Hoje fui conferir o evento que marca o início da temporada das tulipas aqui na Holanda, conhecido como o Dia Nacional da Tulipa. A ocasião é uma iniciativa dos produtores holandeses, que trazem para praça Dam, em Amsterdã, nada menos do que dez mil tulipas (com bulbo e tudo!) e com elas formam um grande “jardim” em frente ao Palácio Real.
Toda a praça é cercada por estruturas de metal, de onde centenas de pessoas podem acompanhar a movimentação, caso só queiram observar. Quem quer participar levando flores para casa, deve entrar em uma fila que dará acesso à parte de dentro do círculo.
Quando eu cheguei à praça, por volta de 11:30 da manhã, uma pequena fila já estava formada – e ocupando o primeiro lugar estava um animado grupo de estudantes brasileiros. Eles já estavam esperando a cerca de duas horas para ter o privilégio de ser os primeiros a prestigiar o evento!
O fato é que ouvi muita gente contando as unidades que pegava, a fim de não passar do limite. Assim como vi, também, gente saindo de lá com muito mais do que o estipulado… tem de tudo. Cada um age de acordo com a sua consciência (ou a falta dela!).
Mas, independentemente do tamanho da sacola de cada um, tudo transcorreu na mais absoluta harmonia, com muita calma e tolerância para as mil e uma fotos e paradas para contemplar as maravilhosas tulipas. Tudo isso embalado por uma animada banda de instrumentos de sopro e sob os olhares atentos dos voluntários que faziam questão de orientar as pessoas com relação a como evitar tumulto na hora da “colheita”.
Neste sentido, achei muito válida a experiência. Havia, sim, muitos turistas…afinal, é Amsterdã! Porém, havia grupos de senhorinhas locais, casais idosos, famílias com crianças… gente de todas as idades e interesses. Havia, também, cadeirantes, que circulavam por lá sem o menor problema de locomoção. Um evento super democrático!
Deixe um comentário