Sem Comentários

O Mercado de Natal em Dordrecht dura apenas um final de semana prolongado. Entretanto, dizem que ele é o maior mercado de Natal da Holanda. Além disso, a cidade que está situada na província de Zuid-Holland, por si só, já merece uma visita.

Mercado de Natal em Dordrecht

O Mercado de Natal em Dordrecht é bem extenso. Ele ocupa algumas ruas, praças e grande parte do Nieuwe Haven (o porto novo).

São ao todo 2.5km de barraquinhas espalhadas pelo centro da cidade. Tem barraquinhas para reunir a galera que quer se proteger do frio e confraternizar…

Com música ao vivo e coberto, um ótimo lugar para sentar e curtir o friozinho…

Para quem curte um glüwein

E para quem é louco por Stroopwafel!!!

Bem, fora as barraquinhas com diferentes ofertas de produtos, há os tradicionais comes e bebes de inverno holandês: sopa de ervilha, pannenkoeken (panquecas), poffertjes (panquequinhas doces açucaradas) entre outras coisas.

Vinho quente e comidas internacionais também pipocam aqui e ali. Confesso que esperava um pouquinho mais nesse quesito. Achei pouca variedade de oferta de comidas, no geral.

Os produtos à venda são de todos o tipos: desde artigos feitos artesanalmente até coisas industrializadas que você pode encontrar em qualquer época do ano e em qualquer lugar.

Não achei muito interessante para quem vai em busca de artigos natalinos, pois quase tudo o que vi era industrializado (e, às vezes, até de baixa qualidade). Nesse ponto, o Mercado de Colônia  na Alemanha ganhou de longe!

Por outro lado, uma coisa que senti falta no mercado alemão foi a presença de grupos musicais, ou simplesmente, de música natalina sendo tocada em vários pontos do centro da cidade.

No mercado de Natal em Dordrecht, foi justamente o contrário. Há palcos montados nas principais áreas e, mesmo eu tendo ido logo no começo do primeiro dia, já havia muita coisa acontecendo. A programação é bem extensa e pode ser conferida no site oficial.

 

  Quando visitar o Mercado de Natal?

Esse mercado de Natal é curtinho. Só dura um fim de semana. Neste sábado, funcionará de 10:00 às 21:00 e no domingo, de 11:00 às 18:00. Então, se você quiser curtir a atmosfera natalina, vai precisar se organizar rápido.
A pista de patinação no gelo, contudo, estará montada na Statenplein até o dia 3 de janeiro. Você pode, inclusive, baixar o PDF para ter ao seu alcance um mapinha com tudo o que há por lá…

 O que visitar além do mercado de Natal?

Além das atrações natalinas, você pode visitar a Grote Kerk, em torno da qual há uma boa oferta de barraquinhas.

Há, também, um lindo presépio com bichinhos (vivos) que fazem a alegria da criançada!

Um autêntico presépio…

Pode também conferir a Huis van Gijn, uma linda construção do século XVII, que foi passando por transformações e aquisições, até se tornar o museu que hoje podemos visitar.

O lugar é todo encantador! A cozinha, por exemplo, não mudou quase nada desde 1729. Mas não é só isso: a casa inteira é de tirar o fôlego.

Isso sem contar que tem uma coleção de casinhas de bonecas e de objetos de decoração em miniatura de deixar qualquer menina (de qualquer idade) doidinha!



Aliás, o museu é tão interessante que merece um post só pra ele. Se você quiser visitá-lo, em qualquer época, a entrada com Museumkaart é grátis.

Porém, se você quiser aproveitar para visitá-lo durante o fim de semana do mercado de Natal, a entrada é grátis sem restrição.

O museu fica bem no Nieuwe Haven, um dos locais da feira de Natal.  Não tem como passar despercebido! 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *