O Mercado de Natal em Dordrecht dura apenas um final de semana prolongado. Entretanto, dizem que ele é o maior mercado de Natal da Holanda. Além disso, a cidade que está situada na província de Zuid-Holland, por si só, já merece uma visita.
Mercado de Natal em Dordrecht
O Mercado de Natal em Dordrecht é bem extenso. Ele ocupa algumas ruas, praças e grande parte do Nieuwe Haven (o porto novo).
São ao todo 2.5km de barraquinhas espalhadas pelo centro da cidade. Tem barraquinhas para reunir a galera que quer se proteger do frio e confraternizar…
Para quem curte um glüwein…
E para quem é louco por Stroopwafel!!!
Como chegar a Dordrecht?
Para acessar o centro de Dordrecht, o mais fácil para quem mora longe é ir de trem, pois a estação central fica a menos de 1km do início do evento.
Para efeitos de localização, Dordrecht fica próxima de Roterdã (apenas 20 minutos de trem) e de Delft. Também não é longe de Haia. Levei menos de 40 minutos de trem para chegar até lá.
Para quem quer ir de carro e não quer pagar caro por estacionamento de centro de cidade, há a opção de estacionar em Amstelwijk 1&2, localizado na Laan van Europa e de lá pegar um dos pendelbussen (ônibus aquáticos) até bem próximo do local do evento. Todos os detalhes práticos, você encontra no site oficial.
Atrações do Mercado de Natal em Dordrecht
Bem, fora as barraquinhas com diferentes ofertas de produtos, há os tradicionais comes e bebes de inverno holandês: sopa de ervilha, pannenkoeken (panquecas), poffertjes (panquequinhas doces açucaradas) entre outras coisas.
Vinho quente e comidas internacionais também pipocam aqui e ali. Confesso que esperava um pouquinho mais nesse quesito. Achei pouca variedade de oferta de comidas, no geral.
Os produtos à venda são de todos o tipos: desde artigos feitos artesanalmente até coisas industrializadas que você pode encontrar em qualquer época do ano e em qualquer lugar.
Não achei muito interessante para quem vai em busca de artigos natalinos, pois quase tudo o que vi era industrializado (e, às vezes, até de baixa qualidade). Nesse ponto, o Mercado de Colônia na Alemanha ganhou de longe!
Por outro lado, uma coisa que senti falta no mercado alemão foi a presença de grupos musicais, ou simplesmente, de música natalina sendo tocada em vários pontos do centro da cidade.
No mercado de Natal em Dordrecht, foi justamente o contrário. Há palcos montados nas principais áreas e, mesmo eu tendo ido logo no começo do primeiro dia, já havia muita coisa acontecendo. A programação é bem extensa e pode ser conferida no site oficial.
Quando visitar o Mercado de Natal?
O que visitar além do mercado de Natal?
Além das atrações natalinas, você pode visitar a Grote Kerk, em torno da qual há uma boa oferta de barraquinhas.
Há, também, um lindo presépio com bichinhos (vivos) que fazem a alegria da criançada!
Pode também conferir a Huis van Gijn, uma linda construção do século XVII, que foi passando por transformações e aquisições, até se tornar o museu que hoje podemos visitar.
O lugar é todo encantador! A cozinha, por exemplo, não mudou quase nada desde 1729. Mas não é só isso: a casa inteira é de tirar o fôlego.
Isso sem contar que tem uma coleção de casinhas de bonecas e de objetos de decoração em miniatura de deixar qualquer menina (de qualquer idade) doidinha!
Aliás, o museu é tão interessante que merece um post só pra ele. Se você quiser visitá-lo, em qualquer época, a entrada com Museumkaart é grátis.
Porém, se você quiser aproveitar para visitá-lo durante o fim de semana do mercado de Natal, a entrada é grátis sem restrição.
O museu fica bem no Nieuwe Haven, um dos locais da feira de Natal. Não tem como passar despercebido!
Deixe um comentário