Um Roteiro de 3 dias em Lisboa é uma experiência inesquecível, que combina História, cultura e paisagens deslumbrantes. Então, prepare-se para uma jornada incrível na bela capital portuguesa!

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Torre de Belém

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa

 

É certo que três dias é um período bem curto para explorar tudo o que Lisboa tem a oferecer, mas com organização e planejamento, é possível conhecer suas principais atrações.

Assim, pensei em compartilhar com você este roteiro cuidadosamente elaborado para maximizar a sua estadia, levando em consideração os bairros históricos, os principais miradouros e os mais famosos monumentos da capital portuguesa.

Incluí, ainda, sugestões para você apreciar a deliciosa gastronomia local, mergulhar na animada vida noturna e descobrir alguns segredos escondidos dessa cidade encantadora.

 

 

Claro que a sequência oferecida é apenas uma sugestão, que você pode adaptar de acordo com o seu ritmo e o tempo de permanência na cidade.

Se você tiver mais dias, pode visitar com mais calma cada região. Ou, se tiver menos tempo, pode compactar seu itinerário, sabendo de antemão as atrações que estão próximas.

O importante é que você se planeje para aproveitar toda a gama de possibilidades que Lisboa tem para lhe oferecer!

 

Dia 1: Baixa, Chiado, Bairro Alto e Cais do Sodré

 

Uma boa maneira de mergulhar na rica História de Lisboa é começar o seu roteiro pelo bairro que é considerado o coração da cidade: a Baixa Pombalina, mais conhecida como “Baixa”.

Este bairro histórico e comercial é caracterizado por suas ruas largas, por sua arquitetura pombalina e por abrigar vários pontos turísticos importantes. Dentre os quais:

  • Praça do Comércio
  • Rua Augusta
  • Praça do Rossio
  • Elevador de Santa Justa

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Praça do Comércio

 

Pela manhã: explore a Baixa Pombalina e o Bairro Alto

 

Inicie o seu dia na imponente Praça do Comércio, localizada à beira do rio Tejo. E de lá, vá passeando pela Rua Augusta (principal rua comercial de Lisboa) até chegar ao Elevador de Santa Justa.

Explorar este percurso permitirá que você experimente a essência da Lisboa histórica, com suas ruas charmosas, sua arquitetura fascinante e uma mistura encantadora de cultura e modernidade.

 

 

O Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevador do Carmo, liga a Baixa Pombalina ao Bairro Alto, em Lisboa. Mais especificamente, ele conecta a Rua do Ouro (na Baixa) ao Largo do Carmo (no Bairro Alto).

Mais do que um acesso, conectando a parte baixa à parte alta da cidade, ele acaba sendo uma “atração turística” e é pago. Entretanto, há duas formas de economizar, se o seu objetivo for só o deslocamento.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: elevador de Santa Justa

 

Primeiro, ele está incluído no bilhete diário para os transportes públicos de Lisboa.

Alternativamente, se você pegar a saída Largo do Chiado na estação de metrô Baixo-Chiado, há uma série de escadas-rolantes que lhe permitirão chegar ao Bairro Alto sem custo algum.

 

À tarde: aproveite para conhecer o bairro do Chiado

 

O Chiado é conhecido por ser uma zona de comércio com vários cafés, lojas e livrarias tradicionais de Lisboa e nenhum roteiro pela cidade estará completo sem incluí-lo.

Uma boa forma de começar um passeio pelo bairro é fazer uma caminhada pela Rua Garrett, que conecta o Largo do Chiado à Rua do Carmo.

Além de ser uma das ruas mais famosas de Lisboa, é lá que se encontra um dos pontos de destaque do bairro: o café A Brasileira.

Ele ganhou notoriedade por ter sido frequentado pelo poeta português Fernando Pessoa, mas mesmo que não fosse por isso, o lugar em si já valeria a visita, pois ele é um pequeno retrato da vida portuguesa do início do século XX.

Inclusive, não tem como ele passar despercebido, já que há uma estátua de Fernando Pessoa (seu ilustre frequentador!) sentadinho bem à frente da entrada.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Café A Brasileira e estátua de Fernando Pessoa

 

Outro ponto turístico bastante popular é a Livraria Bertrand, considerada a mais antiga do mundo ainda em funcionamento, segundo o Guinness Book.

E, honestamente, este bairro é tão rico e cheio de coisas para se descobrir que mereceria um post exclusivo para englobar tudo o que ele tem a oferecer!

 

À noite: que tal um jantar no Cais do Sodré?

 

Muito bem, se você ainda tiver energia o suficiente para explorar uma outra vizinhança, uma boa pedida é um jantar no Time Out Market, o eclético e moderno food hall que reúne grandes chefs e estabelecimentos da capital portuguesa.

Inaugurado em 2014, ele oferece mais de 30 opções de restaurantes e quiosques para todos os gostos e bolsos.

E o mais interessante disso tudo é que, apesar dos toques de modernidade, ele funciona no tradicional Mercado da Ribeira, uma construção do final do século 19.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Mercado da Ribeira

 

Então, além de uma mistura de sabores, temos um encontro do passado com o que há de mais atual em termos de Gastronomia e vida cultural lisboeta! Um verdadeiro deleite para todos os sentidos!

E o mais importante de tudo: apesar de o Time Out Market estar localizado no bairro Cais do Sodré, ele não fica muito longe do bairro do Chiado.

Se você for do tipo andarilho (como eu!), provavelmente vai precisar de uns 10-15 minutos para caminhar do Chiado até lá.

Mas, se o cansaço bater, não se preocupe! É possível chegar até lá de metrô (a estação Cais do Sodré fica em frente!).

Você pode, ainda, pegar um carro de aplicativo. Uber, Bolt e Cabify são amplamente usados em Lisboa.

E se preferir um estilo mais charmoso e alternativo, dá até pra ir de tuk-tuk. Eles são muito populares em Lisboa!

 

 

Minha opinião sincera e pessoal sobre o Time-Out: apesar de ser um ponto turístico de Lisboa, ele acaba sendo uma opção excelente para desfrutar de uma boa gastronomia a preços justos.

Como a concorrência é grande, os preços aplicados são bem razoáveis. Eu já estive lá inúmeras vezes e sempre aprovei a qualidade dos produtos e serviços.

 

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Dia 2: Alfama e Castelo

 

Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa, é uma fascinante mistura de História, cultura, arquitetura e gastronomia.

Dominado pelo Castelo de São Jorge, tem ainda muitos outros pontos de destaque para você visitar! Aproveite o segundo dia em Lisboa para descobrir todos os atrativos que ele pode lhe oferecer!

 

 

Pela manhã: visite o Castelo de São Jorge e a Sé de Lisboa

 

Comece cedo o seu dia explorando o Castelo de São Jorge, a incrível fortificação construída pelos mouros no século XI.

Ele está localizado na freguesia de Santa Maria Maior, também chamada de Castelo, uma das áreas mais antigas da cidade e parte do bairro da Alfama.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Castelo de São Jorge

 

Como esta é uma atração bem concorrida e que costuma lotar, quanto mais cedo você chegar, mais tranquilidade terá para desfrutar.

Após visitar o castelo, aproveite para visitar a Catedral de Santa Maria Maior, também conhecida como Sé de Lisboa.

Esta linda igreja, construída por volta de 1150, é um dos monumentos mais antigos da capital portuguesa.

 

À tarde: explore o bairro da Alfama e encante-se com seus miradouros

 

Com as duas principais atrações visitadas pela manhã, aproveite o período da tarde para se perder pelas pelas vizinhanças e descobrir os encantos deste bairro labiríntico e cheio de ruelas pitorescas!

 

 

Além disso, visite os miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia. De ambos, você terá vistas espetaculares de Lisboa e do rio Tejo e fará fotos incríveis!

Se você gosta de museus, uma boa pedida é visitar o Museu do Fado, que conta a história da música mais tradicional de Portugal e que (dizem) nasceu em Lisboa.

 

 

À noite: confira a música mais tradicional de Lisboa

 

Nenhuma visita a Lisboa estará completa sem que você assista a uma apresentação de fado! E, obviamente, que um dos melhores cenários para isso será o autêntico bairro da Alfama.

Lisboa é famosa pelas suas casas de Fado, e a “melhor” entre elas vai depender das suas preferências pessoais.

Assim, você pode escolher de acordo com o ambiente, a autenticidade e até o formato da apresentação que for mais conveniente para você.

Há, por exemplo, muitas opções de estabelecimentos que oferecem o show de fado combinado com um jantar.

Dentre eles, o conceituado Mesa dos Frades, situado na antiga capela do Palácio D. Rosa e a Associação do Fado Casto, construído no local do antigo Teatro Romano, na encosta do Castelo.

Entretanto, há também opções em outros bairros, como o Lisboa em Fado no Chiado. E, ainda, opção sem jantar (mais em conta!).

De modo que qualquer que seja seu orçamento, preferência ou disponibilidade de tempo, com certeza, vai dar pra incluir um espetáculo de fado na sua extensa programação lisboeta!

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Dia 3: Belém

 

O bairro de Belém oferece uma rica mistura de História, cultura e sabores tradicionais, sendo um destino imperdível em Lisboa.

 

Pela manhã: visite o Mosteiro dos Jerónimos e delicie-se com os pastéis de Belém

 

O bairro de Belém é afastado do centro de Lisboa, mas reúne várias das grandes atrações da capital portuguesa e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Para aproveitar bem o seu dia, comece pelo Mosteiro dos Jerónimos, uma linda obra-prima construída no final do século XV e que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos

 

Como ele é uma atração extremamente popular entre os turistas, chegar cedo pode ajudar você a evitar as multidões.

Você pode, ainda, já chegar com o seu ingresso do Mosteiro dos Jerônimos em mãos, facilitando ainda mais a sua visita!

Quando você terminar a visita ao mosteiro, vá conferir os mais famosos pastéis de nata de Portugal: os icônicos Pastéis de Belém.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Pastéis de Belém

 

À tarde: visite o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém

 

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em forma de caravela gigantesco, com 56 metros de altura, e uma das imagens mais marcantes de Lisboa.

É provável que você apenas o conheça externamente, a caminho da Torre de Belém.

Entretanto, se você tiver tempo e interesse, saiba que é possível conhecer seu interior.

Inclusive, subir ao topo, para uma visão panorâmica de parte do bairro e de seus ilustres vizinhos: a torre e o mosteiro.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Padrão dos Descobrimentos

 

Imponente e majestosa, a fortificação localizada às margens do Tejo é, sem dúvida, a cereja do bolo da visita ao bairro de Belém!

Não é à toa que a Torre de Belém, juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos, foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983 e eleita uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: Torre de Belém

 

Óbvio que com toda essa pompa e circunstância, ela vive lotada! Mas a visita vale muito a pena e você pode comprar antecipadamente o seu ingresso através do link de afiliado do Turista FullTime.

 

À noite: que tal conhecer o lado moderno do bairro de Belém?

 

Depois de passar a manhã e a tarde olhando para o passado, um bom contraste é terminar as incursões pelo bairro de Belém visitando o que há de mais moderno e inovador.

O MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) é um espaço bem interessante para fazer este contraponto.

Além de várias exposições temporárias e permanentes, este edifício cosmopolita e sofisticado oferece oficinas, visitas guiadas e um agradável café com uma vista deslumbrante para o rio Tejo.

 

Como se locomover em Lisboa?

 

Lisboa é uma cidade relativamente grande para os padrões europeus, se considerarmos que ela ocupa uma área de 100 quilômetros quadrados,

E, apesar de as regiões mais turísticas estarem relativamente próximas, você vai precisar de algum recurso para facilitar o seu deslocamento e ganhar tempo em um roteiro de 3 dias.

Entretanto, Lisboa possui um excelente sistema de transporte público, com várias opções que vão tornar a sua locomoção pela cidade muito fácil e conveniente.

 

Transporte público em Lisboa

 

A malha metroviária de Lisboa é bem ampla e cobre grande parte da cidade. São ao todo quatro linhas: Azul, Amarela, Verde e Vermelha.

Lisboa também conta com muitos bondes, os icônicos e fotogênicos “Elétricos” amarelinhos que você vê espalhados pelos bairros históricos e residenciais.

A linha 28, por exemplo, é a que percorre os bairros da Baixa e do Chiado, duas das áreas mais turísticas da cidade.

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa: elétrico

 

Há, ainda, os elevadores e funiculares, que facilitam muito a locomoção em uma cidade cheia de ladeiras e bairros na parte alta.

Finalmente, Lisboa é uma cidade extremamente bem servida de trens (os famosos “Comboios”), que permitem o deslocamento para outras cidades de Portugal e até para outros países da Europa.

Uma boa maneira de planejar os seus deslocamentos em Lisboa é usar os sites das companhias locais Carris (para ônibus, bondes e elétricos) e CP Comboios de Portugal (para viagens de trem).

 

 

E uma boa forma para economizar em transporte é adquirir o Lisboa Card, pois com ele você poderá usar metrô, ônibus, elevadores e bondes de forma ilimitada. Este cartão dá direito, também, a pegar os trens para Sintra e Cascais.

Além disso, você poderá visitar gratuitamente 35 atrações, incluindo a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

Confira todos os benefícios do Lisboa Card e compre antecipadamente com o Turista FullTime.

 

Táxis e aplicativos de transporte

 

Táxis são abundantes e relativamente baratos em Lisboa.

Serviços de transporte como Uber, Bolt e Free Now também estão amplamente disponíveis e são uma opção bastante conveniente.

 

Bicicletas e patinetes elétricos

 

Lisboa está se tornando cada vez mais amigável para ciclistas, com várias ciclovias e empresas de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos. Entre elas, a Gira, a Lime, e a Bird.

Você sabia que é possível alugar uma bicicleta elétrica em Lisboa através do Turista FullTime, pagar com o seu cartão de crédito brasiliero em Reais e não precisar gastar com IOF? Então, aproveite para chegar em Lisboa motorizado!

 

Ônibus panorâmico no estilo hop-on/hop-off

 

Você também pode explorar a capital portuguesa com conforto, segurança e no seu próprio ritmo embarcando em um ônibus aberto de dois andares.

Como em muitas cidades turísticas do mundo, Lisboa também conta com o prático sistema de hop-on/hop-off que será perfeito para o seu enxuto roteiro de 3 dias.

Como esse ônibus operam rotas turísticas cujas paradas são sempre em frente a alguma atração, fica muito conveniente realizar a visita e depois embarcar novamente rumo ao próximo ponto turístico.

Além disso, durante o trajeto você pode ouvir comentários em áudio por meio de fones de ouvido, o que torna a experiência ainda mais completa.

Como são três rotas distintas e mais de 40 paradas, é mais vantajoso se você adquirir o ingresso de 48 horas. Mas, existe também a possibilidade de comprar apenas para 24 horas.

De qualquer forma, é uma ótima maneira de conhecer vários pontos da cidade apenas relaxando e curtindo a paisagem!

 

 

Vale a pena alugar um carro para um Roteiro de 3 dias em Lisboa?

 

A primeira vez que eu estive em Lisboa, eu optei por alugar um carro pois iria fazer um Roteiro de 10 dias, combinando Lisboa e Algarve.

Além disso, eu estava viajando com a minha família. Então, foi a opção mais confortável e econômica para os grandes deslocamentos.

Entretanto, em Lisboa, optamos por deixar o carro no estacionamento do hotel e pegar o metrô, pois sabíamos que encontrar um lugar para estacionar seria difícil.

E, parece piada, mas há “flanelinhas” em Lisboa! E, muitas vezes, eles são brasileiros.

Na segunda vez que estive em Lisboa, estávamos só meu marido e eu. Nem cogitamos a ideia de alugar um carro. Passamos 8 dias na cidade e só usamos transporte público. Foi a melhor escolha possível!

Agora, se você faz questão de dirigir, saiba que a RentCars é uma excelente opção para comparar preços e escolher o carro que mais combina com você. Faça a sua cotação!

 

 

Lisboa a pé vale a pena?

 

Eu sou adepta das caminhadas. Se você me acompanha há algum tempo, sabe que já fiz até parte do Caminho de Santiago! Então, andar pra cima e pra baixo, não é um grande perrengue pra mim.

Além disso, muitas das atrações principais de Lisboa estão a uma curta distância umas das outras, especialmente as das áreas centrais.

Sem dúvida, também, que caminhar é uma ótima maneira de explorar a cidade e descobrir seus charmosos becos e miradouros.

Contudo, é bom estar com bom condicionamento físico, pois as ladeiras vão exigir bastante das suas canelas!

Agora, se você for fã de passeios a pé, eu sugiro que você participe de um Walking Tour, pois é uma forma incrível de conhecer a cidade com alguém que entende do assunto!

Há muitos tour guiados gratuitos em Lisboa, entre eles:

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa – passeios de bate e volta

 

A partir de Lisboa, há várias opções de passeios de bate e volta que podem ser feitos por conta própria ou ainda participando de um tour guiado.

Então, se você tiver mais tempo na cidade, ou puder esticar a sua viagem e percorrer esses outros destinos, com certeza, terá experiências diversas e inesquecíveis.

Se você gosta de palácios e castelos, por exemplo, Sintra é um destino bem próximo de Lisboa e, simplesmente, imperdível! Eu conto tudo sobre a experiência em outro post aqui do blog.

 

Já se você prefere curtir belas praias, com um centro histórico charmoso e convidativo, Cascais é o destino certo para você.

Chegar até lá usando transporte público é muito fácil. Confira o passo a passo em outro post aqui do blog. Você pode, inclusive, combinar com Estoril, famosa pelo seu cassino e belas praias.

 

 

Outros destinos também são bem populares para passeios de bate e volta, mas já não ficam tão pertinho assim. De qualquer forma, é totalmente viável visitá-los a partir de Lisboa.

Ericeira atrai os surfistas, com suas ondas mundialmente conhecidas.

Óbidos, uma vila medieval, encanta com suas ruas estreitas e seu castelo medieval.

Fátima é um importante destino religioso.

Setúbal, com o Parque Natural da Arrábida, é ideal se você curte natureza e praias.

Cada um desses destinos vai proporcionar a você uma experiência única, enriquecendo a sua visita a Lisboa.

 

Distâncias de Lisboa até cada um desses destinos

 

  • Estoril – cerca de 25 km (aproximadamente 30 minutos de carro)
  • Cascais – cerca de 30 km (aproximadamente 40 minutos de carro)
  • Sintra – cerca de 30 km (aproximadamente 40 minutos de carro)
  • Ericeira – cerca de 50 km (aproximadamente 45 minutos de carro)
  • Setúbal – cerca de 50 km (aproximadamente 45 minutos de carro)
  • Óbidos – cerca de 85 km (aproximadamente 1 hora de carro)
  • Fátima – cerca de 130 km (aproximadamente 1 hora e 30 minutos de carro)

Importante ressaltar que essas distâncias e tempo de viagem são aproximados e podem variar de acordo com o tráfego, as condições da estrada e o seu local de partida em Lisboa.

 

Seguro Viagem para sua viagem à Europa

 

O Seguro Viagem é um item obrigatório para todos os brasileiros que viajam a turismo para a Europa e eu tenho um outro post aqui no blog com todos os detalhes, se você quiser se aprofundar neste assunto.

Ele poderá ser requisitado durante o seu processo de imigração em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo que prevê a livre circulação de pessoas entre os países participantes.

Como o seguro viagem é um dos documentos necessários para a liberação na imigração, é importante que você leve sua apólice de Seguro Viagem (ainda que digital) com você.

Eu sempre prefiro imprimir a minha, pois em caso de precisar acionar a seguradora, fica ainda mais fácil ter os dados â mão.

O seguro viagem não é obrigatório para brasileiros que também possuem um passaporte europeu. Entretanto, ele é altamente recomendável, pois garante tranquilidade e segurança durante toda a sua viagem.

Ele não só é fundamental em casos de acidentes ou problemas de saúde, como é um aliado na resolução de outros imprevistos de viagem, como atrasos e cancelamentos de voos ou perda de bagagem.

Existem inúmeras comparadoras de seguro viagem no mercado. O Turista FullTime trabalha há anos com a Real Seguro Viagem, uma gigante do mercado de turismo.

Ela é uma empresa com muita experiência e credibilidade e que oferece excelentes opções de preços e coberturas. Com certeza, uma delas atenderá às suas necessidades de viajante.

Aproveite e faça uma cotação!

 

Seguro Viagem Geral 1

 

Planeje sua viagem com o Turista FullTime

 

E se você gostou deste Roteiro de 3 dias em Lisboa ou está planejando qualquer outro destino em Portugal, saiba que eu terei o maior prazer em participar da montagem do seu itinerário e ajudar você no planejamento de sua viagem.

Para isto, basta entrar em contato comigo usando o formulário fornecido ao final deste post. Através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar a sua Viagem dos Sonhos.

Saiba que eu não medirei esforços para que você viva uma experiência inesquecível em suas férias na Europa!

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Portugal

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *