10 Comentários

É certo que as comidas típicas da Holanda não figuram no topo da lista da gastronomia mais sofisticada do mundo. Contudo, alguns pratos são bem interessantes e vale a pena experimentar!

Se você pensa em incluir um roteiro gastronômico em uma viagem pela Europa, provavelmente, países como França, Itália, Portugal e Espanha vão ser fortes candidatos para montar o seu itinerário.

Enquanto que a Holanda, possivelmente, será lembrada por outros motivos: os parques floridos, os moinhos, os tamancos…

E se formos para o lado dos sentidos (ou das sensações), uma certa planta vai ser o grande destaque da viagem.

Mas a Holanda é muito mais do que a terra das tulipas ou dos coffee shops. E fazer uma incursão pela sua gastronomia e provar pratos típicos de sua culinária pode ser uma grata e surpreendente experiência.

Desde os pratos mais inofensivos e inusitados até aqueles que vão exigir um pouco mais de “determinação” para experimentar, tenho certeza de que você terá belas histórias para contar na volta para casa.

 

 

Afinal, qual é a comida típica da Holanda?

 

Mesmo a Holanda sendo um país pequeno, falar em comida típica é algo muito abrangente, pois isso depende de muitos fatores.

Eu posso, por exemplo, definir qual é a típica comida holandesa no café da manhã, no almoço ou no jantar.

E, consequentemente, abordar as diferenças de itens de acordo com cada refeição.

Posso, também, falar sobre a base da alimentação holandesa. E traçar um comparativo com a base alimentar do brasileiro, do italiano ou do português.

Contudo, ainda assim, serão explicações genéricas. Principalmente se considerarmos as diferenças regionais.

Então, neste post farei um apanhado geral de tudo o que eu provei (ou não) nos oito anos que morei neste belo país.

Dividirei o assunto, também, em porções menores. Fica mais fácil de aproveitar e digerir tanta informação!

Mas, só para abrir o apetite, aqui vai uma lista dos nomes (esquisitos) das comidas tradicionais que você vai encontrar na Holanda:

  1. Bitterballen
  2. Kroket
  3. Frikandel
  4. Patat
  5. Kibbeling
  6. Haring
  7. Rookworst
  8. Pannenkoek
  9. Stamppot
  10. Erwtensoep
  11. Stroopwafel
  12. Poffertjes
  13. Appeltaart
  14. Hagelslag
  15. Pindakaas
  16. Kaas

 

 

O que os holandeses comem no café da manhã?

 

Um típico café da manhã holandês, geralmente, é constituído de café, chocolate quente ou chá, pães, frios e frutas.

Nada muito diferente de um café continental a que estamos acostumados. Os holandeses não têm o hábito de comer ovos com bacon, por exemplo.

Agora, duas particularidades são bem interessantes: a presença de hageslag e de pindakaas.

O hagelslag é um chocolate granulado (semelhante ao que a gente usa para fazer brigadeiro, só que maior), mas que os holandeses comem sobre uma fatia de pão ou torrada.

Eles também gostam muito de substituir a margarina ou manteiga convencionais por pindakaas (manteiga de amendoim).

 

O que os holandeses comem no almoço?

 

O almoço costuma ser uma refeição simples e rápida para os holandeses. Essa história de fazer duas refeições “pesadas” por dia não é muito a praia deles.

E mesmo quem trabalha de casa não costuma perder tempo preparando duas refeições “quentes” por dia.

Então, o mais comum é que o almoço seja constituído de um sanduíche, uma salada ou mesmo uma sopa.

Os sanduíches podem ser preparados com os mais variados tipos de pães e recheios. Alguns, muito parecidos com os nossos.

 

 

Entretanto, alguns têm recheios bem inusitados. É o caso do broodje kroket ou do broodje frikandel.

O kroket holandês é bem parecido com o croquete brasileiro (será que o nosso foi inspirado em uma comida típica da Holanda???). A única diferença é que ele é bem maior e, geralmente, vem acompanhado de mostarda.

 

Kroket com molho de mostarda é uma típica comida holandesa

 

Já o frikandel é uma espécie de salsicha sem pele e frita (daí o seu aspecto enrugado). Via de regra é consumido, também, com mostarda ou molho curry. É o snack mais tradicional e popular da Holanda.

 

Créditos da foto: Pixabay

 

Especialmente nos dias frios, as sopas são uma excelente opção para um almoço leve e nutritivo.

Entre as opções, a erwtensoep  (sopa de ervilhas) é a preferida.  Entretanto, a de tomate, a de mostarda e a de champignon também fazem sucesso. Elas sempre vêm acompanhadas de pão.

 

 

Comidas típicas de um jantar na Holanda

 

É na hora do jantar que o holandês costuma fazer a melhor e mais completa refeição do dia. Mas não pense, porém, que será “aquele banquete”. A comida holandesa do dia a dia é composta por poucos ingredientes.

E, se for preparada em casa, será otimizada para dar o menor trabalho possível. Receitas em que apenas uma panela é usada são as mais comuns.

Se para muitos brasileiros o arroz e o feijão são essenciais, para o holandês estes ingredientes só aparecem em ocasiões especiais.

Embora você os encontre facilmente nos supermercados, isso se deve ao fato de a culinária indonésia e filipina serem populares na Holanda.

Contudo, a base de carboidrato da culinária holandesa é a batata. Nas suas múltiplas versões. Portanto, a comida típica de um restaurante da Holanda sempre virá acompanhada de frites (batatas fritas).

Mas os holandeses também adoram um “puree” (pronuncia-se quase como o nosso) ou batatas cozidas!

Outro prato típico holandês muito consumido no jantar é o stamppot. Eu brinco que é apenas uma versão mais light e seca do nosso caldo verde.

Ele é feito com batatas espremidas e uma verdura escura que lembra a nossa couve. E no lugar da linguiça calabresa, usa-se a rookworst (uma espécie de salsicha defumada).

 

Quais as sobremesas típicas da Holanda?

 

Antes de falar sobre as sobremesas típicas da Holanda é preciso dizer que elas não são nem muito açucaradas e nem à base de leite condensado ou creme de leite, como as brasileiras.

Acho que a sobremesa holandesa mais tradicional é, sem dúvida, o stroopwafel. Andar pelas ruas de um grande centro num fim de semana é certeza de sentir o cheirinho de seu preparo de longe!

Trata-se de um biscoito fininho (ou seria um waffle?), cortado ao meio e recheado de caramelo. É servido quentinho e dá água na boca só de lembrar!

Quer saber como ele é preparado? Então, assista a esse vídeo que eu fiz, enquanto esperava o preparo do meu em um mercado de queijo em Gouda.

 

 

Outra sobremesa muito popular na Holanda são os poffertjes, mini panquecas polvilhadas com açúcar de confeiteiro.

Na verdade, elas são mais no estilo das panquecas americanas (aquelas que se come no café da manhã): fofinhas e sem recheio. Muito gostosas e perfeitas com um cappuccino ou café coado!

E, por último, a appeltaart ou, simplesmente, torta de maçã – com ou sem slagroom (o nosso famoso “chantilly”).

Ao contrário da apfelstrudel alemã, a versão tradicional holandesa não é muito doce e nem sempre é servida quente.

 

Sobremesas típicas da Holanda: poffertjes e torta de maçã

Ostentação: poffertjes e torta de maçã em uma mesma refeição!

 

Comidas típicas de boteco na Holanda

 

Honestamente, comida de boteco como a nossa é difícil de encontrar! Na Espanha, as tapas fazem bonito, tenho que admitir.

Na Holanda, entretanto, os hapjes (porções típicas para beliscar) não são lá essas coisas.

Entre as opções fritas, a mais famosa são as bitterballen, que são uns bolinhos tipo croquetes, só que redondinhos e com recheio de ragu de carne bem molinho.

Eles são bem gostosos, embora venham muito quentes. Por isso, cuidado quando morder, para não queimar o céu da boca!

 

Bitterballen é uma comida de boteco típica holandesa

 

É muito comum também você encontrar porções com um combinado de queijos (kaas), kroketen (croquetes), Loempias (espécie de rolinho primavera) entre outros.

Uma comida típica holandesa que bem poderia ser servida num boteco é o kibbeling. Mas, curiosamente, ele é mais vendido em barraquinhas e food trucks espalhados em feiras livres e pelo centro das cidades.

Trata-se de iscas de peixe empanado, acompanhadas de molho à base de maionese (normalmente de ervas). Aqui no Rio a gente chama de gurjão de peixe (porque também tem o de frango).

 

 

E, logicamente, em todo e qualquer bar que sirva comida, você vai encontra patat (batata frita), que os holandeses comem com maionese!

 

 

Curiosidades dos hábitos alimentares na Holanda

 

Uma coisa que me fascina é que a forma como um povo se alimenta diz muito sobre sua cultura.

Afinal, comer é muito mais do que uma necessidade fisiológica. Assim como o preparo das refeições também tem um valor simbólico, um lado sentimental, uma interação, ou seja, todo um contexto social.

Então, algo que sempre me espantou na Holanda foi o fato de aquele povo enorme comer tão pouco e se manter de pé! Isto porque ou nós brasileiros comemos demais, ou eles comem de menos!

Mas brincadeiras à parte, minha percepção é que os holandeses, de uma maneira geral, têm hábitos alimentares bastante comedidos. Via de regra, as porções não são grandes e nem muito variadas.

A proteína é sempre a menor porção do prato, pois costuma ser o item mais caro. Assim, as embalagens das carnes nos supermercados já são preparadas de modo a evitar desperdícios. Normalmente, as pessoas compram um stuck (pedaço) por pessoa.

E, embora os vegetais costumem ter preços mais acessíveis, a porção também costuma ser pequena. E, finalmente, o carboidrato costuma ser a batata.

O prato já vem para a mesa pronto. Não há aquele esquema de repeteco.

Outra característica da cultura holandesa é que o jantar é bem cedo. Normalmente, as pessoas jantam entre 17:30 e 19:00.

Por isso, é tão complicado encontrar algum restaurante com cozinha aberta após às 21:00, mesmo nos grandes centros. O mais comum é que você só consiga beber a partir desse horário.

Alguns estabelecimentos funcionam até mais tarde, como é o caso das cadeias de fast food. Entretanto, restaurantes de comida tradicional holandesa não costumam servir refeições após às 22:00.

 

Versões holandesas de comidas típicas de outros países

 

Um fato muito curioso é a questão da expectativa versus realidade quando nos deparamos com um nome no cardápio que nos remete a um prato ou ingrediente conhecido.

Automaticamente, esperamos encontrar aquela referência que nos traz conforto e sensação de estar em casa!

Mas, algumas adaptações da culinária holandesa a comidas típicas de outros países podem fazer você se surpreender!

Isso não significa, necessariamente, que sua experiência será ruim. Apenas, que não será o que você imaginou.

Então, vamos lá esmiuçar essas diferenças!

 

Bacalhau à moda holandesa

 

Você abre o menu e dá de cara com a palavra “kabeljauw met patat”.

Pode ser que crie a expectativa de comer um autêntico bacalhau com batatas cozidas no melhor estilo português, certo?

Só que não! O bacalhau na Holanda não é conservado no sal, como acontece no Brasil ou em Portugal. Ele é consumido fresco.

E seu preparo é muito parecido com o “fish and chips” inglês. Ou seja: você vai receber um filé de peixe frito acompanhado de batatas fritas.

 

kabeljauw met patat - bacalhau fresco com batatas fritas - é uma comida típica holandesa

 

Panquecas holandesas

 

Outro prato típico holandês que recebeu uma releitura bem peculiar é o pannenkoek ou, no bom Português, a panqueca.

Apesar de que a panqueca holandesa é mais parecida com o crepe francês, pois é bem fininha.

O detalhe inusitado da versão holandesa é que o “recheio” vêm sobre a massa e não dentro, como acontece nas versões francesa e brasileira.

 

Pannenkoek de queijo de cabra com nozes, rúcula e mel é uma comida típica holandesa

Peixe cru à moda holandesa

 

E, fechando o tópico das adaptações holandesas às comidas típicas de outras culturas, temos o haring, o famoso arenque curtido, peixe típico sueco (sobre o qual eu já falei em outro post aqui do blog).

A versão holandesa é super popular e vendida em food trucks espalhados por todo o país.

Eu confesso que nunca tive coragem de comer porque ele vem inteiro e cheio de cubos de cebola crua por cima.

E eu até gosto de cebola, mas como esta é uma iguaria que se come na rua, eu acho desconfortável ficar lidando com o gosto que ela deixa na boca por horas. Então, sempre adiei a experiência!

Mas, agora que eu escrevi este post, tenho data marcada para cumprir o desafio. Em maio viajo para a Holanda e prometo provar e comprovar colocando uma foto aqui!

 

Comidas típicas ao redor do mundo

 

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando viajo, é experimentar a culinária da região.

Às vezes, não o faço por questões de princípio. Foi o caso do cuy, um dos pratos típicos mais consumidos no Peru, pois este é o nome dado ao porquinho da Índia.

Outras vezes, não experimento a comida típica da região porque não tenho coragem. E olha que já encarei o Haggis na Escócia (e narrei a experiência em outro post aqui do blog).

E é certo que, em determinados destinos, temos que ter uma certa cautela a respeito do que vamos ou não experimentar.

No blog Olivia Garimpando Por Aí há um ótimo post analisando essas questões que passam, inclusive, por medidas de higiene e saúde.

Mas, o fato é que provar da culinária local é um dos programas mais gostosos da viagem. Principalmente se for um destino conhecido pelas suas iguarias.

Portugal, por exemplo, é famoso pelos seus quitutes.  No blog Destinos Por Onde Andei há uma compilação deliciosa dos pratos típicos da culinária portuguesa que não podem ficar de fora do seu roteiro.

A Itália é outro destino turístico que alia cultura à boa gastronomia. No blog Turista Imperfeito você encontra as comidas típicas romanas que você precisa conferir ao visitar a Cidade Eterna.

Uma coisa é certa: mesmo que você nunca tenha viajado para o exterior, terá uma ideia da comida típica que irá encontrar em Portugal, Itália ou Holanda (principalmente depois de ler este post).

 

Dicas para raspar o prato

 

Uma das coisas mais frustrantes em uma viagem é se deparar com um prato que traz algo que a gente não gosta. Ou que venha totalmente diferente do que foi idealizado. Afinal, comer em viagem é passeio!

Então, se você for viajar para um país completamente diferente, vale a pena fazer uma pesquisa e montar um pequeno dicionário com os nomes dos ingredientes mais comuns daquele país.

Afinal, nos grandes centros, você encontrará cardápios em Inglês. Contudo, em lugares mais remotos, pode ser que você não tenha a mesma facilidade.

Imagine você chegar no Marrocos e não saber o que vai encontrar quando tirar a tampa do Tajine?

Mas, tudo bem, dá pra ter uma ideia dos tipos de pratos que você vai encontrar lendo o post sobre as comidas típicas marroquinas publicado no blog Uma Senhora Viagem.

 

Comidas típicas que você já provou

 

Viajar é mais do que conhecer lugares novos… é ter velhas histórias pra contar!

Então, conta aí pra gente: qual foi a comida típica mais surpreendente que você já provou?

Como foi a experiência? Você precisou de um gole enorme na sequência pra descer goela abaixo?

Ou repetiu e recomenda? Deixe aí um comentário pra enriquecer este nosso caldeirão cultural!

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Holanda

Tags:

10 thoughts on “Comidas Típicas da Holanda Para Você Provar”

  1. Regina, que delícia conhecer a culinária holandesa pela sua ótica, embora já tenha visitado o país, é muito diferente para quem já morou e conhece nos detalhes. Eu acho que ficaria bem num país que come pouco, afinal eu sou dessas. Eu adorei conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas holandesas e vou experimentar cada uma delas na próxima visita à Holanda.

    1. Oi, Olivia! Que bom te ver por aqui… ah, realmente, a culinária holandesa é muito interessante e combina com seu estilo gastronômico! Hehehe… pouca quantidade, mas que atende ao paladar. Com certeza, você vai gostar! Tomara que um dia possamos fazer uma viagem do Mulheres Mundo Afora pela Terra dos Tamancos! Grande beijo!

  2. A culinária holandesa é realmente pouco conhecida, talvez nem tanto pela falta de bons pratos. Mas como você diz, talvez seja por falta de hábito de comer pratos quentes mais de uma vez por dia, ou tipo de rotina doméstica.
    Obrigada por compartilhar vou aguarda seu roteiro de maio para saborear mais iguarias. Abs

    1. Oi, Adelaide! Obrigada pela leitura. Verdade, não ter muitas opções de pratos quentes na hora do almoço talvez mude a percepção de quem visita a Holanda. Mas em maio, prometo trazer novidades! Beijão!

  3. Maravilhosos esse post! Vale imprimir e levar na próxima viagem à Holanda. Depois de ler me senti confiante para experimentar as comidas típicas da Holanda porque sei exatamente os ingredientes de cada prato. Gostei da comparação que você estabeleceu com outros mais conhecidos. É muito interessante saber das peculiaridades de cada país.

    1. Querida Lilian, muito obrigada pela leitura e por participar da nossa discussão. A Holanda tem, mesmo, uma culinária muito interessante e que vale a pena ser experimentada. Espero que você possa conferi-la e dividir conosco a sua experiência. Grande abraço!

  4. Que delícia conhecer mais comidas típicas da Holanda, mesmo que virtualmente. Adoro experimentar pratos e sabores típicos de destinos que visito e assim aprender mais sobre os hábitos e gostos locais.
    Estive na Holanda e pude experimentar o delicioso stroopwafel, que também encontramos em um supermercado aqui de BH e sempre temos alguns pacotinhos para nunca nos esquecermos dos aromas dessa viagem deliciosa em família.
    Morri de saudades com seu post, parabéns, super completo, deu vontade de voltar! Beijos!!!

    1. Querida Gisele, muito obrigada por compartilhar conosco a sua experiência. Obrigada também, pelo seu feedback. Eu também sempre tenho algumas guloseimas da Holanda aqui em casa. Especialmente, stroopwafel. Santa globalização! Uma dica fresquinha: abriu uma loja de produtos holandeses no aeroporto de Guarulhos. Olha que maravilha em uma conexão! Beijos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *