, jovialidade, que são a cara da Heineken.

O tour é dividido em duas partes distintas: uma conduzida por um funcionário da empresa e a outra, auto-guiada.

 

Parte guiada do Tour Heineken Experience

 

Os tours da Heineken Experience acontecem várias vezes ao dia e por ordem de chegada.

Então, assim que você entra no complexo da empresa, passa a integrar um grupo, que será acompanhado por um funcionário treinado para contar um pouco da história da cervejaria.

Ao longo da visita guiada, com três paradas previstas, ele(a) explanará sobre o crescimento da empresa, até se tornar uma multinacional de sucesso. Falará, também, sobre os ingredientes e o processo de produção atual.

 

 

Não espere, contudo, aquele tipo de visita tradicional a uma cervejaria, em que é possível – inclusive – acompanhar parte da produção.

Não haverá, também, a experiência única de degustar uma cerveja retirada direto do tanque, como ocorre na Cervejaria Leopoldina, em Garibaldi (RS).

O tour é meramente lúdico, pois a produção das cervejas não acontece no prédio histórico desde 1988.

Então, se você já visitou a Cervejaria Bohemia em Petrópolis, por exemplo, identificará na hora que a Heineken Experience é mais um “parque de diversões” do que propriamente uma experiência cervejeira “de raiz”.

Ainda assim, é uma atividade divertida e mais uma atração holandesa pra conta. Principalmente, porque você pode fazer um combinado com alguma outra atração da cidade e se beneficiar de um desconto bem convidativo.

 

Antiga sala de brassagem da Cervejaria Heineken.

 

A parte auto-guiada do tour Heineken Experience

 

Na segunda parte da visita, você pode visitar os ambientes no seu próprio ritmo e permanecer o tempo que quiser em cada um deles.

Há vários elementos de memorabília para você acompanhar o desenvolvimento da empresa. Desde maquinários antigos, até a a evolução dos rótulos e logotipos.

 

 

Você pode, inclusive, baixar gratuitamente o aplicativo da Heineken Experience disponível na Google Play e na Apple Store, para aproveitar ao máximo as informações disponibilizadas pela empresa.

Não é possível usá-lo antes do tour, mas depois da visita ele fica liberado, caso você queira assistir de novo e matar a saudade. O bom é que ele tem versões em várias línguas, inclusive, em Português.

 

Cenários históricos

 

Na antiga sala de brassagem, você poderá assistir aos vídeos que contam algumas curiosidades acerca da fabricação da cerveja Heineken.

 

 

Nos antigos estábulos, você poderá conferir como eram acondicionados os cavalos usados para a entrega da cerveja.

Afinal, antigamente, eram eles os responsáveis por puxar as charretes cheias de barris por toda a Amsterdã.

Hum, agora você sacou porque havia uma charrete logo na entrada, né?! Então já se prepare para aquela foto icônica antes mesmo de entrar na Cervejaria Heineken!

 

 

Tecnologia e Modernidade na Heineken Experience

 

Entre as muitas atividades interativas da Heineken Experience, há a “Brew Your Ride”, que é um cinema em 4D.

Numa sala enorme e forrada por telões, você participará do processo de fabricação da cerveja, como se estivesse dentro dele. É bem legal!

Além disso, há instalações com vídeo game e outros jogos interativos para você curtir. Especialmente, se estiver em grupo.

Eu embarquei na brincadeira e fiz um vídeo “pedalando por Amsterdã”. O mais divertido é que você grava na frente de um fundo verde.

Depois, tem um monitor onde você se cadastra para recebê-lo por e-mail. E ele chega rapidinho na sua caixa de mensagens. É uma boa lembrança da sua Heineken Experience!

 

As degustações

 

Durante a sua visita, você faz uma degustação em uma sala onde um funcionário ensina quem se voluntariar a tirar o chopp perfeito na pressão.

A vantagem é que tirando bem ou mandando muito mal, você tem material adicional para degustar… Então, já tá valendo pagar o mico de ser um desastre total! Hahaha…

 

 

Bar da Heineken

 

Bem, depois que você se cansar de brincar no grande playground, ou quando a sede apertar, é hora de aproveitar as duas tulipas de chopp a que você tem direito quando adquire seu ingresso para a Heineken Experience.

E que delícia: cada gole gelado vale o valor que você pagou pela experiência!

O ambiente descolado do bar do complexo faz com que você esqueça que está participando de uma visita a um antigo galpão. Parece que você está num bar super cool de Amsterdã!

 

 

Loja da Heineken

 

Prepare-se pra gastar os tufos! Você pode até passar e não comprar nada, mas a loja tem centenas de produtos da marca e vai ser difícil resistir à tentação.

Além disso, durante a sua experiência pelo complexo, você poderá personalizar o rótulo de uma Heineken com o seu nome (custo adicional de €6.50 – valores de 2020) e é na loja que você irá resgatar o seu mimo. Então, já sabe né: como não levar, também, um abridor de garrafas ou uma bolacha para copos?

 

Como organizar o Tour Heineken Experience?

 

A Heineken Experience está localizada na área central de Amsterdã, relativamente próxima à Museumplein (a famosa praça dos museus).

Tomando-se como referência a estação central de Amsterdã, são 2.5km de caminhada até o complexo cervejeiro.

Então, se você não quiser caminhar, pode optar pelo transporte público. A melhor maneira de chegar até lá é pegando um tram (bonde elétrico) e descendo na parada Marie Heinekenplein.

Várias linhas de tram ligam pontos diversos da cidade à Heineken Experience. Então, o mais acertado é jogar o endereço no Google Maps para ver as melhores opções dependendo do dia, horário e de seu ponto de partida.

 

 

Funcionamento e ingressos

 

O Tour Heineken Experience está disponível todos os dias e não é necessário fazer agendamento.

De segunda a quinta-feira, o complexo está aberto aos visitantes das 10:30 às 19:30 (última entrada às 17:30).

Sextas, sábados e domingos, funciona das 10:30 às 21:00 (última entrada às 19:00).

Entretanto, em virtude das medidas de segurança contra o coronavírus, os horários foram reduzidos e as visitas estão permitidas apenas entre às 12:30 e às 19:30.

Para informações sempre atualizadas, convém consultar o site oficial da atração.

Os ingressos podem ser comprados diretamente na recepção da Heineken Experience. Entretanto, comprando on-line há um desconto de €3.00 por ingresso – o que na conversão atual para a nossa moeda, acaba sendo uma grande economia).

Você pode optar por comprar seu ingresso em Português através do link do Turista FullTime. Desta forma, você pagará o mesmo valor aplicado pelo site da atração e não precisará nem imprimir os ingressos oferecidos pela GetYourGuide.

E, de quebra, ainda dará uma forcinha aqui pro blog, que ganha uma pequena comissão da empresa parceira.

Não há descontos para estudantes e pessoas com mais de 60 anos. Entretanto, jovens de 12 a 17 anos têm tarifa reduzida (com direito a 2 copos de refrigerante no Bar da Heineken) e crianças até 11 anos têm entrada gratuita.

 

Ingressos combinados

 

Uma boa forma de economizar durante as viagens é adquirindo cartões para turistas (os famosos City Cards) ou comprando ingressos combinados.

No caso do Tour Heineken Experience, é possível combinar a visita com um cruzeiro de uma hora pelos canais de Amsterdã, por exemplo.

Aliás, a entrada do complexo da Heineken fica a um minuto de caminhada do ponto de embarque/desembarque do Amsterdam Canal Cruises.

Se você já tiver adquirido o I Amsterdam City Card, poderá comprar o seu ingresso para o tour com 25% de desconto.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: