Uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Amsterdã, a Heineken Experience não desaponta: seja você super fã de uma boa cerveja ou, simplesmente, alguém que curte um ambiente interativo, alegre e descolado!
Ambientada no galpão da antiga fábrica da Heineken, esta atração nos permite conhecer os espaços onde a história da cervejaria mais famosa da Holanda começou.
E a primeira fábrica de cerveja da marca, que lidera o mercado nacional até hoje, merece uma experiência que permita aos seus apreciadores conhecer os bastidores dessa história de sucesso.
Então, vem comigo que eu vou contar todos os detalhes para você também curtir essa experiência!
Como é a visita à Heineken Experience?
Os europeus têm uma característica que eu admiro muito: conseguir mesclar elementos arquitetônicos antigos com as mais modernas tendências em construção.
Assim, não raro, você visita prédios históricos que mantêm suas características originais, mas que receberam facilidades do mundo contemporâneo que se fundem harmoniosamente ao projeto original.
No caso da antiga cervejaria, fundada por Gerard Adriaan Heineken em 1864, esse conceito vai ainda mais além.
No interior do enorme prédio histórico, cuja fachada austera se destaca na paisagem urbana de Amsterdã, esconde-se um complexo moderno e vibrante.
De modo que o astral da Heineken Experience combina perfeitamente com uma empresa que é patrocinadora de inúmeros eventos esportivos da atualidade.
Do momento em que você acessa a recepção do complexo, já percebe que toda aquela estrutura monocromática gigantesca de sua fachada ficou para trás.
É como atravessar um portal: você esquece que entrou em um edifício do século XIX, tal a profusão de luzes e cores, que serão replicadas nos cenários pelos quais você vai passar ao longo da Heineken Experience.
E à medida em que você vai concluindo as etapas da visitação, mais consciente de que está no século XXI você fica.
Tudo é preparado para dar um clima de balada, curtição, jovialidade, que são a cara da Heineken!
Visita auto-guiada
As visitas à Heineken Experience acontecem várias vezes ao dia e os acessos são liberados a cada quinze minutos.
Um funcionário dá as primeiras informações (em Inglês) e, depois, permite a entrada de um novo grupo de pessoas. Isto é apenas para evitar a lotação.
Dali em diante, você faz a visita no seu próprio ritmo e fica o tempo que quiser na maioria dos ambientes.
As primeiras instalações reúnem memorabília e contam a história e a evolução da cervejaria. É uma espécie de museu da Heineken. Depois, começa a parte mais interativa da experiência.
Todas as informações estão em Inglês, mas você pode baixar o aplicativo da Heineken Experience usando o QR code que está disponível na entrada.
Você pode, inclusive, baixar antecipadamente o aplicativo, pois está disponível na Google Play e na Apple Store. Entretanto, não é possível acessá-lo fora do complexo.
Há seis idiomas disponíveis (inclusive o Português de Portugal).
Na Sala dos Ingredientes, você vai ter a chance de ouvir uma breve explicação sobre a importância de cada um dos quatro componentes usados na fabricação de uma Heineken.
A explanação será feita em Inglês, mas você pode seguir em frente, caso não tenha interesse ou não se sinta confortável com o idioma.
De qualquer maneira, será uma atividade breve e sem muita interação com os participantes.
O antigo salão da cervejaria
Os lindos tanques de cobre dentro dos quais, no passado, tantos litros de Heineken foram fabricados, continuam lá, imponentes e preenchendo o lindo salão.
Hoje, contudo, eles fazem parte do acervo que conta a história de sucesso da cervejaria. E fecham com chave de ouro esta parte mais contemplativa da visita.
Aliás, reserve um tempo para contemplar este espaço incrível, cujas janelas gigantescas (algumas com vitrais maravilhosos) nos fazem assimilar, ainda mais, a grandeza da marca.
E dali em diante, prepare-se para atravessar a fronteira entre os séculos e mergulhar em um mundo atual de cores, sons e movimentos.
A Heineken Experience a partir daquele ponto, será bem interativa. Nada de timidez. Prepare-se para soltar a criança (ou o lado teen!) que existe dentro de você!
Tecnologia e Modernidade na Heineken Experience
Entre as muitas atividades interativas da Heineken Experience, há a “Brew Your Ride”, que é um cinema em 4D.
Numa sala enorme e forrada por telões, você participará do processo de fabricação da cerveja, como se estivesse dentro dele. É bem legal!
Além disso, há instalações com vídeo game e outros jogos interativos para você curtir. Especialmente, se estiver em grupo.
Eu embarquei na brincadeira e fiz um vídeo “pedalando por Amsterdã”. O mais divertido é que você grava na frente de um fundo verde.
Depois, tem um monitor onde você se cadastra para recebê-lo por e-mail. E ele chega rapidinho na sua caixa de mensagens. É uma boa lembrança da sua Heineken Experience!
Tem muitas outras instalações divertidas… você se sente um super atleta e até comemora pequenas conquistas!
Um brinde no meio do caminho
Durante a sua visita, você faz uma degustação em uma sala bem maneira e já aproveita para aprender como brindar em Holandês.
Se você ainda não sabe, a palavra certa é “Proost”, com o R bem marcado e as duas vogais bem abertas.
O Bar da Heineken Experience
Bem, depois que você se cansar de brincar no grande playground, ou quando a sede apertar, é hora de aproveitar as duas tulipas de chope a que você tem direito quando adquire seu ingresso para a Heineken Experience.
E que delícia: cada gole gelado vale o valor que você pagou pela experiência!
O ambiente descolado do bar do complexo faz com que você esqueça que está participando de uma visita a um antigo galpão. Parece que você está num bar super cool de Amsterdã!
Aliás, aqui vale uma explicação extra. Na verdade, ao comprar o ingresso, você recebe uma pulseirinha com dois tokens que podem ser trocados por dois chopes, ou você pode usá-los para mais uma experiência interativa.
No balcão do Bar da Heineken Experience, você tem a chance de partir para uma última brincadeira divertida e, talvez, bem lucrativa.
Ao invés de simplesmente pegar o chopp a que tem direito, você pode usar o seu token para tentar tirar um chope à perfeição.
Este chope é votado pelos presentes. Se o seu chope for o melhor tirado, você pode faturar um brinde da Heineken: um chaveiro ou um abridor de garrafas, por exemplo.
Se não for o vencedor, tudo bem. Você bebe o chope que tirou. Não tem nada a perder… No máximo, um vexamezinho de um chope mal tirado…hahaha!
O bar tem uma música bem maneira, mas não tem cervejas e petiscos à venda. Isso é para evitar que o pessoal fique lá forever!
Afinal, a cidade tem muito a oferecer e a Heineken Experience é apenas uma das dezenas de atrações de Amsterdã. Bora partir para a próxima! Tem muito bar ali por perto onde você pode matar a sua sede! Hahaha!
A Loja da Heineken Experience
Prepare-se pra gastar os tubos! Você pode até passar e não comprar nada, mas a loja tem dezenas de produtos da marca e vai ser difícil resistir à tentação.
Além disso, durante a sua experiência pelo complexo, você poderá personalizar o rótulo de uma Heineken com o seu nome (custo adicional de €7.50 – valores de 2023) e é na loja que você irá resgatar o seu mimo.
Então, já sabe né: como não levar, também, um abridor de garrafas ou uma bolacha para copos?
Como chegar à Heineken Experience?
A Heineken Experience está localizada na área central de Amsterdã, relativamente próxima à Museumplein (a famosa praça dos museus).
Tomando como referência a estação central de Amsterdã, são 2.5km de caminhada até o complexo cervejeiro.
Então, se você não quiser caminhar, pode optar pelo transporte público. A melhor maneira de chegar até lá é pegando um tram (bonde elétrico) e descendo na parada Marie Heinekenplein.
Várias linhas de tram ligam pontos diversos da cidade à Heineken Experience. Entretanto, o mais acertado é jogar o endereço no Google Maps para ver as melhores opções dependendo do dia, horário e de seu ponto de partida.
Funcionamento e ingressos
A Heineken Experience está disponível todos os dias e não é necessário fazer agendamento.
Entretanto, se você quiser economizar, saiba que os ingressos comprados antecipadamente são mais baratos.
Então, vale a pena se organizar, pois cada euro poupado é dinheiro na nossa moeda!
De segunda a quinta-feira, o complexo está aberto aos visitantes das 10:30 às 19:30 (última entrada às 17:15).
Sextas, sábados e domingos, funciona das 10:30 às 21:00 (última entrada às 18:45).
Para informações sempre atualizadas, convém consultar o site oficial da atração.
Os ingressos podem ser comprados diretamente na recepção ou pelo site oficial da Heineken Experience.
Entretanto, comprando on-line há um desconto de €3.00 por ingresso – o que na conversão atual para a nossa moeda, acaba sendo uma grande economia).
Você pode, também, optar por comprar seu ingresso em Português com as empresas GetYourGuide ou Civitatis, ambas parceiras do Turista FullTime.
Desta forma, você pagará o mesmo valor aplicado pelo site da atração e não precisará nem imprimir os ingressos.
Ingressos combinados
Uma boa forma de economizar durante as viagens é adquirindo cartões para turistas (os famosos City Cards) ou comprando ingressos combinados.
No caso da Heineken Experience, é possível combinar a visita com um cruzeiro de uma hora pelos canais de Amsterdã, por exemplo.
Aliás, a entrada do complexo da Heineken fica a um minuto de caminhada do ponto de embarque/desembarque para você fazer um mini cruzeiro pelos canais de Amsterdã.
E se você já tiver adquirido o I Amsterdam City Card, poderá comprar o seu ingresso para o tour com 25% de desconto.
Vale a pena visitar a Heineken Experience?
Bem, escolher entre as atrações de um determinado destino é algo muito particular. Especialmente em se tratando de uma cidade como Amsterdã, com uma oferta cultural gigantesca.
Além disso, por normalmente ela ser incluída em um roteiro que engloba outras capitais europeias, seu tempo de permanência na cidade pode estar bem restrito.
De qualquer forma, a visita à Heineken Experience é uma atividade relaxante, divertida e que não vai lhe levar muito tempo. Cerca de duas horas são suficientes para conhecer e aproveitar bem o complexo.
Um a um outro ponto a favor é que ela fica próxima a outras atrações, como os museus mais famosos da cidade, pois ela é perto da Museumplein.
Além de estar na frente do píer de embarque para uma das empresas de cruzeiro pelos canais de Amsterdã.
Não espere, contudo, aquele tipo de visita tradicional a uma cervejaria, em que é possível – inclusive – acompanhar parte da produção.
Não haverá, também, a experiência única de degustar uma cerveja tirada direto do tanque, como ocorre na Cervejaria Leopoldina, em Garibaldi (RS).
O tour é meramente lúdico, pois a produção das cervejas não acontece no prédio histórico desde 1988.
Então, se você já visitou a Cervejaria Bohemia em Petrópolis, por exemplo, vai perceber na hora que a Heineken Experience é mais um “parque de diversões” do que propriamente uma experiência cervejeira “de raiz”.
Ainda assim, é uma atividade divertida e mais uma atração de Amsterdã pra conta.
Além disso, gosto de visitar cervejarias e tenho um elo emocional com a Heineken, que é a minha cerveja holandesa preferida. Então, para mim, valeu e muito!
Importante ressaltar que a visita foi uma cortesia da Heineken Experience, mas que todas as opiniões e impressões deste post refletem genuinamente a minha experiência.
Eu amei isso, quero ir pra fazer minha Heineken com meu nome! hahaaha
Acho que é ponto obrigatório para primeiros visitantes em Amsterdã, tem que ir nem que seja pelo hype.
Oi, Rodrigo! Feliz demais em te ver por aqui! Sim, vale muito a visita. A vibe da Heineken Experience é muito top e fazer uma garrafa com o nosso nome é muito especial. Uma lembrança incrível pra trazer pra casa. Abração!