Roteiro completo de 1 dia em Montmartre, com todas as dicas passo a passo para curtir o bairro que já teve moradores ilustres como Van Gogh, Monet e Picasso e que abriga a bela Basílica Sacré-Couer e o famoso Cabaré Moulin Rouge.

É bem verdade que quando se fala em Montmartre, duas visões completamente opostas povoam o imaginário de quem nunca esteve por lá.

A primeira, uma imagem predominantemente diurna, é a da majestosa basílica construída no ponto mais alto de Paris .

A segunda, mais boêmia e vibrante, é a dos cabarés e casas noturnas. E sua estrela maior é, sem dúvida, o Moulin Rouge.

Mas, o bairro de Montmartre, cuja popularidade é fruto tanto do seu caráter bucólico durante o dia, quanto de sua agitação noturna, encanta também por seus charmosos cafés, suas ruelas arborizadas, seus artistas de ruas e pela vista incrível da bela Paris.

 

 

Roteiro de 1 dia em Montmartre

 

Bem, se você está esperando um Roteiro de 1 dia em Montmartre, daqueles totalmente engessados e com todos os pontos marcados num mapinha, este post não é para você.

Digo isso, porque o mais legal de explorar um bairro como Montmartre é justamente se perder pelas ruelas para achar preciosidades que, às vezes, nem os próprios moradores do bairro sabem que existem!

Isto não quer dizer que eu vou deixar as dicas de lado. Apenas que vou dar espaço para você montar o seu próprio itinerário, de acordo com o que achar mais relevante.

Afinal, o bairro não é gigantesco. E, de dia, você vai poder andar tranquilamente por lá.

O que eu vou fazer é compartilhar com você o arranjo que deu certo para mim. Se você achar que faz sentido, pode seguir os mesmos passos.

Do contrário, tem todas as informações necessárias para fazer as suas adaptações. Então, curtir o bairro no seu ritmo e de acordo com o seu gosto e o seu estilo. Mas já vou lhe adiantar: você vai se apaixonar por Montmartre!

 

Roteiro de 1 dia em Montmartre com free walking tour

 

Free Walking Tour por Montmartre

 

Eu sou muito fã de walking tours e, sempre que viajo, procuro participar deste tipo de atividade.

Primeiro, porque é uma forma de conhecer o lugar, acompanhada de uma pessoa que mora lá e que vai me contar fatos que eu não descobriria sozinha em tempo real.

Segundo, porque é uma atividade de baixo custo. E sempre estou buscando formas de economizar, especialmente, em viagens internacionais!

Assim, quando descobri que havia um Free Walking Tour por Montmartre tratei logo de fazer uma reserva.

 

 

De fato, foi uma experiência bem enriquecedora e que me poupou bastante tempo, também.

Não tenho dúvidas de que eu teria demorado muito para encontrar todos os pontos de destaque do itinerário por minha conta. Isso se tivesse sabido de todos eles!

Então, valeu muito a pena, pois em cerca de três horas, percorri vários lugares emblemáticos do bairro com a contextualização histórica e cultural de cada um.

Depois, por minha conta e no meu ritmo, fui explorar com mais calma aquilo que mais me interessou.

Para efeitos de organização deste post, incluirei os atrativos de Montmartre na sequência em que eles foram vistos durante o Free Walking Tour.

 

Moulin Rouge

 

O bom de um tour em um bairro como Montmartre, é que o guia pode lhe surpreender logo de cara, pois há matéria de sobra para um grand finale!

Vamos combinar que não é em qualquer lugar que um trajeto pode começar na frente de um Moulin Rouge e não perder a graça na última parada!

Mas o fato é que é ali que se encontra a saída da estação de metrô Blanche (linha 2), ponto de encontro para o início do Free Walking Tour por Montmartre.

Ali o guia dá a primeira contextualização histórica e cultural sobre o bairro e segue pela Rue Lepic, onde haverá a primeira parada em uma atração que ficou tão popular que já virou, inclusive, parte de outro tour.

 

Roteiro de 1 dia em Montmartre com parada no Moulin Rouge

 

Café des Deux Moulins

 

Talvez você não tenha ouvido falar do Café des Deux Moulins, mas conheça o Café da Amélie Poulain.

Afinal, o estabelecimento só ganhou fama por conta de ter sido o set de filmagem do filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001).

O nome do café (que na verdade, é mais um restaurante) nem tem a ver com o filme, que tanta popularidade deu ao lugar.

O nome “des deux moulins” vem do fato de que ele ficava no meio do caminho entre os dois moinhos do bairro. Falarei mais sobre isso adiante!

Bem, mas o que posso dizer é que o Café des Deux Moulins atrai muito mais pela fama do filme do que pela excelência de seu cardápio e atendimento.

Contudo, acho que é, sim, um must-see se você é fã do filme. Afinal, você pode tomar apenas uma xícara de café, tirar umas fotos e seguir seu roteiro por Montmartre.

 

Église Saint-Jean de Montmartre

 

A paróquia de Saint-Jean de Montmartre é um belo exemplo de construção em tijolo e cerâmica com estilo art nouveau.

É uma construção recente, finalizada em 1904, mas interessante de visitar. Principalmente porque ela é mais antiga no bairro do que a Sacré-Couer (que só foi finalizada em 1914).

Além disso, a Saint-Jean de Montmartre fica bem em frente à praça Jehan Rictus, que dá acesso ao pequeno jardim onde fica o famoso muro “Je t’aime”.

 

Roteiro de 1 dia em Montmartre com visita à igreja de Saint-Jean de Montmartre

 

Le mur des je t’aime

 

Le mur des je t’aime é um grande painel de quarenta metros quadrados composto por 612 azulejos contendo a frase “eu te amo” em 250 idiomas.

Mesmo que você não esteja participando do tour guiado, chegar ali é muito simples. A entrada do jardim fica bem em frente à saída do metrô Abbesses (linha 12).

 

 

Place Émile Goudeau

 

O número 13 da singela praça Place Émile Goudeau, localizada na rue Ravignan, pode parecer um lugar como outro qualquer. E, muito provavelmente, eu passaria por ele sem prestar a menor atenção.

Mas, ali funcionou o Bateau Lavoir, um lugar que serviu não só de residência,  mas de estúdio, para muitos artistas da época da Belle Époque. Entre eles, Pablo Picasso, que morou ali de 1904 a 1907.

 

Roteiro de 1 dia em Montmartre com parada em Le Bateau Lavoir

 

Place Dalida

 

A praça Dalida é outro exemplo de lugar tranquilo e bucólico no bairro de Montmartre. Ali encontra-se um busto em homenagem à cantora e atriz, que alcançou fama internacional a partir da década de 1950.

Dalida teve uma vida marcada por grandes sucessos e várias tragédias pessoais. Ela residiu muitos anos em Montmartre e está enterrada no cemitério do bairro, sendo o seu túmulo um dos mais bonitos do lugar.

 

Vinhedo de Montmartre

 

Talvez esta informação seja novidade para você, mas existem dez vinhedos na cidade de Paris, sendo que o maior, mais famoso e antigo deles está localizado no bairro de Montmartre.

Apesar de seus vinhos não serem considerados de excelência pelos especialistas, as cerca de mil garrafas produzidas anualmente pelo Clos de Montmartre são disputadíssimas. Isto porque a renda da venda da safra vai toda para causas sociais.

Além disso, o próprio vinhedo em si é um símbolo de resistência, pois a área que ele ocupa (cerca de 1550 metros quadrados) impede que aquela área esteja exposta à especulação imobiliária.

O vinhedo está aberto à visitação mediante agendamento no site oficial.

Você pode, também, complementar a sua experiência participando de um tour guiado com oito paradas para degustar queijos e vinhos franceses no bairro de Montmartre.

 

 

Basilique du Sacré-Couer

 

A Basílica do Coração Sagrado é o “crème de la crème” de um Roteiro de 1 dia em Montmartre.

Se o seu tour começou maravilhosamente bem na frente do Moulin Rouge, é no alto da colina onde a basílica impera majestosa que ele vai terminar esplendorosamente!

Ali o guia vai se despedir de você, mas a magia do bairro pode continuar por horas a fio.

Aproveite que está ali para admirar, do ponto mais alto da cidade, alguns ícones de Paris.

 

 

Depois que você se fartar da vista e da fachada estonteante, é hora de conhecer o interior da basílica.

Para isso, basta entrar na fila. Não precisa pagar ingresso, como é comum em outras igrejas famosas pelo mundo.

Se você quiser uma experiência mais completa, é possível fazer uma visita guiada ao interior da basílica ou mesmo subir até o domo. Entretanto, as duas atividades têm custo.

 

LEIA TAMBÉM: DICAS DE HOSPEDAGEM EM PARIS

 

Roteiro de 1 dia em Montmartre com visita à Basílica du Sacré-couer

 

Como chegar a  Montmartre?

 

Você tem vários pontos de partida para começar o seu Roteiro de 1 dia em Montmartre.

Tudo vai depender do que você quer ver primeiro. Ou, ainda, de onde você está chegando.

Isto porque para acessar o bairro de Montmartre você pode optar por quatro estações de metrô.

As estações Anvers e Blanche fazem parte da Linha 2. Enquanto que as estações Abbesses e Lamark-Caulaincourt pertencem à linha 12.

 

Estação Anvers (linha 2)

 

Se você quiser ir direto para a Sacré-Couer, a melhor opção é descer na estação Anvers e de lá seguir pela rue Steinkerque até a basílica. São apenas 500 metros de caminhada.

 

Estação Blanche (linha 2)

 

A estação Blanche é a melhor opção se você quiser começar o seu Roteiro em Montmartre a partir do Moulin Rouge.

Eu, particularmente, gosto deste ponto de partida, pois acho que o percurso vai ficando mais interessante ao longo do caminho e culmina com a visita ao ponto mais alto do bairro (literalmente).

 

Estação Abbesses (linha 12)

 

Desça nesta estação se você já quiser ir direto ao Muro dos Eu te amo. Ou, ainda, para apreciar a arquitetura, toda em art nouveau desta que é uma das estações mais bonitas de Paris.

 

Estação Lamark-Caulaincourt (linha 12)

 

Na minha opinião, a menos interessante das quatro estações do bairro, mas pode ser uma opção pois você já sai próximo à praça Dalida e dali fica fácil chegar ao Museu de Montmartre, caso você queira visitá-lo.

 

É perigoso andar por Montmartre?

 

Algumas pessoas comentam que andar por Montmartre pode ser perigoso, que ele não é um bairro muito familiar e coisas do gênero.

De fato, eu sugiro cautela se você resolver andar pelas ruas mais remotas do bairro à noite.

Além disso, a presença de casas noturnas e sex shops no Boulevard de Clichy, pode causar uma certa insegurança.

Entretanto, a vida noturna é bem movimentada nesta avenida e eu já me hospedei duas vezes no bairro sem me sentir intimidada a qualquer hora do dia ou da noite.

Agora, é preciso salientar que nas proximidades da basílica de Sacré-Coeur existem muitas pessoas tentando aplicar aqueles golpes característicos das grandes cidades europeias.

Um dos mais populares é alguém vir pedir para você assinar uma petição a favor de alguma causa ambiental e, se você assina, a pessoa lhe persegue querendo que você “doe” alguma quantia.

Outro golpe muito comum, especialmente na Place du Tertre (onde ficam os artistas e pintores de Montmartre) é alguém começar a fazer uma caricatura sua e depois lhe cobrar, insistindo que você autorizou o trabalho.

Mas, estas situações podem acontecer em outros bairros de Paris ou de qualquer cidade turística da Europa. Bom senso e cautela a gente tem que levar na mala para qualquer destino.

 

 

Vale a pena fazer o Roteiro de 1 dia em Montmartre?

 

Eu não tenho a menor dúvida de que uma viagem à capital francesa só é completa se você conhecer Montmartre.

Como eu já comentei em outros posts aqui do blog, eu adoro Paris!

Já estive lá várias vezes e sempre procuro visitar o bairro, pois acho que ele tem a atmosfera de uma Paris de algumas décadas atrás.

Então, mesmo que você não tenha tempo para fazer o roteiro de 1 dia inteiro em Montmartre, tente reservar uma manhã ou tarde para incluí-lo no seu planejamento de viagem.

Você terá a chance de conhecer uma Paris diferente, muito mais bucólica, romântica e de um ritmo menos frenético, quando comparada à Paris dos monumentos e museus conhecidos mundialmente.

E se você mora ou já visitou o Rio de Janeiro , permita-me uma comparação.

Montmartre é a versão carioca do bairro de Santa Teresa, cheio de charme e de histórias e que também faz você sentir que voltou no tempo.

Ambos, puro charme e que lançam um novo olhar sobre duas metrópoles pulsantes.

 

LEIA TAMBÉM: VIAGEM DE CARRO DE AMSTERDÃ A PARIS

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *