(atualizado em 11-09-2019)
O Reino do Chocolate da Caracol, em Gramado, é muito mais do que um lindo espaço temático! Ele reúne num só ambiente: uma mini-fábrica de chocolate, um museu, uma cafeteria, uma loja e um parquinho. Certamente, é parada obrigatória a todos que amam chocolate e diversão!
O Reino do Chocolate bem que poderia ser o nome de Gramado, se vivêssemos em um conto de fadas!
Afinal, a cidade, juntamente com sua vizinha Canela, tem cheiro de chocolate!
Entretanto, apesar de a cidade não possuir este nome, certamente merece o título!
E, graças à iniciativa de uma das mais conceituadas chocolaterias da região, é possível fazer uma visita a um encantador Reino do Chocolate!
Gramado e o chocolate
Quando pensei em planejar uma escapada da rotina durante o feriado de Páscoa, não tive a menor dúvida quanto ao roteiro.
Gramado, Canela e arredores foram a escolha perfeita! Afinal de contas, encontrar friozinho, chocolate, boa gastronomia e vinho e um só lugar é a combinação ideal para um fim de semana prolongado.
Aliás, Gramado possui uma gama enorme de opções quando o assunto é chocolate! Entre elas, as já tradicionais chocolaterias, que incluem as conceituadas marcas Caracol, Prawer, Lugano e Florybal.
Contudo, há muitas opções de chocolaterias menores, cujos produtos podem ser encontrados em várias lojinhas espalhadas pela cidade.
Reino do Chocolate: parada obrigatória em Gramado
Cheguei a Gramado na quinta-feira à tarde e minha primeira visita a uma atração turística foi o encantador espaço temático da chocolateria Caracol: o Reino do Chocolate.
O espaço, inaugurado no ano de 2008, conta de maneira lúdica a História do chocolate pelo mundo.
Desde a incrível fachada, o lugar é um convite à brincadeira e ao deslumbramento. Os gigantes soldados quebra-nozes, bem na entrada, estão lá para proteger o rei e a rainha do Reino do Chocolate.
O problema é que eles são tão fofos que eu prefiro pensar que eles estão lá para nos dar as boas-vindas. Definitivamente, com aquela carinha alegre, eles não intimidam ninguém…
E além dos soldados quebra-nozes, logo na chegada, somos recepcionados por um príncipe, uma princesa…
E até por uma Boba da Corte fofíssima: a Trufona!
Reino do Chocolate: o que esperar da visita?
Claro que espaços cuja temática é o chocolate não faltam em Gramado e Canela. De maneira que a visita ao Reino do chocolate é mais recomendada para quem está com crianças.
Entretanto, muitos adultos também podem gostar da experiência. Isso porque a proposta do Reino do Chocolate é uma combinação de aula interativa, museu, cafeteria e uma loja com grande variedade de chocolates.
Assim que você entra no Reino do Chocolate, passa por uma galeria que possui um vidro que lhe permite acompanhar a confecção de alguns tipos de chocolate.
É uma pequena amostra do que pode ser feito, além de ser uma passadinha bem rápida.
De qualquer forma, não é muito diferente de outros tours semelhantes oferecidos por outras chocolaterias.
Principalmente porque a produção de chocolate é algo sério e que exige normas rígidas de higiene e segurança.
Faça um chocolate para chamar de seu
Esta atividade tem um custo extra. Não está incluída no ingresso para conhecer o espaço temático.
O visitante escolhe uma das inúmeras formas que existem à disposição: dinossauros, apetrechos de beleza, formato de pirulito, formato de barra… haja indecisão!
Escolhida a forminha, vamos ao recheio! Ele deve ser colocado primeiro, para depois receber o chocolate derretido por cima.
Novamente, uma vontade enorme de fazer uma lambança! Mas é preciso ir com calma, tem que sobrar espaço para o chocolate!
A última etapa, é escolher entre os chocolate branco ou preto e preencher a forminha (com a ajuda da instrutora).
Difícil é resistir à tentação de atacar a torneirinha!
Por fim, é deixar o produto final secando por 30 minutos.
Lógico, que você pode fazer algo divertido enquanto isso! Aproveite para começar o seu tour que conta a História do chocolate pelo mundo. Não se preocupe: a Fernanda toma conta dele pra você!
O Tour pela História do Chocolate
Durante o tour, você passará por várias instalações, sendo todas elas interativas.
Primeiramente, você receberá as boas-vindas de um cacaueiro que fala. Muito fofinho e iluminado!
Depois, você vai conhecer o momento em que o imperador Montezuma presenteou o navegador espanhol Hernán Cortez com uma taça de Tchocoatl e uma plantação de cacau.
Você vai se encantar com a corte espanhola desfrutando da deliciosa iguaria…
E, por último, vai poder conferir um pequeno museu, cujas peças foram todas esculpidas em chocolate.
Assim como a sua maior atração: um Coelho de Páscoa gigante confeccionado com nada mais nada menos do que 250 quilos de chocolate.
Resista à tentação de dar uma mordida nele: o chocolate usado não é próprio para o consumo.
Outros atrativos do Reino do Chocolate Caracol
Aproveite a visita para desfrutar de inúmeras guloseimas elaboradas, inclusive, com chocolate.
O espaço temático da Chocolateria Caracol conta com uma charmosa cafeteria, que além dos deliciosos produtos, oferece uma linda vista para o Vale do Quilombo.
A decoração é tão fofíssima que você pode até escolher se sentar em uma xícara!
Eu, para manter a tradição que mantenho há muitos anos, fui direto no chocolate quente cremoso.
Aquele tipo inimigo das dietas perigosamente delicioso que já provei em Milão, Florença , Bordeaux, entre tantos outros destinos mágicos.
Neste mesmo ambiente, a criançada se diverte em um colorido playground. E por fim, há também um lindo cenário onde você pode tirar uma foto para levar de lembrança para casa.
Eu me senti a própria Ana da Áustria. A jovem rainha era tão louca por chocolate, que ficou conhecida como a Rainha Gulosa.
Bem, eu não sou tão jovem quanto a esposa do rei Luís XIII da França, mas acho que em termos de gulodice, estamos empatadas!
A loja de chocolates
Pois bem, terminada a sessão lambança degustação no Reino do chocolate, hora de escolher o que você vai levar pra casa.
Momento difícil, pois há uma enorme variedade de formas, sabores, tamanhos e preços.
De qualquer forma, é impossível sair do Reino do Chocolate sem levar uma sacolinha a tiracolo! Mais complicado ainda, é conseguir chegar ao destino com o pacote intacto.
É possível conhecer o Reino do Chocolate sem pagar ingresso?
Caso você não queira pagar para conhecer a parte interativa do Reino do Chocolate, pode optar apenas por conhecer a loja e a cafeteria. Os dois espaços são encantadores.
Além disso, eu duvido que você resista a entrar, depois de tirar mil selfies e fotos em uma das fachadas mais belas da região!
Reino do Chocolate: informações práticas para visitar
Endereço: Av. das Hortênsias, 5382∕ Estrada Gramado-Canela
Horário de Funcionamento:
- Domingo à sexta de 8:30 às 19:00
- Sábados e feriados: 8:30 às 20:00
Tarifas:
- Adultos – R$ 22,00 (valores de agosto de 2019)
- Crianças até 4 anos – grátis
- Crianças de 5 a 12 anos, estudantes* e idosos acima de 60 anos** pagam meia-entrada.
- Passageiros do Bustour – 10% de desconto na compra do ingresso para o Reino do Chocolate ***
*Mediante a apresentação da carteira de estudante.
**Mediante apresentação de documento com foto.
***Mediante a apresentação do comprovante do ônibus.
Faça seu Chocolate: R$ 20,00 (valores de agosto de 2019).
Agradecimentos
Eu e meu marido passamos momentos muito agradáveis no Reino do Chocolate, graças à gentileza e à credibilidade da chocolateria Caracol, nossa parceira nesta viagem.
Então, o nosso muitíssimo obrigado vai para toda a equipe, que nos atendeu com todo o carinho. Especialmente, à querida “princesa” Vanessa Hohenturff, que foi nossa alegre anfitriã durante a visita ao encantador Reino do Chocolate.
Importante ressaltar que todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma viajante experiente, acostumada a visitar diversas atrações e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.
Assim, ciente do meu compromisso como blogueira e da minha experiência como viajante frequente, sinto-me totalmente confortável em incluir o Reino do Chocolate na lista de atrações imperdíveis de Gramado.
Um alegre retorno ao Reino do Chocolate
Eu já citei algumas vezes aqui no blog que tenho loucura pela Serra Gaúcha, um destino que eu sempre quero visitar. Assim, não é de se estranhar que eu tenha retornado à região, recentemente, na companhia de cinco amigas blogueiras.
Através do projeto Mulheres Mundo Afora, cujo objetivo é reunir mulheres de diferentes faixas etárias e estilos de vida para visitar um destino, estivemos na Serra Gaúcha.
O projeto contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Canela, do nosso parceiro comercial Passagens Promo e de empresários da região.
Novamente, quero deixar um abraço apertado à princesa Vanessa e ao Príncipe Guilherme, que receberam a todas nós com o carinho e a gentileza de sempre.
Assim como quero deixar um agradecimento todo especial ao alegre Trufão (Vitor), que tornou a nossa visita ao Reino do Chocolate ainda mais divertida, com sua alegria contagiante.
Outros olhares
Confira, também, as impressões das outras blogueiras que participaram deste destino do Projeto Mulheres Mundo Afora:
- Olívia Souza Cruz – Olívia Garimpando Por Aí
- Julia Sampaio – Fora da Toca
- Denise Barreto – Chicas Lokas na Estrada
- Daniela Cascardo – Viajando com Daniela Cascardo
- Ana Morize – Viagens Bacanas
Referências
- http://www.portalcanela.com.br/comercios/chocolates/caracol-chocolates
Deixe um comentário