A cafeteria DarkCoffee, localizada no centro do Rio de Janeiro, é o lugar perfeito para você trabalhar ou para fazer uma pausa acompanhada de delícias, enquanto visita as inúmeras atrações da região.
Inaugurado em julho de 2020, o charmoso espaço é um tranquilo refúgio em meio à agitada vida corporativa desta parte da cidade.
E, apesar de ser majoritariamente frequentado por uma clientela empresarial, também atende perfeitamente bem aos turistas que buscam uma experiência gastronômica diferenciada.
Eu sempre gosto de turistar pelo Rio de Janeiro quando não estou viajando. Este é um dos privilégios de morar em uma cidade onde muitos sonham em passar suas férias! Então, aproveitei um dia livre da minha semana para explorar o centro da cidade.
Eu já tinha ouvido falar muito bem do DarkCoffee e sou louca por um bom café. Assim, resolvi conferir o espaço e o cardápio deste conceituado lugar.
A primeira agradável surpresa foi com relação ao espaço em si. Não só o DarkCoffee tem um amplo salão, incomum para a região, como oferece vários arranjos.
Você pode optar por um dos lounges com sofás e poltronas, que são perfeitos se você estiver em grupo.
Ou ainda pela bancada, alta e ampla, ótima para usar um laptop.
E, finalmente, há inúmeras mesas para você desfrutar de uma farta refeição.
O cardápio do DarkCoffee
O DarkCoffee tem um menu bem variado, que oferece muito mais do que os diferentes tipos de café especiais.
Inclusive, todos os cafés são 100% arábicos (e com no mínimo 80 pontos – entendedores entenderão!).
Além disso, podem ser preparados de várias maneiras diferentes. Algumas delas super instagramáveis!
Como a proposta do DarkCoffee é disponibilizar itens de café da manhã o dia inteiro, a seleção de pães, bolos e tortas é gigantesca!
E ainda há uma vitrine cheia de tentações para você escolher!
Entretanto, nem só de café da manhã vive o lugar. Então, você também tem a opção de um cardápio variado de almoço e até de petiscos no happy hour.
Todos os produtos do cardápio são elaborados artesanalmente na própria cozinha da casa. De maneira que o que você escolher estará fresquinho.
Eu cheguei lá por volta da hora do almoço e fiquei perdidinha na hora de escolher o que iria matar a minha fome de leoa!
Mas, no fim, optei por um Croque Madame, elaborado com pão Petrópolis, creme bechamel e queijo Gruyère.
Para acompanhar, um delicioso e refrescante smoothie de frutas vermelhas. Estava tudo muito gostoso e farto.
Os métodos de preparo do café no DarkCoffee
Um outro diferencial do DarkCoffee é a gama de métodos (bem inusitados!) para preparar o café.
O mais badalado (e instagramável!) de todos é, sem dúvida, o Siphon.
Este consiste em uma verdadeira aula de química (pelo menos para leigos, como eu!).
A cafeteira sifão é uma estrutura formada por duas câmaras de vidro e uma espécie de maçarico para esquentar a água.
Um dos atendentes prepara para você e o café se materializa borbulhante bem na sua frente.
Eu não pedi esse café, pois estava sozinha e a quantidade seria mais indicada para uma dupla. Mas, acompanhei todo o processo, cortesia das minhas vizinhas de mesa.
Optei pelo Aeropress, que é elaborado com a pressão manual. Haja braço! Mas é bem interessante acompanhar o preparo, também.
Agora, se você não quer o show do preparo, tudo bem. Há opções mais convencionais.
É o caso da prensa francesa (que também é um charme!) ou até do tradicional café coado. Entretanto, o mais importante é que é tudo feito na sua mesa, e com utensílios de primeira qualidade.
Aliás, achei o máximo que todos estes aparatos estão expostos na parte dianteira do DarkCoffee e à venda, se você quiser continuar a brincadeira em casa!
Eu fiquei completamente enlouquecida pelas canecas, elaboradas com frases de humor, algumas impublicáveis (pelo menos aqui no blog!). Hahaha!
Um café que eu não consegui experimentar (por pura falta de espaço no estômago!) foi o que é servido em um copinho feito de cookie.
Meu Deus… me pareceu divino! E você ainda tem a opção de trocar o espresso por um cappuccino ou chocolate quente. Para tudo que eu quero voltar lá!
Bolos, tortas e cia.
Esqueça que existe uma dieta low carb e vá ser feliz no DarkCoffee! Foi o que a sua amiga formiga aqui fez!
Era tanta variedade que a disputa foi apertada. Mas, acabei me decidindo por um dos queridinhos da casa: o Dark Cake.
Pensa numa perfeição em forma de fatia! Aí junta uma massa de chocolate e café, com recheio de brigadeiro de café e uma cobertura de ganache também feita com a dupla.
Não tem como não correr pro abraço. É de comer rezando! E a porção é tão generosa que eu trouxe metade pra casa.
Pontos turísticos nas redondezas do DarkCoffee
Vamos combinar que se você está turistando aqui no Rio, não é muito provável que você vá até o centro da cidade só para tomar um bom café e desfrutar de um bom pedaço de bolo.
Mas, o programa pode ser uma ótima pedida, se você conciliar com outra atração. Isso porque o DarkCoffee está estrategicamente localizado.
Afinal, ele fica bem no meio do caminho entre a estação de metrô Uruguaiana e a Praça Mauá, onde estão localizados o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.
Também fica bem pertinho da Avenida Rio Branco, uma das principais do centro.
Além disso, ele fica a uma curta caminhada também de outras atrações. É o caso da Igreja de Nossa Senhora da Candelária e do Centro Cultural do Banco do Brasil, só para citar duas das inúmeras opções turísticas do centro.
Informações práticas para a sua visita
Endereço: Rua Beneditinos, 22 – Centro – Rio de Janeiro
Horário de Funcionamento:
- Segunda à sexta: das 8:00 às 20:00
- Sábados, domingos e feriados: das 9:00 às 15:00
Telefone: +55 (21) 2516-0370
Agradecimentos
Através da assessoria Rio Fácil, tive a oportunidade de conferir a deliciosa gastronomia do DarkCoffee.
Então, gostaria de agradecer a todos os envolvidos e em especial ao Alan Victor, responsável pelo Marketing da empresa e ao Berg Leal, responsável pela gerência do lugar.
Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e impressões expressam genuinamente a minha experiência.
Deixe um comentário