Um cenário de sonhos chamado Muiderslot
O castelo
Foi construído na cidadezinha de Muiden em 1280, pelo conde Floris V, com o principal objetivo de controlar o acesso dos navegadores a Utrecht (e cobrar pedágio por isso!). Recebeu o nome de Muiderslot por se encontrar na boca do rio Vecht.
Em 1296, o castelo foi palco de uma tragédia: o ilustre proprietário foi assassinado com 20 facadas por outro nobre, que alegou que o conde teria estuprado sua esposa.
Um evento terrível que nada combina com um cenário de contos de fadas! No ano seguinte, o castelo foi tomado por Willem van Mechelen, bispo de Utrecht, e praticamente destruído.
Um século mais tarde, o castelo seria totalmente reconstruído, nos mesmos moldes e lugar, por Albert I, duque da Bavaria.
E mais tarde, já no século XVI, passaria a pertencer ao mais famoso dos moradores: o escritor, poeta e historiador P.C. Hooft, que atualemente é muito conhecido por dar nome a uma rua de elegantes lojas em Amsterdã.
No século XVIII, o castelo serviu como prisão. Depois, ficou ao abandono e quase foi vendido. Até que, já no século XIX, o rei Willem I resolveu restaurá-lo e transformá-lo em museu nacional. Que sorte a nossa!
Hoje em dia, o que podemos conferir é um pouco do que foi a vida, a arquitetura e os costumes do século XVII, já que a maioria do acervo data dessa época.
Organizando a sua visita
Como chegar ao Muiderslot?
O castelo fica a 15 quilômetros de Amsterdã e acessá-lo é muito fácil. É possível ir com transporte público sem grandes complicações. Eu resolvi ir de carro, e também foi sossegado. Estacionei perto do castelo, pagando estacionamento de rua. Mas acho que já falei que para isso é preciso ter um cartão bancário, né? As máquinas de estacionamento na rua não aceitam moedas ou notas.
Se você for de ônibus, deve pegar o transporte na Amstelstation. Não há ônibus direto da Centraal Station, em Amsterdã. Mas não se preocupe: se você estiver perto da estação central, pode ir até a Amstelstation de metrô (linhas 51 e 54). Para maiores informações, você pode consultar o site (sempre atualizado) da 9292.nl.
Mas atenção: se você estiver turistando por Amsterdã, saiba que os ônibus que vão para lá pertencem à Connexxion e, portanto, você precisa de um OV chipkaart para pegar essas linhas. Se não tiver, sem problema: pode comprar a passagem com dinheiro vivo, direto com o motorista.
Como explorar o castelo e os lindos jardins?
Assim que você chegar ao local, não perca tempo: adquira o ingresso na portaria e já garanta a sua visita guiada. Ela já está incluída no valor do ingresso, mas há um macete: a visita a alguns aposentos só pode ser feita com o guia do museu, em um tour que dura meia hora.
Se você não pegar um horário para o tour logo que chega, corre o risco de ficar esperando muito tempo depois para poder entrar. Foi o que aconteceu comigo: como entrei com o Museumkaart, sem pegar fila, não prestei atenção à máquina que liberava os ingressos para o tour.
Fiquei passeando pelos jardins e, quando finalmente avistei a tal da máquina, só havia horário disponível para dali a duas horas. Era um domingo! Não foi tortura esperar, pois estávamos na primavera… mas em um dia de inverno, a história seria outra!…
O ideal é visitar o interior do castelo primeiro e depois ir explorar os jardins, que são muito bonitos. Há, inclusive, uma falcoeira (adestradora de falcões), que faz demonstrações com as aves, a alegria das crianças.
E por falar em crianças, Muiderslot é muito kids-friendly!
E até tirar uma onda de casal Idade Média…
No “Game of Thrones” parece tão fácil…
Para adultos curiosos, o site do museu disponibiliza um aplicativo para smartphones totalmente sem custo E tem versão em Inglês, também) Muito bom para já chegar sabendo o que quer ver!
Enfim, é um lugar imperdível para conhecer durante uma passagem pela Holanda. Para ser sincera, achei o primeiro que visitei (De Haar) mais legal.
Por outro lado, o Muiderslot é bem mais acessível para quem está em Amsterdã. E em termos de arquitetura, não perde em nada. O outro é que ganha em decoração e requinte.
Detalhes importantes
-
Horários:
-
Os horários para visitas variam muito em função da época do ano. O ideal é sempre consultar o site do museu para a informação mais detalhada e atualizada possível. De qualquer forma, aqui vai um resuminho:
De 1º de abril a 31 de outubro
- Segundas às sextas – 10:00 às 17:00
- Sábados e domingos – 12:00 às 17:00
De 1º de novembro a 31 de março
- Fechado de segunda a sexta!
- Sábados e domingos:12:00 às 17:00
- Fechado também nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro
Horários especiais, também, durante feriados escolares:
- 19 de dezembro a 3 de janeiro/2016 – 12:00 às 17:00
- 20 de fevereiro a 6 de março/2016 – 12:00 às 17:00
Tarifas (valores de novembro de 2015)
- Crianças até 4 anos incompletos – grátis
- Crianças de 4 a 11 anos – €9,00
- Adultos: €13,50
- Museumkaart – grátis
- I Amsterdam city card – grátis
Boa visita!
Deixe um comentário